top of page

ABENÇOA A MINHA FAMÍLIA, SENHOR

1 Crônicas 12.27

 

“Ó Senhor, tu és Deus! Tu fizeste essa boa promessa a teu servo. Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença; pois o que tu, Senhor, abençoas, abençoado está para sempre” (NVI).

 

INTRODUÇÃO

Dona Florinda é aquela personagem do seriado mexicano Chaves, que sempre chama o filho Quico de Tesouro. E tesouro, você sabe, é um conjunto de riquezas.

Você acredita que a sua família é o seu tesouro? O rei Davi acreditava!

Ele já morava em seu palácio, quando recebeu uma promessa de Deus de que a família dele seria abençoada. Davi ficou tão feliz, que fazendo oração, ele disse: “Ó Senhor, tu és Deus! Tu fizeste essa boa promessa a teu servo. Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença; pois o que tu, Senhor, abençoas, abençoado está para sempre”.

“Abençoa a família, Senhor”, disse o rei Davi, porque “o que tu, Senhor, abençoas, abençoado está para sempre”.

É a melhor coisa que pode acontecer à uma família, é ela ser abençoada por Deus!

Hoje, Dia dos Pais, não existe presente melhor do que esse: a bênção de Deus sobre a família.

Vamos pedir a Deus que abençoe a nossa família? Que Ele derrame sobre nossa família a benção da saúde, da segurança e da abundância! Vamos?

Então, ore assim: “Senhor, abençoe a minha família”. Agora, somente os pais, vão orar, pedindo isto: “Senhor, abençoe a minha família”. Agora, vamos dividir a responsabilidade com as mães, até porque tem mães que “viraram” chefe de família. Ontem, eu até achei um cartão escrito assim: “Mãe, Feliz Dia dos Pais”. Então, todas as mães vão orar agora, digam isto: “Senhor, abençoe a minha família”. Agora, pra terminar, todos os que são filhos, vão orar: “Senhor, abençoe a minha família”.

Agora, amados, vamos ser mais específicos em nossa oração e vamos pedir a Deus: ABENÇOE A MINHA FAMÍLIA COM HARMONIA!

Porque a paz em família não tem preço. Ter paz dentro de casa, não tem dinheiro que pague.

Veja o que a Bíblia diz no livro dos Provérbios, que é um livro de sabedoria, um bem tão importante na vida de todo mundo, lemos em Pv 15.17: “É melhor ter verduras na refeição onde há amor do que um boi gordo acompanhado de ódio”. Colocando isso aí nas palavras de hoje, significa que: “É melhor comer pão dormido num ambiente de amor [do que comer] uma picanha de primeira onde só há ódio” (MSG). Família sem harmonia, é muito triste.

Mas, há famílias que estão unidas só na foto do Facebook, mas os membros dela não têm mais relacionamento harmonioso dentro de casa, porque, quem sabe, os irmãos estão feridos por conta de desavenças: desavenças entre os pais (marido e esposa que brigam muito), ou desavenças dos filhos com os pais ou dos pais com os filhos ou ainda ou, dos filhos entre si. Precisamos clamar por socorro: “Deus, abençoe a minha família com harmonia”!

 

Mas, sabe, também precisamos mudar nossas atitudes. Se dentro de casa brigamos sem parar, se respondemos com malcriação, se brigamos com todo mundo, temos que parar com isso! Assim como os cachorros param de brigar entre si, pra correr atrás do gato, assim a gente deve fazer.

Porque o inimigo não é o pai, a mãe, o irmão, o filho... essa é a questão! É preciso identificar direito o inimigo... lute contra o diabo, mas nunca contra membro algum da sua família, porque ela é o seu tesouro, a sua maior riqueza.

Então, amado, disponha-se a tomar a iniciativa para que haja harmonia, haja paz na sua casa. A iniciativa deve ser sua! O pontapé inicial é o seu.

Vamos também, ser mais específicos e pedir a Deus: ABENÇOE A MINHA FAMÍLIA COM QUEBRANTAMENTO!

Quebrantamento, explico, é um termo religioso, é algo espiritual. Essa palavra sugere algo que foi esmagado em minúsculos pedaços, como como uma rocha que se tornou pó, por exemplo. Quebrantamento...

Quebrantamento é o coração (duro como rocha), mas que ficou amolecido, feito em minúsculos pedaços, pelo poder de Deus. Então, agora, com este coração, a gente fica humilde, a gente cede a vez, a gente faz gentilezas... a gente reconhece que sem Deus, não somos nada...

A gente precisa ter o coração quebrantado, sabe por que? Porque casa é lugar de pedir perdão e lugar de liberar perdão.

Veja o que está escrito na Palavra de Deus, em Pv 10.12: “O ódio provoca dissensão [brigas e confusão], mas o amor cobre todos os pecados” (NVI).

As duas palavras mais difíceis no vocabulário do ser humano falar, as duas palavras mais difíceis da gente falar, são: “Me perdoe!”. E a palavra mais difícil de dizer é: “Perdoo!”. Entretanto, são palavras muito necessárias em família.

