top of page

O QUE FAZER QUANDO ME SINTO TENTADO?

Romanos 12.21

 

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Rm 12.21 – NVI).

 

Introdução

Ouvi falar da Guerra dos bilhetinhos. Aconteceu com um casal. O marido havia brigado feio com a esposa e os dois ficaram sem se falar um com o outro. Quem é casado aqui, lembra de já ter visto alguma coisa desse tipo acontecendo assim, na casa de alguém?

Pois é, o casal ficou se comunicando apenas por bilhetinhos. Quando precisavam comunicar alguma coisa com o outro, era passado um bilhetinho pra lá e vinha outro pra cá. No meio desta guerra, teve uma noite que o marido deixou um bilhetinho dizendo o seguinte: “Maria, amanhã tenho um compromisso importantíssimo, me acorde às sete horas".

Tá bom, o casal foi deitar, um virado contra o outro e, no dia seguinte, o homem acorda com a luz do sol já batendo forte no seu rosto. Quando olha no relógio, vê que já passava das dez e tinha que ter acordado às sete! O homem se enraivece logo. Vai conferir a hora e vê grudado no relógio, um bilhete da esposa, onde estava escrito: "Acorda, homem! Já são sete horas".

Guerra dos bilhetinhos... mas tem uma outra guerra e essa acontece com todo mundo que é cristão, que é filho de Deus, e acontece sempre, não pára nunca – é a guerra travada dentro de nós, uma guerra da nossa velha natureza com a nossa nova natureza.

Estamos em uma luta constante, uma luta contra o que a nossa natureza pecaminosa quer fazer, mas que a nossa nova natureza não quer fazer, porque sabe que é pecado e que ofende a Deus.

Quando você escolhe viver para Deus, você ganha uma nova natureza, o seu espírito ganha vida, tudo muda, especialmente isso: você não quer mais satisfazer os seus desejos pecaminosos. A sua vontade maior agora é agradar a Deus.

Antes, haviam hábitos que você praticava, e que desagradavam a Deus, mas agora, quando procura evitar esses hábitos, você não pode negar que o sentimento de voltar à eles, por vezes, surge assim do nada.

É uma luta, é uma guerra sendo travada dentro de você. Você quer evitar fazer o mal, mas sente na carne, na sua natureza, o desejo por ele. Isso se chama tentação, o impulso para fazer aquilo que não é recomendável.

A Bíblia nos dá um conselho muito sábio para essas horas. O conselho é: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Rm 12.21 – NVI).

Há hábitos que se você praticar, você sabe muito bem que depois, não vai se sentir feliz, ao contrário, vai sentir frustração, desânimo, culpa e outras coisas que você sabe.

E a maioria de nós sabe que se fazemos o que é errado, nós nunca vamos nos sentir realmente felizes, mas mesmo assim, insistimos em pensar no mal e às vezes, até o praticamos mesmo.

E quem sabe, nestes últimos dias, você tem sentido a vontade, a inclinação de voltar a fazer o mal que você deixou de fazer há um tempo?

Talvez a tentação dos últimos dias tenha sido muito forte para você, mas isso não justifica você voltar a se apaixonar por aquilo que você sabe que não está certo.

O que a Bíblia aconselha para você vencer o mal, que neste caso, é esse desejo profundo de tornar a fazer o mal? O conselho bíblico é: faça o bem. Simples, não?

Espera, lá: o que eu tenho que fazer quando eu me sinto muito tentado a pecar, a cair nos velhos maus hábitos de antes?

 

...eis o que você tem que fazer, primeiro:

1) Se você se sente muito tentado, e isso costuma acontecer quando se está muito sozinho, por isso, uma boa maneira de combater isso, é você buscar a companhia de pessoas que edifiquem a sua vida e que te dão incentivo ou conselhos para vencer a tentação.

