top of page

SEMENTE BOA, TERRA RUIM

Marcos 4.2-7, 16-17

 

2Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia:

3– Escutem! Certo homem saiu para semear. 4E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. 5Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. 6Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. 7Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Por isso nada produziram.

16Outras pessoas são como as sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras. Quando ouvem a mensagem, elas a aceitam logo com alegria; 17mas depois de pouco tempo essas pessoas abandonam a mensagem porque ela não criou raízes nelas. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.

 

Introdução

Semente boa... terra ruim.

Deus está sempre investindo em nós, semeando para que sejamos pessoas abençoadas.

E Deus investe em nós diretamente, pelo Espírito Santo, usando muitas vezes, nossa família, nossos líderes, nossa célula...

Deus usa o que quiser usar para que a bênção seja semeada na nossa vida.

Ele envia, por diversos modos, uma ministração da Sua Palavra a nós... e a Palavra de Deus é semente de bênção- ela produz frutos!

Lemos no v.14 que a semente é a mensagem [a Palavra] de Deus; e ela é boa!

Pela boca do profeta Isaías (55.11) Deus falou: “...a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”. Aleluia!

Mas, o problema é que, embora as sementes de Deus sejam boas, a terra do nosso coração é que é ruim.

Não temos o coração adequado para receber a semente e guardá-la conosco até que ela frutifique.

Jesus contou essa parábola sobre um semeador e suas sementes.

Esse ensino de Jesus tem o propósito de nos prevenir contra atitudes que impedem o desenvolvimento daquilo que Deus tem investido, semeado, em nós.

Sim, essa parábola, pode nos ajudar a entender que certas atitudes em nossas vidas impedem que o investimento de Deus frutifique nas nossas vidas...

 

Que atitudes são essas?

1) A INCAPACIDADE DE SUPORTAR TRIBULAÇÕES

Lemos no v.6: “...quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes”.

Na parte final do v.17 lemos que: “...quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé”.

Muitos perdem a semeadura de Deus porque não suportam tribulações... só permanecem na presença do Senhor quando tudo está às “mil maravilhas”. ´

Entretanto, quando decidimos seguir a Jesus, rompemos com satanás, aí então, ele se levanta para nos resistir o tempo todo!

O que é melhor? Enfrentá-lo e vencê-lo ou ser “amigo” dele?

Quem quer servir a Deus tem que aprender a perseverar, mesmo no calor das provas.

...outra atitude que impede o desenvolvimento daquilo que Deus tem investido, semeado, em nós:

2) A FALTA DE PROFUNDIDADE

Está no v.5-6: “Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. 6Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes”.

O problema de muitos crentes é essa falta de profundidade com Deus.

Eles recebem a Palavra, mas a recebem apenas ao nível das emoções... não se aprofundam.

E, devido a essa superficialidade, tais crentes são sempre vulneráveis.

Irmãos, se quisermos ver os frutos de Deus crescendo em nossa vida, temos que cavar mais fundo na vida cristã.

Temos que praticar o Quarto-de-Escuta;

Quanto tempo faz que você não fecha a porta do quarto, para ficar em silêncio, aguardando para ouvir a Deus?

A Bíblia nos conta de Samuel, que disse: "Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando!”. Mas, tivesse um de nós no lugar de Samuel, cheio de coisas pra fazer, nossa atitude seria: "Escuta, ó Senhor, porque o teu servo está falando".

Temos que ter um programa de leitura da Palavra...

Eu fiquei feliz com o projeto de leitura da Bíblia de Marcos César e Eliane... eles sempre desejaram ler toda a Bíblia e não conseguiam; então, se uniram a outro casal, para ler juntos a Bíblia toda... assim, quando um não está muito animado, tem outro para encorajar!  ...adote um programa para você também!

Temos que ter obediência no discipulado...

Temos que ter freqüência à célula, participação nas celebrações da igreja...

Se você passar sete dias sem coisas de Deus na sua vida, você se tornará uma pessoa fraca.

...outra atitude que impede o investimento de Deus frutificar na vida do crente, é:

3) A FALTA DE ALIANÇA

Lemos no v.6: “Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes.”

A raiz é o que fixa uma planta no solo... é a raiz que dá estabilidade à planta e possibilita que ela receba os nutrientes e a água que precisa.

Isso fala de aliança com Deus e com a célula!

Muitas pessoas não assumem compromisso, não criam raízes no reino de Deus... por qualquer motivo abandonam os encontros, abandonam o discipulado...

Vão para o mundo ou vão para outra igreja, porque não desenvolvem uma vida de aliança (raízes profundas) e assim, são como “fogo de palha” ou, como diz uma versão da Bíblia, são “de pouca duração”.

 

...outra atitude que impede o investimento de Deus frutificar na vida do crente, é:

4) A DUREZA DE CORAÇÃO

Está no v.5: “...Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra.”

Esse é outro grande empecilho para a palavra de Deus crescer na nossa vida e produzir bênçãos: é a dureza do nosso coração.

Quando somos inflexíveis, não nos quebrantamos, não abrimos mão dos nossos pensamentos e vontade, diante da Palavra de Deus, a semente não tem como crescer em nossas vidas e nos mudar.

Enquanto tivermos corações orgulhosos e endurecidos, não vamos ver a prosperidade do Senhor nos alcançando.

Conclusão

Deus quer semear bênçãos na sua vida... Deus quer que Bênçãos cresçam e frutifiquem na sua célula, na sua família...

Mas o resultado vai depender de você ter a atitude certa: a atitude de receber a semente, que é a mensagem de Deus, e se aprofundar em buscar a Deus, assumindo uma aliança, um compromisso com Deus, e permitir que a Sua Palavra mude a sua vida.

Quer fazer essa aliança com Jesus?

Pr Walter Pacheco da Silveira, 13.2.2008. Fonte: http://www.comcrist.org

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page