top of page

A VIDA QUE DEUS ORDENOU

Colossenses 3.1-4

 

Introdução

A Bíblia mostra que Deus ordenou uma qualidade de vida que podemos viver: é uma vida de completa alegria. Uma vida de paz, uma vida santa, poderosa e vitoriosa, porque podemos ter acesso a Deus a qualquer hora.

Repito, a vida que Deus preparou para nós neste mundo aqui, antes mesmo que cheguemos ao céu, é uma vida santa, poderosa e vitoriosa!

Essa é a vida que Deus ordena pra nós na Bíblia e ela está escondida com Cristo Jesus.

Lemos em Cl 3.1, que devemos pôr o nosso “...interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus” e no v.3 está escrito: “...a vida de vocês está escondida com Cristo”.

Vamos pensar: Onde está Cristo hoje? ...sentado ao lado direito de Deus, no céu! E a Bíblia diz que a nossa vida está escondida nEle.

Ora, se Cristo está no céu, ocupando o lado direito do trono e a sua vida está escondida nEle, pergunta: que coisa aqui de baixo, aqui da terra, pode atingir essa vida? O que pode ameaçá-la, afetá-la? Nada!

Por isso que está escrito em Rm 8.38: “...nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro;" 39 nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus...”. Essa é uma das declarações mais lindas da Bíblia.

Pois bem, esse jeito da Bíblia dizer que a vida está escondida com Cristo, isso significa que ela está segura nEle, está garantida, está firme!

Portanto, assim como Jesus é inabalável, você é inabalável. Assim como Jesus supera todas as coisas, você também supera. A sua posição diante de Deus é a mesma posição que Jesus tem diante de Deus.

Então, você nunca deveria pensar que está destinado à fraqueza e ao fracasso, porque na Bíblia, não existe lugar pra esse pensamento – a menos que você ainda não tenha resolvido viver para Deus.

Porque talvez alguém ande escondido de Cristo ao invés de escondido com Cristo... afastado ao invés de unido.

Mas se a sua vida está em Cristo, se você está com Ele, o v.4 diz: “Cristo é a verdadeira vida de vocês”. Se você está com Ele, então você está acima de todas as coisas. Nada pode afetá-lo. Aleluia!

Ah! Mas eu posso pegar uma doença e morrer! É verdade, mas até para a sua morte, Deus tem solução!

Então, entenda a sua posição: se você é uma pessoa que anda escondido de Cristo, sem interesse nas coisas de Deus, porque ainda não resolveu viver para Ele e vive, sim, só para si mesmo... então a sua vida não é essa que está escondida (ou guardada) com Cristo.

Nesse caso, você não está acima de todas as coisas, mas está embaixo, sem Cristo... essa tem sido a sua posição.

Porém, no momento que você resolve viver para Deus, Deus perdoa a sua ignorância e move a sua posição de baixo para cima. Aleluia!

E são para esses e somente para esses, que a Bíblia diz: “a vida de vocês está escondida com Cristo”.

E a partir dessa hora, a vida que Deus determina para você é uma vida cheia de paz, alegria, dinamismo, vitalidade e cheia da vontade de Deus, isto é, uma vida santa, poderosa e vitoriosa!

Que tipo de vida estamos vivendo?

Irmão, se nós não estamos vivendo a vida que Deus determinou que vivêssemos desta posição em Cristo, então precisamos vencer e romper as barreiras que estão nos atrapalhando nessa questão.

E para isso é preciso que examinemos como estamos hoje. Essa não é uma coisa fácil de

fazer.

Algumas experiências nossas podem ser tristes e lamentáveis. Mas, quando eu e você, nos humilharmos, veremos nossa falta e aí, Deus nos concederá graça.

Deus nos deu uma vida, em Cristo, muito elevada, mas pode ser que vivemos uma vida de fracassos.

Estamos aqui, nessa posição em Cristo, mas vivendo como se estivéssemos embaixo. Como pode acontecer isso?

De acordo com a Bíblia, um crente tem oito tipos de fracassos, ou seja, oito tipos de pecados que precisam ser vencidos para que ele desfrute completamente da vida que está escondida em Cristo Jesus.

 

Eis o primeiro fracasso a ser vencido para viver a vida que Deus ordenou. Vença:

1- OS PECADOS ESPIRITUAIS

O orgulho é um pecado espiritual. A inveja é um pecado espiritual. A incredulidade é um pecado espiritual. Apontar o erro dos outros é um pecado espiritual. A falta de oração é um pecado espiritual. Deixar de se comprometer com Deus também é um pecado espiritual.

Algumas pessoas são vitoriosas nesses assuntos espirituais, mas tem aquelas que experimentam derrota nesses assuntos. E vamos ser honestos: o numero de pessoas que experimentam derrotas é mais numeroso do que os que experimentam vitória.

O orgulho é um pecado espiritual, qualquer tipo de orgulho.

A inveja é outro, a incredulidade também... Se você pergunta pra certos cristãos se eles crêem ou não, eles sempre responderão que crêem, mas se você perguntar: “Então, você confia realmente nas promessas de Deus?” ...aí, muitos vão admitir que não são assim tão capazes.

E de fato, se passam por uma pequena prova, ficam grandemente assustados, porque não conseguem confiar na Palavra de Deus. A incredulidade é um pecado espiritual.

