top of page

BALANÇO ESPIRITUAL

Malaquias 3.13-18

 

Introdução

Que texto! Eu sei que é início de ano, apesar de ser fevereiro... eu podia ter um texto mais festivo pra início, mas o texto é esse mesmo. Ele nos puxa a orelha de um lado e nos afaga do outro.

Aqui tem várias perguntas que o povo de Israel fez pra Deus. São perguntas provocativas, desafiadoras, cínicas... Mas, Deus que é muito misericordioso, levantou o profeta Malaquias para responder essas perguntas. O tema da palavra é: “Balanço Espiritual”.

O balanço é um acerto de contas com Deus, pra evitar aquilo que às vezes ocorre, quando abrimos uma conta de água ou de luz ou de telefone. Você pega a conta, abre e arregala os olhos, porque houve abuso e veio um valor que você não imaginava.

A maioria aqui tem cartão de crédito... outros têm o caderninho do mercado, da padaria, do açougue. Vão comprando e pendurando lá. Aí, quando chega a hora de pagar, a soma de tudo provoca aquela sensação horrível de ter que admitir: “Ai, gastei mais do que devia ter gasto”.

Quem já passou por essa experiência (não precisa levantar a mão)? Aliás, todos que passaram por essa experiência, fiquem com as suas mãos abaixadas. É melhor, né?

De fato é terrível perceber que se passou da conta, que houve abuso!

É terrível para o estudante, receber o boletim de notas no final do ano, e ver ali, notas vermelhas, denunciando que não houve empenho, que não houve esforço. Passou o primeiro bimestre, veio o segundo, o terceiro e, quando chegou o final do quarto bimestre, no balanço geral, aquela sensação horrível de ficar pra recuperação ou, misericórdia, ir pra reprovação, direto. Ai, que sensação ruim. Eu fui reprovado na quinta série... eu sei o que são notas vermelhas.

As empresas também costumam fechar as portas pra balanço. O propósito é saber quanto entrou e quanto saiu, se houve lucro ou se houve prejuízo.

Na vida pessoal, também é importante você fazer um balanço, um exame.

De tempo em tempo é bom fazer exame médico... tem aí a tomografia, o raio-x... Os homens não gostam muito de ir ao médico... queremos ser durões, mas qualquer gripezinha é um drama, não é não?

Então, na vida pessoal, de tempo em tempo, é bom fazer balanço... é o que ocorre aqui: lemos de pessoas que no final de um balanço, foram consideradas prudentes, sensatas, ajuizadas... mas outras, se mostraram negligentes, descuidadas..

O texto fala que alguns colheram um saldo positivo, mas outros, um saldo negativo de tudo que plantaram.

Interessante, é que vemos muitas áreas sendo examinadas: os negócios, a empresa, a saúde, as notas da escola... mas quase ninguém faz balanço da sua caminhada espiritual.

Por exemplo: como foi a sua relação com Deus no ano que passou? Rapidamente, que nota você daria para a sua caminhada espiritual em 2012? De 0 a 10, qual nota você daria? Difícil não é?

Fácil é você avaliar a esposa, o marido, o filho, o pai, a mãe, o amigo, o irmão, a irmã, o pastor. Pra avaliar os outros a gente é rápido: “É, eu dou 4 pra ele... dou 5”. Mas, e você, qual seria a sua avaliação?  

E pra você não achar que isto é coisa da minha cabeça, saiba que a Bíblia está cheia de textos em que Deus avalia o Seu povo.

 

A Parábola dos Talentos, em Mt 25.14-19: fala de um homem que saiu pra uma viagem e deixou seus empregados responsáveis por uma determinada quantia. O homem pôs na mão dos empregados: cinco a um, dois a outro, um ao outro. Cinco, dois e um...

É assim que Deus faz: Deus dá a cada um aquilo que Ele quer dar, primeiro porque Ele é o dono... e segundo, porque Ele sabe a capacidade de cada um... pode estar certo: Deus não confia à você aquilo que estiver além do que você consegue manejar.  