Tem pessoas que são péssimas companhias, porque ao invés de afastar você da tentação, elas o empurram, ficam instigando para o pecado. São pessoas sem juízo, sem verdadeiro amor, sem nada.

Então você deve evitar esse tipo de companhia e se juntar àquele ou àqueles que irão fazer corpo firme junto com você. Irmão, você é feito de carne – você precisa ser ajudado a viver como se fosse feito de ferro!

E Deus é tão bom conosco que Ele sempre provê pessoas assim à nossa volta.

Existem inúmeros casos de pessoas com a família toda desestruturada, todo mundo em casa tá no crime, tá no erro, tá na vida fácil e pecaminosa – bem o apelido vida fácil não é apropriado. Pergunta pra um bandido, ou pra um rapaz ou moça de programa, se a vida é fácil para eles. Não é.

Mas, apesar de estarem cercados em volta por pessoas de índole má, tem sempre uma avó, uma mãe ou mesmo um tio, dado por Deus, para aconselhar que se ande no bom caminho.

Então, a primeira coisa a fazer quando se está sendo terrivelmente tentado, é buscar a companhia de pessoas que são de Deus.

Aqui em nossa igreja temos a visão do um a um, a visão do relacionamento discipulador, que significa ninguém sozinho, cada um pode contar com alguém de quem recebe cuidado, atenção, oração, companheirismo... é um a um.

Essa visão dá trabalho, mas abençoa. É bom demais você ter um discipulador, uma pessoa interessada em que você esteja bem! Sendo uma pessoa da sua confiança, você poderá contar com ela, se reunir para oração juntos, para compartilhar, e numa hora dessa de tentação, você pode ligar e falar: “Meu irmão, ora aí por mim porque eu estou sendo tentado”.

Sofrer tentação não é pecado. Jesus Cristo não cometeu um pecado sequer, mas Ele foi tentado. Então não é vergonhoso você chegar e falar “Me ajuda em oração porque estou sendo tentado a passar a mão num dinheiro amanhã cedo”. Vergonhoso, constrangedor é ter que confessar: “Cometi pecado, roubei”.

A grande vantagem de você entrar num relacionamento discipulador na igreja é que você vai poder confessar a tentação. Quem confessa tentação, evita ter que confessar pecado. Repete isso: Quem confessa tentação, evita ter que confessar pecado.

Se você ainda não tem um discipulador, chegue para o líder da sua célula e conversa com ele a respeito. Um discipulador ou uma discipuladora, te ajudará muito nessa questão de vencer o mal. E se você não tem célula ainda, fale comigo, eu vou te ajudar, mas não fique sozinho.

A Bíblia diz em Ec 4.9-10 (NVI): “É melhor ter companhia [boa companhia, diga-se de passagem] do que estar sozinho... Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” Pode aplaudir ao Senhor por isso?

 

...segundo:

2) Para vencer o mal com o bem, você também pode, nos momentos de tentação, fazer justamente o contrário.

Se você se sente tentado a esticar as pernas e a correr para fazer aquilo que está sendo tentado, dobra os joelhos e ora a Deus, pedindo que Ele te ajude a lidar com a tentação.

Jesus deu o seguinte conselho: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”(Mc 14.38 – ACF).

Eu não esqueço de um corinho da minha época de criança na igreja, onde cresci 400 anos atrás. Dizia o corinho sobre o tentador: “Cuidado com ele, cuidado irmão/ Quando ver que é ele, se ajoelha no chão”.

Há mais de 40 anos atrás, cantávamos esse corinho na igreja. Quantos aqui lembram desse corinho? É, a turma dos quarenta é grande! Tem gente que lembrou, mas não levantou a mão!

Quando for tentado à fazer o que é mal, faz o contrário; faz o bem!

Tem gente que é tentada e fica absorvendo a tentação. É o rapaz comprometido, namorada do lado dele, aí aparece outra mulher e a tentação de paquerar desperta dentro dele. O que ele deveria fazer? Fechar o olho para aquilo. Mas não, ele fica olhando, imaginando, fantasiando.

