top of page

O PECADO

Diversos

 

Introdução

O nosso assunto relevante para hoje é “O Pecado”. Muitos crentes pouco sabem sobre o pecado, exceto que seja algo que Deus condena.

Conta-se que uma família de certa igreja, estava se preparando para o culto, mas um imprevisto aconteceu e somente o filho adolescente é que pode participar naquele domingo. E assim foi. Aí, de volta à casa, os pais perguntaram como havia sido a pregação do pastor, sobre o que ele havia pregado. Tem adolescentes que se distraem no culto, interessados só nas “mina”. Então, o adolescente, que não tinha muito pra falar, respondeu: “Ele pregou sobre o pecado”. “Que interessante!”, falaram os pais. “E o que foi que o pastor falou sobre o pecado?”Aí, o rapaizinho disse: “Ah! ...disse que Deus é contra”.

E talvez isso seja tudo o que a maioria dos crentes sabem a respeito do pecado. Mas vamos estudar mais profundamente esse assunto tão relevante.

Para começar, considere o amor de Deus. Deus nos ama e deseja que sejamos felizes.

Ao mesmo tempo, Deus quer que nós O amemos e também coloquemos nEle a nossa confiança. Deus é amigo e quer que sejamos amigos dEle também!

Então, visando a nossa felicidade, Deus elaborou alguns mandamentos, algumas leis.

E, ao cumprir as leis de Deus, o ser humano se torna feliz, porque Deus conhece o que é melhor para cada um de nós.

Infelizmente, porém, o ser humano não confia em Deus como deveria confiar.

O homem, em vez de seguir as orientações de Deus, tem escolhido andar pelos seus próprios caminhos... tem preferido fazer a sua vontade ao invés de obedecer a vontade de Deus.

E sempre que deixamos de cumprir a vontade de Deus, estamos pecando.

Mas, vamos ao nosso primeiro ponto de estudo: que significa pecado:

A Bíblia, tanto no Velho Testamento como no Novo Testamento, usa muitas palavras diferentes para falar do pecado. Você vai ver, as palavras são diferentes, porém, todas se referem à uma mesma atitude: a atitude da rejeição à vontade de Deus para fazer a vontade própria.

Então, veja as palavras que a Bíblia usa para falar do pecado. Localize a primeira em Lv 5.15: “Quando alguma pessoa cometer uma transgressão, e pecar por ignorância nas coisas sagradas do SENHOR...”.

1Sm 25.28: “Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão...”.

Rm 2.25: “se tu és transgressor da lei”.

O pecado é transgressão... é passar por cima da linha divisória, que Deus traçou entre o bom e o mal.

Pecado é erro, é desvio do caminho do bem, como se refere em Mt 18.15: “Ora, se teu irmão pecar contra ti”.

Pecar é errar o alvo, como lemos em Lc 15.18, 21; “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti... Pai, pequei contra o céu e perante ti”.

E mais outra, pecado é iniquidade e perversidade. Lemos em Mt 7.23: “E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. E Rm 4.7: “Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos”.

Muito bem, agora, vamos mais longe em nosso estudo: a origem do pecado.

A Bíblia conta para nós como o pecado entrou no mundo e também nos revela as consequências desastrosas do pecado na história da vida humana, e de como foi necessário Jesus Cristo morrer na cruz, para nos libertar do poder do pecado.

A Bíblia é mesmo uma fonte de orientação! Do princípio ao fim, Deus revela a Sua verdade e Seu amor para nós!

En Gn 3 você encontra o relato de como Satanás tentou Eva, a primeira mulher.

Eva foi induzida a desobedecer a Deus. Qual foi a ordem que Deus deu e que Eva transgrediu? ...confira Gn 3.1-6.

Observe como Satanás é sutil em sua maneira de agir. Compare a ordem que Deus deu com a interpretação que Satanás fez. A ordem de Deus está em Gn 2.16-17.

A interpretação de Satanás lemos em Gn 3.1: “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?”.

A ordem de Deus era, Gn 2.16-17: “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

Observe: Satanás lançou uma descrença quanto à Palavra de Deus. Além do mais, Satanás também despertou a vaidade na mulher... porque foi realçando o aspecto formoso do fruto da árvores proibida (Gn 3.6). Provocou o desejo de ser igual a Deus, ser independente dEle (Gn 3.4-5).