E a parábola também diz, que depois de algum tempo, o homem voltou e acertou as contas com os empregados.

O reino de Deus é assim. Ele tem colocado nas suas mãos, bens preciosos, proporcionalmente à sua capacidade, à sua condição.

 

Portanto, Deus não pede de você, nada além daquilo que você não pode, que você não consegue. Está entendendo? Deus não pede que você desenvolva aquilo que o outro é capaz de fazer... mas aquilo que você é capaz. Ou seja, o que Ele tem colocado nas suas mãos... e disso, Ele vai pedir acerto de contas.

Por isso, eu insisto: que nota você acha que Deus daria para a sua fidelidade a Ele? Que nota Deus daria para a sua vida devocional... para a sua relação pessoal e íntima com Ele? Que nota Deus daria ao seu trabalho de liderar uma célula? ...que nota Deus daria ao seu trabalho de evangelizar os amigos? ...que nota Deus daria ao seu trabalho de cozinha ou de servir no Encontro de Impacto da igreja?

Que nota Deus daria ao seu trabalho, quer na igreja ou na sociedade em geral? Que nota Deus daria se você fosse agora prestar contas com Ele?

Que nota Deus daria para as palavras que saem da sua boca... que nota Deus daria para a sua contribuição financeira para o avanço do reino de Deus?

Irmão, o fato é que, se não for hoje, um dia vai ser. que todos estaremos frente a frente com Deus... Deus que nos amou... Deus que Se deu totalmente por nós ao ponto de dar o Filho a morrer na cruz, por nós, e é isso que nos constrange.

Não é ameaça de que Deus vai nos punir, botar na cadeia ou nos privar de alguma coisa. Não.

O maior constrangimento é o amor. Deus nos amou sem merecermos... pois a pior coisa que existe é enfrentar Deus, que nos amou tanto, que por sua vontade nos mantém o fôlego de vida, e não termos sido capazes de ser fiéis a Ele.

O maior constrangimento é o constrangimento do amor de Deus por nós, porque a gente começa a pensar: “Meu Deus, o Senhor fez isso por mim e eu, o que é que eu fiz?”

 

Irmão, houve um momento no povo de Israel em que Deus fez um balanço. E depois vai ser conosco!

E no balanço aqui, ficou claro a existência de dois grupos: o grupo daqueles que foram negligentes, descuidados, relapsos, cínicos e hipócritas e tem o grupo daqueles que andaram no temor do Senhor e honraram o nome dEle.

Este povo de Israel, pra você saber, havia passado 70 anos no cativeiro, isto é, num regime de escravidão em Babilônia. Essa situação Deus permitiu pra mostrar pro povo, de que como eles haviam abandonado a Deus e desprezado a Sua Palavra. Terrível, 70 anos... mas, aí, eles voltaram para a terra prometida.

Os muros foram reconstruídos, o templo e as atividades de adoração a Deus voltaram: as orações voltaram, os jejuns voltaram, os cânticos, o louvor, os dízimos, as ofertas... tudo voltou ao normal.

Mas sabe, com o passar do tempo, o povo tornou a descuidar da sua relação com Deus... por fim, estavam cantando, orando, servindo, mas com o coração frio... faziam tudo que agrada a Deus, mas faziam sem paixão, sem coração.

Foi aí que Deus levantou o profeta Malaquias para chamar a atenção do povo, que deveria ser fiel e não estava sendo.

Por isso que lemos neste livro, de Malaquias denunciando a adoração fingida, condenando a idolatria, desaprovando o divórcio... Tá aí em 2.16, Malaquias diz pra eles: “Deus odeia o divórcio. Vocês estão indo pelo caminho errado”.

Tem uma hora que Deus chama o povo de ladrão, (3.10), porque deixaram de entregar o dízimo, perderam o fervor espiritual, ficaram frios na fé, como Jesus disse lá em Mc 7.6: “Esse povo honra-me com os lábios, mas o coração está longe de mim”.

