top of page

FORMANDO A NOIVA
Gn 24:1-4, 51-53,58 

 

Quando Abraão mandou seu servo para sua terra buscar uma noiva para Isaque, a Bíblia diz que tudo quanto era de Abraão estava nas mãos de seu servo. E ele tirou dos tesouros da casa de seu patrão e levou para a noiva e colocou logo, todas as jóias nela e começou a falar-lhe da casa de Isaque e disse: “Toda a herança é dele. Ele me mandou aqui e eu jurei que viria buscar uma noiva para o filho a quem ele deu a herança.” 

O Espírito Santo foi aquele que foi enviado pelo Pai a terra a fim de buscar a noiva para o Seu Filho e o Espírito Santo vem aqui e tira dos tesouros do Pai e nos traz como presentes. Os presentes do Espírito Santo são os dons do Espírito na Igreja para enriquecer, enfeitar a nossa vida. Dos tesouros divinos, Ele traz uma amostra para nós e Ele nos fala da casa do noivo – “o noivo é o 1º na casa, é o herdeiro de todas as coisas, você se tornará herdeira de tudo, porque a noiva se torna também herdeira de tudo quanto pertence ao noivo.” 

O Espírito Santo busca uma noiva para Jesus. Muitas vezes, Satanás, quer impedir. Quando Eliezer chegou na casa dos parentes de Isaque, o irmão, a mãe, queriam impedir – “espera”. 

“Não posso esperar, tenho que voltar, você é a escolhida. Eu orei e vim até você, não é por acaso que nós nos encontramos.” 

O Espírito lhe chama porque você pode escolher. Rebeca diz: “Eu quero ir embora logo.” 

O Espírito Santo vem lhe buscar para levar ao Noivo. Vem lhe embelezar e cuidar de você até o momento de lhe entregar ao Noivo que virá pelo caminho ao seu encontro naquele grande dia! 

Esse Espírito de Deus na terra prepara a noiva no Corpo como um todo, mas também cada um em particular. A obra que o Espírito Santo faz na Igreja como um Corpo é exatamente aquela que Ele quer fazer em cada um de nós. 

No dia de Pentecostes a noiva nasceu, mas criança não se casa. Nasceu destinada a ser uma noiva, mas há um tempo de crescimento até chegar a estatura de noiva. 

Por 2.000 anos, o Espírito Santo está criando a noiva do Senhor Jesus aqui na terra, e na hora em que ela ficar pronta, em que as rugas e manchas forem tiradas, na hora em que ela chagar aquela estatura, a maturidade para ser noiva, a dignidade de rainha, nesta hora o noivo virá e dirá: “Vem amada minha, noiva minha.” (Ct 2:10 e 4:8) 

Para que nós cresçamos muita coisa é necessária e O Espírito de Deus tem pressa em apressar o crescimento desta noiva. Por isso Ele tem trazido a Luz a importância da cura e libertação. 

Para haver um casamento é preciso haver unidade de espírito. O Espírito Santo quando veio aqui, quando desceu para revestir a Igreja, desde aquele dia tem permanecido na Igreja formando a noiva. 

O Espírito Santo veio pegar o homem caído, na lama, desfigurado. A 1ª coisa que Ele fez foi plantar uma nova semente e essa semente crescendo é a vida de Deus dentro de nós. O Espírito Santo está formando uma Igreja que no momento em que Jesus voltar ela terá alcançado a maturidade espiritual. 

A Igreja que nasceu em Jerusalém não tinha a compreensão espiritual que nós podemos ter hoje porque ainda era uma criança. 

Dn 12:4 (Versão amplificada) – “Tu, porém, Daniel cerra as palavras e sela o livro até o tempo do fim. Muitos correrão para lá e para cá, pesquisando ansiosamente através do livro, e o conhecimento dos propósitos de Deus conforme revelado pelos seus profetas, crescerá e se tornará grande.” 

O Espírito Santo foi colocado dentro da Igreja para desvendar os nossos olhos e nos levar de uma revelação a outra revelação. Vamos avançar com o Espírito Santo de Deus! 

O Espírito Santo vai se mover dentro de cada um de nós até que sejamos conformados à imagem do Senhor Jesus. 

Seja cheio do Espírito, entregue-se ao Espírito de Deus. Deixe que o Espírito flua, seja derramado em seu coração. 

O papel do Fogo 
A 1ª vez que vemos a palavra fogo na Bíblia é logo no início, lá no Jardim do Éden. Depois do homem cair, pecar, ele é expulso do Éden Gn 3:23,24 – Espada flamejante, de fogo. 

