top of page

A CEIA DO SENHOR

Lucas 22.17-20

 

"Então Jesus pegou o cálice de vinho, deu graças a Deus e disse: -Peguem isto e repartam entre vocês. 18 Pois eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até que chegue o Reino de Deus. 19 Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: -Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. 20 Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo: -Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês".

 

Introdução

A ministra de adoração Ana Paula Valadão Bessa, em 1999, compôs uma linda canção onde ela cita o texto do profeta Jeremias, que diz: "Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança".

A Ceia do Senhor é uma cerimônia que tem exatamente esse peopósito: trazer à lembrança o importante acontecimento do sacrifício de Jesus.

O próprio Senhor estabeleceu esta cerimônia para ser assim, porque lemos no v.19 do evangelho de Lucas, que Jesus disse: "Façam isto em memória de mim".

 

E Jesus mostrou o que devemos fazer: Ele tomou nas mãos dois elementos: o Pão e o Vinho.

Disse para pegar o pão como símbolo do Seu corpo, e tomar o suco das uvas, como símbolo do Seu sangue.

E distribuiu aos discípulos, orientando-os a comer o pão e a beber do cálice - Jesus estava ensinando: Do mesmo modo como o organismo se nutre de energia, de força, pelo comer e beber, assim também se dá com a fé: ela é revigorada em nós, fortalecida em nós, quando absorvemos a vida de Jesus, Seus ensinos, Seu exemplo.

 

E convém destacar que Jesus disse: "Façam isso em memória de mim".

Portanto, esta cerimônia serve para todos trazermos Jesus à memória, trazermos Jesus à nossa lembrança.

E lembrança de quê? De Jesus menino, na infância, deitado na manjedoura ou a discutir com os doutores da lei no templo? Não.

É trazer à lembrança de Jesus ensinando ou estendendo as mãos para curar os doentes? Também não.

É trazer à lembrança Jesus ressuscitado, tendo deixado o túmulo vazio? Também não.

 

Nesta cerimônia, nós lembramos de Jesus morrendo na cruz, com cravos prendendo Suas mãos e pés e com uma coroa de espinhos comprimindo Sua cabeça, num verdadeiro sacrifício de amor por nós, que pecamos contra Deus.

Sim, com esta cerimônia, recordamos a morte de Jesus na cruz, as feridas em Seu corpo e o sangue que foi derramado...

 

E lembramos que tudo isso foi uma prova do amor que Deus tem por nós, livrando-nos da morte e da perdição eterna.

Romanos 8.5, diz: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

Jesus disse para pegarmos o pão e bebermos do cálice, trazendo isto à memória.

 

Conclusão

Amados, vamos fazer isto: Vamos trazer à memória aquilo que nos dá esperança.

Pelo sacrifício de Jesus na cruz, temos salvação eterna e paz com Deus nesta vida.

Portanto, ao tomar o pão e o cálice, faça isto em memória do Senhor: traga à sua lembrança o que Jesus fez por você na cruz; Ele te tirou das trevas, te libertou da condenação... Ele te trouxe para o Reino de Deus, onde há segurança e paz.

Oh! Amado irmão, ao lembrar que Jesus morreu por você na cruz, oro para que você também se lembre de que deve viver para Ele.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 9.06.2019

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page