Que coisa... então Malaquias vai responder as dez perguntas irônicas do povo. Israel questionava Deus: “em que nos amastes?” E Deus responde que sempre amou. Depois, eles perguntam: “em que desprezamos o teu nome?” E Deus responde. Outra hora perguntaram: “em que te enfadamos? E Deus responde.

Mas, preste atenção: apesar do abuso, apesar das perguntas sem fundamento, Deus é um Deus de misericórdia e Ele se volta pra ouvir até as perguntas bobas, as asneiras, que o povo estava falando.

Deus se aproxima do Seu povo e fala com carinho e com misericórdia, para que o povo volte ao primeiro amor, à paixão de antes. É assim que Deus faz.

 

Então, aqui e agora, é hora de balanço. Há dois tipos de pessoas. Tem as que duvidam de Deus e ignoram que Ele existe, isto é, que vão vivendo a vida, religiosa até, mas que não estão nem aí para Deus e para o próximo.

E tem aquelas que confiam no Senhor, que temem a Deus e honram a Ele. No v.16, Malaquias revela que existe um livro onde Deus registra o que é feito e o que é falado, quer pelos negligentes quer pelos que temem a Deus.

O balanço, amados, é feito por Deus mesmo... quer dizer: a pessoa pode se achar espiritual, mas é Deus que sabe o quanto cada um é fiel a Ele de verdade.

O balanço então, é como questionou Elias lá em 1Reis 18.21: “Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer?” É o mundo que você quer servir? É a si mesmo? É aos seus desejos? Você quer continuar correndo atrás dos seus próprios planos e projetos ou você está a fim de honrar a Deus e submeter tudo a Ele? Sai de cima do muro!”

Então, de que lado você esteve no ano 2012? Essa é uma boa pergunta: Qual é a atitude que prevaleceu na sua agenda, nos seus relacionamentos? Pensa nas suas ações... naquilo que você fez com o seu dinheiro, com a sua vida, com os seus bens, sua família, seu tempo, com seus olhos, com sua mente, com seu coração, seu carro, seus brinquedos.

No v.18, Deus fala que nós vamos ver a diferença entre os que servem a Ele e os que não obedecem a Ele.

Dois grupos: tem os que duvidam e ignoram a Deus. Olha o v.14, gente que diz: “É inútil servir a Deus. Não vale nada. O que é que a gente ganha por obedecer a Deus?”. Por isso que Deus fala no v.13: “Vocês estão falando coisas contra mim”.

Sabe o que é interessante aqui? Essa frase: “vocês dizem, do v.14”. São as pessoas falando entre si contra Deus... elas não estão falando pra Deus, tipo: “Oh! Deus, eu não gosto do Senhor e nem das Suas coisas”.

Não, essa é um conversa quando eles se reúnem e trocam ideias, aí é que falam: “Olha, não vale a pena servir a Deus... isso é besteira... é bobagem! Pra quê esse negócio de ficar obedecendo a Deus? Qual é a vantagem?”

Então, quando a conversa tá rolando, a Bíblia diz que Deus está escutando, escutando tudo... Ele sabe tudo.

Talvez você não tenha coragem de abrir a boca e gritar com Deus e reclamar com Ele, dessa coisa de estudar a Palavra: (porque domingo de manhã se já tem a noite? Pra quê reunir quinta-feira se já tem a célula? Pra quê discipulado, se me viro sozinho?).

Talvez, você não diga isso pra Deus, o que seria até mais honesto, mas fica falando pros outros.

Pois a Bíblia diz que Deus está guardando o registro. Tem um problema: o pastor não sabe tudo, o irmão não sabe, o líder não sabe, o pai não sabe, a mãe não sabe... mas Deus sabe.

Olha, Deus tem câmera em todo lugar. Deus tem um microfone em cada canto! Você entra no banheiro, Deus sabe. Você entrou na Internet de madrugada naquele site, Deus sabe. Você foi ao motel, Deus sabe. Passou a mão em algo, Deus sabe. Ele está vendo tudo.

 

Um verso bíblico bom pra decorar é esse: “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv 15.3). Amado, você não foge da presença de Deus!

