top of page

LIÇÕES DE NOÉ
Gênesis 7.1,7

 

Coisas importantes a aprender com a Arca de Noé: 

1) Não perca o barco (Gênesis 7.1,7). 
DEPOIS disse o SENHOR a Noé: 
Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. 7:1 
Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. 7:7 
Muitas vezes relutamos por entrar na arca da vontade de Deus e preferimos fazer as coisas do nosso jeito e desobedecemos às ordens do Senhor.
Costumamos questionar a vontade Dele, achando que do nosso modo as coisas vão dar certo; e pelo contrário, quando saímos do centro do que Deus deseja só nos deparamos com frustrações e problemas. 
Hoje Jesus Cristo lhe convida em primeiro lugar a entrar na arca que é Ele, ter uma aliança com Ele. Abra seu coração e deixe o Senhor entrar e remar rumo à vitória.
Muitas vezes desejamos chegar em dado lugar, mas esquecemos de pegar o barco certo(Jonas pegou o barco errado e a direção contrária à vontade de Deus) que tem horário de partida e de chegada. Entre no barco com Jesus e seu destino será promissor e cheio de milagres e conquistas. 

2) Lembre-se de que estamos todos no mesmo barco (Gn 7.13). 
E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos. 7:13
Ao aceitarmos Jesus Cristo estamos no mesmo barco com pessoas que nem sempre achamos agradáveis, queridas e que temos prazer em estar junto com elas.Mas a partir do momento que dizemos que somos cristãos, já não podemos rejeitar ninguém.Uns dias ao lado de algumas pessoas convivendo, tudo bem, mas imagine Noé e a família 24h por dia um olhando para a cara do outro.Você já deve ter passado por isso fazendo uma excursão muito longa, passa de 10 dias um já está reclamando do outro.Mas quando somos de Jesus, precisamos conviver com o próximo e saber que lá no céu vamos nos encontrar e que não teremos mais defeitos, porque estaremos ao lado do perfeito. 

3) Obedeça mesmo sem entende
Não estava chovendo quando Noé construiu a Arca (Gn 6.14-22). Faze para ti uma arca da madeira de gôfer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. 6:14 
E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. 6:15 
Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro. 6:16 
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. 6:17 
Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. 6:18 
E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. 6:19 
Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida. 6:20 
E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles. 6:21 
Construir uma arca em um lugar seco como aquele era uma loucura, mas mesmo assim Noé obedeceu.Muitas coisas que a Palavra nos pede para fazermos parece loucura, mas se obedecermos teremos vitória, pois a vontade de Deus é boa, perfeita, agradável e não acrescenta dores. Obedeça pela fé.Fé é enxergar a chuva caindo mesmo que a meteorologia diga que vai dar um sol de rachar, é enxergar o seu filho curado mesmo que o médico diga que não tem jeito, é crer que o Senhor lhe dará o melhor emprego mesmo em tempo de recessão, é ver que o vestibular está 100 para 1 e você vai passar, é saber que se Deus está dizendo que é para você terminar o namoro então é porque esta não será a melhor pessoa que estará ao seu lado, é deixar a amante que você teve por anos porque na Palavra você leu que o homem deve ser marido de uma só esposa e Deus fazer o milagre de você amar sua esposa novamente só pela sua obediência. Obedecer significa semear um futuro de vitórias. 

4) Mantenha seu corpo, seu espírito e sua alma em forma.
Quando você tiver 60 anos, alguém pode lhe pedir para fazer algo realmente grande (Gn 6.14). Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. 6:14 
Você pode estar se sentindo um velho e acha que não tem mais nada que você faça para o Reino de Deus.Abrahan Lincon tentou sua vida inteira alguma posição na política e só quando completou 60 anos é que venceu para as eleições e foi considerado o melhor presidente que os EUA já teve.João na Ilha de Patmus podia sentar-se na prisão e dizer que já tinha feito tudo pelo evangelho e ficar reclamando pelo que havia lhe acontecido, mas a Palavra diz que ele se encontrava em Espírito no dia do Senhor (domingo) e Deus lhe revelou o que haveria de acontecer com a humanidade:o Apocalipse. 

5) Não dê ouvido aos críticos; 
apenas continue a fazer o trabalho que precisa ser feito (Gn 6.11). A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. 6:11 
Hoje a terra também está cheia de violência e o Senhor nos pede para anunciar que sua vinda está próxima, que é chegada a hora de nos arrependermos de todas as coisas que fazemos de errado e nos entregarmos ao Todo poderoso.Você é que tem Palavras de vida e esperança, não o seu vizinho que vive falando de nova era e você permanece calado sem falar de Jesus. Posicionamento é o que Deus nos pede.Se acharem que é loucura, o problema será deles ;a sua parte você fez bem feita e não terá que responder diante de Deus por ter ficado calado e não ter se posicionado.Críticas sempre vamos ouvir:ouve tudo e retém o que for bom. 

6) Construa seu futuro em terreno alto (Gn 8:4). 
E a arca repousou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate. 8:4 
A águia coloca seus filhotes no cume do monte mais alto que ela encontra para que nenhum ser humano venha tocar no que é dela. Assim devemos nós proceder com nossos sonhos, com nossos planos, com tudo que nos vier às mãos colocar diante de Deus e pedir a Ele orientação de como proceder. O salmista já dizia que o socorro vem de Deus que criou o céu e a terra. Se cremos que ele criou tudo isso, então não há impossíveis para Deus. 

7) Por segurança, viaje em pares (Gn 7.7,9). 
Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. 7:7 Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé. 7:9 
A Palavra de Deus fala que o Senhor criou a mulher para que o homem não andasse só: Far-lhe-ei uma companheira idônea. Mulher sábia, aquela que edifica o seu lar, não a louca que o destrói. Peça sabedoria ao Senhor.
Jesus quando comissionou os discípulos, os mandou evangelizar de dois em dois. 

8) Quando estiver estressado, flutue por um tempo (Gn 7.17-18). 
E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra. 7:17 
E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas. 7:18 
Busque estar dentro da arca e deixe que ela lhe leve segundo a sua vontade, segundo a leveza que Jesus dá para a situação pesada.
O problema já tem prazo de validade para terminar, por isso flutue. 

9) Lembre-se, a Arca foi construída por amadores (Gn 6.8,9); 
o Titanic por profissionais. Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. 6:8 
Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. 6:9 
Quando temos intimidade com Deus Ele nos dá sabedoria para construir algo que aos nossos olhos é muito difícil de realizar.Tudo posso Naquele que me fortalece:Ele é quem nos capacita. 

10) Não importa a tempestade, pois quando você está com Deus há sempre um arco-íris te esperando (Gn 9.13). 
O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. 9:13 

Você está passando por períodos de tempestade??/Não esqueça que as tempestades fazem você concertar muitas falhas que só aparecem depois de um período assim:telhas que estavam quebradas e começam as goteiras, bueiros entupidos,etc.Hoje pode estar pingando em sua casa espiritual por brechas que você tenha deixado abrir e que precisam ser reparadas para que não chova mais:falta de santidade no namoro, olhar sujo, violência, atitudes que não condizem a um servo de Deus...Isto tudo entope bueiros e faz transbordar a água e molha tudo o que deveria ficar sequinho:deixe desobstruído o seu canal de comunicação com o Senhor e ouça sempre a Sua voz. 

Bispa Cláudia

bottom of page