top of page

A PORTA DA BÊNÇÃO PARA A SUA CASA

1 Crônicas 16.43

 

Então todo o povo partiu, cada um para a sua casa, e Davi voltou para casa para abençoar sua família.

 

Introdução

Não sei se sua casa tem garagem, se tem piscina, se tem canil, ou sistema de aquecimento à luz solar, banheira de hidromassagem... eu não sei.

Pode ser que sua casa tenha até tudo isso, ou alguma coisa disso, ou não tenha nada disso, mas uma coisa a sua casa tem: uma porta de entrada.

E a maioria das casas tem duas portas de entrada, uma, normalmente pela varanda, que dá acesso à sala e outra pela cozinha... a maioria das casas, por mais inovadoras que sejam, é assim.

Aliás, naquela revista vendida nas bancas “Casa & Jardim”, foi divulgado que uma editora alemã, lançou um livro chamado “100 Casas Contemporâneas”, e das cem casas mais inovadoras do mundo, a revista traz que quatro são brasileiras: uma fica na Bahia, outra em São Paulo e duas aqui no Estado do Rio de Janeiro!

Bem, mas não importa o quão inovadoras sejam, toda casa tem uma porta de entrada. Se você mora num apartamento, lá você tem a porta de entrada.

Então, qualquer pessoa que queira adentrar a sua casa, logicamente, precisa passar pela porta.

E foi você que escolheu o modelo da porta de entrada para a sua casa? Na casa onde eu e minha família moramos, nós já encontramos a porta no lugar; não tivemos oportunidade de escolher o modelo ou o formato dela.

Eu teria gostado muito, porque há uma variedade enorme de modelos de portas... algumas, é verdade, são muito bonitas e caras, e outras já são bem simples.

Mas, seja conforme for, todas servem ao mesmo objetivo: permitir aos moradores o controle de quem entra. Lá em casa isso é muito importante porque, com o canil aberto, misericórdia... não há sofá que aguente... e nem bolso! Então, porta de entrada é um dispositivo necessário.

 

Agora, quantas pessoas têm cópia da chave da porta da sua casa?

Ah! a gente não fica distribuindo chaves da porta da nossa casa pra ninguém! Em minha casa, somente eu e minha esposa é que temos as chaves. E, claro, quando o filho mais velho sai e vai voltar num horário em que não estamos, então ele leva emprestado a chave da casa. Usou, devolveu ao mesmo lugar.

Por que? Porque é a chave da porta de entrada da nossa casa!

Pois bem, toda casa tem a sua porta de entrada para o seu espaço físico: a sala, a cozinha, os quartos, banheiro e coisa e tal.

Mas sabe, em termos espirituais, a sua casa também tem uma porta de entrada.

Sim, e por essa porta é que a bênção de Deus entra para a sua casa. E mais ainda, por esta mesma porta espiritual, a maldição também pode chegar e entrar em sua casa. Misericórdia! Que porta é essa, aonde ela fica?

Ah! hoje você vai entender que, como membro de uma família, se você é o pai e marido, ou a mãe e esposa, ou o filho, você é , sim, você é, essa porta espiritual pela qual a bênção ou a maldição chega à sua casa.

A parte da Bíblia que lemos, mostra isso muito claramente.

Esse texto descreve a atitude que o rei Davi tomou no final de um dia, quando a arca da aliança foi trazida para a cidade de Jerusalém, durante uma enorme festa em honra ao nosso Deus.

Houve um festeiro tão grande e uma alegria tão exuberante no coração do rei e de todo o povo de Israel, porque eles conseguiram trazer nos ombros dos sacerdotes, a arca que simbolizava a presença de Deus no meio do Seu povo. Então, terminada a festa, o rei Davi teve o zelo de ir até à sua casa para abençoar sua família.

É isto que lemos, que quando a festa terminou e o povo voltou para as suas casas, Davi também voltou para abençoar a sua própria família.

Amado, essa é a vontade de Deus... Deus quer abençoar a sua casa, abençoar a sua família e você é a porta de entrada espiritual.

