top of page

O VALOR DE UMA AMIZADE SINCERA

Diversos

 

Quantos aqui tem amigos que pode dizer que é assim, bem chegados? Porque existem amigos que são inseparáveis. Eles estão sempre juntos, gostam de fazer as coisas juntos.

Essa é a história do João e do Ronaldo. Eles eram amigos assim, inseparáveis, e os dois eram fanáticos por futebol: jogavam juntos todo final de semana. Um dia, o João sofreu um grave acidente de carro e o amigo foi visitá-lo na UTI. Chegando lá, o João, mesmo muito debilitado, falou pro Ronaldo: "Oh meu amigo, Ronaldo, eu estou morrendo! Dessa eu sei que não escapo!" E o amigo, para consolar, disse: "Que isso, João. Não fica assim, não! Olha, eu tenho certeza que a outra vida é bem melhor do que essa!" "Ah! Não sei não! E se lá não tiver futebol, Ronaldo?" "Ah! João, se lá não tiver futebol, aí nós "tamo" lascado, porque nós amamos futebol, né!" Uma semana depois, o João morre. Aí, naquela mesma noite, depois do enterro, Ronaldo vai pra casa, dorme e tem um sonho com o amigo. No sonho, o João diz assim: "Ronaldinho, meu grande amigo, eu tenho duas coisas pra te contar: uma boa e outra ruim!" E o Ronaldo, sonhando, responde: "Fala primeiro a boa!" E o amigo diz pra ele: "A boa é que após a morte, existe futebol, sim!" "Puxa, que legal! E a ruim? ...o Ronaldo pergunta: "A ruim é que você já tá escalado pro jogo do próximo domingo!" Que amizade heim!!

Hoje eu quero falar sobre o Valor da Amizade Sincera, amizade verdadeira. Diga comigo: O valor de uma amizade sincera.

Existem pesquisas científicas que demonstram que o nosso organismo produz uma substância que é produzida a partir do carinho e da presença de um amigo. Essa substancia é a endorfina, que é um anestésico natural para muitas dores do corpo.

A Revista VEJA, em sua seção Ciência, trouxe em Março desse ano, uma entrevista com um renomado professor da Universidade de Oxford, Robin Dunbar, e ele falava que a amizade para o ser humano é tão importante, porque ela traz uma série de benefícios à saúde: ter amigos ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, depressão, Alzheimer, entre outras! Que impressionante!

Olha pro irmão do seu lado e diga pra ele: “Sua amizade faz muito bem pra minha saúde”. Diga assim: “Eu me sinto bem em ter a sua amizade”. Aleluia!

Então, queridos, nós precisamos cultivar amizades, amizades autênticas, amizades sinceras. E Deus seja louvado, porque nós somos uma igreja em células, uma igreja estruturada em pequenos grupos, onde, apesar de termos dezenas de pessoas congregando nesta celebração aqui, mas cada uma pode ter a sua célula, o seu grupo, e assim, ninguém passa como apenas um número no meio da multidão. Não, lá na célula você é conhecido, lá você tem nome e pode desenvolver amizades profundas.

Por isso que é muito importante a gente estar congregando numa célula, reunindo toda semana numa célula, porque na célula nós vamos desenvolver amizades tão preciosas.

Eu às vezes fico observando a Juliana, da célula de Edinho e Ana Méri, de como ela fala com satisfação, das amizades feitas na célula. Ela sempre lembra, por exemplo, do Kaiuka desde o começo... amizade boa...

Por isso que todo mundo que congrega numa célula, ama estar junto. Quando termina o culto, eles se organizam e saem pra lanchar juntos... durante a semana, vão assistir filmes, alguns pedalam, outros ralam... mas amam estar juntos. Como é importante a gente cultivar amizades na célula.

Então, esta noite, eu quero falar sobre isso: o valor da amizade sincera.

 

E primeiro, eu quero destacar a amizade com Deus. Olha o texto Ex 33.11, vamos ler juntos: “O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo”.

Olha que coisa linda! Deus estava com Moisés, falando com Moisés, não era à distância, de uma forma superficial, mas era falando com face a face, como quem fala com seu amigo.

Esse é o desejo do coração de Deus. Deus quer ter a nossa amizade. Foi por isso que Jesus morreu na cruz. Jesus morreu pra que nossa amizade com Deus, quebrada lá no Éden, voltasse a ser perfeita!

Então, Moisés tinha amizade com Deus. O mesmo aconteceu com outro personagem, o Abraão, que é chamado na Bíblia de o pai da fé... mas tem uma característica muito marcante na vida de Abraão, mais do que a fé. Veja Tg 2.23: “Abraão creu em Deus... e ele foi chamado amigo de Deus”. Vamos ler juntos.

Amigo de Deus. Deixa eu dizer uma coisa: Nós podemos ser chamados de diversos títulos: tio, tia, senhor, senhora, doutor, doutora, excelentíssimo, excelentíssima... Mas, não tem título melhor do que ser chamado amigo de Deus.

