top of page

MUITO MAIS DE DEUS

Romanos 8.18-25

 

Introdução

Certa vez, vi o anúncio de um programinha para computador e eu desejei aquele programinha. O anúncio mostrava algo espetacular e eu pensava que, com aquele programinha, eu poderia fazer o que precisava de modo bem prático e em pouco tempo.

E quando consegui, instalei o programa, mas tive uma grande decepção.  Eu disse: “Mas, isso é tudo!?” Porque, o que parecia espetacular, não satisfez as minhas expectativas. Então, eu lamentava: “Mas, isso é tudo?!”

Talvez você já tenha experimentado decepção na sua vida. Certamente, em alguma ocasião, você contava que algo pudesse atender a sua vontade, mas foi frustrado e você também disse: “Mas isso é tudo?”

Este mundo ao seu redor é cheio de coisas frustrantes. É fácil ser decepcionado!

Mas o mundo poderia ser bem diferente, porque ele tem potencial para a beleza, para o encanto e, contudo, frustra facilmente.

Cada país deste mundo poderia ser pacífico, próspero, poderoso - mas o pecado humano estorva o mundo, impede o mundo de ser melhor.

Mesmo os países mais prósperos têm enormes problemas de criminalidade, de corrupção, de pobreza... Que a gente fica a se lamentar: “Isso é tudo?” ...porque o mundo poderia ser muito mais, muito mais belo, muito mais aprazível!

E talvez, você seja tentado a achar que, na verdade, isso é tudo mesmo, e que o melhor a fazer é procurar se adaptar o melhor possível à cada situação.

Talvez você seja levado a pensar assim: “É, a vida se resume só a isso... é crescer, viver e morrer. Não devo esperar nada melhor, não! Tenho que me contentar, tenho que me adaptar à isso, porque isso é tudo!”

Porém, eis a Bíblia, eis a Palavra de Deus: ela revela que sua decepção é justa, porque você foi criado para algo melhor... a Bíblia revela que, da parte de Deus, não é só isso, não... Deus tem mais, muito mais para você!

Vamos ver o que está escrito na Bíblia?

Diante da realidade deste mundo tão cheio de sofrimentos, misérias, catástrofes... o apóstolo Paulo vem da parte de Deus e diz: “Há muito mais! Há muito mais”.

Olha só o que está escrito no v.18: “...os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada”.

A palavra “glória” fala de algo absolutamente perfeito ou excelente, fala de algo magnífico e esplendoroso...

Você tem sofrido muito nessa vida? ...as coisas estão sendo duras e difíceis para você, que você quase não tem esperança de nada melhorar?

Veja que o apóstolo Paulo está dizendo: “o que sofremos durante a nossa vida [nesse mundo aqui] não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro”.

Sabe, se você está frustrado e achando que a vida é só isso, que se resume nisso, e que vai ficar nisso, ouça o que lhe digo esta noite: O nosso Deus promete mais, muito mais!

 

Olha só, primeiro, o texto ensina que:

DEUS PROMETE MUITO MAIS PARA A SUA CRIAÇÃO

Lemos no v.19 que a criação, a natureza, está ansiosa por algo mais. Veja: “A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados”. A própria natureza está ansiosa, por muito mais de Deus. Que coisa!

A criação está parecida com uma criança no dia de Natal, ou no dia do aniversário... está numa expectativa só... ou parecida com a noiva/noivo no dia antes do casamento.

A natureza está ansiosa, esperando com grande expectativa, que algo maravilhoso da parte de Deus aconteça logo.

E qual é essa coisa tão maravilhosa que a criação espera? Lemos no v.19: a natureza espera a revelação dos filhos de Deus.

Quer dizer, no momento em que os filhos de Deus forem revelados, algo maravilhoso vai acontecer com o universo: a criação inteira será renovada, será liberada da sua frustração, das suas catástrofes e dos sofrimentos a que tem sido submetida!

Sabe, atualmente, a criação não desempenha ao máximo o seu potencial de beleza nem de harmonia. Porque foi castigada, foi amaldiçoada.

E por que a criação foi castigada? Será que ela se portou mal? Será que os pássaros desafinaram no seu canto? Será que as ondas do mar passaram dos limites, ou o sol e os planetas deram um passo em falso? Não, não é a natureza que se comportou mal, mas o guardião da natureza, aquele que Deus incumbiu de cuidar e de cultivar a terra, esse é que se portou mal.

Está escrito em Gn 2.15: “O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo”.

