top of page

DISPONHA-SE

Ezequiel 37.1-14

 

1Veio sobre mim a mão do Senhor, e ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos. 2Ele me fez andar ao redor deles, e eu pude ver que eram muito numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. 3Então me perguntou:

— Filho do homem, será que estes ossos podem reviver?

Respondi:

— Senhor Deus, tu o sabes.

4Então ele me disse:

— Profetize para estes ossos e diga-lhes: “Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor.”

5— Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: “Eis que farei entrar em vocês o espírito, e vocês viverão. 6Porei tendões sobre vocês, farei crescer carne sobre vocês e os cobrirei de pele. Porei em vocês o espírito, e vocês viverão. Então vocês saberão que eu sou o Senhor.”

7Então profetizei como me havia sido ordenado. Enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. 8Olhei, e eis que apareceram tendões sobre os ossos, cresceram as carnes, e eles se cobriram de pele. Mas não havia neles o espírito.

9Então ele me disse:

— Profetize ao espírito. Profetize, filho do homem, e diga ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: “Venha dos quatro ventos, ó espírito, e sopre sobre estes mortos, para que vivam.”

10Profetizei como ele me havia ordenado. O espírito entrou neles,Ap 11.11 eles viveram e se puseram em pé. Formavam um exército, um enorme exército.

11Então ele me disse:

— Filho do homem, esses ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: “Os nossos ossos estão secos, perdemos a nossa esperança, fomos exterminados.” 12Portanto, profetize e diga-lhes: Assim diz o Senhor Deus: “Eis que abrirei as sepulturas de vocês e os farei sair delas, ó povo meu, e os levarei de volta à terra de Israel. 13Vocês saberão que eu sou o Senhor, quando eu abrir as sepulturas de vocês e os fizer sair delas, ó povo meu. 14Porei em vocês o meu Espírito,Is 32.15; Ez 36.27; 39.29; Jl 2.28 e vocês viverão. Eu os estabelecerei na sua própria terra, e vocês saberão que eu sou o Senhor. Eu falei e eu o cumprirei, diz o Senhor.”

 

Eu quero convidar você a abrir a Bíblia no livro do profeta Ezequiel 37. Esse é um texto famoso da Bíblia e está cheio de verdades que podem ser aplicadas na nossa vida hoje.

Eu creio que o Senhor vai usar essa experiência que o profeta Ezequiel teve, até meio assustadora, porque fala de ossos secos de pessoas mortas, então, é caveira pra todo lado!

Mas, Deus fez com que o profeta tivesse essa experiência real, no espírito, no meio de um vale cheio de ossos. Deve ter sido mesmo muito tenebroso presenciar aquilo.

Mas, a experiência termina com um milagre que Deus fez. Aquilo que era morte e morte de muito tempo, porque o texto diz que os ossos estavam sequíssimos, porém, a vida falou mais alto. Aquilo que era um caos, se transformou num exército poderoso e numeroso.

Muitas vezes, nos vemos envolvidos em circunstâncias de morte. Aliás, basta nascer e o processo de envelhecimento, o processo de morte começa.

E sobre morte, o entendimento popular é o seguinte: “Pra tudo tem jeito, menos para a morte”. Talvez você tenha crescido, ouvindo esse ditado por aí.

Em parte, é uma verdade. Do ponto de vista natural, se morreu, acabou, não tem como reverter. Enquanto tem vida, alguma coisa ainda pode ser feita, mas se morreu, morreu.

Agora, desde que Jesus morreu em nosso lugar na cruz e ressuscitou no terceiro dia, essa verdade de que “morreu, acabou”, não é mais uma verdade absoluta; porque a morte foi vencida por Jesus! Com a ressurreição do Senhor, a morte perdeu o seu efeito.

 

A Bíblia está cheia de versículos sobre a vida eterna. O apóstolo Paulo escreveu em sua Segunda Carta a Timóteo 1.10, falando de Jesus, que: “Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho” (NVI).

Olha isso! Jesus tornou a morte inoperante. E Jesus não somente destruiu a morte, mas trouxe à luz a vida e a imortalidade. Aleluia!

Isso significa que por causa de Jesus, o poder da vida, o poder da ressurreição, passou a habitar em nós.

Se você já tem Jesus no seu coração, o Filho de Deus como o seu Senhor e Salvador, isso significa que você recebeu de Jesus o poder pra viver uma nova vida e a morte não tem mais poder sobre o seu futuro nem sobre as áreas que dizem respeito à sua existência.

Isto já é um fato, é uma verdade, Jesus destruiu a morte. Agora, você pode estar pensando: “Como assim? As pessoas morrem e continuam morrendo. Tem aí a ameaça mundial do coronavírus”.

Mas, ouça: a morte foi destruída e vai chegar o dia do Senhor Jesus voltar com poder e grande glória, e a Bíblia diz que “todo olho o verá” (Ap 1.7).

