top of page

AME A DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO

Marcos 12.29-31

 

Introdução

Esta é a capa de um DVD que vale a pena você assistir. Hoje pela manhã, quem veio para os cursos de crescimento, foi presenteado com a exibição desse maravilhoso filme.

Anote aí pra você assistir também: “Tio Nino”. Você vai se divertir e se emocionar com a história do Tio Nino. Esse filme ensina muito sobre relacionamentos.

Que, conforme estamos aprendendo aqui nos nossos encontros, relacionamentos são da máxima importância para Jesus, porque, Jesus valoriza o nosso relacionamento com Deus e valoriza também o nosso relacionamento uns com os outros.

Basta recordar essa resposta que Jesus deu, quando perguntaram pra Ele sobre quais são os mandamentos mais importantes da Lei de Deus.

Jesus respondeu de um modo que não deixa dúvidas quanto ao valor que Ele dá aos relacionamentos. Jesus falou: “Jesus respondeu: - É este: “Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.” E o segundo mais importante é este: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois”.

Portanto, vamos dar valor máximo aos relacionamentos, primeiro com Deus e imediatamente depois, com as pessoas, porque nada é mais importante do que relacionamentos.

Relacionamentos são mais importantes do que o dinheiro. Relacionamentos são mais importantes que as tarefas, as coisas por fazer.

Agora, vamos ser práticos. Falar sobre relacionamentos é fácil. A gente até sabe que é preciso se relacionar bem com Deus e uns com os outros. E não é muito agradável que se fique lembrando a gente toda hora disso.

Quem que gosta de ser lembrado da dieta quando está comendo justamente um hambúrguer daquelas bem suculento?

Então, sabe o que a gente realmente precisa? ...é transformar a conversa em ação. Nós precisamos praticar os relacionamentos.

É isso que vai mudar a sua vida! O que nos transforma, nos muda, nos torna pessoas melhores, não é o conhecimento... é a sua fé em ação... é a sua fé nos princípios de Deus que faz a mudança!

Então, convido você a uma ação de fé que tem o poder de transformar todos os seus relacionamentos.

O exercício é este aqui que Jesus falou... consiste em você amar, primeiro, a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.

 

Jesus diz:

1- AME A DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO.

O coração é o lugar dos sentimentos. É por aqui que se começa. O seu relacionamento com Deus deve ser expresso por meio dos sentimentos.

Tem muita gente amando Deus somente de palavra... desprovido de qualquer sentimento: colocam um adesivo no carro, cantarola uma música gospel, veste uma blusa com motivo evangélico...

Deus quer ser amado de todo o coração, isto é, que você expresse sentimentos de amor por Ele!

 

...em segundo lugar, Jesus ensina:

2-AME A DEUS DE TODA A SUA ALMA.

A alma é o lugar das decisões. Você tem uma vontade.

Há vezes que resolvemos as coisas na base da emoção, mas isso não é bom... porque na emoção você compra o que não precisa e pior, o que não pode pagar.

Na emoção você se casa com quem não merecia se casar...

Deus não quer que você seja movido por emoções. Sua alma decide. Deus espera que você O ame por escolha, por decisão, com vontade.

...em terceiro lugar, Jesus diz:

3- AME A DEUS DE TODO O SEU ENTENDIMENTO.

É na sua mente que você pensa. Então, a mente é o lugar em que os pensamentos, as impressões, a inteligência e aprendizado acontecem.

Amar a Deus não é deixar de ser inteligente, porque tem gente que acha isso! “Ah! ser crente, participar da igreja, amar a Deus...”, elas acham “isso é retrocesso”.

Infelizmente tem crentes que são até culpados das pessoas acharem isso, porque não usam desodorante, não vão à praia, não vestem bermudas nem blusa de manga curta... nada contra quem não gosta, mas Jesus ensina: Deus quer que O amemos com entendimento, e com todo entendimento!

...e em quarto lugar, Jesus diz:

4- AME A DEUS DE TODAS AS SUAS FORÇAS.

Sua força é necessária pra você interagir com o mundo à sua volta... sem força, sem empenho, sem dedicação, você não come, não trabalha, não move um músculo.

Pois, em algum ponto, o nosso coração, a nossa alma e o nosso entendimento precisam ser traduzidos por ações reais nesse mundo. Isso requer energia, requer força.