Então, fora com a falsidade... não seja um crente meia boca, que vai de pecado em pecado, de rolo em rolo, de problema em problema, achando que Deus não sabe nada, que não vê nada: “Opa, ninguém está me vendo... é agora!” Não existe isso.

Hoje em dia a tecnologia é maravilhosa... esta coisa digital, internet... mas não se engane... a webcan pode estar desligada e o seu nome trocado por outro fictício, mas Deus está vendo. Lemos aqui, Deus disse: “vocês falaram e Eu vi, Eu ouvi”.

É o Salmo 139: O pensamento ainda não chegou à cabeça, Deus já conhece. A palavra não chegou à língua e Deus já sabe.

Nesse v.14, o povo questionava: “Que vantagem tem servir a Deus? O que é que a gente ganha?”

Tem gente assim, que só procura Deus de forma milagreira: “O que a gente ganha em obedecer a Deus? ...ganha casa? Ganha carro? Não fica doente? Não sofre assalto?”

A pessoa diz: “Eu me limito, abro mão das minhas vontades, deixo de estar em outro lugar pra estar aqui, domingo a noite, o que é que eu ganho com isso?”

Então, Deus só é importante se estiver dando alguma coisa? Por isso que as pessoas não sabem lidar com Deus quando as coisas não vão bem... chega uma dificuldade, a pessoa troca de Santo, troca de Deus, troca de igreja: “Ola, eu vou lá pra esquina, porque lá tem um negócio: domingo, meu amigo, o poder desce, o fogo cai, a coluna ajeita, o olho ajeita... tudo ajeita”. Aí, corre pra lá.

Buscar Deus por interesse, só pra receber graça, não interessa, não!

Você não pode se relacionar com Deus igual à política. Você vota em quem? Nem sempre é no candidato mais justo, mais correto, mais experiente... muito das vezes, no nosso Brasil, vota-se em quem promete algo, principalmente, se for pessoal, se for pra família, pro negocio e as vezes até pra igreja.

 

O que nós ganhamos quando obedecemos a Deus? Ah! irmão, o que será que vale mais do que Ele já nos deu? ...a salvação, a vida eterna, o Seu amor incondicional, nos adotando na família dEle... o que valerá mais que isso!

Todos devíamos dizer: “Deus, obrigado porque a Tua graça me alcançou, eu tenha a salvação, eu Te tenho, Senhor!” É aquela história: o pai chega de viagem, tava embarcado, desembarcou, e ao chegar em casa, a criança quer a bala, o brinquedo, não quer o pai... quer o brinquedo. “Cadê? Trouxe? ...Pera aí, e o abraço? Me dá um abraço primeiro, depois a gente conversa”. É assim que fazemos com Deus.

Nesse v.14, Israel falava: “Temos feito jejum, feito oração, mas de que valeu tanta vigília, tanto louvor, tanto isso e aquilo... de que adiantou?”

Ai, ai, ai. Tem gente assim, movida a interesse... faz um balanço: se você for assim, muda de atitude.

Porque tem o outro grupo, v.16: tem os que temem ao senhor. Aqui duas palavras importantes no final do verso “temor e honra”.

Hoje, a palavra “temor” soa com o sentido de medo, medo de Deus, já pensou? ...na idade das trevas, a religião apresentava um Deus severo, rígido... então as pessoas serviam a Deus por medo. Mas ter temor a Deus é outra coisa...

A ideia é de respeito devido a Pessoa que Ele é... é como falar pra uma criança: “Não brinque com fogo, respeite”.

Quando você diz pra uma criança: “Não põe o dedinho na tomada”, você está ensinando a criança a temer, a respeitar aquilo que é maior do que ela, como o choque elétrico.

Ora, Deus é muito maior do que isso... Ele deve ser respeitado, ser temido. E tem mesmo, afinal, é Deus que tem poder pra salvar e castigar.

Agora, o que tem acontecido hoje? As crianças não temem ninguém... como que vão temer a Deus?

