top of page

AME A DEUS DE TODO ENTENDIMENTO E FORÇAS

Marcos 12.30

 

“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças” (Mc 12.30 - NVI).

 

Introdução

Hormônios são substâncias químicas produzidas em nosso corpo por algumas glândulas. Existe uma grande variedade de hormônios.

Destes aqui, qual é o mais conhecido, o mais familiar para você? Adrenalina, dopamina, endorfina, cortisol ou ocitocina?

Muito provavelmente, adrenalina e endorfina, sejam os hormônios mais famosos, mais falados.

Estes hormônios estão dentro de nós. São produzidos por células específicas em nosso corpo e lançados na corrente sanguínea, produzem efeitos ou estímulos específicos.

A adrenalina está associada à luta, ao esforço físico; a dopamina é responsável por nossa persistência, motivação; a endorfina está associada ao prazer. É o hormônio que diminui a sensação de dor. O cortisol é a substância que controla o nível de estresse. Muito cortisol no sangue provoca aumento de peso, pouco cortisol pode desencadear depressão.

A ocitocina... ah! Esse é o que mais me interessa hoje: a principal função da ocitocina é estreitar o vínculo afetivo, por isso, ela é conhecida como o hormônio do amor.

A Ocitocina estreita o vínculo afetivo entre mãe e filho, é o hormônio que faz o útero contrair para que o bebê nasça. E nos homens, a ocitocina tem a capacidade de deixá-los menos agressivos, mais amáveis e carinhosos. Olha só!

 

Então, destes hormônios todos, se adrenalina ou endorfina era o mais famoso pra você... a partir de agora, a ocitocina (o hormônio do amor) vai ocupar esse lugar, porque vamos falar muito sobre o amor.

E sabe o que estimula muito a produção da ocitocina dentro de nós? Essa substância é liberada no sangue durante, principalmente, a amamentação, o sexo (para os casados, olha aí!) e durante um abraço caloroso de 30 segundos!

Tem que ter muita ocitocina no nosso sangue! Então, ajuda aí: fica em pé e dê um abraço de 30 segundos em três pessoas pelo menos.

Eu até quero sugerir que tenha muito abraço na sua célula, aqui no prédio da igreja, quando chega, quando sai... porque isto produz o hormônio ligado ao amor.

Muito bem, voltando para a Palavra de Jesus, o mandamento é: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças”.

Haja ocitocina, diz aí! ...porque Jesus fala que Deus deve ser amado por nós de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento e de todas as forças.

Deus espera não somente um amor de coração, alma, entendimento e forças, mas um amor que seja de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e de todas as forças!

Deus é extremamente exigente neste assunto. Ele não aceita menos do que isso, porque também não seria justo - Deus não merece uma manifestação de amor parcial. Então, devemos amá-lO de todo o nosso ser!

Amar a Deus de todo o coração significa amá-lO com sentimento. Quando você cantar ou falar que ama a Deus, coloque sentimentos nisso, porque muitos falam que amam a Deus só por falar, é da boca pra fora, não tem emoção, não tem sentimento. É errado amar a Deus dessa maneira!

Amar a Deus de toda a alma tem a ver com a nossa personalidade. Você não tem que amar a Deus imitando a maneira dos outros... ame a Deus conforme a sua personalidade, as suas paixões, a sua alma. Tem gente que pula na presença de Deus, que dança, que grita... você deve amá-lO de toda a alma.

E amar a Deus de todo o entendimento e de todas as forças, como assim? O que é isso? Uma outra versão da Bíblia ajuda a compreender: isso significa amar a Deus com a mente, com os pensamentos.

Nossos pensamentos nem sempre são puros, nem sempre são os pensamentos de Deus.

Pois bem, amar o Senhor Deus de todo o nosso entendimento, isto tem a ver com os pensamentos que passam por nossa mente durante o dia.

E, sabe, no que diz respeito a amar a Deus com todo o entendimento, isto implica em termos os pensamentos que são próprios de Deus.

