top of page

VIVA UMA VIRADA

Lucas 4.16

 

INTRODUÇÃO

O tema da minha palavra nesta noite é uma proposta para a sua vida. A proposta é: viva uma virada... o que você acha que o pobre animalzinho desta gravura mais precisa? ...uma virada.

E talvez você esteja como ele, precisando de uma virada!

Mas não a virada de ano, de calendário, eu vamos ter... a proposta que trago é que você experimente uma virada de costumes. Diga: costumes.

Os costumes são hábitos adquiridos... é tudo aquilo que a gente faz no piloto automático.

Porque há coisas que a gente faz automaticamente, sem pensar. Eu lembro de uma historinha que minha mãe gostava de contar quando eu era criança.

Ela dizia que no seu tempo na roça, na casa dos seus pais, (meus avós, portanto), as visitas eram frequentes. Os poucos vizinhos, também eram de receber muitas visitas. E certa vez, uma vizinha veio com uma história que a minha mãe guardou, porque é assim meio trágica e meio cômica. Sabe como?

A vizinha disse pra ela: “Jandira, ontem tivemos uma visita em nossa casa e na hora de oferecer o café, a visita achou de usar a caneca da Francisca”. A Francisca era uma membro da família que não era assim muito ajuizada. Por exemplo, ela não gostava de escovar os dentes, tinha mau hálito, e o costume dela era beber água, refresco, café só na mesma caneca... então, a caneca de louça de Francisca, já estava bem surrada pelo uso... as beiradas até estavam gastas e escuras. E havia um rachadinho na parte mais escura, que a visita olhou e interpretou assim: “Bem, eu vou tomar esse café por esse buraquinho aqui, porque aqui me parece melhor pra botar a boca”. E assim o visitante fez. Quando a Francisca viu, ela abriu aquele sorriso com os dentes encardidos, até faltavam alguns na frente, e ela comentou: “Olha, mamãe! Ele tem o mesmo costume que eu?” E a visita questionou: “Que costume?” E a Francisca mesma explicou: “de beber nesse buraquinho aí ó!!”.

Todos temos costumes, hábitos... coisas que fazemos sem pensar... fazemos no piloto automático.

Pergunta aí pra pessoa ao seu lado: Você tem o costume que a Francisca tem? ...ainda bem! Você precisa ter, são os costumes de Jesus.

Sabe, Jesus também tinha costumes. Diz o texto que Jesus foi à sinagoga (ao lugar de culto dos judeus), “conforme o seu costume”. Observou isso?

Jesus tinha costumes! Ele foi chegando em Nazaré, onde havia crescido, e no Sábado, entrou na sinagoga, segundo o Seu costume...  

Portanto, era um hábito que Jesus tinha: chegava Sábado, Ele ia à sinagoga.

Aliás, estudando com mais atenção a vida de Jesus, nos evangelhos, vamos descobrir outros hábitos, bons costumes, que Jesus tinha.

 

Por exemplo: Jesus tinha, em primeiro lugar,

1- O BOM COSTUME DE LER A PALAVRA DE DEUS.

Falei sobre isto da outra vez... Jesus tinha o bom costume de ler a Palavra de Deus.

Sabemos disso porque Jesus tinha trechos da Palavra de Deus guardados na Sua memória... ora, ninguém grava textos e mais textos da Bíblia, se não dedicar atenção especial à ela.

Por exemplo, em Mt 4, lemos que Jesus foi tentado pelo diabo.

Jesus estava 40 dias e 40 noites no deserto... Ele começou a sentir fome. E quando Jesus sentiu fome, o tentador chegou.

E é sempre assim: é quando você sente necessidade de alguma coisa, é nessa hora, que o tentador chega pra tentar você a satisfazer aquela necessidade da forma errada.

E o tentador disse para Jesus, v.3-4: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão. Jesus respondeu: As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz”.

Percebeu? Jesus citou, na hora, textos bíblicos... e, até o fim do processo de tentação, foi assim que Jesus fez: Ele confrontou o diabo com a Palavra de Deus.