Porque a forma de Deus ensinar o temor foi estabelecendo a família. É em casa, com papai e mamãe que as crianças deviam aprender sobre isso, porque quando o pai é capaz de amar e disciplinar, quando é capaz de dar tudo, mas é capaz também de negar aquilo que a criança não pode ter, aí elas aprendem a respeitar.

Mas, o que vemos hoje? ...crianças sem o referencial de pai, porque o pai abusa, agride, violenta, maltrata... e um pai assim, ou mãe, que disciplina sem amor, cria e gera rebeldia ao invés de temor.

Pais que nunca estão em casa pra olhar nos olhos, pra brincar, pra ouvir, pra abraçar... não tem o direito de punir, não tem o direito de disciplinar, porque a criança vai tomar isso como rebeldia.

E como estão as crianças hoje? ...elas não sabem mais quem é pai nem quem é mãe... elas não tem ninguém em casa, ninguém que manda, então elas estão fazendo o que querem... a criança bate no pai, bate na mãe, atira no pai, atira na mãe, atira na polícia, no vizinho, no idoso... porque não teme ninguém.

E temer por que? ...a gente vê pela televisão que quem erra feio, fica impune!

E ao lidar com Deus, muitos tem justamente essa ideia, esse pensamento: “a gente pode errar, pode pecar... não dá em nada, não”. Mas escuta: Deus está no controle absoluto de tudo, viu!? É bom temer a Deus.

 

Uma coisa ótima pra fazer, é você estudar as vezes que a palavra temor aparece na Bíblia, especialmente no livro dos Provérbios.

Você vai aprender: “O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada!” (Pv 10.27). “O temor do Senhor é fonte de vida” (Pv 14.27). “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9.10). “É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação” (Pv 15.16).

Amado, a pessoa que teme ao Senhor, prolonga a sua vida e a vida que tem é abençoada. Pensa nisso. Aplauda ao senhor.

A segunda palavra no v.16 é “honra”, honra ao Senhor.

Um dos dez mandamentos é: “honra ao teu pai e a tua mãe”, que é o único mandamento com promessa. Sabe o que está dizendo? Se você honrar o seu pai, a sua mãe, os seus dias na terra serão prolongados. Mas quem desonra os pais, tem a vida abreviada ou infernizada. É um principio.

O que é honrar? ...é falar bem... ter em alta consideração... Não adianta você falar que Jesus está no trono do céu, se Ele não está sentado no trono da sua vida, da sua agenda, do seu tempo... se Jesus não recebe nem cinco minutos do seu tempo, nem cinco minutos do seu pensamento, da sua vida... você não está honrando a Ele.

Faz um balanço...

 

Em Israel, houve dois tipos de gente: o tipo desligado, que fazia tudo que um servo de Deus deve fazer, mas era tudo misturado com cinismo, falsidade, pecado, até que foi esfriando a ponto de não temer nem honrar mais a Deus.

Outros até serviam a Deus, mas de forma interesseira... o que queriam é a recompensa, o prêmio, a bênção.. Larga disso. Nós temos que servir a Deus por amor e não por interesse!

Mas também tem outro tipo: o tipo que honra e teme a Deus.

Irmão, faz o balanço: se Deus puxasse a sua ficha do ano 2012, qual seria o saldo?

Talvez, você precise dizer: “Senhor, eu não fui bem em 2012, mas eu quero ser melhor em 2013... eu quero temer e honrar o Senhor”.

Reconheça que Deus sabe tudo e vê tudo... mas, sabe, reconheça também que Deus é rico em misericórdia... por isso que levanta um profeta pra dizer: “vota pra mim, porque eu vou voltar pra você”. Aleluia!

Amado, Deus está dizendo isto pra você hoje a noite. Teme a Deus. Honre o nome dEle.

Vídeo: depoimento de alguém que esfriou na fé.

Acredite: é de um ex-pastor. Ele frequentava a Boate Kiss em Santa Maria. Sábado passado, ele só não foi lá, porque teve que trabalhar. Veja o que ele conta. Para baixar o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=EPO4Yq4uB4g

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page