E como são os pensamentos de Deus? São de amor. Os pensamentos de Deus são pensamentos de amor... pensamentos de preocupação, revolta, inveja, maldade, nada disso ocupa a mente de Deus.

E como podemos mudar a nossa maneira de pensar? ...porque, muitas vezes num dia, o que pensamos é diferente de Deus!

Olha essa dica: Para você amar a Deus de todo o seu entendimento, você precisa pôr as palavras de Deus na sua mente.

Não fica ruminando na sua mente, durante o dia, a palavra dos outros, ou a sua própria palavra.

Tem pessoas que ficam com o pensamento ocupado com o que a Dilma falou, com o que o Temer tá falando, ou com o que Fulano falou...

É comum, ainda, ocuparmos o pensamento com o que nós mesmos falamos: “É, tudo é difícil pra mim. Eu que sou uma pessoa complicada, eu que não sirvo mesmo..., quem que vai se interessar por uma pessoa como eu?”

Ao invés disso, olha o que você deve fazer: direcionar os seus pensamentos para Deus. Essa é a orientação que temos em Fp 4.8: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (NVI).

O que a Bíblia manda fazer é o seguinte: quando algum pensamento vier à sua mente e não for um pensamento próprio de Deus, um pensamento de amor, então, nessa hora mesma, redirecione os seus pensamentos. Mude a direção dos seus pensamentos! É um novo hábito que você deve cultivar.

 

Os seus pensamentos e os meus pensamentos, precisam estar voltados para as seguintes direções, primeira:

1- PARA TUDO O QUE FOR VERDADEIRO.

Você deve voltar os seus pensamentos para a verdade: a verdade sobre Deus, a verdade sobre você, a verdade sobre a situação da sua vida...

Porque aquilo que é verdadeiro não vai te deixar abatido, desanimado... quando você ocupa os seus pensamentos com coisas verdadeiras, o seu nível de ansiedade diminui.

Vamos supor, somente supor, que é verdade que você está caído num buraco. É verdade, mas também é verdade que Deus pode te socorrer!

Então, durante o dia, ao perceber que o pensamento está ocupado com alguma mentira, redirecione o pensamento para o que for verdadeiro.

Segunda direção para onde voltar os seus pensamentos: 

2- PARA TUDO O QUE FOR NOBRE.

Você deve se ocupar em apreciar o que Deus está fazendo. A ideia por trás da palavra nobre é de uma pessoa consciente de que Deus está agindo, está Se movendo, está trabalhando.

Quando você volta os seus pensamentos para essa direção, para perceber as coisas que Deus está fazendo, os seus olhos ganham um novo brilho!

Em terceiro lugar, os seus pensamentos devem voltar para a direção de: 

3- TUDO O QUE FOR CORRETO.

Coisas "corretas" têm a ver com as orientações de Deus e a vontade dEle. Tudo que é correto, que é certo, vem de Deus. Se em alguma coisa houver erro, falha, defeito... olha, não é de Deus.

Então, ao perceber que um pensamento de coisa errada está ocupando a sua mente, você precisa se afastar disso e voltar os seus pensamentos para a direção daquilo que é correto.

 

Outra direção para onde voltar os pensamentos é para: 

4- TUDO O QUE FOR PURO.

Tem muita imundícia, nojeira, impureza e contaminação na mídia hoje. Elas chegam de WhatsApp, mas chega também pela televisão, pela conversa de algumas pessoas... quanta difamação, como se fala mal dos outros... quantas piadas imorais, até músicas contaminadas pela sensualidade, pela revolta...

Depois a pessoa fala: “Estou com uns pensamentos estranhos, pensamentos de morte, de destruição... de bebedeira, de noitadas”.

Quando a gente perceber que o pensamento está ocupado com estas coisas, é hora de redirecionar o pensamento para o que for puro.

Muitas vezes acontece de termos a lembrança de um pecado que praticamos. É hora de redirecionar o pensamento para o que é puro.