Claro, quem estiver vivo no dia, vai ver Jesus voltando. Os crentes que estiverem vivos, em especial, serão arrebatados para um encontro com o Senhor nos ares. Olha o texto: “Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”.

Você tem medo de altura? Não se preocupe, não, porque naquela hora teremos recebido um corpo glorificado, que é incorruptível, imortal e que não vai mais sofrer dores, doenças e nem as limitações que temos nessa vida.

Já pensou? É de arrepiar! Mas, está escrito que todo olho O verá. Isso inclui os mortos.

Todos os mortos de todas as épocas também verão o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, voltando. E preste atenção e veja que o verso de Apocalípse diz, que até mesmo os que atravessaram Jesus com uma lança, irão vê-lO voltar. Quem furou as mãos, os pés e o lado de Jesus na hora dEle ser crucificado, vão ver Ele voltar.

O que vai acontecer é que, momentos antes, os mortos serão ressuscitados. Detalhe: os crentes serão ressuscitados primeiro e serão revestidos de um corpo imortal e aí, junto com os crentes que estiverem vivos naquele dia, encontrarão com o Senhor nos ares.

Esse dia não está longe de acontecer, porque os sinais da volta de Jesus já estão aparencendo e ficando cada vez mais fortes à medida que o dia se aproxima.

Porém, não chegou ainda, mas nós, não precisamos esperar que esse dia chegue, pra nos tornarmos agentes da vida, da vida de Deus no meio da morte, porque esse poder já atua em nós pelo Espírito Santo. Você já tem a vida de Deus, a vida eterna, dentro de você!

O que é a vida eterna? Não é só vida sem fim. Muitas vezes pensamos na vida eterna como sendo só uma vida que não tem fim. Mas isso é muito pouco.

Pensamos na vida eterna como quantidade, uma vida que não vai acabar; mas a vida é eterna tem mais a ver com qualidade do que com a quantidade. Vida eterna é a vida de Deus, a vida que entrou em Jesus quando Ele foi ressuscitado.

Você sabe: Jesus morreu, foi sepultado, mas no terceiro dia, a morte não conseguiu segurar Jesus, porque um poder maior do que o da morte entrou naquela sepultura e levantou Jesus dentre os mortos.  

Até, então, a morte reinava. A morte era imbatível, era irreversível. Mas, desde aquele momento, a morte perdeu. Ela foi vencida por um poder que sempre esteve em Deus, o Autor da vida.

Então, pensa: quem tem Jesus no seu coração, tem Jesus e tem a vida eterna, a vida de Deus. Está escrito: “Quem tem o Filho, tem a vida” (1Jo 5.12 – NVI). E Jesus falou: eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10 – NAA).

O NT foi escrito em grego e os gregos tem duas palavras que significam “vida”. Bios, de onde vem a palavra biologia (estudo da vida), biografia (história da vida de alguém). Bios é a vida natural, das plantas, dos animais e dos seres humanos. E os gregos tem a palavra zoe, que significa a vida real e genuína, vida ativa e vigorosa, vida abençoada. De onde vem essa vida? De Deus. Zoe é vida de Deus, ela é abundante e é eterna.

Então, aonde aparece escrito que “Quem tem o Filho, tem a vida”, a vida aí não é bios, é zoe, vida de Deus, vida eterna.

Você tem Jesus? Você é de Jesus? Então você é portador da vida de Deus! Aleluia!

É importante saber disso, porque vivemos num mundo onde a morte insiste em se estabelecer. A vida neste mundo é cheia de circunstâncias que nos levam a dizer: “Humm, não tem mais jeito, não. Não tem volta, não tem recuperação. Morreu, acabou”.

Mas, são em circunstâncias assim que Deus quer nos usar como agentes de vida. Deus quer nos usar como agentes de ressurreição.

Deus quer usar você pra reverter situações perdidas. Deus quer usar você pra confrontar o caos e trazer a ordem do reino do céu para a terra.

E essa experiência do profeta Ezequiel é tão rica, porque, como eu disse, foi uma experiência espiritual, mas real. Os satélites da Nasa não conseguiriam localizar esse vale de ossos secos, porque esse vale não foi um lugar físico.

Foi uma experiência espiritual que o servo de Deus teve e ela foi tão forte, tão forte, que ele não apenas viu, mas também ouviu. O texto diz que aconteceu um barulho dos ossos se juntando, quando a Palavra de Deus chegou naquele vale.

E deve ter sido assustador e ao mesmo tempo glorioso e, claro, aquilo tinha um propósito: Deus estava falando para a nação de Israel: “vocês são esse vale de ossos secos; vocês estão mortos. Vocês se afastaram de Mim, mas Eu quero agir no meio de vocês e levantar vocês de novo como um grande exército sobre a terra”.

Foi uma mensagem direta para o povo de Israel, mas é pra nós também.

