top of page

REFLETINDO SOBRE A FAMÍLIA

Diversos

  

Génesis 1.26-31; 2.18-25; 3.1-13;20

Introdução
Este é o primeiro estudo de uma série que será ministrado. Quero reflectir sobre a família. É de suma importância que a igreja reflicta sobre a família e refaça alguns conceitos que tem sido veiculado através dos anos que reflectem uma postura errada de interpretar a Bíblia.

Este primeiro estudo servirá de introdução para os próximos estudos. Sendo assim, reflectiremos em três textos para vermos o processo inicial da família e o que aconteceu de errado. Nos próximos estudos veremos a questão da intimidade conjugal, a responsabilidade de cada um e também veremos as consequências da queda na estrutura familiar.

Quando olhamos para as estatísticas e vemos o aumento do divórcio e o decréscimo de casamentos temos que concluir que algo de errado está a acontecer. Ninguém entra para uma relação a desejar o fracasso. "Quando duas pessoas se casam, levam para dentro do casamento suas próprias histórias, seus padrões e seus modelos de funcionamento familiar. E uma expectativa muito grande de serem felizes."[1]

Estamos partindo para um desafio ousado. Queremos reflectir sobre a família. Sendo assim, devemos saber o que queremos dizer com o termo família. Qual é o nosso conceito de família?

A palavra família é de origem latina (família, ae), e é usada para definir um conjunto de pessoas que mantêm um vínculo doméstico, íntimo. Pode-se também denominar família um grupo de pessoas de determinada entidade; no nosso caso, a igreja, quando usamos a expressão "a família de Deus". Mas a nossa abordagem nestes estudos é a família (pai, mãe, filhos) que convive no mesmo endereço, compartilha do mesmo nome, mesa, direitos e deveres. Portanto, usaremos a definição: "Família é uma comunidade constituída por um homem e uma mulher, unidos pelos laços do matrimônio e pelos filhos nascidos desta união."[2]

Poderíamos tratar de outros tipos de famílias, mas nosso objectivo é reflectir baseados na Palavra de Deus. É claro que a igreja tem uma resposta para aqueles que por algum motivo, no decorrer da sua história foram abalados e tiveram sua história familiar destruída, mas isto trataremos mais adiante. 

Devemos compreender o viver em família. Viver em família significa conviver com conflitos. "Não existe casamento sem conflitos, e solucioná-los faz com que as pessoas cresçam e se desenvolvam."[3] 

Nós não gostamos dos conflitos, mas eles existem. Surgem como consequência da queda. Entretanto, é bom notar o seguinte: "A família foi a única instituição criada por Deus antes da queda do homem, o que comprova que sua importância é fundamental no desenvolvimento humano. Ela não foi criada para o crente, mas para o ser humano. Por isso, não é de estranhar que algumas famílias não evangélicas tenham uma convivência saudável e decrescimento mútuo."[4]

A família é de suma importância para a sociedade. Ela não é uma instituição humana. É divina, por isso, toda e qualquer análise e reflexão sobre a família deve ser feita baseada na Palavra de Deus o Criador e Sustentador da família e do universo.

É nesta perspectiva que desejo reflectir sobre a família. Sendo assim, vejamos o que aprendemos com estes textos:

1 - A família é o lugar que deve reflectir imagem de Deus e a sua soberania Gn 1.26-31
É interessante o que nos dizem estes versículos. Eles declaram que o ser humano, macho e fêmea foram criados à imagem de Deus. Não somente isto, foram criados para dominar tudo o que havia sido criado. Foram abençoados por Deus e deram prazer ao Senhor.

O que estou querendo afirmar aqui é que tanto o homem como a mulher, no projecto inicial de Deus foram criados em pé de igualdade. Foram criados com responsabilidades e ambos têm à imagem e semelhança de Deus.

A pergunta que devemos responder é a seguinte: O que significa a imagem e semelhança de Deus?

