top of page

MILAGRES: DEUS PODE E DEUS QUER REALIZÁ-LOS

Marcos 1.40-45

 

Introdução

Agostinho de Hipona dizia que a vida de uma pessoa é mudada ou por um grande amor ou por uma grande dor.

Ele foi teólogo e filósofo e, mais tarde, as pessoas pegaram essas palavras de Agostinho e passaram a afirmar o seguinte: “Quem não vem [pra perto de Deus] pelo amor, vem pela dor”. Alguns acham que isso é até um versículo da Bíblia, mas não é... embora, não deixa de ser uma grande verdade.

Deus sempre usa as circunstâncias da vida para nos aproximar dEle.

Tem pessoas, por exemplo, que só ficam perto de Deus quando tudo está bem pra elas... quando a família está legal... quando o dinheiro tá entrando... quando tem saúde... aí, ela canta, louva, não falta os cultos da igreja... porque ela está alegre; vai tudo bem com ela.

Mas, há outras pessoas que só se aproximam de Deus, quando as coisas estão ruins: quando o dinheiro acabou... a saúde pifou... os relacionamentos romperam.  

Por incrível que pareça, a perda de um ente querido, a demissão de um emprego, um relacionamento rompido... são situações que tem trazido muitas pessoas para perto de Deus.

É assim... na hora da dor, nós buscamos a Deus mais facilmente e mais rapidamente. Não sei se esse é o seu caso, mas, a maioria de nós procura a Deus em situações de aperto.

Mas isso é maravilhoso demais! Por que Deus não ignora ninguém. Talvez a gente pense assim: “Ingrato, só vem pra Deus na hora da dor” e ficamos achando que Deus nem precisava dar atenção pra esse tipo de gente. Mas Deus dá... e sabe, é situações assim que Deus usa para  operar verdadeiros milagres.  

Esse texto de Marcos 1.40-45 revela que Jesus pode e quer fazer milagres. No passado, Jesus fez muitos milagres, mas Ele não mudou e continua fazendo em nossos dias. Pois Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Portanto, no que diz respeito a milagres, Deus pode e quer fazê-los ainda hoje!  Veja o que aprendemos deste texto:

 

...primeiro, pra facilitar:

JESUS SE COLOCA NO SEU CAMINHO

Lemos no v.40 que o leproso veio até Jesus. Mas no Evangelho de Mateus (8.1): o leproso se aproximou de Jesus, porque Jesus Se colocou no caminho dele. Mateus fala que Jesus é quem desceu do monte para encontrar-se com o leproso.  Ou seja, Jesus Se colocou no caminho dele.

Naquele tempo, um leproso também não podia chegar perto de ninguém. Se chegasse muito perto, os outros podiam até apedrejar, porque a lepra era uma doença incurável e contagiosa. Mas Jesus Se colocou no caminho dele!

Jesus pode e quer abençoar as pessoas... Ele se colocou no caminho de Zaqueu... Ele se colocou no caminho da Mulher samaritana... Ele se colocou no caminho do cego Bartimeu... Ele se colocou no caminho da viúva de Naim... Ele se colocou no caminho de Jairo... Ele se colocou no caminho da mulher com fluxo de sangue... Ele se colocou no caminho de Nicodemos... Ele se colocou no caminho do paralítico de Betesda... Ele se colocou no caminho do leproso... e Jesus hoje, se coloca no seu caminho!

Jesus quer fazer um milagre em sua vida! Deus pode e Deus quer! Aleluia!

 

...segundo, pra facilitar isso:

JESUS SE IMPORTA COM O SEU BEM-ESTAR

Lemos no v.41: “Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado!”

Compaixão é um sentimento difícil de explicar. É uma coisa muito forte que dá por dentro quando a gente vê e sente a dor dos outros. Compaixão não é dó... é uma vontade profunda de fazer alguma coisa pra mudar a situação daquela pessoa. Jesus se importa com os que sofrem!

Numa festa tem gente que procura ficar perto das pessoas importantes e que tem alguma coisa para oferecer: abrir uma porta, dar uma oportunidade e coisa e tal... Mas Jesus sempre se aproximava das pessoas que possuíam necessidades a serem supridas.

Aqui vai até uma dica: Você quer ganhar alguém pra Jesus e multiplicar a sua célula? Se aproxime daqueles que estão com alguma necessidade a ser suprida e promova esse suprimento.

Certa ocasião, Jesus falou: "Os sãos não precisam de médicos mas os doentes. Eu não vim para os são para os doentes”.

Mas se você se acha necessitado, se acha precisado, Jesus se importa com a sua necessidade... porque Ele já passou por tudo o que uma pessoa pode passar: feridas, enfermidades, rejeição, chorar de noite... sofrer tentações, traições...

Ao ver você esta noite, Jesus diz: "Eu sei o que você está passando!" Jesus sente o que você sente.