Nós sabemos de pessoas que estão como esse vale de ossos secos. Gente que tá sofrendo dentro da própria casa e dizendo: “esse meu casamento morreu; esse meu filho está perdido nas drogas; a minha esperança acabou...”. Você vê tanto sofrimento em volta e a conclusão lógica é de morte: que não tem volta, não tem jeito, não tem como reverter.

Mas, irmão, eu te convido a ser um profeta Ezequiel nos dias de hoje. Você é servo do Senhor, é serva do Senhor, você é um agente de vida, porque dentro de você está o poder de Deus que muda essas circunstâncias.

Você pode liberar a Palavra de Deus, você pode profetizar vida sobre o vale em que muitas pessoas estão.

Aqui no texto, podemos observar uma atitude do profeta Ezequiel que fez o poder de vida ser disparado sobre o vale dos ossos secos. Aquela era uma situação perdida, irreversível, mas Deus fez um milagre acontecer!

Eu quero mostrar essa atitude do profeta Ezequiel: a disposição.

Porque, lendo o v.1, Ezequiel conta que veio sobre ele a mão do Senhor, que o levou e o deixou no meio de um vale cheio de ossos. Ezequiel está contando da disposição dele, porque, a mão do Senhor veio sobre ele, o levou e o colocou no meio de um vale. Então, você perecebe que Ezequiel não se fez de difícil, ele não criou resistência, não criou barreiras, ele não disse: “Senhor, tô fora”. Não, ele se dispôs.

No v.10 está escrito que o profeta disse: “...profetizei conforme a ordem que eu havia recebido” (NTLH). Note que houve uma disposição da vontade em obedecer à ordem recebida.

Irmão, se disponha, se consagre, se entregue; permita que Deus te use. Não viva a sua vida como se ela fosse comum, porque não é, você é servo de Deus, você é serva de Deus. Permita que a mão de Deus venha sobre você e te use!

Quantos querem ter a mão de Deus sobre a sua vida? Maravilhoso!

 

Agora, a maioria de nós queremos a poderosa mão do Senhor cobrindo nossa vida, mas, interessante, nem todos estamos dispostos a ir aonde a mão de Deus quer nos colocar.

A mão de Deus veio sobre Ezequiel e o levou para o vale de ossos secos onde ele deveria profetizar. Você iria?

É isso: precisamos estar dispostos para Deus nos usar aonde Ele quer nos usar. Irmão, somos servos de Deus, pessoas consagradas, mas se nós não tivermos à disposição de ir aonde Deus quer nos levar, se nós não tivermos a disposição de ser instrumentos do Senhor, que servos inúteis nós seremos!

Teve uma ocasião que Jesus chamou os discípulos que estavam na Galiléia, na casa deles, portanto.

Mas, um dia, Jesus olhou para os Seus discípulos e os desafiou a atravessar para o outro lado. Eles estavam numa situação de conforto, mas a mão de Deus quis movê-los para uma situação de desafio, porque do outro lado a morte estava reinando.

As pessoas andavam famintas, dominadas por espíritos malignos, assustadas e em grande miséria. Era preciso que alguém fosse colocado por Deus no meio daquele vale, e Jesus desafiou os discípulos a irem com Ele para aquele lado. E eles foram e também viram milagres acontecer.

A Bíblia está cheia de histórias assim, de pessoas que estavam disponíveis para Deus.

Eu pergunto: você está disponível para Deus? Será que você já escolheu cinco pessoas pelas quais orar todos os dias para que a salvação, a vida de Deus chegue para elas? Será que você tem orado por elas?

A mão do Senhor está te colocando no meio de pessoas que estão num vale, porque Deus quer te usar pra profetizar vida sobre elas. Será que você não percebe isso? Irmão, disponha-se!

A Bíblia conta de homens e mulheres que foram movidos pela mão de Deus, e que disseram: “Senhor, pode usar minha vida aonde o Senhor quiser, porque eu sou o teu servo”.

Quantos são servos de Deus aqui? A mão de Deus te coloca em ambientes de vale. Há pessoas que você conhece, estão sem vida, a alegria delas morreu, a esperança delas morreu... o casamento delas, morreu, a família delas está um caos; a saúde está, a vida financeira está, a alma está morta em delitos e em pecados, mas, Deus quer te usar pra profetizar vida sobre esse vale.

 

Conclusão

Portanto, nessa noite eu te peço: disponha-se! Seja um Ezequiel nos dias de hoje: profetize vida!

Escolheu cinco pessoas pelas quais orar? Agora profetiza sobre elas: “Senhor, o João está deprimido, ele não tem alegria, as coisas estão difíceis pra ele, tá tudo seco, tá tudo um verdadeiro caos, mas eu sei, o Senhor é fonte de vida e a situação do João vai mudar!”

Irmão, disponha-se! Por mais difícil que seja fazer oração por cinco pessoas todos os dias, disponha-se. O Senhor quer te usar!

 

Pr Walter Pacheco

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page