Vejamos as opiniões existentes:

. Os termos, à nossa imagem, conforme à nossa semelhança, são caracteristicamente arroados. Se a palavra imagem parece demasiado pictórica, há o restante da Escritura para governá-la. Mas de um só golpe ela imprime na mente a verdade central a nosso respeito. As palavras imagem e semelhança se reforçam mutuamente; não conta "e" entre as frases, e a Escritura não as emprega como expressões tecnicamente distintas, como querem alguns teólogos. Segundo estes, a "imagem" é a indelével constituição do homem como ser racional e não como ser moralmente responsável, e a "semelhança" é aquela harmonia com a vontade de Deus, perdida na queda. A distinção existe, mas não coincide com estes termos. Depois da queda, ainda se diz que o homem é segundo a imagem de Deus (Gn 9:6) e à sua semelhança (Tg 3:9). Nem por isso se requer dele que se refaça "segundo a imagem daquele que o criou" (Cl 3:10; cf Ef 4.24)[5] 

. Em que consiste nossa semelhança com Deus? Dentre outras que se possam levantar, talvez a mais importante seja a capacidade de livre-arbítrio com que Deus fez o homem; arbítrio esse que se revela na possibilidade concreta de optar e sobretudo na capacidade de amar.[6] 

. O homem é "imagem" (tselem) e "semelhança" (demt) de Deus. O que significam estes dois termos? Não se referem a imagem física, pois Deus é Espírito e não tem corpo. Os termos parecem sinônimos ou uma repetição para reforço (não aparece no texto hebraico o vav, partícula que corresponde à nossa conjunção "e", como função de conetivo) e indicam a diferenciação entre o homem e o restante da criação. Quatro aspectos podem ser pensados aqui: Primeiro: somente o homem recebeu o sopro de Deus (2.7) e tem um espírito imortal. Segundo: somente o homem é um ser moral, diferente do resto da criação. Não precisa obedecer a seus instintos. Terceiro: o homem é um ser racional, com capacidade de pensamento abstrato e de produzir idéias. Quarto: o homem, à semelhança de Deus, passa a ter domínio sobre a natureza e seres vivos. Ele é representante de Deus no mundo, investido de autoridade e domínio. Ele é divinamente comissionado para sujeitar a terra. O hebraico é kibesheda, literalmente "pisar sobre". Ele é o administrador de Deus na terra. Isso nos ajuda a entender os dois termos.[7]

Além destes conceitos creio que há mais um aspecto que foi esquecido aqui. É a questão do colectivo. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus no sentido de ser família e ser colectivo macho e fêmea. Note que Deus é Triúno. Há uma vida relacional na trindade, sendo assim, a coroa da criação deve espelhar esta relação no seu viver. Macho e Fêmea na intimidade familiar, na sua vivência espelham a imagem e semelhança de Deus.

O homem ao dominar sobre todas as criaturas reflecte à imagem e semelhança de Deus. A família que vive esta harmonia espelha a imagem do Senhor.

Este ser criado à imagem e semelhança do Senhor foi abençoado. Ser abençoado no Antigo Testamento não apenas receber coisas boas. No Antigo Testamento, o facto de ser abençoado implica em atribuir uma função ao abençoado e de forma ardorosa. A bênção que o Senhor concedeu ao casal foi o facto de desfrutarem do prazer um do outro e de dominar a terra e sujeitá-la. Quando o ser humano aceita esta realidade espelha à imagem e semelhança de Deus. 

"Ao criar o homem à sua própria imagem, Deus fixou um abismo entre os animais e o homem, abismo esse que jamais será ultrapassado. Os animais sempre foram e sempre serão animais. O homem sempre foi e sempre será o homem. Isto é confirmado pela evidência dos fósseis. Ninguém jamais encontrou "o elo perdido" e ninguém jamais o encontrará porque ele está perdido! Ele não existe! Desde a criação, aproximadamente dez bilhões de seres humanos já nasceram e ainda assim, não há um único casa registrado de nenhum que tenha sido menos, geneticamente, do que um ser humano. O homem foi criado à própria imagem de Deus, completando a criação do meio ambientes."[8]

Quando eu e você vivermos a realidade familiar, mostraremos ao mundo que somos imagem e semelhança do Senhor. 

2 - A família é o lugar onde a solidão é banida e o companheirismo e compromisso são valorizados Gn 2.18-25
Olhemos para este texto com cuidado. A primeira coisa que notamos é uma análise séria de Deus. O Senhor avalia a situação do homem e diz que não é bom que ele esteja só. A solidão não é algo que faça parte do projecto do Senhor. A solidão machuca, fere. Adão estava só e Deus disse que não era bom que assim fosse.

O Senhor faz com que Adão durma profundamente e tira-lhe uma costela do lado e desta cria a mulher. Eis o primeiro clone da humanidade. Um clone geneticamente modificado. A mulher surge para prover comunhão ao homem. Ele tinha necessidade de comunhão e Deus preparou-lhe a grata surpresa de Eva. 

O que nos diz o texto sobre as características da mulher. 

