top of page

TENTAÇÃO: UMA OPORTUNIDADE PARA DERROTAR O INIMIGO
Gênesis 3.1-6

 

Em nossas orações, costumamos pedir muitas coisas a Deus. Na oração do Pai Nosso, que é nossa oração modelo, Jesus faz apenas quatro pedidos pessoais: sustento (“dá-nos hoje o nosso pão de cada dia”); perdão (“perdoa as nossas dívidas”); santidade (“não nos deixes cair em tentação”) e livramento (“livra-nos do mal”). Esta postura de cuidado e vigilância diante de uma tentação precisa ser renovada em nossos corações a cada momento.

 

O que é tentação: “atração para fazer o mal por esperança de obter prazer ou lucro”. Na luta do cristão contra satanás, o principal campo de batalha é a tentação. É uma batalha espiritual que travamos todos os dias. Mt 26:41 – “Vigiem e orem para que não caiam em tentação”, 1 Co 10:12 – “Aquele que está em pé, cuide p/ que não caia”

 

A Bíblia contém vários exemplos de pessoas que entraram em tentação (algumas caíram outras não): José do Egito, o rei Davi, Abraão, o apóstolo Pedro, Judas Iscariotes, Ananias e Safira, e outros... Mas existem dois casos clássicos de tentação, que influenciam diretamente as nossas vidas até hoje: a tentação de Adão e Eva, e a tentação de Jesus (Gn 3:1-6; Mt 4:1-11). A primeira tentação foi bem sucedida, e por isso toda a humanidade, de todos os tempos, foi contaminada com o pecado. Já a tentação de Cristo foi vencida, e por isso, toda a humanidade alcançou uma oportunidade de redenção.

 

5 Lições importantes sobre a tentação nestes dois textos:

1.

Ninguém está livre de ser tentado – 1Pe 5:8

- A serpente não poupou o primeiro casal, nem o próprio Filho de Deus, que não tinham pecado... quanto mais a nós, que somos pecadores;

 

- O propósito da tentação é nos afastar de Deus;

 

- A tentação pode ocorrer em situações onde tudo está bem ou onde tudo está mal, no Jardim (Gn 3:1 ) ou no deserto (Mt 4:1). A tentação atinge novos na fé, antigos de igreja, leigos, pastores, ministros, homens e mulheres, salvos e não salvos (Jo 8:44), solteiros e casados, ricos e pobres.

 

- Achar que estamos acima da tentação é um dos maiores erros que podemos cometer - Pv 3:5,7.

 

- A autoconfiança é um atalho para a derrota.

 

2.

Cair em tentação nos separa de Deus e nos afasta de seus propósitos – Gn 3:8-10

- O pecado atrai conseqüências não só para nós, mas para outras pessoas também.

 

- O pecado pode ser prazeroso no início, mas suas conseqüências são terríveis: traz culpa, medo, vergonha, angústia, nos afasta de Deus, nos afasta da igreja, entristece o Espírito, destrói relacionamentos, fere pessoas, frustra sonhos... Salmo 32 e 51

 

3.

A tentação é sempre atraente – 2 Co 11:14

- A serpente nunca irá tentar nos atrair usando algo que repudiamos, ela estuda a nossa vida e nos tenta usando subterfúgios específicos;

 

- A serpente ofereceu poder a Eva - Gn 3:6

 

- Jesus, no deserto, estava com fome, e foi tentado a usar seu poder p/ satisfazer suas necessidades pessoais - Mt 4:3. Pensamento aparentemente lógico, suprir necessidades pelo modo mais fácil de maneira independente de Deus.

 

- Ele foi tentado também a ficar curioso quanto à fidelidade de Deus – Mt 4:6. Usando a Palavra, satanás tenta argumentar com Jesus: se Deus prometeu preservá-lo do perigo, então crie um perigo, só para ver se Deus realmente fará como disse.

 

- Finalmente, Jesus foi tentado também a conquistar a coroa sem precisar passar pela cruz – Mt 4:8-9. Deus já havia prometido a Jesus que ele seria rei (Sl 2:7-9), mas satanás estava lhe oferecendo um atalho.

 

- O tentador sempre nos oferece algo que nos dará prazer ou satisfará as nossas necessidades – 1Jo 2;16

 

- Nem sempre o que é tentador para um é para outro;

 

4.

O primeiro passo para a queda é dialogar com o inimigo

- A tentação pode vir diretamente de um espírito maligno ou pode vir também de seus próprios desejos (Tg 1:14-15). Neste último caso, é a nossa carne que tenta dialogar contra o Espírito.

 

- O primeiro estágio da tentação é uma palavra vinda do tentador. Foi assim com Eva e foi assim com Jesus. A partir daí temos duas alternativas: calar a voz do inimigo com a Palavra de Deus (como Jesus), ou ficar argumentando com ele (como Eva).

 

- Como saber se um pensamento não está vindo de Deus? Conhecendo a sua Palavra - Mt 22:29; Os 4:6; Ef 6:11,14-18 (escudo da fé e espada do Espírito, que é a Palavra);

 

- As ovelhas conhecem a voz do seu pastor - Jo 10:2-5;

 

- Você sabe que entrou em tentação quando começam os diálogos entre o Espírito de Deus que habita em você e a voz da serpente ou da sua carne.

 

- Fique atento com expressões como: “ah, só dessa vez...”; “ah, só um pouquinho, só um golinho...”; “ah, eu sei que o certo é esse, mas....”; “ah, o que é que tem?”...

 

5.

Vencendo através da Palavra – Mt 4

- Quando o inimigo colocar pensamentos em sua mente, não desenvolva o assunto, responda com a Palavra e pronto! Ap 12:11

 

- Aprenda a amar a Palavra, ela é insubstituível.

 

CONCLUSÃO

Jesus morreu para que pudéssemos, através dele, resistir ao pecado. 2 Co 5:21

 

Cada vez que você despreza a Palavra de Deus e cai em tentação, satanás zomba da cruz, o Evangelho é envergonhado, a igreja toda sofre.

 

Isso não significa que a santificação é um processo extremamente doloroso, onde eu não posso fazer nada, e tudo é proibido...

 

Encontramos hoje dois extremos de cristãos: aqueles que acham que tudo é pecado, vivem num legalismo religioso, oprimidos por regras e doutrinas feitas por homens. E por outro lado, temos aqueles que praticam apenas a primeira parte de 1 Co 6:12 – “todas as coisas me são lícitas”,  e esvaziam o evangelho, desprezam a cruz, e vivem, agem e pensam exatamente como os filhos das trevas.

 

Quando vivemos para Deus, ele é a nossa fonte de alegria e prazer, e é a Ele que queremos agradar acima de todas as coisas (Is 8:13)

 

Não temos como evitar a tentação, porém, podemos resisti-la e vencê-la, em nome de Jesus.

 

Venilson Salmazio Rezende

bottom of page