top of page

CUIDADO COM OS DEGRAUS

Marcos 14.66-72

 

INTRODUÇÃO

Cuidado com os degraus. Esta paisagem é do Equador, um país daqui da América do Sul. Lá tem a cidade de Baños, onde está a maior queda d’água do Equador, um lugar bonito, mas de nome feioso: “Pailon del Diablo” ou “Caldeirão do Diabo”.

É um lugar turístico! A questão é que para chegar lá, tem uma escada que não é a mais longa do mundo, mas com certeza, está entre as mais perigosas, porque os degraus são escorregadios, porque são úmidos, molhados constantemente pelos jatos da queda d’água.

Fica aí uma sugestão para o seu próximo passeio. Somente tome cuidado com os degraus. Este é o tema da Palavra hoje. Porque o mesmo cuidado que se deve ter com os degraus de uma escada, devemos ter com os degraus que existem na caminhada da vida neste mundo.

Tem sete degraus que podem levar um crente em Jesus à queda.

Como exemplo, a Bíblia nos conta de Pedro, com quem podemos nos identificar. Pedro foi um crente, discípulo de Jesus, que tinha tudo para não descer os degraus que desceu.

Vamos ler o texto bíblico que ensina a respeito:

“Estando Pedro em baixo, no pátio, uma das criadas do sumo sacerdote passou por ali. Vendo Pedro a aquecer-se, olhou bem para ele e disse: "Você também estava com Jesus, o Nazareno". Contudo ele o negou, dizendo: "Não o conheço, nem sei do que você está falando". E saiu para o alpendre. Quando a criada o viu lá, disse novamente aos que estavam por perto: "Esse aí é um deles". De novo ele negou. Pouco tempo depois, os que estavam sentados ali perto disseram a Pedro: "Certamente você é um deles. Você é galileu! " Ele começou a se amaldiçoar e a jurar: "Não conheço o homem de quem vocês estão falando! " E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: "Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes". E se pôs a chorar” (NVI).

Como disse, existem sete degraus que levam um crente a queda.

Como está a sua caminhada com o Senhor? Como você tem vivido hoje? Como está o zelo do seu coração pelo Senhor?

O salmista do Salmo 73.26, chegou a declarar: “Mas quanto a mim, quase que os pés me resvalaram; Pouco faltou que os meus passos escorregassem” (v.3 - TB). Então, é bom tomar cuidado com os degraus.

Pedro é um dos discípulos de Jesus mais conhecido. A história dele na Bíblia, começa a ser contada quando o seu irmão André, o trouxe para conhecer Jesus (Jo 1.41-42).

André contou pra Pedro que havia encontrado o Messias (que não é o Jair), é Jesus, o Filho de Deus.

E foi interessante: Jesus havia encontrado André, e André trouxe o seu irmão para conhecer Jesus. É assim que deve ser. Nós que conhecemos Jesus como nosso Salvador, precisamos trazer outros ao encontro dEle.

E quando Simão foi apresentado a Jesus, o Senhor olhou pra ele tão fixamente e falou8: “Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas" (que significa Pedro)”.

E aí, o curioso é que neste encontro de Simão com Jesus, ele que era muito falante, ficou calado. Simão era de falar muito e por impulso, mas quando Jesus falou: “Você será chamado Cefas”, que significa pedra, rocha, a partir daquele instante, Simão decidiu viver conforme o seu novo nome: Pedro.

Ele começou a andar com Jesus, tornando-se um de Seus discípulos e foi o mais destacado, porque testemunhou milagres como a ressurreição da filha de Jairo, andou sobre as águas e estava sempre com Jesus.

Até que teve o momento de negar Jesus três vezes9, antes do galo cantar. E a Bíblia diz que Jesus tornou a olhar para Pedro fixamente.

Aquele momento foi o nível espiritual mais baixo que Pedro desceu; ele fez corpo mole, fraquejou.

Quem sabe, o seu nível espiritual não é dos melhores: você fica sem ler a Bíblia, sem fazer oração, não é de frequentar a Escola Bíblica Dominical, não é de cultuar a Deus com regularidade… o nível spiritual fica lá embaixo, mas o nível a que Pedro desceu foi mais embaixo.

E a Bíblia diz em Lc 22.61, que novamente, Jesus olhou para Pedro com o mesmo olhar, está escrito: “O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro”.

Quer dizer, quando Pedro estava no mais profundo abismo, depois de ter dado mole, enfraquecido, descido os sete degraus, Jesus ainda olha firmemente pra ele, como antes e como que dizendo: “Você é o Cefas, a pedra! Você não é fraco, não é molenga. Eu te vejo como rocha!” O olhar de Jesus continuou o mesmo e continua o mesmo. Aleluia!

Há tantos crentes que caíram e continuam prostrados no meio do caminho. Quantos que são alvo de críticas, de reprovação dos outros e chamados de molengas… mas Jesus continua olhando do mesmo jeito.

