top of page

AME A DEUS DE TODA A SUA ALMA

Marcos 12.29-31

 

Introdução

Nós estamos interessados nos princípios de relacionamento de Jesus... porque nós somos uma igreja de relacionamentos, uma comunidade e também porque vivemos a estação do cultivo.

Então, relacionamentos tem tudo a ver conosco... é a nossa prioridade, prioridade máxima. Queremos ser pessoas de bom relacionamento, primeiro com Deus e imediatamente depois, com as pessoas.

Eu acredito firmemente: quando uma pessoa se relaciona bem com Deus, ela vai se relacionar bem com os outros também.

Você sabe, tem pessoas de todo o tipo e a gente precisa se dar bem com todas. Você já deve ter ouvido que no Oriente Médio tem os xiitas, mas não duvide, bem pertinho de nós tem sempre aqueles que são chaatos! ...que devemos amar.

Talvez pra você, relacionamento é uma coisa que depende de dois fatores: Beleza e Paciência. Se der certo, beleza! Se não der, paciência!

Mas, aqui está um assunto para melhorar radicalmente e até transformar os seus relacionamentos.

E por onde começar? Ah! Jesus sinalizou pra você, o começo de tudo está aqui: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.”

Na última vez vimos a importância da palavra “todo” no que diz respeito ao relacionamento com Deus, que devemos amá-Lo com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças. Até refletimos sobre amar a Deus de todo o coração.

 

Agora é preciso analisar o que significa amar a Deus de toda a sua alma.

Se eu perguntar: "Onde está o seu coração?", você aponta pra onde? ...para o peito. Se eu perguntar: "Onde está a sua mente?". para onde você aponta? ...pra cabeça. Bem fácil... mas e se eu pergunto: “onde está sua alma?”, para onde você aponta? ...alguns nem fazem ideia pra onde apontar, mas falam da alma como se soubessem o que significa.

Você já falou ou ouviu coisas do tipo: alma gêmea, alma penada, vender a alma? Tem uma expressão assim: “a propaganda é a alma do negócio”.

Mas, o que é a alma? O que Jesus tinha em mente quando disse: ''Ame a Deus de toda a sua alma"?

Se você não sabe, vai aprender agora: A alma é o conjunto de nossos desejos e paixões. É a personalidade que Deus nos deu, em essência, a alma é a própria vida e que somente Deus pode dar.

Portanto, amar a Deus com toda a alma, isto significa, em primeiro lugar, que você deve amá-Lo apaixonadamente.

Jesus contou muitas histórias de paixão e muitas dessas histórias sobre paixão estavam relacionadas ao Reino de Deus.

Por exemplo, Jesus falou a respeito de uma mulher que havia perdido uma moeda de prata e que procurou por esta moeda apaixonadamente, isto é, procurou até encontrar, procurou com paixão, ela varreu a casa, arredou os móveis do lugar, vasculhou todos os cantos... ela se pôs a procurar com paixão.

Jesus contou também de um pastor que tinha 100 ovelhas e que havia perdido uma delas.

Essa história virou até música, virou hino famosíssimo, está lá na Harpa Cristã, foi gravado por Ozéias de Paula na década de 70... a canção diz: “Eram cem ovelhas, que o amante cuidou, Porém numa tarde, ao contá-las todas, Lhe faltava uma, lhe faltava uma e triste chorou”. Isso que é letra de música gospel tá entendendo? Década de 70, olha que jóia preciosa!

Mas há um detalhe na história das cem ovelhas, contada por Jesus, que escapou da atenção do autor desta música e que escapa até hoje da percepção das pessoas: é que Jesus falou que o homem deixou as 99 ovelhas no curral ou no aprisco?

Não! Nada disso. Disse Jesus, na Sua história, que o homem deixou as 99 nos montes e que saiu à procura da que faltava – ora, o homem colocou tanta paixão, tanta energia nessa busca pela ovelha que faltava, que as 99 foram deixadas onde estavam, nos montes.