Outro exemplo desse costume de Jesus é quando Ele estava na cruz, e no auge do Seu sofrimento, começou a citar o Salmo 22.1: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”

Veja só: naquele momento na cruz, com toda a dor do mundo em cima dEle... a dor do pecado do mundo e a dor dos pregos em Suas mãos, da coroa de espinhos ficando em sua testa... ainda assim, Jesus se lembra do Salmo 22. Ele tinha o costume de ler as Escrituras.

E, sabe, quando você lê a Palavra de Deus em casa, no seu quarto, na sala, em algum canto, quando você estuda a Bíblia, você alimenta sua alma, e aí, quando chega o momento exato da tentação, quando chega o momento da provação, então, você tem combustível divino pra enfrentar a tentação.

Mas se você passa a vida toda sem colocar a mão na Bíblia pra ler... alguns nem Bíblia usam... nunca compraram... outros não sabem onde deixaram...

Amado, se você nunca se dedica a ler nenhum texto da Bíblia... então, quando chega a provação, quando chega a perseguição, quando chega a tentação, você vai se desesperar, porque não tem fortalecido a sua alma em Deus.

E será que é aqui, neste ponto, que você precisa viver uma virada na sua vida? Se não tem o costume de ler a Bíblia, começa!

Compre uma Bíblia na Nova Tradução Linguagem de Hoje, a leitura é mais agradável, as palavras são mais claras!

E comece a ler pela carta de João, é mais básica... depois leia o Evangelho de Marcos e os outros evangelhos.

Mas o que você não pode é ficar sem ler a Palavra de Deus... então, viva uma virada em sua vida. Adote esse costume de Jesus!

 

Quer ver outro costume que Jesus tinha? Além de ler a Palavra de Deus, Jesus tinha, em segundo lugar,

2- O BOM COSTUME DE ORAR. Jesus tinha o costume de orar.

Lemos em Lc 22.39: “Jesus saiu e foi, como de costume, ao monte das Oliveiras; e os seus discípulos foram com ele”. Novamente, a mesma expressão, “conforme o seu costume”.

Jesus foi para o monte... o monte das Oliveiras era o lugar escolhido por Jesus em Jerusalém, fora do barulho da cidade, longe um pouquinho do comércio... e ali, Jesus ficava para conversar, em oração, com o Seu Pai.

A oração era importante para Jesus...  os evangelistas contam que Jesus se retirava para lugares desertos com o propósito especifico de orar...

Por exemplo, lemos em Mt 14.23: “Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu um monte a fim de orar sozinho”. Então, em Lc 22 era o monte das Oliveiras e agora em Mt 14, é, provavelmente, outro monte, talvez na Galiléia... portanto, Jesus sempre buscou um lugar quieto para estar e ali conversar com Deus.

Uma boa pergunta é: você tem esse hábito, o hábito de orar?

No sermão do monte, Jesus falou, lemos em Mt 6.6: “Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai...”. Jesus está até contando como certo que você vai orar e, Ele orienta a fechar a porta.

Eu já ouvi muita explicação sobre esse negócio de fechar a porta: é pro cachorro não entrar (essa serve lá pra casa)... é para a tentação não entrar...

São várias as explicações... e, sem dúvida, é pra isolar você do que está acontecendo lá fora... então, desliga o telefone, desliga o celular, desliga o computador, a TV... entrar no quarto com o propósito de orar deve ser um momento especial para você.

Jesus tinha esses momentos, irmão! Ele não conhecia ainda aquela canção do Pedrinho, mas Ele tinha o seu Quarto de Escuta.

Você precisa ter esse costume... tem crente que não sabe orar na frente dos outros... é porque também não sabe orar sozinho – quem não ora em particular, não vai saber orar em público.

Olha, se você não tem esse costume, você precisa de uma virada nessa área também!

Então, fica a sugestão: separe um lugar da sua casa, ainda nessa noite, ou amanhã mesmo, onde você possa estar em silêncio e orar a Deus. Amém?!

 

Além do bom hábito de ler a Bíblia, além do bom costume de orar, em terceiro lugar, Jesus tinha

3- O BOM COSTUME DE EVANGELIZAR. O costume de evangelizar.