Não somente Eva, mas Adão também comeu do fruto, pecando da mesma forma, contra Deus.

Então, qual é a origem do pecado na história do ser humano? Veio de Satanás.

O homem é pecador, comete pecado, não é porque saiu com defeito de fábrica... o homem foi criado bom Depois de realizar a criação de todas as coisas, inclusive a do homem, lemos em Gn 1.31, que “viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom”.

Satanás trouxe o pecado para a nossa história. Trouxe mesmo! Toda a raça humana foi contaminada. Dos capítulos 6 ao 8 de Gênesis, você pode ler sobre como o pecado se alastrou no mundo, levando Deus até a punir severamente a raça humana, com o dilúvio, que aconteceu nos dias de Noé.

Isso nos leva a um terceiro ponto: a universalidade do pecado.

A Bíblia também ensina que o pecado é universal, é global, é mundial, veja a declaração de 1Rs 8.46: “Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque)...”.

Em 1Jo 1.10 lemos: “Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”.

Em Rm 3.23 está escrito: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.

Veja que a palavra “todos” é bem pequena, mas ela envolve, engloba, toda a humanidade, toda a raça humana, de todos os tempos.

Podemos confirmar a universalidade do pecado, ensinada pela Bíblia, podemos confirmar isso pela experiência humana. Não existe um homem ou uma mulher, que seja perfeito.

Mesmo aquelas pessoas que se tornaram exemplares, exemplos de vida para nós, pessoas do tipo o apóstolo Paulo, mesmo essas, não são perfeitas, mas tiveram as suas dúvidas, os seus medos, as suas fraquezas, os seus pecados!

Não adianta tentarmos negar que somos pecadores. Nós somos, precisamos confessar os nossos pecados e pedir o perdão de Deus: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1Jo 1.9).

 

Outro ponto: as consequencias do pecado.

Deus, ao dar Suas leis para nós, desejou nos ajudar, nos fazer o bem. E quando deixamos de cumprir a lei de Deus, sofremos as consequencias.

O pecado produz resultados desastrosos, tanto para o presente como para o futuro. Quantas consequencias o pecado de Adão e Eva trouxe para os seres humanos? Veja Gn 3.10-24.

A palavra que melhor define as consequencias do pecado é “morte”. Pecado é transgressão da lei de Deus, e o castigo que o Deus mesmo estabeleceu é a morte (Gn 2.17; Rm 6.21-23).

Mas, há duas espécies de morte e as duas são resultado do pecado. Quais são esses dois tipos de morte?

A morte física

A limitação da vida humana na terra é uma parte do castigo pelo pecado (Gn 3.22-24).

Caso não houvesse pecado, Adão e Eva poderiam desfrutar do fruto da árvore da vida e, assim, ficaríamos todos isentos da morte. Desde Adão e Eva, todos os homens estão destinados a experimentar a morte física.

Morte espiritual

A morte espiritual não significa deixar de existir, mas separação. A morte física é a separação entre o corpo – que se torna pó novamente – e a alma.

A morte espiritual equivale à morte eterna, ou seja, a separação para sempre de Deus.

Mas, nem todas as pessoas têm que experimentar a morte espiritual. Ao receber Jesus como Salvador, a pessoa recebe o perdão de Deus para os seus pecados, é purificado de toda injustiça e ganha a vida eterna.

Quem é salvo por Jesus, que crê em Jesus para a sua salvação, tem a segurança de permanecer para sempre na presença de Deus (Jo 6.47: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna”.) e 1Co 15.54: “E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.

Assim como a morte espiritual é mais terrível do que a morte física, a nova vida em Cristo é extraordinariamente melhor do que a vida em pecado, sem Jesus.

E, finalmente, qual deve ser a nossa esperança de livramento do pecado?

A nossa esperança está em Jesus. Ele o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).

Jesus é Aquele que havia sido prometido em Gn 3.15 para esmagar a cabeça da serpente e derrotar o poder de Satanás.

Veja Gn 3.15: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. e Ap 12.9: “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”.

 

Conclusão

Quando recebemos Jesus como nosso Salvador, podemos dizer como Tt 2.13-14: “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; 14. O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras”.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page