 

Então, eu quero dizer pra você: é isso que significa amar a Deus com toda a sua alma. É você desejá-Lo, é querê-Lo, é buscá-Lo apaixonadamente.

Outra história linda que Jesus contou e que confirma isso é a de um pai que havia perdido o filho pro mundão e que festejou apaixonadamente quando esse filho que estava perdido chegou de volta em casa.

Ah! O pai dessa história deu um banquete, teve fartura pra todo mundo... teve até anel, roupa e sapato novo pro filho... o pai não economizou, porque esperava apaixonadamente por esse filho que estava perdido.

Você já deve ter tido a experiência de perder uma coisa importante: a chave da casa, algum dinheiro, o trabalho da escola, o celular, um arquivo do computador...

E o que você fez? Talvez você tenha dito: "Eu preciso achar isso!” e se pôs a procurar até achar. Isso é paixão. Essa é a forma de você amar a Deus. Você deve buscá-Lo apaixonadamente, de toda a sua alma.

 

Em segundo lugar, para amar a Deus com toda a sua alma, você deve amá-Lo pessoalmente.

Você não é igual a ninguém nesse mundo. A única pessoa que pode amar a Deus do seu jeito, é você mesmo. O único você em toda a criação é você, não tem outro igual! Você é único.

Admita isso e ame a Deus pessoalmente, ame a Deus com a personalidade que você tem.

Sabe, eu perco completamente a graça com alguns programas de televisão... e tenho pra mim que Deus perde a graça com alguns que amam a Ele.

Na televisão, tem lá o apresentador, simpático, brincalhão, que fala de um jeito... aí, ele vai para as férias ou sai daquele programa e entra outro apresentador no lugar, e esse imita o jeito daquele, a maneira de falar, de rir, de andar... que você percebe logo e diz: “Não é fulano... é outro, mas tá fazendo de conta que é, tá imitando...”.

Isso acontece muito também no meio evangélico. Por exemplo, tem o apóstolo Valdemiro Santiago com a voz rouca, toalhinha no ombro... e tem o Valdemiro genérico, esse não tem a altura daquele, nem o físico daquele, mas faz a voz rouca, usa toalhinha, chapéu...

Eu quero dizer pra você: para amar a Deus com toda a sua alma, não fique imitando o que o outros fazem... ame a Deus pessoalmente, ame-O conforme a sua personalidade, o seu jeito de ser.

 

E, em terceiro lugar, para amar a Deus com toda a sua alma, decida fazer o que Deus quer que você faça.

Tem um momento na história que se destaca como o maior exemplo, que existe, de amor a Deus com toda a alma.

Aconteceu na noite anterior à morte de Jesus, quando Ele estava no jardim do Getsêmani. Lá, sabendo que, no dia seguinte, enfrentaria a tortura da cruz, Jesus orou: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres" (Lc 22.42)...  “não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres".

Jesus pôs de lado a sua vontade e ficou com a vontade de Deus.

Com isso, Jesus está dizendo: para amar a Deus com toda a alma, você deve ser capaz de orar: “Não seja feita a minha vontade, mas a Tua”.

Você deve orar: “Senhor, na minha vida profissional, não seja feita a minha vontade, mas a Tua”. Como membro da igreja, você deve orar: “Senhor, não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres". E assim, na sua vida familiar, financeira...

 

Conclusão

Olha, nesta semana, marque toda a sua vida com esta oração: "Não seja feita a minha vontade, mas a Tua".

Mesmo que o seu sentimento seja de querer impor a sua vontade, vá em frente e faça essa oração: "Senhor Deus, eu quero fazer a Tua vontade, mas eu quero a minha também... por isso, me ajude, eu quero aprender a te amar com toda a minha alma".

Para amar a Deus com toda a sua alma, sobre qual área da sua vida, você precisa orar: “Senhor, seja feita a Tua vontade”?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 7/8/2011

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page