Certa vez Jesus disse aos discípulos estas palavras, Mc 1.38: “Vamos aos povoados que ficam perto daqui, para que eu possa anunciar o evangelho ali também, pois foi para isso que eu vim”.  

Pergunta: Para que Jesus veio a este mundo? Resposta que Mc 1.38 dá: “para que eu possa anunciar o evangelho... pois foi para isso que eu vim”.

Jesus está falando: “Vamos aos povoados que ficam perto daqui... vamos ao Recanto da Penha, vamos ao Parque Tinola, ao Montese, ao centro da cidade, à Ipuca... vamos para que Eu ali também pregue, pois foi para isso que Eu vim”.

Jesus veio para pregar... Jesus não veio para enriquecer os crentes... não veio para fazer demonstração do Seu poder... Jesus veio para pregar, olha esse texto (Lc 4.18-19)... que declaração linda:

“O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo."

E, sabe, o costume de Jesus era evangelizar tanto multidões quanto indivíduos.

No sermão da montanha, Ele falou às multidões (Mt 5, 6 e 7)... mas Jesus também tinha a capacidade de conversar tete a tete com as pessoas.

Jesus conversou com Nicodemos (Jo 3) e ajudou que ele encontrasse a salvação.

Lemos no evangelho de João 4, de Jesus evangelizando uma mulher samaritana... enquanto os rabinos diziam: “Não, com mulher eu não falo, ainda mais samaritana”.

Jesus, sem preconceito, conversou com a mulher, evangelizou a mulher, e ela foi a primeira pessoa para quem Jesus revelou que Ele era o Messias, o Filho de Deus.

E esse exemplo de Jesus, os apóstolos seguiram. Paulo, por exemplo, se declarou imitador de Cristo e foi mesmo, porque em At 17.1-3, lemos: “Paulo e Silas passaram pelas cidades de Anfípolis e Apolônia e chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga. Conforme o seu costume, Paulo foi lá e nos três sábados seguintes falou sobre as Escrituras Sagradas com as pessoas que estavam ali na sinagoga. Paulo lhes explicava e provava que o Messias precisava sofrer e que, depois de morrer, tinha de ressuscitar. Ele dizia: - Este Jesus que estou anunciando a vocês é o Messias”.

E, amado, Jesus mandou que a Igreja também faça assim, Jesus disse: “...vão e façam discípulos de todas as nações” (Mat. 28.19 – NVI).

Uma frase de Billy Graham muito boa é: “A Bíblia não manda que os pecadores procurem a igreja, mas ordena que a igreja saia em busca dos pecadores”.

Então, irmão, temos tido o costume de evangelizar? ...nós temos uma excelente ferramenta de evangelismo que são as Células – quando você convida amigos para a Célula, você está evangelizando.

Mas, sabe quais são as melhores piores desculpas para não evangelizar?

A primeira delas é essa: “Não tenho tempo”. Que burrice é usar essa desculpa, porque auando a gente quer, a gente consegue!

Outra desculpa é: “Não tenho capacidade”. Ah! que peninha... tem capacidade, sim, irmão! O Espírito Santo te ajuda!

Desculpa nº 3: “Vou dar oportunidade pros outros”. Ah! que falsa bondade... isso é malandragem! A missão é para todos.

Desculpa nº 4: “Preciso me preparar melhor”. Ah! tá. E quem disse que pra evangelizar tem que ter diploma? Larga disso, irmão, a gente aprende, fazendo.

E, finalmente, a desculpa top, olha que linda: “Vou orar!” E normalmente, quem se desculpa assim, nem de orar é.

Ah! Se não convidamos pessoas para conhecer Jesus, temos que viver uma virada nessa área também!

 

Por fim, além de ter o bom costume de ler a Bíblia, o bom costume de orar, o bom costume de evangelizar, Jesus também tinha

4- O BOM COSTUME DE CONGREGAR. Diga: congregar.

Quando Jesus tinha 12 anos de idade, lemos dEle indo ao templo com os pais terrenos, José e Maria.