Conta-se que a esposa de Martinho Lutero, certa vez se vestiu de luto e disse pra ele: “Martinho, sua angústia está tão profunda que até parece que Deus morreu. Então, eu estou de luto”.

Muitos crentes não têm uma vida de comunhão com Deus. Dia a dia vivem de maneira descuidada, sem Quarto de Escuta, sem orar e sem ler a Bíblia.

Essa vida sem compromisso com Deus, é ímpia. Assim, cometemos um pecado espiritual e logo, quando menos esperar, uma pequena coisa irá revelar quem temos sido.

Havia dois irmãos que não tinham bom relacionamento entre si por causa de uma pequena questão. Antes, eles comiam juntos e se serviam do mesmo prato. Um deles sempre escolhia para si o melhor pedaço de carne. Quando o outro percebeu isso, não falou nada por vários dias. Depois de duas semanas, não aguentou mais esse comportamento e aí se afastou do irmão, virou a cara pra ele, cortou a relação.

O tipo de pessoa que você é se manifesta nas pequenas coisas que você faz.

Leia a biografia de Hudson Taylor. Quando ele viajava pregando o Evangelho, ele quase sempre escolhia o pior quarto e a pior cama... uma pequena coisa, mas que revela o caráter.

Nós sabemos de cantores evangélicos, a música gospel está aí, chamando atenção até da Rede Globo de televisão (inclusive vai ter um show gospel de final de ano!)... mas tem cantores fazendo promoção de si mesmos e exigências disso e daquilo, ao invés de promover Jesus e exaltar o Reino de Deus.

Hoje, as pessoas não estão querendo uma vida escondida, mas uma vida “aparecida” sob os holofotes da mídia...

Eu fui com o Marcos Cesar apanhar o pastor Arlindo Barreto na rodoviária em Campos, com um excelente automóvel. E quando chegamos, na saída do carro, ele disse pra nós: “Jesus andava num jumentinho!” E isso me revelou algo sobre o caráter dele.

Pequenas coisas mostram se a pessoa vive ou não vive diante de Deus.

Sabe, pra você (e eu também) vivermos a vida que Deus ordenou, a vida santa, poderosa e vitoriosa, vida que está escondida (guardada) em Cristo, nós precisamos vencer os nossos pecados espirituais.

O orgulho, a inveja, a incredulidade... vencer esse negócio de ficarmos apontando os erros dos outros... vencermos a falta de oração... vencermos o descompromisso com Deus...

Quando você começa a vencer esses fracassos, você também começa a desfrutar da vida que está escondida em Cristo Jesus.

Tem um segundo fracasso a ser vencido (são oito, mas por hoje, indicarei mais este):

2- OS PECADOS DA CARNE

Não é só os pecados espirituais que existem; tem também os pecados da carne. E não falo de file-mignon, de alcatra ou patinho... deixa o churrasco de lado... mas, falo de carne no sentido bíblico, isto é, a natureza pecaminosa do ser humano, que é dominada pelos seus próprios desejos e impulsos.

O adultério é um pecado da carne... os olhos cobiçosos são um pecado da carne... os relacionamentos onde há brigas, ciumeiras, desunião, também são pecados da carne.

Muitos têm fracassado nessas questões... pecamos com os olhos, porque não os mantemos sobre controle.

Seus olhos têm sido controlados? ...hoje em dia existem muitas oportunidades para pecar com os olhos.

Nós precisamos cuidar desse assunto diante de Deus, porque pode ser que nunca temos experimentado da vida escondida em Cristo, vida santa, poderosa e vencedora, porque nossos olhos estão sem controle.

Muitos temos tido inconvenientes no relacionamento com os outros...

Que precisamos ter amizade com os pecadores, é verdade... Jesus foi amigo dos pecadores! Mas devemos dar cuidadosa atenção a isso para nos tornarmos pecadores como eles.

Um irmãozinho, servo de Deus, disse uma vez que alguns colegas de trabalho, sem nenhum interesse por Deus, tentaram ter uma amizade especial com ele – do tipo “faz como a gente... todo mundo faz!” então, quando ele percebeu que aquilo era pecado, ele rejeitou tal amizade.

Uma boa ilustração para isso é a do barquinho na água. O barquinho pode estar na água, mas a água não pode estar no barquinho.

Entende o mistério? ...pra vivermos a vida que Deus ordenou, a vida santa, poderosa e vitoriosa, vida que está escondida em Cristo, nós precisamos vencer o fracasso dos nossos pecados espirituais e os carnais.

Conclusão

A vida que Deus ordenou para nós é uma vida superior...

Tem aqueles que vivem embaixo, no nível das coisas medíocres, baixas, sem nenhum valor eterno...

E tem aqueles que vivem no nível mais alto... são crentes, são pessoas que resolveram viver para Deus, estão em Cristo... mas ainda assim, não experimentam completamente da vida que está escondida nEle.

Por que? Porque ainda não deixaram completamente os pecados espirituais e nem os pecados carnais.

Estão em Cristo, mas continuam a fazer as coisas lá de baixo.

Hoje Deus quer mudar a história da sua vida.

Mas Deus só pode abençoar um tipo de pessoa neste lugar aqui: as que são sinceras diante Dele.

Então, se você puder confessar o seu fracasso diante de Deus, Ele te abençoará!

Todos os que são sinceros, serão abençoados. Dêem graças ao Senhor e louvem-No... Eu creio que muitos nesta noite terão um encontro com Deus e Deus os abençoará.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 20/11/2011

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page