Você já observou que algumas pessoas falam para outras pessoas, assim: “Olha, procura Fulano, porque ele é íntimo de Deus, ele conhece a Deus, é amigo de Deus. Ele vai orar por você e Deus vai fazer algo poderoso na sua vida”. É muito lindo quando a gente ouve isso de alguém.

Agora, ser amigo de Deus, é uma escolha que a gente faz. Moisés fez essa escolha. Abraão fez essa escolha. Ele escolheu ser amigo de Deus. Escolheu ter amizade profunda com Deus. Isso é uma escolha que a gente faz. É uma decisão que a gente toma!

E sabe como essa amizade começa? Eu me torno amigo de Deus, eu me faço amigo de Deus, a partir do momento que eu decido entregar a minha vida pra Jesus e ter a Jesus como o meu Senhor e Salvador da minha vida.

No momento que eu estou entregando minha vida para Jesus dirigir e abençoar, eu estou dizendo: “Jesus, eu quero ser amigo de Deus, eu faço essa escolha, eu tomo essa decisão. A partir de hoje, o Senhor é o número um da minha vida, a minha paixão, o meu melhor amigo!”

Alguns chegam a ser fanáticos, não é? O fanático é alguém que pensa numa coisa só o tempo todo. Já viu alguém fanático por guaraná? Ele gosta de guaraná. Então, de manhã ele já toma um guaraná. Chega no trabalho, toma um guaraná. Aí mais tarde, antes do almoço ainda, toma outra guaraná. Aí, chega pra almoçar, tem que ter guaraná. À tarde vem um lanchinho com? ...guaraná. À noite, ele vai jantar e tem que ter? ...guaraná. Antes de dormir, dá um beijo na esposa, e toma? ...guaraná. Aí, ele dorme e sonha com? ...guaraná.

Querido, se isso é ser fanático, tá cheio de fanático aqui, não por guaraná, mas por Jesus, porque a gente pensa em Jesus o tempo todo, amém? Aleluia! Dê uma salva de palmas de amor pra Jesus.

Mas é uma escolha, é uma decisão que a gente toma de ser amigo de Deus.

E essa amizade é selada no dia em que a gente diz: “Hoje eu vou fazer uma oração recebendo Jesus como o Senhor e Salvador da minha vida”.

No final dessa reunião, eu quero dar oportunidade pra você fazer essa escolha, tomar essa decisão de ter Jesus como Senhor e Salvador da sua vida e fazer dEle o seu melhor amigo.

Agora, deixa eu dizer: existem impedimentos em relação à essa amizade com Deus. Existem impedimentos. Veja o que está escrito em Tg 4.4: “...vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus”.

Nós não vamos conseguir ser amigos de Deus, ter amizade com Deus se gostarmos do mundo, se amarmos as coisas do mundo, porque o sistema do mundo é contrário ao sistema de valores de Deus.

Em Jo 15,15 está escrito de Jesus declarando: “eu os tenho chamado amigos”. Jesus nos quer como amigo. A morte de Jesus na cruz é a maior prova disso. Da cruz, Jesus estava dizendo: “Pai, Eu pago o preço que for necessário para ter a amizade deles. Eu tomo sobre mim o castigo deles... eu carrego sobre mim o pecado deles... eu pago a conta, eu pago a dívida, eu levo o castigo, porque Eu quero a amizade deles!”

Querido, essa é a história da cruz: Jesus foi separado de Deus por sua causa. Ele morreu na cruz, mas a morte não segurou Jesus, porque, ao terceiro dia, Ele ressuscitou e disse: “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Quem crê, dá glória a Deus, aplaude a Jesus!

Pega na mão do seu irmão, cumprimenta ele e fala: “Eu te vejo amigo de Deus”. Aleluia.

Eu vou falar agora de outro nível de amizade, mas antes, deixa eu falar uma coisa: amizade com Deus é o segredo pra gente ser bem sucedido nos outros níveis de amizade. Sem amizade com Deus, a gente não consegue ser bem sucedido nos outros níveis de amizade.

 

O segundo nível de amizade é a amizade com a família. Como isso é importante: que você tenha amizade com sua família.

A sua família é a sua maior riqueza, é o seu maior patrimônio. Cuide da sua família. Por que? Porque é na família que a gente recebe a primeira noção de relacionamento na vida. É no seio familiar, é dentro de casa que a gente começa a ter noção sobre relacionamento.

É no seio da família, que a gente aprende a amar, aprende pensar o melhor do outro, a fazer o melhor pelo outro, a acreditar no outro, pedir perdão, liberar perdão... querido, se você não conseguir ter amizade dentro da sua casa, você não vai conseguir ter amizade fora de casa.

Tem pessoas com dificuldades nisso, dificuldades de se relacionar com outras pessoas. Não é porque elas são ruins, é porque elas não aprenderam a se relacionar bem dentro de casa. Se quem tá dentro de casa não é amigo, como vai ter amigo lá fora? E mais, quantas que cresceram no seio de uma família hostil, onde faltava carinho, onde todo dia tinha ter briga? O dia que não houvesse briga, o vizinho sentia falta...

Por isso que é tão importante a gente cuidar da família da gente. Ela é a nossa primeira escola.