Ela é companheira do homem. Ela vem é uma pessoa que está em competição com o homem. Ela é a companheira. É a ajudadora idónea. O que significa isto? É alguém que vai estar ao lado dele na administração do mundo. "O hebraico traz ezer kenegdô. Ezer é de onde nos vem "ebenézer" (eben, rocha, e ezer, proteção, refúgio, abrigo), expressão encontrada em 1 Samuel 7.12. Tanto ezer quanto kenegdô são substantivos. Quando aparecem dois substantivos seguidos no hebraico, há a figura chamada construto. Ela surge aqui, então. No construto, ezer significa "vigor, força, poder, firmeza". A mulher é mais que uma auxiliadora (secretária, uma figura secundária, como na condescendente frase " por trás de um grande homem existe uma grande mulher"). Ela é a força do homem, o seu vigor. Maridos que são bem casados, que amam suas esposas e as respeitam, sabem quanta força recebem delas. É preciso restaurar a figura da mulher, por vezes deslustrada até no nosso meio. Ela não é inferior nem o suporte do homem. É igual a ele e seu complemento. Este é o sentido de kenegdô: uma figura diante de alguém, em oposição (por diferente) e complemento. Uma palavra boa é "alteridade", do latim alter, "outro". Ela é o outro eu do homem. Sem ela, ele é incompleto."[9]

O homem necessita da mulher. Ele só se realiza com a mulher ao seu lado. Deus mostra-nos aqui o companheirismo. Homem e mulher devem caminhar lado a lado partilhando alegrias e tristezas.

Mas se continuarmos a olhar para este texto veremos que o homem deixa pai e mãe e une-se à sua mulher. A idéia aqui é o compromisso. É o corte do cordão umbilical e o facto de que ele atingiu a maturidade para construir o seu núcleo familiar.

Quero aqui frisar e não de passagem que o texto diz para deixar pai e mãe. Há pessoas que casam e vão correndo viver com pai e mãe. Há pais que os filhos casam e estes oferecem uma casa ao lado da sua para ter o controle sobre eles e sobre os genros. A Bíblia mostra claramente que há um corte do cordão umbilical para que o casal possa viver sua intimidade e vida conjugal.

Uma das coisas que mais me chama atenção neste texto é o facto de estarem nus e não sentirem vergonha um do outro. Nós temos um problema sério para lidar com o nosso corpo. O texto aqui nos mostra o prazer que é desfrutado por homem e mulher. Mostra-nos que eles podem viver um diante do outro sem problema nenhum uma sexualidade saudável e isto não é motivo de vergonha. 

Note que o texto diz claramente que serão uma só carne. Aqui o texto fala de intimidade. Fala da conjugação dos corpos. Muitos problemas poderiam ser evitados se as pessoas falassem e buscassem resposta na Bíblia. "A verdade é que a vida sexual do casal é algo reservado e íntimo, e por isso não precisa ser anunciado aos quatro ventos. No entanto, sabemos que muitos casais sofrem com dificuldades que têm nessa área, mas não falam a respeito."[10] Ficar calado não resolve o assunto. Devemos compreender que o sexo é criação divina. O Senhor criou-o para ser vivido dentro da perspectiva familiar. Sendo assim, é importante compreender que: "O relacionamento sexual de um casal é puro e sem culpa. É a expressão da dualidade de sexos que Deus outorgou à humanidade, bem como da atração natural (.)"[11]

O projeto de Deus é uma união responsável para ser vivida em companheirismo e com prazer.

3 - A família vive sob a influência da queda que trouxe maldição à toda criação Gn 3.1-13;20
Este é o capítulo mais trágico de toda a história da humanidade. Ele relata a queda. Mostra como o ser humano cedeu ao pecado na tentativa de ser igual a Deus. 

Mas é a analisar este capítulo que encontramos a resposta para os problemas familiares que encontramos em nossos dias.

Notem que surge um diálogo entre a serpente e a mulher. A mulher se deixa seduzir e cede a tentação. Ela come do fruto e dá ao homem que também come. É fácil culpar a mulher, mas porque não há uma palavra de reprimenda de Adão? Por que ele aceitou tão facilmente o fruto que lhe foi oferecido? Se calhar, ele também estava a desejar comer daquele fruto fazia tempo.

Agora vejamos os factos importantes para a realidade familiar. Deus aparece e chama o casal. Questiona-os pelo facto do que se passou. O Senhor pergunta a Adão: "Comeste da árvore que te ordenei que não comesses?"

A resposta é interessante: "A mulher que me deste por companheira deu-me da árvore e eu comi." O que Adão está a dizer é que a culpa é de Deus. Contudo, ele não se preocupa com o que Eva esta a sentir. Ele apenas deseja tirar a culpa que o angustia. Ele diz abertamente eu não sou culpado pelo que aconteceu. Foi o Senhor quem ma deu, resolva o assunto. 

