top of page

O ENCONTRO QUE VOCÊ PRECISA I

Marcos 10:46-52 

 

(A Cura do Cego de Jericó)

"46. Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. 47. Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! 48. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim. 49. Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. 50. Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus. 51. Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja. 52. Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho."

 

Introdução:

Nas páginas do Novo testamento encontramos muitas pessoas que tiveram suas vidas transformadas porque tiveram um encontro pessoal com Jesus.

O Novo Testamento fala do oficial de um rei, um homem que estava aflito porque seu filho estava à beira da morte, mas que foi ajudado por Jesus, tendo o seu filho curado...

...fala de um homem endemoninhado, que andava nu e morava entre os túmulos, mas que teve seu encontro com Jesus e, por conta desse encontro, passou a andar vestido e a gozar perfeito juízo!

... fala da mulher samaritana, que havia sofrido na mão de cinco amantes e que estava desiludida, mas que encontrou Jesus e descobriu seu verdadeiro valor!

...fala de uma mulher surpreendida em adultério, que foi arrastada para a rua a fim de ser linchada por pessoas que se achavam muito santas, muito certinhas... mas que acabou sendo também surpreendida por Jesus, que falou para aquelas pessoas: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”. Então, Jesus abençoou aquela pobre mulher com seu perdão e disse: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado”.

... fala de Zaqueu, um homem responsável pela coleta dos impostos públicos, que se enriqueceu extorquindo os outros, mas que teve o seu encontro com Jesus e foi mudado em outro homem, tanto que disse: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. Isso foi tão impressionante que Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa!”

...fala de uma mulher que vinha sofrendo 12 anos com uma hemorragia que não sarava, mas que cheia de fé, teve o seu encontro com Jesus, tocou no manto dEle e foi, naquele mesmo instante, curada de sua hemorragia!

... ah! e fala de muitos outros!

 

Vidas que, após o encontro com Jesus, nunca mais foram as mesmas, porque foram mudadas completamente!

E a força destes e tantos outros casos de homens e de mulheres, que tiveram suas vidas mudadas, porque tiveram um encontro com Jesus, nos falam bem forte ao coração nesses dias, porque, todos também queremos, eu creio, ter a sua vida mudada!

Por isso, quero pensar com você um pouco na história de Bartimeu.

Sim, temos um personagem nesta história chamado Bartimeu... um homem que precisava muito ter a situação da sua vida mudada... E ele conseguiu isso, encontrando-se com Jesus...

Bartimeu teve um encontro com Jesus e a sua vida mudou, a sua história mudou!

Ah! Se você vem dizendo nestes dias que a sua situação não muda, que a sua vida não melhora... olhe: Bartimeu teve o encontro que você também precisa ter a fim de ver sua vida mudada!

Quer ver comigo ver as razões para este encontro?

 

...a primeira de todas as razões porque você precisa encontrar Jesus, é porque...

1. JESUS PODE RESOLVER SEUS PROBLEMAS (v. 46)

Diga comigo: “Jesus, pode resolver meus problemas”.

Veja, se quiser, o v.46: "Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu."

Repare bem como estava a situação desse homem: sentado na rua, mendigando, e cego. Que vida miserável, que vida medíocre, a vida de Bartimeu.

Ele era um homem sem família, sem teto e sofria de uma paralisia... Que situação! Bartimeu tinha vários problemas: problemas familiares, problemas financeiros e problemas de saúde.

Você já passou por um problema na sua vida? Claro que sim!

As únicas pessoas sem problemas que eu conheço, que não têm problemas de espécie alguma, eu vou lhe dizer onde elas moram aqui na cidade: elas moram ali, beirando à Rua da Igualdade, num lugar chamado “Cemitério Municipal”!

Agora, a pessoa não precisa ter problemas grandes e tão sérios para se sentir miserável como o Bartimeu aqui da Bíblia – na verdade, basta um probleminha, e ele já é suficiente para nos tirar a paz...

Você tem visto os atletas olímpicos? ...alguns têm perdido a medalha por causa de pequenas coisas: ...um ponto de diferença, um gol, uma cesta... um escorregão... um desequilíbrio... Muitas vezes, são os pequenos probleminhas da vida que tiram o prêmio do nosso sossego.

 

Ah! Mas quando Bartimeu teve o seu encontro com Jesus, ele foi mudado em outro homem... a vida dele mudou completamente! ...porque só JESUS PODE RESOLVER, como ninguém mais, os PROBLEMAS que temos!

 

...a segunda razão, nesta história, porque você precisa encontrar Jesus, é porque...

2. JESUS PODE ATENDER A SUA ORAÇÃO

Diga comigo: “Jesus, pode atender a minha oração”.