O homem peca, a natureza do homem é corrompida e por causa disto, o pecado entra no coração do homem.Ele não tem mais acesso a árvore da vida porque o pecado não pode comungar com a vida de Deus. Para impedir que o homem penetrasse naquele jardim e comesse da árvore da vida, ali estão os querubins para impedir que o homem no pecado viva eternamente e o pecado não seja destruído. 

Para impedir que o pecado prevaleça no homem, os querubins estão ali, e no meio dos querubins há uma espada de fogo que se move. Essa espada de fogo que se move como se está fechando o caminho para a vida. 

Mas, um dia, levantou-se João Batista no deserto: Eu vos batizo com água, mas após mim, vem alguém que vos batizará com Espírito Santo e com fogo. 

Fogo é poder. O fogo destrói e queima a palha, mas purifica e refina o ouro! O fogo desce de Deus, brilha, ilumina! 

E embora naquele dia, no jardim do Éden, a espada flamejante fosse colocada à parte do jardim, um dia essa espada de fogo haveria de passear no meio dos homens e apontar-lhes o caminho de volta à árvore da vida. 

Gn 15 – Deus veio fazer uma aliança com Abraão e mandou partir os animais, eram os animais da aliança. Abraão ficou de lado olhando para os animais e aves de rapina queriam vir comer o sacrifício. Este é o retrato de Satanás. Satanás quer vir comer o sacrifício antes que o fogo desça. Deus mandou fogo do céu e o fogo consumiu os animais. Quantas vezes,Satanás tenta impedir que o fogo desça a nossa vida. Mas nós vivemos dias em que Deus nos trará em batismo de fogo, em que fará arder dentro dos nossos corações a espada flamejante – a espada é a Palavra e a Palavra é Jesus. 

Gn 22:1-7 

Abraão está indo ruma ao monte Moriá, ali está a tocha na sua mão, é uma tocha de fogo (ele leva o fogo na mão) e ao chegar no altar o fogo é símbolo da consagração total. Ele leva o fogo para o monte porque está disposto a entregar a vida. 

At 2:1-4 – No dia de Pentecostes, veio um vento e apareceram línguas como que de fogo – a folha da espada flamejante vem pousar. 

O caminho da vida está aberto, o caminho para a árvore da vida está aberto. A espada flamejante que fechou, é a mesma que abriu. Não foi apenas para abrir o caminho de acesso a árvore foi para entrar dentro dos nossos corações, penetrar o nosso ser inteiro e descer queimando o pecado e destruindo o que é vil, purificando, santificando até fazer arder os nossos corações, arder com o amor de Deus, com a glória de Deus. O fogo contagia e se alastra. O vento sopra e ele começa a se espalhar e hoje o Espírito de Deus quer derramar fogo sobre nós e cada um de nós ser uma fogueira que vai incendiar o mundo com o poder de Deus. 

O Espírito Santo é comparado com o fogo e isto fala do poder que Ele tem de consumir, mas não destruir.

Não tenha medo do fogo do Espírito, ele pode te consumir, mas não vai destruir. É como a sarça ardente lá no monte. Moisés olhou e disse: Há fogo na sarça, mas ela não é destruída. 

O fogo traz a glória e foi do meio da sarça ardendo que Deus falou. Quando o fogo cai sobre você, a espada flamejante está dentro de você e essa espada é uma pessoa e Ela fala pela presença do Espírito que vem e se instala dentro de você com poder. 

Deus falará a partir do santuário de todo aquele que curvou a sua cabaça e deixou o fogo descer. 

É necessário fogo para queimar o inferno, é preciso fogo para derreter as pedras do altar, é preciso fogo para queimar o que é palha, o que é aparente porque é só o fogo que vai peneirar o que vem verdadeiramente de Deus. 

O ouro é refinado pelo fogo! Quando João viu Jesus, ele viu ouro, mas também os olhos eram como chamas de fogo. O Seu rosto era como a espada flamejante. 

Precisamos ter uma visão do olhar de Jesus na glória! Precisamos de uma experiência com Deus que nos arranque da cadeira e nos jogue no chão. 

Chegou o dia e agora é em que o Espírito de Deus se move sobre a terra para refinar esta Igreja a fim de que ela seja fogo vivo! 

Ap 1:9,12-20 

Os candeeiros são de ouro. Não são de bronze, nem de palha. 

Ouro – símbolo da divindade 
A Igreja na qual Jesus passeia não pode ter palha, nem cobre, nem cobre nem latão. Não é lugar para a carne, nem para o homem, mas só para o que é divino. 

Conselhos de Jesus para a Igreja 
As igrejas do Apocalipse são o retrato de fases da Igreja de Jesus ao longo da história e ao mesmo tempo são o retrato de tipos de igreja que existem em todas as épocas. 