As bênçãos de Deus entrarão na sua casa e não vai ser pelo muro, não vai ser pela chaminé... elas também não vão chegar de helicóptero e ser arremessadas e lançadas para dentro... não, a bênção de Deus entrará na sua casa através de você, através da sua vida...

Então, trate de ser uma porta aberta, bem aberta, às bênçãos que Deus quer dar para a sua vida e para a sua família.

O Diabo quer levar a maldição para dentro da sua casa.

O apóstolo Paulo até advertiu os cristãos, dizendo o seguinte: “Não dêem mole para o Diabo!” (Ef 4.27 – AM).

Feche a porta para o Diabo, mas conserve a porta aberta para Deus.  Isto tem a ver com obediência.

 

Então, já sabe: se você, na sua vida, desobedece a Deus (por exemplo: você não adora a Deus... quando quer vir para o culto, você vem, mas quando não quer, nem se importa... você não está ganhando ninguém pra Jesus... nenhum Natanael está na sua lista de oração... você também não é fiel no dízimo, nem na declaração do Imposto de Renda, nos pagamentos... você também pratica a impureza sexual... xinga nomes feios...), isto significa deixar a porta aberta para o mal.

E aonde você mora? ...na sua casa, pois a maldição vai entrando lá.

Mas, se na sua vida, você obedece a Deus, isto significa deixar que a bênção de Deus entre para a sua casa.

Nessa hora mesma, ouvindo a Palavra de Deus, é bênção entrando na sua casa... e quando você sai e fala coisas boas, que edificam, que encorajam... quando você pratica a justiça, a retidão nos compromissos... e trata bem as pessoas, respeita os seus líderes e busca agradar a Deus em tudo o que faz... irmão, é bênção sobre bênção entrando na sua casa!

 

A Bíblia tem exemplos de homens que foram porta para que a maldição entrasse em suas casas. Dotã, Coré e Abirão, Acã, Saul...

São muitos os exemplos de pessoas que deixaram que as maldições entrassem em seus lares por conta de sua desobediência.

E é assim mesmo: sempre quando há desobediência a Deus, desobediência aos princípios de Deus, aos mandamentos de Deus, a maldição entra, porque desobedecer a Deus é abrir a porta para o mal.

E por outro lado, tem também muitos exemplos de pessoas que atraíram a bênção para a sua família: Abraão, José, Josué...

Olha só como que fez o rei Davi, vá comigo a 1Cr 17.27: ele orou para que a bênção estivesse em sua família.  A oração dele foi: “...abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença; pois o que tu, Senhor, abençoas, abençoado está para sempre". Aleluia!

Veja o grau do entendimento que Davi tinha acerca da bênção de Deus: pra ele, vida abençoada é viver na presença do Senhor... e outro detalhe importante que o rei Davi entendeu: que a bênção é um patrimônio, é uma herança que passamos para os nossos descendentes.

A bênção de Deus, amado, você recebe, você curte, mas ela não acaba, ela não se esgota, de modo que fica garantido para os seus descendentes... os seus filhos, os seus netos se deleitarão na bênção do Senhor que você conquistou! Aleluia!

 

O texto em Êxodo 20.6 nos ajuda a entender isto. Neste texto Deus prometeu: “...sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações” (NTLH).

Mas olhe só, observe a condição para a bênção se estender a até mil gerações adiante de você.

A condição é: amar a Deus e guardar os mandamentos dEle, obedecer aos mandamentos dEle. Fazer isto é abrir a porta para Deus.

Veja também o Salmo 128. Este salmo começa com uma confirmação do que tenho mostrado pra você até agora.

Olha o que está escrito: “Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!” Aleluia!

 

Se você obedece a Deus, seu lar será próspero, sua esposa será abençoada, o seu marido, os seus filhos serão abençoados... a sua família será abençoada!

Amado, hoje é o dia de você fechar a porta para o Diabo.

Hoje é o dia de você garantir a bênção de Deus sobre a sua casa e sobre os seus filhos e sobre os seus netos. Você é a porta!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 06/05/2012, baseado em material de Paulo Petrizi

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page