Se você caiu, meu irmão, Jesus não deixou de amar você. Você pode contar com a graça de Deus. A graça divina (karis) é superabundante!

…vejamos, então, os degraus que o discípulo Pedro desceu e a superação que ele teve. O primeiro degrau que ele desceu foi:

 

1- A REJEIÇÃO DA CRUZ

Em Mt 16.21-22, lemos que Jesus começou a falar para os discípulos que era necessário que Ele seguisse para Jerusalém e sofresse muitas coisas, ser até morto e ressuscitar no terceiro dia.

Mas o verso seguinte surpreende, porque lemos: “E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá”.

Pedro começou a chamar a atenção de Jesus! O que tava acontecendo na mente de Pedro? A tentativa de desviar Jesus da cruz. Jesus corrigiu logo.

O primeiro degrau para a queda de um crente é a rejeição da cruz. E o que é a cruz? Cruz é a vontade de Deus.

A nossa vontade é horizontal, ela cruza com a vontade de Deus, que é vertical, então, cruz é quando eu escolho fazer a vontade de Deus e não a minha vontade.

Tem cristãos que não sabem o que é a cruz. Pensam que a cruz é a doença, o desemprego, o filho rebelde, a pessoa de gênio difícil… a cruz é a vontade de Deus.

A Bíblia fala sobre cargas, pesos, e diz que devemos levar os fardos uns dos outros, então fardo não é cruz, porque ninguém pode levar a cruz do outro.

Pedro desceu o primeiro degrau para a queda de um crente, quando quis rejeitar a vontade de Deus. Cuidado para não escorregar nesse degrau!

 

…o segundo degrau que Pedro desceu foi o da:

2- ARROGÂNCIA ESPIRITUAL

Arrogância é aquela coisa de estufar o peito e olhar de cima para baixo.

Certa ocasião, Jesus falava aos discípulos sobre o sofrimento e a morte que esperava por Ele, que seriam momentos tão cruéis, tão difíceis e Jesus falou (Mc 14.27 – NVI): “Vocês todos me abandonarão”. Mas, Pedro disse a Jesus: “Eu nunca abandonarei o senhor, mesmo que todos o abandonem” (v.29).

Foi aí que Jesus falou “antes que o galo cante duas vezes, três vezes você me negará”. E Pedro insistia em dizer: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”.

Arrogância, porque foi o que aconteceu na madrugada daquela mesma noite. Antes que o galo cantasse pela segunda vez, Pedro já tinha negado a Jesus, três vezes.

Irmão, a rainha de todas as virtudes chama-se humildade, que não significa andar sujo, de roupas rasgadas, ser pobre.

Temos a mania de chamar pessoas pobres de humildes, mas a humildade não tem a ver com dinheiro, tem a ver com o coração. Humildade é a virtude de reconhecer a própria fraqueza, a própria condição.

Às vezes encontramos pessoas que um dia foram tão usadas por Deus, mas que hoje estão afastadas. E quantos que se distanciaram porque não foram humildes. A arrogância faz a vida apodrecer. Este é o segundo degrau para a queda, a arrogância.

 

…o terceiro degrau é a:

3- DEVOÇÃO RELAXADA

Expressamos a fé por meio das disciplinas espirituais: a oração, a leitura da Bíblia, a participação nos cultos, a fidelidade na entrega dos dízimos e ofertas, mas quando há “relaxamento” nisso, começamos a descer outro degrau.

E sabe qual é a disciplina que abandonamos mais facilmente? A oração. A Bíblia não diz que temos que dizimar durante as 24 horas do dia, que temos que cantar o tempo todo. Mas sobre a oração está escrito: “Orai sem cessar”.

A oração é um exercício espiritual parecido com a respiração, é sem cessar porque se parar você morre. E orar não é ficar com os olhos fechados o tempo todo. Você pode orar com os olhos abertos, não é pecado. Sabe porque a gente fecha os olhos na oração? É pra não se distrair com o WhatsApp...

Orar sem cessar tem a ver com manter a comunhão com Deus, ficar conectado com Ele. Você não deveria orar: “Deus, entrando mais uma vez na sua presença”. Você deveria viver na presença de Deus.

Pedro escorregou desse degrau. Veja o que está escrito em Mc 14.37-42.

Jesus chamou Pedro pra estar com Ele em oração no Jardim do Getsamane, mas Pedro relaxou, ele foi dormir na hora em que Jesus mais precisava.

Irmão, é preciso ser disciplinado com as coisas de Deus. Não relaxe na sua devoção.

 

…outro degrau que Pedro desceu, o do:

4- ZELO SEM ENTENDIMENTO

Pedro já tinha descido três degraus, ele estava mal. Tentou desviar Jesus de morrer na cruz e foi severamente repreendido. Achou que já era perfeito demais, arrogância. Aceitou passar um tempo de oração com Jesus, mas acabou vencido pelo sono.