Ap 3:14-22 

A Igreja que pensa que tem tudo – imprensa, dinheiro ... Quadro da Igreja fria – pensa que tem tudo de Deus, mas está nua, cega, pobre miserável. Pode ter riquezas materiais mas se faltou o fogo do Espírito está morta! 

Comprar ouro refinado no fogo – Ouro é divino, fala do caráter. Assumir a identidade de Jesus, a viver a sua vida, a manifestar a Sua glória. Esse é o ouro – o fruto do Espírito de Deus. Só o que é divino entrará no céu, subirá para a glória. 

“Vinde , comprai sem dinheiro e sem preço” (Is 55 ) É de graça, o preço Jesus pagou na Cruz, o sangue foi derramado e a Palavra diz: Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Depois do sangue foi derramado veio o fogo do Espírito confirmando que tudo estava pago. Deus aceitou o sacrifício! 

Jesus virá desposar uma noiva que é castiçal de ouro puro. Ouro que foi refinado no fogo do Espírito de Deus.

Jesus busca um povo que manifesta o Seu caráter, a Sua natureza, a Sua glória. 

Vamos jogar fora tudo o que não é divino e que está dentro de nós – manifestações da carne tais como inveja, irritação, orgulho, vaidade, explosão temperamental, mentira, roubo preguiça, desonestidade. Temos que deixar fora tudo quanto não é divino e nos submetermos ao fogo do Espírito para que Ele destrua tudo isso até que dentro de nós seja ouro refinado. 

A Igreja que Jesus vai desposar é um candeeiro que brilha, que reflete o que é divino. 

Deus procura um povo provado pelo fogo, cheio do Espírito Santo! 

Se você tem passado por uma experiência rasa, busque um batismo de fogo, de poder. Que essa presença aquecedora do Espírito seja tão contagiante que por onde quer que passemos o fogo se alastre, o pecado seja manifesto, os pecadores se convertam e se entreguem a Jesus. 

Comprar Vestes Brancas 
Um povo santo, santidade prática. Vestes brancas – absolutamente puro e isto fala de pureza de espírito, alma e corpo. Nossos corpos são santuários do Deus vivo. Nosso corpo não deve ser instrumento do pecado. Esse corpo é para ser o veículo que conduz a Jesus Cristo aqui na terra. 

Jesus diz a Igreja de hoje: “Veste-te de branco!” 

Ap 7:9 – a grande multidão estão vestidas de branco. Abominemos o pecado! 

Ap 7:13,14 – Vestes brancas lavadas pelo sangue do Cordeiro! 

Comprar colírio a fim de ungires os olhos para que vejas. 
O Espírito Santo quer formar um povo de visão, uma geração profética! Profeta é aquele que vê no reino do espírito. Ë aquele que é capaz de fechar os olhos, levantar a cabeça para cima e entrar na dimensão do Espírito e receber do Trono da Graça a revelação, o suprimento de que precisa.

Hoje o Espírito de Deus é derramado sobre o Corpo de Cristo para levantar uma geração de profetas! 

E só o colírio de Jesus tem poder para abrir os nossos olhos cegos pelas nossas tradições, nossos preconceitos, nossos pecados. Vamos deixar que o colírio da Palavra seja derramado em nossos olhos para que sejam limpos e possamos ter visões de Deus. Jesus busca um povo que vê! 

Ap 3:20 – Igreja, Eu estou à porta e bato. Igreja Eu quero entrar! 

Que o Espírito de Deus abra os nossos olhos e tenhamos uma visão do Calvário. 

Na cruz Jesus levou a minha vida de pecado, tornou-se o meu pecado, a minha doença, a minha derrota. Ele morreu a minha morte. Mas em troca, Ele me deu a sua vida, a Sua vitória a Sua saúde. Ele tomou a minha cruz para me dar o Seu Trono de glória. Não somos mais escravos! 

Ap 3:21 

Para se sentar no Trono de Jesus precisamos vencer como Ele venceu! Ele venceu o pecado, o Diabo, a carne, o mundo! 

Ap 12:11- Venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do Testemunho. 

Abrir o coração e deixar que o Espírito Santo venha sobre nós com um batismo de fogo, purificando a nossa vida até que o ouro refinado se manifeste através do nosso corpo. 

Convite do Noivo à Noiva – Ct 2:10-13 
“Chuvas começaram a cair no dia de Pentecostes, foram as chuvas primeiras. E as chuvas que caem hoje sobre a terra são as últimas chuvas e nós estamos chegando ao fim do inverno. O inverno está passando e eis que o verão se aproxima e é por isso que o Espírito de Deus se apressa para preparar esta noiva cobri-la de branco, enche-la de fogo e leva-la a subir a posição de noiva para subir! 

Pra. Graça

bottom of page