top of page

ABRAÃO, O PAI DE TODOS OS PAIS
Gênesis 22: 1-19

 

Introdução
Abraão é chamado na Bíblia de Pai. Os judeus tinham tanto respeito por Abraão que o consideravam como Pai. É isto que verificamos em João 8:39: “Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão.”

O próprio nome de Abraão é sugestivo: significa no Hebraico “Pai de uma multidão”. Abraão é chamado de Pai na Bíblia por causa da sua admirável fé. 

Nunca houve na história homens com tanta fé como Abraão.

1. Tema
Com a vida de Abraão aprendemos que somos provados por Deus, precisamos ser disponíveis e obedientes a sua voz, e finalmente precisamos crer na provisão sobrenatural do Senhor.

2. Aprendemos com a vida de Abraão que:

3.1 Somos provados por Deus v.1: “...pôs Deus Abraão foi posto a prova...” v.1

Nossa fé é provada por Deus. A provação da fé de Abraão contribuiu para o fortalecimento de sua fé e experiência com Deus. Uma fé provada pelo fogo, se transforma numa fé consistente e perseverante. Acho que Abraão teve a fé provada pelo fogo.

Vejamos a pedra preciosa. Quando é encontrada uma pedra preciosa ela é bruta, não tem geralmente muita beleza. Então o ourives fricciona aquela pedra, retira-lhe as impurezas até que ela brilhe e adquira o seu real valor. Alguém já disse que: “A pedra preciosa não pode ser polida sem fricção, nem o homem aperfeiçoado sem provação.” Deus trabalha em nós nos friccionando até que adquiramos brilho e luz em nossas vidas. Um dia estávamos sem vida, sem brilho, na pedreira do pecado. Deus nos arrancou dali, e começou a retirar as impurezas que haviam em nossa vida. Começamos a brilhar e passamos a ser luz do mundo.

Lembremos da palavra de Deus dada ao profeta Jeremias em Jr. 18: “Dispõe- te e vai a casa do oleiro: “Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. 3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. 4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. 5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? —diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Jeremias 18:1-6 RA).

Nós somos este vaso quebrado e refeito pelo oleiro. Muitas vezes, Deus nos prova para que sejamos quebrantados, para que nosso orgulho seja colocado por terra. “As provações derrubam as paredes de resistência dentro dos nossos corações que impedem Deus de nos abençoar."

Quero ainda lembrar as palavras de Tiago: Tiago 1:12: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” Portanto, não fique animando diante das provações. Você está crescendo em sua experiência com Deus.

3.2 Precisamos estar disponíveis v.1
q “Deus...lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!”

Abraão era um homem disponível para Deus. Quando Deus o chamava, ele prontamente respondia: “Eis-me aqui”. Com isso ele dizia: Olha Senhor, eu estou disponível, pode contar comigo para a obra.”

Em Lucas 9: 57 um homem diz a Jesus: “Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores”. Ele estava dizendo a Jesus que estava disponível. Mais adiante Jesus convida outra pessoa para ser seu discípulo, e o rapaz diz: “Senhor, deixa primeiro eu sepultar meu pai”. Outro também respondeu a Jesus: “deixa-me primeiro despedir dos que estão na minha casa”. É interessante como temos facilidade para colocar problemas, pessoas e circunstâncias antes de Deus. E por isso não estamos disponíveis para Deus na hora em que ele nos convoca e nos chama para alguma missão.

Em nosso corre corre dos dias atuais, muitos não tem sequer tempo disponível para seus filhos. Muitas vezes esquecemos que o tempo perdido não volta mais atrás. É isto que acontece, quando de repente os filhos crescem e os pais descobrem que perderam muitas oportunidades de estarem com seus filhos enquanto ainda eram crianças, adolescentes ou jovens. Assim também é com Deus. Muitos de nós temos deixado o tempo passar tendo pouca disponibilidade para estarmos na presença de Deus.

Devemos imitar Abraão. Para Deus Abraão dizia sempre: “Eis-me aqui”.

3.3 Não há limites para a obediência v.2, 3
q “Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.”

Abraão não tinha limites para obedecer. Ele estava disposto a seguir cegamente as ordens de Deus. Deus pede a Abraão: “Toma teu filho Isaque a quem amas, oferece-o em sacrifício.” Se esse pedido fosse feito a outra pessoa talvez ela dissesse: “Deus, esse teu pedido é demais para mim. Não me peça meu filho, eu sou capaz de te dar qualquer outra coisa, mas meu filho não. Eu só tenho ele.”

Abraão só tinha Isaque, mas não negou seu único filho a Deus. Deus estava testando Abraão, e desejava saber se Abraão o amava acima de todas as coisas. O fato é que Abraão revelou ser capaz de abrir mão do que mais amava por Deus. Seu amor por Deus era maior que o seu amor pelo filho. 

De fato, NÃO HÁ LIMITES PARA OBEDECERMOS A DEUS, QUANDO NÃO HÁ LIMITES EM NOSSO AMOR POR DEUS.

Em uma sociedade como a nossa onde as pessoas são cheias de si, a atitude de Abraão é surpreendente. Abraão demonstrou que era capaz de abrir mão da coisa mais valiosa de sua vida, por amor Deus. Hoje, muitas pessoas querem servir a Deus, sem abrir mão de pequenas coisas que amam como o pecado, o vício, os hábitos errados, adultério, de opiniões pré estabelecidas. Como resultado muitas Igrejas estão superlotadas de pessoas doentes espiritualmente e sem transformação real na vida.

Jesus diz em Lucas 9:23: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.”

3.4 Precisamos crer na provisão sobrenatural de Deus v.4-13 
Abraão cria na provisão sobrenatural de Deus. Abraão chama seu filho Isaque e começar a subir até o monte Moria. No terceiro dia de caminhada Isaque pergunta ao Pai no v.7 “onde está o cordeiro para o holocausto pai?”. Abraão confiantemente diz a Isaque: “Deus proverá para si, meu filho o cordeiro para o holocausto”. V.8.

Imagine se Abraão dissesse: “Isaque, o cordeiro sacrificial é você”. Isaque ficaria quem sabe assustado, com medo, ansioso, começaria a questionar seu pai. Talvez resolvesse descer daquela montanha. Porém Abraão dá uma resposta tranquilizadora para o filho: “Na hora certa Deus proverá.”

Chegando ao monte, Abraão prepara o altar, coloca o filho sobre ele, e quando estende a mão para imolar o filho, Deus brava: “não estendas a tua mão sobre o rapaz, ... agora sei que temes ao Senhor, , pois não me negaste teu único filho. “ v. 12. Então Deus providencia um cordeiro para substituir Isaque. No momento certo Deus faz a provisão certa!

Conclusão
Abraão chama aquele lugar de “O Senhor proverá” que em hebraíco quer dizer “Jeová Jireh”. Naquela provação, naquela situação desafiadora, Abraão descobre que Deus pode sustentá-lo em todas as suas necessidades. Talvez você ainda necessite descobrir que Deus é provedor, que Ele nos sustenta com a sua destra, que Ele é o nosso Jeová Jireh.

Pr Josias Moura de Menezes

bottom of page