Para isto ser possível, eu e você precisamos ser quebrantados. Precisamos vencer o orgulho, para aprender a pedir perdão e a perdoar.

Então, ainda que a natureza do nosso coração seja dura como a rocha, seguir o caminho do perdão é tomar a estrada certa.

Você está precisando perdoar alguém? Peça a Deus dar a você um coração quebrantado, porque isto faz a família ser abençoada!

Outro pedido de oração bem específico que deve ser feito a Deus, é este: ABENÇOE A MINHA FAMÍLIA COM INTEGRIDADE!

Porque esta é a melhor herança que um pai pode deixar para o filho: é o exemplo de ser íntegro.

Na Bíblia lemos sobre Jó, aquele que sofreu horrores, que suportou muito sofrimento e mesmo assim, foi paciente do começo ao fim. As pessoas até falam sobre ter a paciência de Jó, não é?

Pois, sabe como o próprio Deus falou sobre Jó? Deus disse: “Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal. Tinha ele sete filhos e três filhas” (Jó 1.1-2). Deus falou de Jó como sendo um homem íntegro.

 

Na Bíblia, também no livro dos Provérbios (20.7), está escrito: “O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!”.

“Íntegro” significa “inteiro”. Então, ter integridade significa ser coerente, significa ser a mesma pessoa em casa e na rua, sozinha ou quando acompanhada de outras. Ser inteira!

Porque há pessoas de duas caras, não é? Eu já vi filhos e filhas adolescentes, que fora de casa são um doce, educadíssimos com as pessoas... mas, dentro de casa, com os pais, com os irmãos, misericórdia! Todos devemos ser coerentes. Íntegros.

E na casa onde há pessoas que são cristãs, que são crentes, muito mais, ali deve ser o lugar onde realmente mostramos a nossa fé em Jesus.

Cada pessoa que é crente em Jesus como Salvador, prega com a vida... a vida do crente é uma pregação; aliás, é o melhor sermão! Você tá na igreja ou tá na rua, tá em casa ou na escola ou trabalho, a sua vida prega. Por isso que alguém disse: “Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras”. ...porque só a vida já deve ser uma pregação.

Existe uma fábula sobre um anjo que decidiu acompanhar uma família de crentes do prédio da igreja para a casa onde moravam. Foi um desastre! Os filhos brigaram no carro, o pai xingou outro motorista no cruzamento, a esposa, corrigindo os filhos, também gritou uns nomes feios... e assim continuou até depois que chegaram na casa deles.

Pensa: o que os anjos que acompanham a sua família têm visto ultimamente?

Irmão, viva em casa o que você prega na igreja! Seja íntegro.

Vamos concluir com mais um pedido de oração bem específico, vamos orar assim, Senhor: ABENÇOA A MINHA FAMÍLIA COM GRATIDÃO!

Sim, precisamos ser sempre agradecidos. Novamente o livro dos Provérbios (17.13), diz: “Quem retribui o bem com o mal, jamais deixará de ter mal no seu lar [na sua casa]” (NVI).

Recebemos muito da nossa família, mas nem sempre expressamos gratidão. Um marido infiel está retribuindo com o mal o bem que a sua esposa fiel lhe faz... um filho desobediente, está retribuindo com o mal o amor que seus pais lhe dedicam.

 

A Bíblia diz que se pagarmos o bem com o mal, o mal será nosso companheiro, o mal não deixará a nossa casa. Está escrito: “jamais deixará de ter mal no seu lar”. Se você retribuir o bem com o mal, irão acontecer coisas más na sua casa.

Então, comece logo a dizer “obrigado” pelas coisas que você recebe em família. Comece logo a dizer “Obrigado, pai; obrigado, mãe; obrigado, filho; obrigado, irmão/irmã”, porque o que eles fazem por você não é obrigação, é dedicação. Seja sempre agradecido.

Agradeça também a Deus, que lhe concede uma família, que é o seu maior tesouro. Seja agradecido a Deus!

Existe um vídeo, chamado “A Torta de Deus”. Acesse lá no YouTube! Esse vídeo mostra como muitas vezes repartimos o que temos (os bens, o tempo...) com as pessoas e com várias coisas, mas não mostramos gratidão para com Deus. Isso precisa ser corrigido! Precisamos agradecer a Deus por tudo que Ele faz.

 

CONCLUSÃO

Por isso, vamos todos pedir a Deus, novamente: “Senhor, abençoe a minha família”.

Acredite! Se Deus abençoar a sua família, ela ficará abençoada.

E você pode contribuir para que a sua família seja abençoada. Você pode pedir ao Senhor, em oração, que haja, em sua casa a harmonia, o quebrantamento, a integridade e a gratidão.

Afinal, uma família abençoada é o maior tesouro que existe!

 

Pastor Walter Pacheco, 13/08/2017

Baseado em material de Marcelo Aguiar

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page