O duro é que quando a namorada percebe e chama o camarada na responsabilidade: “Pára de ficar paquerando aquela mulher, me respeita!” Ele tem o disparate de responder: “Eu, paquerando quem? Aquela ali de minissaia verde, blusa marrom, sandálias pretas e de presilha no cabelo? ...besteira, amor, eu nem tinha reparado nela!”

Tinha não, né? Eu tenho certeza, se na hora da tentação de correr para o mal, se você fizer o contrário, se ajoelhar em oração, eu tenho certeza, você derrotará o mal. Pode aplaudir ao Senhor por isso?

 

...outra coisa:

3) Ler a Bíblia tambem é fundamental nestes momentos de tentação, porque a Palavra de Deus ajuda você a se manter firme e a ter coragem, seja qual for a situação, porque a verdade é que não existe tentação que seja insuportável.

Veja o caso do próprio Senhor Jesus, quando foi tentado pelo diabo. Jesus estava em jejum de 40 dias, aí, o Diabo apareceu e propôs para Ele, transformar pedras em pães.

E Jesus, lembrando as Escrituras, respondeu: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt.4:4 - ACF).

O diabo tentou outras duas vezes para que Jesus cedesse às tentações, mas ele não conseguiu. Jesus não desagradou a Deus, Jesus não fez o mal que o diabo queria que Ele fizesse.

Se você também guardar a Palavra de Deus no seu coração, ela te ajudará com argumentos para não pecar. Foi o que declarou o salmista (Sl 119.11 – ACF): “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.

É uma ótima coisa a fazer: ler a Bíblia, conhecer a Palavra de Deus, saber o que está escrito! Isso vai te manter firme e te dará coragem para vencer a tentação. Pode aplaudir ao Senhor por isso?

 

...por último:

Você deve entender que Deus controla tudo; Ele não permitirá que você seja tentado além do que você pode suportar.

Isto quer dizer que se você está sendo tentado em qualquer área da sua vida, é porque você tem a habilidade dada por Deus para vencer essa tentação. Deus te guia para a vitória, irmão!

A Bíblia diz em 1Co 10.13 (ACF): “...mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.

Irmão, hoje é um dia em que Deus quer que você entenda que a tentação a que você se sente preso é totalmente suportável.

Não acredite que a tentação seja mais forte do que você é. Se você tem colocado a direção da sua vida na mão de Deus, então, tenha certeza: não há tentação que você não possa vencer, porque Deus é contigo. Ele te capacita e te guia para a vitória!

As tentações não irão embora, elas não vão acabar. O que você deve, então, fazer, é: buscar boas companhias...  fazer o contrário que a tentação popõe... ler a Palavra e entender que Deus está no controle.

Fazendo isso, você estará mais forte e mais capaz de lidar com a tentação de uma maneira melhor.

Não peça a Deus para remover de sua vida as tentações, porque isso não é plano dEle. O plano de Deus é que você se exercite na fé e na capacidade que Ele te dá para vencer o mal diariamente.

Por isso, se vai pedir algo a Deus, peça para Ele lhe dar mais habilidade e mais condição para enfrentar e superar o mal, e isso você vai ter dedicando a sua vida a Deus e dependendo mais dEle.

Irmão, você pode! Não diga que você não pode, porque a verdade é que você pode.

Não diga que a tentação é mais forte do que você, porque ela não é. Tudo que você precisa é buscar a Deus com um coração humilde e sincero, e o que vai acontecer é que Deus fará maravilhas na sua vida e essa tentação que você sente ser insuportável, se transformará em algo que você vencerá e dará testemunho do poder que Deus te deu para vencer o que antes você pensava ser invencível.

Irmão, não há tentação impossível de ser vencida! Quando Deus está do seu lado, você é mais do que vencedor! Aleluia!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

 

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page