top of page

ANDANDO COM DEUS
Gênesis 5:21-32; 6:6-8

 

O que queimou meu coração quando meditava nesse texto foi porque percebi claramente que nosso andar com Deus é algo para a vida inteira e marca todos ao nosso redor. É um projeto para a nossa geração que afeta as seguintes. O andar com Deus de Enoque foi algo tão intenso que marcou seu filho, Metusalém, seu neto Lameque e seu bisneto Noé, a ponto da Bíblia dizer que Noé andou com Deus assim como seu bisavô andara.
Se eu sei que andar com Deus é um projeto para a vida inteira, embora eu não tenha recebido influência familiar de avós, de tios e de parentes cheios do Espírito Santo que não me deixaram essa herança tremenda, eu decido que quero ser eu um pai, tio e avô que seja referencial e bênção para meus filhos, sobrinhos e netos.
Cada um de nós decide como quer ser conhecido. Eu decido que quero ser conhecido como homem de Deus, que investiu a vida nesse alvo: andar com Deus e fazer diferença na minha geração. E você? O que tem decidido para o seu futuro, a nível familiar?

É interessante que se virarmos apenas uma página da Bíblia para trás de Gênesis 5, veremos outra geração de homens que andaram na Terra, trabalharam, plantaram, produziram, viveram as paixões deste mundo e as suas aflições, enfrentaram desafios, dificuldades, pressões, contradições, exatamente como os homens de Deus que mencionamos acima.
A diferença é que não andaram com Deus como Enoque, Metusalém, Lameque e Noé. Foram materialistas. O que construíram foi grande entre os homens, mas não fez diferença para a eternidade. Um deles - Jabal - teve uma próspera indústria de tendas e fazendas cheias de gado. Foi conhecido como um invejado pecuarista.

Seu irmão - Jubal - foi um artista da música. Inventou instrumentos e foi conhecido como o melhor músico da época. Havia outro - Tubalcaim - que investiu em tecnologia de armas de bronze e de ferro e prosperou muito. Trabalhou o ferro para ajudar a cozinha, mas seus instrumentos progrediram para facilitar a guerra.

A Bíblia não traz o quanto viveu cada um destes personagens de Gênesis 4, porque sob o ponto de vista de Deus, sua vida não foi valorizada. Entre o dia do seu nascimento e o dia da sua morte houve apenas uma grande lacuna: cozinhando, comendo, trabalhando, pagando contas, se alegrando, de iludindo, chorando, perdendo, vivendo e, num belo dia, morrendo. E o que ficou? Como são conhecidos até hoje?

No final de seus dias, o que você quer que seja dito a seu respeito? O desafio é pra todos. Qual o lastro que você pretende deixar para que seus filhos e netos encontrem um referencial de vida que compense viver?

Se fôssemos resumir os seus dias em uma frase, o que poderíamos dizer a seu respeito? - "Fulana de Tal - mãe solteira". Só isso? Não houve mais nada que marcou você? Você permitiu que a sua vida inteira fosse resumida a isso? - "Fulano de Tal - melhor engenheiro da Petrobrás". - Só isso? Trabalhou 35 anos e é esse o resumo de sua existência?

Quero lhe dizer que a mais alta medida de vida, o mais alto projeto de existência é andar com Deus! Porque isso não vai tocar só você e os seus contemporâneos, mas também as gerações que virão após você.

O que conta na nossa vida não é como começamos, mas como terminamos. O que conta não são os grandes feitos que você já realizou na sua vida, mas sim se a partir de agora você resolver mudar seus próprios paradigmas e construir algo que seja permanente e que realmente tenha o poder de afetar vidas para a eternidade. E é como você terminar que determinará o tipo de influência sua que ficará tatuada nos seus descendentes.
Qual é o seu projeto de vida? - Ser um pai supridor, ou uma mãe muito responsável, ambos preocupados com a educação dos filhos? Ser um bom profissional, ter vida suprida? Tudo isso é bom - e legítimo -, mas é pouco para ser o seu projeto de vida.

Andar com Deus tem a ver lidar com seu coração. Todas as coisas tramarão para tomar de assalto seu coração e torná-lo frio em relação a Deus, como se já conhecesse tudo. Cada um de nós passa por fases na vida. Nós caminhamos rumo à maturidade, crescemos, mudamos. Valores mudam, estilo de vida muda. A tendência da maior parte das pessoas é, à medida que envelhece, deixar o coração se contaminar com frieza, indiferença. Andar com Deus é manter pela vida inteira um coração que O ama, que O deseja e que é limpo.

