top of page

HOMENS FRACOS

Gênesis 2:7

 

Estou convencido que Deus usa ao máximo somente homens fracos, quebrantados e que reconhecem que só o Senhor é Deus Todo-Poderoso. Há muitas razões para ir contra o que estou colocando aqui, mas pense bem nos personagens Bíblicos, ou na fragilidade da vida de qualquer ser humano, quem pode conter o vento? Quem pode determinar se estará vivo nos próximos dias ou minutos, queria analisar com os amados os homens que Deus usou, comecemos com o primeiro homem:

Gênesis 2:7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

 

Que interessante sabermos a constituição deste primeiro homem PÒ simplesmente o primeiro homem que Deus criou era apenas isto: PÒ DA TERRA. Uma substancia comum encontrada debaixo dos nossos pés. Aqui cai toda a jactância humana, por mais poder riqueza, sabedoria ou inteligência que qualquer homem ou mulher possuam, todos foram feitos do mesmo material são encontradas na terra as mesmas substancias que compõem o corpo do ser humano.

Todos voltarão para o mesmo lugar físico:

 

Gênesis 3:19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes a terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

 

Ninguém poderá evitar tal destino imposto pelo Senhor ao homem mortal. Todos voltarão ao pó. E ademais ninguém levará nada consigo, exceto o que fez para a eternidade, ou seja, valores espirituais.

1 Timóteo 6:7 Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.

Jeremias 9:23 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,

 

Deus usa homens fracos.

Quando Deus quer fazer uma grande obra geralmente o faz através de pessoas e objetos insignificantes, para encher a terra Deus usou (criou) um simples homem, para formar Israel, chamou apenas um homem que não tinha as mínimas condições de ter um filho por si mesmo e o fez pai de muitas nações. Para gerar as 12 tribos de Israel, o Senhor usou um homem que não tinha as mínimas qualificações para fazer um grande povo foi o trapaceiro Jacó. Para salvar o povo da fome Deus usou um homem que aos olhos do mundo foi apenas um fracasso: José, o  mais rejeitado da sua própria casa. Para Salvar os animais e algumas almas do dilúvio Universal Deus usou um homem, não um Homem influente, Jovem e impressionante, ele usou Noé. Para que o mundo fosse salvo Deus usou seu filho, não em poder e glória, mas Ele se esvaziou, era o mais rejeitado e desprezado dos homens, sim creio que até aqui já pude dizer que Deus usa homens fracos e despojados de toda e qualquer glória e vontade humana. E que falaremos sobre Gideão, Sansão, Davi, Jeremias, Isaias...Paulo, Pedro, a maior parte dos apóstolos. Vemos o que Deus disse em Sua Palavra:

2 Coríntios 12:9  E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

 

Quem Deus escolheu?

Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. (1ª Cor. 1:26-29).

Que texto, amados! Aqui gostaria de focar a todos sobre a Soberana escolha de Deus. Escolheríamos nós os mesmos elementos, teríamos a mesma sabedoria? Escolher não é uma tarefa fácil, Deus poderia ter escolhido o Palácio de Herodes para que Jesus nascesse, ou não? Deus poderia ter escolhido um período de Domínio e poder de Israel para manifestar o Messias, não poderia? Jesus poderia escolher outros homens para proclamar as Boas Novas, ou não?

Mas pensemos bem, de quem seria a Glória? Vejamos nos dias de Hoje quem são os que tem sido fiéis à Palavra? Quem são os fundamentalistas? Tem eles programas de 2 horas na TV para todo o território nacional em horário nobre? Qual a influencia dos fiéis à Nível de poder socioeconômico? Quem são os Pastores Multimilionários? Não são justamente os que abandonaram, a Verdade?

Quem são os pastores fundamentalistas, quem são os irmãos fundamentalistas, você raramente os vê no rádio e na TV, aparecem eles nas capas das revistas, são eles os formadores de opinião popular, são deles os livros mais vendidos? Mesmo os livros do amado Dave Hunt tem uma saída muito inferior aos livros da teologia da prosperidade, ou não? Todas as denominações fundamentalistas não podem ser chamadas de poderosas, ricas, influentes; ou podem? O que eram Esmirna e Filadélfia?

Apocalipse 3:8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

Mais uma vez fica provado que Deus usa os fracos, os que não são os que reconhecem que “ sem mim nada podeis fazer” ( João 15:5). Amados não devemos nos envergonhar se aos olhos do mundo ou da cristandade apóstata dos nossos dias não somos nada, o importante é guardar a Palavra e não negar a Jesus o Seu devido lugar em nossas vida, lembremos que tudo de bom que há em nós veio de Deus, que nossa capacidade vem Dele, que nós somos apenas fracos, e que tudo o que fazemos é para Sua Glória, que sem Ele nós não podemos dar um passo só em direção à Luz e a Verdade.

 

Timóteo Sanches

bottom of page