Em certo lugar, houve um atropelamento na rua. No momento que o acidente aconteceu, estava passando um médico em seu carro de luxo, vidros escuros... ele percebeu que era um acidente, mas não quis parar, estava com pressa de chegar em casa. Meia hora depois de chegar em casa, já de banho tomado, o telefone toca e era alguém avisando que o filho dele havia sido atropelado ao voltar da escola. Aquele homem correu pro hospital, mas quando chegou o seu filho havia morrido. Foi um desespero... Ele perguntou aos colegas médicos: “Por que ele morreu? Por que vocês não conseguiram salvar o meu filho?” E a resposta foi que o socorro demorou e ele perdeu muito sangue. A partir daquele momento, pra se recuperar, esse médico se dedicou mais intensamente a ajudar as pessoas.

Um dia, ele estava de plantão no hospital, quando chega um adolescente atropelado levado pelo pai. Aí, com dedicação, aquele médico fez de tudo para salvar a vida do garoto, mas não conseguiu.

E com os olhos escorrendo lágrimas, foi avisar e confortar aquele pai. Mais tarde, esse pai pergunta: “O doutor já atua a tantos anos na profissão, como ainda consegue chorar por um paciente que morre? ...ele foi apenas mais um”. E o médico respondeu: “É que eu sei o que o senhor está sentindo, porque eu também já perdi um filho”.

Muitas vezes, você pode pensar que Deus não se importa com as suas dores, com suas crises, suas dificuldades... Muitas vezes, seu marido não entende você (ou a esposa)... os filhos não entendem... ou talvez, os pais não entendem. Mas, há Um que entende e se compadece de você, porque Ele mesmo passou por tudo que se possa imaginar.

No livro de Isaías (53.3), está escrito: “Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim”.

Eu posso ouvir Jesus lhe dizendo assim: "Filho, eu já passei por tudo isso. Eu compreendo o que você está passando... sei o que é ser traído, sei o que é ficar doente, ser desprezado, eu sei o que é se sentir sozinho e abandonado. Portanto: “Não fique com medo, pois estou com você; não se apavore, pois eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças e o ajudo; eu o protejo com a minha forte mão” (Is 41.10).

Há um Deus que te entende e quer operar um milagre em sua vida.

Deus pode e Deus quer, e pra facilitar isso...

JESUS TE TOCA

A coisa mais fantástica nesse texto é que Jesus tocou o leproso. Olha o v.41: “Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado!”

Ninguém podia se aproximar de um leproso, nem o leproso se aproximar de alguém. Naquele tempo, pessoa que ficasse leprosa, tinha que sair de casa e ir para o vale dos leprosos, que ficava fora da cidade e de longe, as pessoas arremessavam comida.

Quando um leproso passava por um lugar, se encontrasse alguém, a lei era a seguinte: tinha que gritar: Leproso! Leproso! ...pra ninguém chegar perto.

Então, esse homem aqui do texto, não era apenas leproso... era também rejeitado, humilhado, carente! E para abençoá-lo, Jesus podia ter simplesmente falado pra ele: "Seja curado". Mas Jesus fez questão de tocar nele.

Com um toque, Jesus cura os enfermos... com um toque, Jesus perdoa pecados... com um toque, Jesus restaura a vida de uma pessoa.

A revista Times é uma das mais conhecidas revistas de notícias semanais do mundo... é publicada nos Estados Unidos.  E certa vez, ela publicou o seguinte: que foi feita uma pesquisa para saber por que as pessoas que fazem parte de uma igreja, em geral, são pessoas mais saudáveis do que as sem igreja. E descobriram duas coisas: as pessoas que participam da igreja se reúnem regularmente e isso faz com que se sintam parte de um grupo... a outra coisa é que elas se tocam muito: oram de mãos dadas, se abraçam, se cumprimentam...

Você precisa acreditar no poder que existe no toque... eu valorizo muito isso em nossa igreja!

Jesus tocou o leproso e a razão era que, Jesus não queria curar apenas o corpo físico doente dele... Jesus queria que ele também fosse curado na alma, porque estava abatida e amargurada.

Se você é como aquele homem leproso, você está precisando de um toque de Jesus em sua vida. A boa notícia é que Ele pode e Ele quer tocar a sua vida hoje.

Mas, esse leproso teve uma dúvida sobre o amor e a bondade de Jesus.

Ele acreditava no poder de Jesus, mas não estava muito certo sobre a bondade de Jesus. Porque ele disse: "...eu sei que o senhor pode me curar se quiser".

Isso é o que muita gente também está dizendo: "Se Deus quiser, minha família será restaurada... se Deus quiser eu vou ficar curado... se Deus quiser eu vou arranjar um emprego".

Ora, a sua felicidade é o que Deus mais quer! ...mas se você duvida disso, Jesus dá certeza, ele disse pro leproso: "Eu quero! Seja curado!”

Amado, assim como Jesus se colocou no caminho daquele leproso, hoje Jesus Se coloca no seu caminho. Ele quer tocar a sua vida também. Jesus quer abençoar você. Creia no seu coração que Ele pode e Ele quer!

Conclusão

Examine o seu coração para ver se em você existe alguma dúvida sobre a bondade de Jesus.

A Palavra de Deus nos diz claramente que o Senhor Jesus levou as nossas enfermidades. Por isso eu lhe digo: é da vontade de Deus curar você.

E junto à cura está a salvação,

Deus nunca pretendeu que o homem separasse a cura da salvação.

Jesus pode e Jesus quer! Nunca se esqueça disso!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page