Outra direção em que os pensamentos devem se voltar, para: 

5- TUDO O QUE FOR AMÁVEL.

A palavra "amável" fala daquilo que causa uma impressão agradável; encantador... são coisas dignas de apreciação.

Nós gostamos de apreciar as coisas, gostamos de entretenimentos... paisagens pra ver, livros pra ler, filmes pra assistir, passeios pra fazer, mas a orientação é a seguinte: tem que ser amável, tem que ter amor.

Tem uns games que é só violência, não tem nada amável neles... tem filmes que são terror, não são amor... Tens uns jornais de notícia ou sites da Internet, que se especializam só em notícia ruim, de violências, tragédias...

Você ama mesmo a Deus? Temos que amá-lO de todo o entendimento, e isto significa direcionar o pensamento para tudo o que é amável.

 

Outra direção para onde voltar os pensamentos é para: 

6- TUDO O QUE FOR DE BOA FAMA.

Tem coisas que não são de boa fama; boa fama é boa reputação, algo que vale a pena pensar e falar.

Há muitos lugares que são de má fama: são locais de escândalos, são bocas de fumo, prostíbulos, locais de bebedices e brigas...

Outra coisa que é de má fama é quando duas ou mais pessoas se encontram para falar mal de outra.

A recomendação da Bíblia é que os nossos pensamentos estejam direcionados para tudo o que for de boa fama.

Pode não ser muito simples pra você, mas comece a praticar isso. Algumas pessoas ficam doentes porque os pensamentos ficam ocupados com aquilo que é feio nos outros em vez de focar no que eles têm de bonito, focam no que os outros têm de pior em vez do melhor.

Amar a Deus com todo o entendimento é você ocupar os seus pensamentos naquilo que é melhor, não o pior; naquilo que é o belo, não o feio.

 

Outra direção ainda para onde redirecionar os pensamentos, é para onde: 7- HOUVER ALGO DE EXCELENTE.

Você deve ser motivado pela grandeza de Deus. A grandeza de Deus é o que existe de mais excelente.

Tem gente que busca motivação pro dia, ligando a televisão no primeiro jornal da manhã. Outros vão fazer uma caminhada, ligam o rádio, ouvem música...

Nada contra, mas tem uma fonte de motivação maior e que dura para sempre: a grandeza de Deus. Se ocupe em pensar em como Deus é grande, excelente!

E, finalmente, seus pensamentos precisam ser redirecionados para tudo onde: 

7- HOUVER ALGO DIGNO DE LOUVOR, DE ELOGIO.

Louvor é elogio. Durante o dia, ocupe seu pensamento com o que Deus está fazendo. Talvez você não veja nada acontecendo, mas Deus está agindo em todo lugar ao seu redor. Ocupe o seu pensamento com isso!

Agora, depois destas oito maneiras de pensar nas coisas de Deus, talvez alguém esteja achando: “Mas, há tanto mal no mundo, tanta maldade, e pensar somente nessas coisas boas, não é meio desonesto, não!?”

Olha, Deus não está dizendo que você deve fazer de conta que o mal não existe. É exatamente o contrário! Deus está orientando você a derrotar o mal, voltando os seus pensamentos para Ele.

E Jesus conclui o mandamento dizendo: Ame a Deus de todas as suas forças.

Precisamos amar a Deus com toda a nossa energia, nosso empenho.

Mas é interessante notar que a palavra usada para “força”, nesse verso, também significa “capacidade”.

Um pedreiro deve ser o melhor pedreiro, usando toda a sua capacidade, sua habilidade... da mesma forma, o professor, o aluno, o médico, enfim, todo individuo, deve usar todo o seu potencial (força) para fazer o melhor. É assim que devemos amar a Deus: com excelência, com força.

 

MINISTRAÇÃO

Você está amando a Deus da forma correta?

O que te impede de fazer melhor?

Pr Walter Pacheco da Silveira, 18/12/2016

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page