Pois, Jesus está falando: Deus espera que você O ame com força, com empenho, com dedicação... nada com malandragem ou relaxadamente.

Então veja: coração, alma, entendimento, forças. Isto equivale aos nossos sentimentos, decisões, pensamentos e ações.

Se você quer mudar a maneira de se relacionar com Deus (porque tem pessoas que dizem “não tô sentido nada”, o seu plano precisa incluir esses quatro elementos: coração, alma, entendimento e forças.

Se amar a Deus não passa de uma idéia vaga pra você, tome uma decisão a respeito disso, pense algo a respeito disso e faça algo a respeito disso, então haverá mudança.

Você precisa dar passos práticos para a amar a Deus com o seu coração, alma, entendimento e forças.

Se não houver passos práticos de ação, você poderá estar gostando de Deus, mas não estará realmente amando a Deus.

Gostar de Deus e das coisas de Deus é diferente de amá-Lo... porque é isso: amar a Deus significa expressar sentimentos de amor por Ele, significa uma decisão da alma, significa ter pensamentos de amor traduzidos por ações concretas – é falar “amo a Deus” e praticar isso, o que requer energia, força, empenho.

O que, conta-se, certo casal não estava nem um pouco interessado fazer. No dia do casamento deles alguém os presenteou com um quadro de parede. Era uma pintura artística, um quadro bonito com a gravura representativa de Jesus. Mas aquele casal buscou dentro de casa onde colocar aquele quadro. E concluíram o seguinte: “Na parede da sala já temos um lindo quadro, mais outro e a decoração ficará comprometida. Em nosso quarto, temos uma fotografia grande do nosso casamento; não dá para mais um... na copa, temos o espelho e outros objetos também de arte; não dá pra pendurar mais um quadro...”, então resolveram: “Vamos pendurá-lo na parte de fora da casa, na varanda!” E assim fizeram...

Pessoas assim é que são do tipo que gostam de Jesus, mas que não chegam a amar de verdade. Está entendendo? ...se houvesse amor, Jesus teria ficado dentro de casa.

Mas, que passos práticos você pode dar nessa semana para amar a Deus como Ele espera ser amado?

Quem quer crescer no seu relacionamento de amor com Deus, vai aqui uma dica: Converse com Deus em voz alta e com sentimento.

Na maioria das vezes, nossas orações particulares, feitas no quarto, são silenciosas... oramos na mente. Isso não é errado, mas se você quer pôr o coração em alguma oração, tente em voz alta; não estou falando aos gritos nem aos berros... tente falar com Deus no mesmo volume de voz que você usa para falar com um amigo.

E ao falar com Deus, fale com sentimento.

 

Mas como assim? Experimente fazer como o salmista Davi no passado... eu vou te mostrar alguns exemplos:

Primeiro, fale com Deus sobre os seus sentimentos. No Sl 6.6, lemos que Davi falou pra Deus: “Estou cansado de chorar. Todas as noites a minha cama se molha de lágrimas, e o meu choro encharca o travesseiro”.

Segundo, fale com Deus sobre as suas fraquezas, como Davi no Sl 25.16: “Ó Deus, olha para mim e tem pena de mim, pois estou sendo perseguido e não tenho proteção!”

Terceiro, fale com Deus sobre os atributos dEle (Sl 24.8): “Quem é esse Rei da glória? É Deus, o SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso na batalha”.

Quarto, conte a Deus os seus medos (Sl 55.5): “Sinto um medo terrível e estou tremendo; o pavor tomou conta de mim”.

Quinto, derrame diante de Deus os desejos do seu coração, como Davi no Sl 38.9: “Ó Senhor, tu sabes o que eu desejo, pois ouves todos os meus gemidos”.

Sexto, admita os seus pecados diante de Deus francamente e expresse isso com emoção (Sl 38.18): “Eu confesso as minhas maldades e os meus pecados, pois me deixam muito aflito”.

Sétimo, diga em voz alta o que você crê ser verdade (Sl 18.2): “O SENHOR é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador. O meu Deus é uma rocha em que me escondo. Ele me protege como um escudo; ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro”.

Faça isso nesta semana. Diga pra Deus: "Pai, eis o que realmente está me machucando neste momento!". Ou “Isto é o que sinto sobre o problema que estou enfrentando". Ou ainda, “Senhor, o que gosto no Teu caráter é isto".

Ame a Deus de todo o coração.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page