O v.47 diz assim de Bartimeu: "Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a Clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!".

Você está cheio de problemas e o patrão não quer te ouvir? ...o marido não te ouve? ...a mulher não te escuta? ...as pessoas não querem te ouvir?

Amado... isso é algo que com Jesus não acontece. Jesus sempre está com os ouvidos abertos e atentos a sua oração. Agora mesmo você pode clamar a Ele, você pode dizer à Jesus? “Senhor, tem compaixão de mim!” e Ele vai ouvir você!

Diz esse texto, que Bartimeu, ao ter certeza que era Jesus, abriu a boca e gritou: “Jesus... tem compaixão de mim!”

E sabe o que Jesus fez? ...o v.49 diz isto: “Jesus parou”.

Aquela foi uma parada proposital... Jesus mandou dizer ao homem para se aproximar, e depois no v.52 está escrito que Jesus o atendeu, abençoando-o com a restauração das vistas!

Compensa você fazer a sua oração. Jesus vai te ouvir!

 

...há uma terceira razão porque você precisa encontrar Jesus, é que...

3. SÓ JESUS SE IMPORTA, COMO NINGUÉM MAIS, COM A SUA DOR (vs. 48 e 49)

Você não faz idéia, mas Jesus tem um interesse especial por você!

...Jesus pode estar em qualquer lugar do universo, mas Ele escolheu morar no seu coração. Jesus é louco por você, apaixonado por você!

Foi por essa paixão, foi por esse amor, que lemos aqui no v.48 e 49 que, enquanto "muitos repreendiam [Bartimeu], para que se calasse... [veio Jesus, Ele parou] ...e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama." Jesus se importou com Bartimeu!

Jesus, movido de compaixão tocou a vida daquele homem, o endireitou, o abençoou!

Amado: você também é muito especial para Jesus! ...Ele se importa com a sua dor, se importa com sua condição, se importa com a sua vida!

Ah! Hoje você precisa ter o seu encontro com Jesus!

...mais uma outra razão porque você precisa encontrar Jesus, é essa...

4. JESUS DESEJA O MELHOR PARA VOCÊ (vs. 50 e 51)

No v.50 e 51 está escrito: "Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus....[E Jesus, então, perguntou pro cego Bartimeu], e Que queres que te faça? [...e ele respondeu]: Mestre, que eu veja."

Hoje Jesus está neste lugar e se você se levantar ao encontro de Jesus, como o cego Bartimeu fez, você vai ouvi-Lo perguntar: “O que deseja que Eu faça por você?”

E quando esse momento chegar, amado, receba a bênção, porque Jesus deseja o melhor para você!

O que você diria a Jesus se Ele lhe perguntasse: “Que queres que te faça?” ...será que você deseja ver a sua alma salva... ver a sua vida mudada? ...será que você deseja ver a sua casa abençoada? ...ver a sua enfermidade sarada!

Jesus deseja o melhor para você. Por isso, tenha fé e diga pra Jesus: “Mestre, que eu veja – que eu veja minha vida salva... que eu veja a minha vida livre... que eu veja minha família abençoada, Senhor!”

Jesus tem o melhor para você! Aleluia!

 

...finalmente, tem ainda outra razão para você ter seu encontro com Jesus, e a razão é essa...

5. JESUS VAI TRANSFORMAR A SUA VIDA!

0 Olhe que impressionante o que lemos no v.52: "Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente [o cego] recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho."

Antes de Bartimeu ter seu encontro com Jesus: ele vivia prostrado, dependente e mendigando... Agora, depois de um encontro com Jesus, esse v.52 diz dele: andando, independente e seguindo o seu caminho. Oh! Glória! ...Que mudança de vida Jesus fez naquele homem!

Mas hoje, é a sua vida que pode ser mudada num encontro com Jesus!

Conclusão:

Será que você deseja encontrar Jesus nesta noite?

Esse encontro é plenamente possível – e é sobrenatural – você diz no seu espírito: “Jesus, eu te recebo no meu coração. Vem, Jesus!” ...e nesta hora, o Espírito do Senhor, o Espírito Santo, Ele vem para o seu coração.

Então, acontece o encontro. O Mestre pergunta: “Que queres que te faça?” e você diz: “Senhor, que eu veja! ...que eu veja minha vida salva, que eu veja minha vida mudada!” E o poderoso Senhor dos senhores, o Rei dos reis, Jesus Cristo, Ele declara: “Vai, sê abençoado... a tua fé te salvou!”

 

Ministração

Quero fazer uma oração de bênção por você.

Se você entendeu que precisa de um encontro com Jesus, VENHA orar comigo aqui, em nome de Jesus...

Pr Walter Pacheco da Silveira - 22.08.2004

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page