O que você vai permitir que fique no seu coração? Tem gente que é um vale de mágoas, de ira e de dor, cobranças, críticas e expectativas furadas. Reduzem a vida a isso. Sou eu que decido que meu coração é para Deus, custe o que custar. Meu espírito é dele, meu coração é dele, meu futuro é pra Ele e vou louvá-lo ainda que não sinta vontade.

Andar com Deus fala de escolher aplicar Seus princípios, sob quaisquer circunstâncias. Em momentos quando seria mais conveniente enganar, corromper. Cumprir a lei quando ninguém está vendo, não colar na escola, manter em dia compromissos financeiros e não dar prejuízos a ninguém, etc... para agradar a Deus mais do que a si mesmo!

Quando você olha só as circunstâncias, vão lhe aparecer situações incoerentes, em que Deus parece mal, injusto, ausente, que não é confiável, que não é bom. Andar com Deus é não prestar atenção ao que parece, mas voltar-se para o que Deus é, na hora da incoerência aparente dos acontecimentos. Quem foge das situações não anda com Deus; e vai ficar enganado a vida interia, achando que Deus foi de algum modo mau.

Andar com Deus é correr pra Ele e dizer que não está entendo nada, ou que caiu, ou que não consegue prosseguir; em momentos de dor aguda, de pressão do pecado, do diabo, da carne e do mundo. Não interessa o começo nem o meio; só como vai terminar.

Andar com Deus é manter o testemunho baseado em realidade espiritual, não em religiosidade. É lançar fora a religiosidade, a tradição, a morte! É manter o espírito vivo, o testemunho de Deus aceso.
Andar com Deus é ministrar direta e intimamente a Ele, estar com Ele, pertencer a Ele completamente, contar-lhe seus segredos mais íntimos, fazer dele alguém muito próximo. É sentir saudades dele, é encontrá-lo no lugar secreto, é contar-lhe confidências.

Andar com Deus não só nos traz benefícios, como traz prazer a Deus. Se você anda com Deus, Ele se voltará para você, não como o juiz de toda a Terra, mas para achar graça em você e se maravilhar porque é íntimo seu e abençoá-lo profundamente.

Deus vai estar presente sempre, ainda que não pareça. Sua graça há de supri-lo em cada momento ou circunstância difícil que tiver que passar. Eu experimentei isso quando perdemos os primeiros gêmeos. Havia uma multidão de irmãos na porta do hospital - mais desesperada do que eu deveria estar -, e eu não conseguia me descontrolar, porque Deus estava ali e a Sua graça era tão próxima e real, que me supria.

Se você andar com Deus, vai prosperar. Não que nunca vá ter prejuízos, ou ser roubado, mas quer dizer que você vai ser conduzido no Propósito. Você terá sensibilidade para escolher em que porta entrar, nas mínimas decisões, que formarão a somatória do cuidado de Deus na sua vida. Você terá inspiração profissional, ministerial, espiritual. O Senhor vai cuidar de você!

Andar com Deus nos trará proteção e direção. Noé teve direção de Deus com detalhes. Cada fase da nossa vida é de um jeito e precisamos desse tipo de caminhar com Deus que nos supre. Há épocas em que temos todo ânimo e esperança na alma; há outras em que a nossa energia desaparece. Há épocas dramáticas, de crises profundas.

Andar com Deus significa que Deus lhe dará pessoas em horas determinadas. Pra empurrarem você rumo ao Propósito, quando você está à beira da depressão, da sequidão, da melancolia. Ou ainda para serem referenciais para você - anjos de carne e osso para carregá-lo literalmente, quando você quer reagir, mas não consegue.

Você quer colher os resultados do andar com Deus, e ainda quer investir em andar com Ele, mesmo contra a voz das circunstâncias? Que tipo de epitáfio quer ter na sua lápide, caso Jesus não volte na sua geração? A escolha é sua: ser um materialista, ou andar com Deus a ponto de já não ser, porque foi tomado!

Esse é o maior projeto para a sua existência!

Marcelo Oliveira de Almeida

bottom of page