Pedro só dava furo, então ele achou de fazer alguma coisa para mudar aquela situação.

O que aconteceu? Está escrito em Mc 14.43, que quando ele viu que uma multidão vinha com espadas e porretes, ele pensou: “Eu vou defender Jesus. Vou mostrar que eu sou discípulo corajoso, que Ele pode contar comigo”. Aí, veja o evangelho de João 18.10 que dá um detalhe dizendo que Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita.

Com este gesto de violência, Pedro revelou ter zelo sem entendimento. Ele queria ser zeloso com Jesus, mas não do modo de Jesus e partiu pra ignorância.

Pedro teve um zelo sem entendimento, e aqueles que agem dessa forma, descem mais um degrau. Ter zelo sem entendimento não abençoa.

 

…outro degrau que Pedro desceu, o da:

5- FIDELIDADE PARCIAL

Em Mc 14.5422, está escrito assim: “Pedro seguia-o de longe até ao interior do pátio do sumo sacerdote e estava assentado entre os serventuários, aquentando-se ao fogo”.

Observe com atenção, o verso fala que Pedro seguia Jesus de longe. Sabe aquele pensamento que alguns têm? “É, eu vou seguir Jesus, sim, mas de longe. Tipo, vou pra igreja, mas não vou me envolver não, vou participar mas sem ficar muito de perto”.

Irmão, precioso, só existe uma maneira de seguir a Jesus, é estar junto dEle. Ele mesmo disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”.

Esse jugo é um apetrecho que é colocado sobre dois bois afim deles caminharem juntos. Assim, eles não conseguem ficar longe um do outro.

Mas, quando lemos de Pedro seguindo Jesus de longe, constatamos que ele tinha uma fidelidade parcial. Talvez ele até pensasse: “Tudo o que faço é errado; então, vou me afastar, vou ficar de longe para não criar mais dificuldades”.

Muitas vezes, quando uma pessoa está triste e abatida, ela começa a se afastar da comunhão com os irmãos e do Senhor. Mas, sabe, ninguém se afasta de Deus e da igreja da noite para o dia, é um processo. Primeiro deixa de participar do culto em um domingo, a pessoa estranha um pouco, depois falta mais um domingo e já não incomoda mais e quando vai ver, está de longe.

O quinto degrau que leva um crente a queda, é a fidelidade parcial, é deixar de estar nos cultos por qualquer motivo. É preciso cuidado!

 

…o sexto degrau que Pedro desceu, foi o da:

6- COMUNHÃO COM O MUNDO

Em Mc 14.54 diz assim: “Pedro o seguiu de longe até o pátio do sumo sacerdote. Sentando-se ali com os guardas, esquentava-se junto ao fogo”. Pedro estava aonde? No pátio, junto às pessoas que eram inimigas de Jesus. Olha só!

Jesus ia ser julgado naquele lugar e Pedro se juntou aos que não reconheciam Jesus.

A Palavra diz que quem se torna amigo do mundo, se torna inimigo de Deus. A nossa alegria não pode estar nas coisas que o mundo oferece, mas no Senhor.

Portanto, um grande risco de queda para um crente é ele se juntar àqueles que não têm o Senhor e desejar aquecer o coração com o mesmo “fogo” que eles aquecem o coração deles.

A Palavra diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmo 1.1).

Pedro, foi se envolvendo no meio dos inimigos do Senhor.

 

…finalmente, Pedro escorregou do sétimo degrau, a:

7- NEGAÇÃO DO SENHOR

O último degrau, o mais terrível, é negar Jesus.

Em Mc 14.71 vemos como Pedro chegou ao mais baixo nível de sua queda, diz assim: “Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais!”.

Jesus estava sendo julgado por Caifás, o sumo sacerdote (Mt 26.63-64). Teve uma vez que Pedro declarou a respeito de Jesus (Mt 16.16): “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Agora, uma criada, pessoa simples, se dirigiu a Pedro e com uma pergunta e Pedro nega o seu Senhor. E o texto termina dizendo que Pedro chorou amargamente.

 

CONCLUSÃO

Eu creio que Deus permitiu a história de Pedro para que pudéssemos saber que existe uma maneira de descermos os degraus da vida cristã e aprendermos o que não devemos fazer.

Não rejeite a cruz, a vontade de Deus.

Não dê lugar à arrogância espiritual.

Não relaxe na devoção.

Não tenha zelo sem entendimento.

Não tenha fidelidade parcial.

Não participe das coisas do mundo.

Não negue seu Senhor.

 

O evangelho de Lucas conta (Lc 22.32) que Jesus restaurou Pedro e o ajudou a subir os degraus novamente.

Deus pode restaurar aquele que tropeçou em sua caminhada. 

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page