Deus pôs Adão para tomar conta da criação. Deus deu para Adão a capacidade dele dominar sobre as aves do céu, os peixes do mar, os animais da terra. Deus colocou tudo sob os cuidados de Adão.

Mas Adão pecou contra Deus, como bem sabemos, e, por esse motivo, quando Adão pecou contra Deus, tudo aquilo que estava debaixo do cuidado de Adão, também foi afetado.

Para Eva, Deus disse (Gn 3.16) “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos”. E para Adão, Deus falou (v.17-18): “...maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas”. Veja, a natureza foi afetada.

Quando Adão pecou, não somente ele e Eva, mas toda a criação também foi castigada.

No v.20, o apóstolo Paulo fala: “Pois ela [a criação] foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou”.

Deus declarou castigo sobre a terra por causa do pecado do homem. Deus disse à Adão : “...maldita é a terra por sua causa”.

Então, devido ao pecado do homem, a terra (toda a natureza), deixou de ser o paraíso que Deus havia desenhado e se transformou em algo bem diferente.

Acredite, por causa do pecado do homem, a natureza geme. Eu tenho para mim o seguinte, que cada terremoto, é a terra se convulsionando, é a terra gemendo por causa do pecado do ser humano.

Lemos no v.22: “...toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto”.

Esse gemido e essa dores são como de parto... Eu pesquisei um pouco sobre essas dores, as mamães aí podem confirmar: as dores de parto são intermitentes, vem com a contração, começando fraquinha e aumentando, até atingir o pico e a diminuir de novo. É uma dor diretamente influenciada por fatores psicológicos, funcionais e emocionais. Então é uma dor diferente de todas as outras...

Porém, tem um aspecto positivo: pode soar estranho, mas a dor do parto é "esquecida". Você já deve ter ouvido as mulheres, que são mães, dizerem o seguinte: “Com o bebê nos braços, a gente não lembra mais da dor”, porque algumas dores são inesquecíveis, como aquela dor de dente que estragou o seu fim-de-semana... olha só, é falar nela e dá pra sentir a miserável de novo!

A Bíblia diz que a natureza geme como em dores de parto, desejando ver-se livre do seu sofrimento. A natureza geme.

Podemos pensar nos desastres naturais: os tsunamis... os terremotos... as inundações... é verdade que o homem não causa diretamente nenhum furacão, nenhum tsunami, mas eles acontecem porque o pecado do homem tem destruído a harmonia da natureza. Veja como é terrível o seu pecado!

Mas a gente vê muita beleza ainda (Foz do Iguaçu, as montanhas, as praias...), graças a Deus... devemos preservar a natureza, mas a Bíblia ensina isso: a natureza está afetada pelo pecado do homem, de modo que está escrito no v.20-21 da esperança que a natureza tem de chegar o dia em que ela “será libertada da escravidão da decadência em que se encontra”.

Então, você pode imaginar como será a natureza a partir do dia em que os filhos de Deus, salvos, glorificados, aperfeiçoados, forem revelados e retomarem a sua posição? Já imaginou que beleza a natureza vai ser?

Deus promete renovar a terra, criar uma nova terra onde habitará a justiça!

Então, quando você olhar para o mundo à sua volta e sentir que tudo isso poderia ser muito melhor, eu quero te dizer que essa é a voz do Espírito de Deus, que está te falando sobre a nova terra, onde tudo será renovado, porque Deus promete muito mais para a Sua criação. Aleluia!

 

Mas, tem promessa melhor ainda:

DEUS PROMETE MUITO MAIS PARA OS SEUS FILHOS

Veja só o que está escrito no v.22: a criação geme, como uma mulher que está a ponto de dar a luz, mas não é só a criação, não! Os crentes também desejam ardentemente que chegue o dia da sua transformação!

Está escrito no v.23: “nós mesmos... gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo”. Gememos, “esperando ansiosamente nossa adoção como filhos”.

Você já se tornou filho de Deus, uma filha de Deus? Já recebeu essa adoção? É muito importante para a sua vida hoje e para o seu futuro! Porque criatura de Deus, todos somos, mas para ser filho tem que ser adotado por Ele.

Ora, e como é isso? Como alguém pode ser adotado como filho de Deus?

O evangelho mostra como! Se você abrir a Bíblia no evangelho de João 1.12, você vai encontrar isto: “aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”.

Quando você recebe Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, nesse momento você se torna filho de Deus. Você recebe o Espírito Santo na sua vida e Ele te permite chamar a Deus de Pai e a ter segurança de que você é filho dEle.