A mulher culpa a serpente. Mas se olharmos atentamente, antes do diálogo com Deus, o texto diz que quando comeram perceberam que estavam nus e tiveram vergonha um do outro. O pecado é que causa vergonha e nos impede de olharmos um para o outro. É o pecado que cria uma barreira que nos impede de viver o padrão de Deus para nós.

O texto segue e surgem as maldições. A natureza passa a sofrer por causa do pecado humano. Toda a criação sofre, mas note o que é dito à mulher: "E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará." (Gn 3.16). É deste ponto em diante que a mulher passa a ser dominada pelo homem. As feministas podem bem lutar, mas enquanto o pecado reinar no coração o humano a mulher estará sujeita ao homem. "O maior opressor das mulheres não é a política do governo, ou atitudes machistas, ou mesmo "um bom menino mais velho", hierarquia ou ondas de leis injustas. É o pecado mesmo!"[12]

O versículo 20 diz que Adão chamou sua mulher Eva. Até aqui ela é apenas a varoa, aquela que veio do varão, mas agora recebe um nome. O seu nome é dado pelo seu marido. Qual o significado disto?

Aqui, ao dar um nome à mulher, Adão é colocado em posição de liderança, conforme mencionado no versículo 16. No mundo antigo, quando um rei colocava no trono um rei vassalo, geralmente lhe dava um novo nome, como demonstração de seu domínio sobre ele. Do mesmo modo, quando Deus estabeleceu sua aliança com Abraão e Jacó, Ele mudou os seus nomes."[13]

Adão chama sua mulher de Eva. Ele havia terminado de receber a sentença de morte. Estava sendo expulso do paraíso, mas é interessante que mesmo sob o peso do pecado Adão vive sob o signo da esperança. Ela chama sua esposa de Eva. Eva quer dizer vida com forte ligação para vivente. 

Mesmo sob o peso da maldição Adão, que um termo colectivo e significa humanidade depende da vida que é Eva. Ela surge dele, mas ele precisa dela. São interdependentes, mesmo tendo o pecado a pesar sobre eles.

A família vive sob o peso do pecado. Está morta em seus delitos e pecados, mas a vida deseja brotar na família. Jesus operou o seu primeiro milagre na família para mostrar que Ele é o único que pode restaurar a família.

A queda trouxe a maldição e a acusação. Trouxe o desentendimento à família, mas Jesus pode mudar esta situação.

Guisa de Conclusão
É de suma importância que reflictamos sobre a família. Devemos buscar respostas para os problemas que temos visto atacar a família. Precisamos entender que o problema da família não é um problema humano, mas um problema espiritual. Sendo assim, a solução deve ser espiritual.

O projecto de Deus para a família é um projecto ousado e maravilhoso. A queda tem embaçado este projecto, mas é possível para mim e para cada um que está aqui presente viver uma vida familiar dentro dos projectos de Deus. 

Como podemos viver este projecto?

"Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." (Sl 37.4-5). Alegre-se em Deus. Entregue sua vida ao Senhor. Permita que Ele seja o edificador de sua vida e família. O salmista diz: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Sl 127.1). A família só será realizada se for edificada pelo Senhor. 

Deixe o Senhor edificar sua vida e sua família!

Marcos Amazonas

[1] SCHWINGEL, Ruth M., Aprendendo a Ser Família - Editora Sinodal, São Leopoldo RS, 1994

[2] DUSILEK, Darci e Nancy. A família no Plano de Deus - JUERP, Rio de Janeiro, 1994

[3] Op.Cit.

[4] Op. Cit.

[5] KIDNER, Derek. Génesis: introdução e comentário 1ª Edição, Edições Vida Nova São Paulo, 1991

[6] AMORESE, Rubem Martins. Excelentíssimos Senhores, 1ª Edição Editora ULTIMATO, Viçosa MG, 1995

[7] COELHO FILHO, Isaltino Gomes. Gênesis I: capítulos 1-11 - JUERP, Rio de Janeiro, 1992

[8] LOTZ, Anne Graham. A História de Deus, 1ª Edição, CPAD, Rio de Janeiro, 2002

[9] Op.Cit.

[10] Op.Cit.

[11] Op. Cit.

[12] Op. Cit.

[13] WALTHON, John H., Comentário Bíblico Atos: Antigo Testamento - Editora Atos, Belo Horizonte, 2003

bottom of page