E no final da Sua vida na terra, quando Jesus foi traído e preso, olha que interessante o que Jesus falou para os soldados: “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham prender-me com espadas e varas? Todos os dias eu estava ensinando no templo, e vocês não me prenderam!” (Mt 26.55).

Onde Jesus tinha o costume de estar todos os dias? ...no templo.

Se fosse hoje, pode ter certeza, Jesus cantaria sem qualquer constrangimento, aquele cântico que diz: “Meu prazer é viver... meu prazer é estar, nos átrios do Senhor”.

Você tem um prazer real por estar aqui... aqui no prédio da igreja para o culto? Ou vem por dever, por obrigação?

Eu pergunto isso, irmão, porque crentes há que perderam esse prazer... Você convida pra vir pro culto e a pessoa responde: “Ah! Não, eu já fui domingo de manhã, domingo a noite não vou, não”.  Ou diz: “Não, eu já vou domingo a noite, pra quê que eu vou domingo de manhã?”

Se você não tem o costume de congregar, está aí mais uma área da vida onde precisa acontecer uma virada.

Se você é do tipo: “se está muito calor, eu não vou porque está muito calor”. Mas se o tempo vira, faz frio: “eu não vou porque tá frio”. Tá muito calor, tá muito frio... não dá pra entender...

“Oh! está chovendo! Como é que vou sair na chuva?” Mas amanhã vai sair na chuva pra trabalhar, não vai?

Eu tenho a mais absoluta certeza, que amanhã, faça chuva ou faça sol, pode chover canivete aberto, com a ponta pra baixo, você vai arranjar um tipo de guarda-chuva anti-canivete aberto e vai pro trabalho mesmo assim.

Mas para congregar... “Ah! Hoje o pastor não tá, então eu também não tô... se tiver jogo do Brasil ou final de campeonato, e se coincidir com a hora do culto, então já sabe aonde eu tô”...

Irmão, é o fim do mundo! Tô exagerando um pouquinho, mas é quase o fim do mundo... é antes do fim do mundo um pouco...  

Jesus priorizava as coisas de Deus... Ele ensinou “...ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer”.

Em Hb 10.25 está escrito: “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros”.

Então, Jesus tinha o bom costume de se reunir, mas o auditório de hebreus, está dizendo o autor, é costume de alguns se ausentarem (um mal costume por sinal), por isso, ele diz “animemos uns aos outros”.

Isto é muito sério... eu quero terminar lembrando o que aconteceu com a Europa cristã.

A Europa hoje é chamada um continente pós-cristão, ou seja, o cristianismo acabou por lá, é passado, não existe mais.

E sabe como é que tudo começou? ...começou assim: se você ler os sermões de Spurgeon, na Inglaterra, são sermões que ele pregava domingo de manhã e domingo a noite... então, havia culto domingo de manhã e culto domingo a noite, e o prédios lotados... mas aí, a frequência aos cultos foi diminuindo e ninguém se deu conta disso... foi diminuindo e ninguém questionando... os irmãos pararam de evangelizar e ninguém questionou... os pastores pararam de pregar o evangelho e começaram a pregar outros temas... e ninguém reclamou.

Portanto, somando tudo, o resultado é que a Europa se tornou um continente pós-cristão.

Agora, parece que alguns vão seguindo a mesma trilha... param de congregar... e alguns é para fazer trilha mesmo!

Outros aproveitam para descansar – claro, o descanso é necessário, mas planeje esse descanso... porque o Reino de Deus deve ser buscado!

Era costume de Jesus congregar...  

 

CONCLUSÃO

Minha sugestão nessa noite pra você é que você examine os seus costumes.

Os costumes que você tem, eles te edificam, ou te destroem... eles te colocam pra baixo... ...eles te afastam de Deus?

Se você descobrir que algum costume não é bom, viva uma virada na sua vida hoje mesmo: peça a Jesus para tornar bons os seus maus costumes, e Ele vai fazer isso.

Peça ao Senhor Jesus que lhe dê hábitos novos, costumes parecidos com os dEle.

Vamos orar.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira/João Soares da Fonseca

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page