Quem recebe Jesus, diz o evangelho, ganha o direito de se tornar filho de Deus. Você passa a ser filho. Deus adota você na família dEle, e Jesus que antes, era o Filho unigênito, agora é chamado de primogênito – o primeiro, porque não é mais o único, mas o primeiro de muitos filhos.

E, preste atenção: quem se torna filho de Deus, recebe todos os benefícios da adoção... os filhos de Deus já têm recebido alguns desses benefícios, mas não todos os benefícios ainda.

Porém, chegará o dia, em que os filhos de Deus serão completamente conformados, formatados, à imagem de Cristo.

Nesse dia, quem é filho de Deus vai ficar parecido com Jesus. Está escrito em 1Jo 3.2, veja: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é". Oh! Glória!!

Então, quando isso acontecer, quem se tornou filho de Deus por adoção, vai receber um novo corpo, um corpo que nunca mais ficará doente nem sujeito à morte, porque vai ser um corpo perfeito para viver numa natureza perfeita, totalmente renovada.

Você tem essa esperança?

Isso se parece com a condição de uma criança num orfanato. Ela está lá à espera. Então, chega o dia em que um casal visita o orfanato e decide adotar aquela criança.

E a partir dessa decisão, as coisas mudam. Se a criança tem alguma necessidade, pode chamar seus novos pais... e ela começa a se identificar como filho deles, porque agora tem uma família!

Mas, há um processo que corre antes que o casal possa levar seu filho adotivo para casa. A criança fica ainda um tempo no orfanato, mas agora ela sabe que se aproxima o dia de sua adoção. Sabe que foi escolhida como filho, mas está à espera do dia de sua adoção final, quando deixará o orfanato para viver uma vida diferente na casa de seus pais.

É assim que se passa, se você já tem recebido Jesus na sua vida: você já está adotado por Deus para viver na casa dEle.

Mas, por um momento, você ainda está aqui no orfanato deste mundo, aguardando o dia da sua adoção final.

Mas as cosas já mudaram para você... se precisar de algo, pode chamar pelo sei Pai que está no céu e Ele vai te ajudar, você já tem uma nova identidade, para todos os efeitos, você se tornou filho de Deus...

Mas, você está à espera, está aguardando chegar o dia em que Jesus vai voltar, e a partir daquele dia, a partir daquela hora, você vai ser como Ele, não vai ter mais tentações, não vai ter mais lutas e nem lágrimas vai ter mais nos seus olhos! ...porque daquele dia em diante, você só vai desfrutar do muito que Deus prometeu e preparou para os Seus filhos! Aleluia!

Você tem essa esperança?

Conclusão

Eu li de uma escola que adotou um critério para ajudar os alunos a manter-se em dia com os deveres da escola, enquanto estivessem internados num hospital. E certa professora recebeu a incumbência de visitar um dos alunos. Anotou o nome do estudante, o nome do hospital em que estava internado, o número do quarto e foi fazer a visita. Quando chegou, ela disse ao menino: "Estamos estudando os substantivos e os advérbios. Faz o favor de estudá-los bem".

Mas ninguém havia falado para a professora que o menino estava muito mal, sofrendo dores e sob risco de morte. Então a professora chegou e foi dizendo: “Vamos estudar os substantivos e os advérbios”. E saiu sem conseguir sucesso, porque o aluno estava bem caidinho, não correspondia.

Aí, na semana seguinte, quando a professora retornou ao hospital, mais do que depressa, uma enfermeira perguntou: "O que a senhora fez ao menino? Ele estava muito mal, mas sua atitude mudou por completo. Agora, está respondendo ao tratamento... é como si tivesse decidido viver, e não morrer."

E semanas depois, já restabelecido, o menino mesmo explicou que havia perdido toda esperança de viver, até que chegou a professora e ele pensou: "Puxa! Se a professora veio me ensinar os substantivos e os advérbios, isso significa que vou sair dessa, eu vou melhorar!" E assim, ele se encheu de esperança!

Amado, a esperança muda tudo. A Bíblia diz: "nessa esperança fomos salvos" (v.24). Você tem esperança?

Se você tem esperança que Deus vai cumprir a promessa de fazer muito mais, então recobre o ânimo, aprenda suas lições, mantenha-se em dia com os seus deveres, decida viver e não morrer... porque você tem pelo que esperar...

Você já se tornou filho de Deus, então vai chegar o dia que a promessa vai se cumprir.

Você tem essa esperança?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 21.3.2010

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page