Tem pessoas que aceitam as brigas, as discussões, as gritarias dentro de casa... dizem: “É, lá em casa é assim mesmo. Toda hora é um bate-boca, a gente é tudo marcado dos coices”.

Querido, olha o que a Bíblia diz em Ef 6.1-3: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa: "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra.”

Quer ter vida longa, quer que tudo dê certo pra você? Honre o seu pai e a sua mãe, porque se você não horar pai e mãe, você morre cedo, tudo dá errado na sua vida. É o que diz a Palavra de Deus.

Veja: Deus zela tanto por um ambiente de amor dentro da casa da gente, que quando Ele vê que a pessoa está agindo com amor, com carinho, com honra, com respeito, Ele dá mais anos de vida e faz tudo dar certo para a pessoa. Aleluia!

Querido, tudo vai dar certo pra você e você vai viver muito, porque você honra a sua casa, honra a sua família, honra os seus pais. Amém?

Sua casa será invadida por um ambiente de amor... invista na sua casa. Sua família é de Jesus e o que reina na sua casa é o amor de Deus. Diga: “Eu e a minha família serviremos ao Senhor”. Amém.

Amizade com a família... esse nível de amizade a gente só consegue viver, se a gente primeiro tiver amizade com Deus. É a amizade com Deus que garante a amizade na família da gente.

 

O terceiro nível de amizade é a amizade com os irmãos em Cristo. Olha pro irmão ao lado e diz pra ele: “é com você, irmão”.

Agora, a amizade deve ir além de meras palavras. Amizade sincera é mais que palavras.

Eu quero mostrar pra você a amizade entre Davi e Jonatas, que é modelo pra nós. Vamos ler 1Sm 18.1-4: “Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. 2 Daquele dia em diante, Saul manteve Davi consigo e não o deixou voltar à casa de seu pai. 3 E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o melhor amigo de Davi. 4 Jônatas tirou o manto que estava vestindo e deu-o a Davi, junto com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão”.

Eu quero ler o v.3 e 4 de novo em uma outra versão: “Jônatas e Davi fizeram uma aliança... Despojou-se Jonatas da capa que vestia e a deu a Davi, como também a armadura, inclusive a espada, o arco e o cinto”.

Aqui temos algo simbólico e eu creio que podemos aprender com Davi e Jonatas o sentido de uma verdadeira amizade.

O texto fala que Jonatas deu a Davi a sua capa, a sua armadura, a sua espada, o seu arco e o seu cinto.

Vamos por partes: Jonatas deu a Davi a sua armadura. Que significa isso, dar a armadura? Armadura significa proteção. Ao dar a sua armadura para Davi, Jonatas estava dizendo: “Davi, como seu amigo eu vou te proteger”. Porque o bom amigo é aquele que protege o outro.

Jonatas estava dizendo: “Olha, meu irmão, eu sou seu amigo, nós temos uma amizade, estamos aliançados em Deus. Então, toma a minha armadura”.

Irmão, que coisa linda pra gente praticar na igreja! Jonatas ofereceu uma armadura, isto é, proteção a Davi, contra as calúnias, contra as fofocas, contra todo tipo de armação. Querido, a amizade sincera é essa em que o amigo protege o outro.

Deixa eu dizer uma coisa: Nunca permita que falem mal de um irmão pra você. Nunca permita.

Tem crentes que só a misericórdia. Já chegam falando assim: “Oh! não tô fofocando, não! Mas é que eu sei que você ora pelos irmãos, e você nem sabe, mas Fulano tá em pé de guerra com mulher, porque ele já traiu ela”. E a pessoa fica falando mal. Que atitude horrível tem a pessoa que fala: “Irmão Fulano fez isso no trabalho, irmão Fulano teve essa atitude na célula!”

Querido, não aceite, não aceite, porque o seu ouvido não é lixeira. Não aceite.

Olha, é pra evitar isso que foi estabelecido Mt 18.15: “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro”. A Bíblia fala que se um irmão fez algo contra você, vai você mesmo e conversa com ele. Não vai contar pra outro!

Mas, se alguém vier falar mal do seu irmão, proteja ele, cubra a vida dele com a sua armadura, proteja o seu irmão. Porque se você é amigo, você vai defender o seu irmão, você vai falar: “Olha, você não conhece o coração do meu irmão, não fala assim!”

E mais, fala pra pessoa: “Faz o que está em Mt 18.15. Vá conversar com ele. E, olha, eu vou te dar 48 horas, se você não conversar com ele, eu vou te dedurar. Eu vou falar pra ele que você tá me falando isso e a chapa vai esquentar pro seu lado”. Defenda o seu irmão. Amém?

Jonatas também deu a Davi a sua capa. O que dar a capa pode nos ensinar? ...que um amigo não expõe a intimidade do outro. O verdadeiro amigo não deixa o outro descoberto.

Capa serve pra cobrir, pra tampar. A Bíblia conta uma situação embaraçosa que Noé teve. Sim, Noé, aquele que construiu a arca. Houve uma ocasião, Noé vacilou e se embebedou de vinho, ficou embriagado. Um dos filhos de Noé, viu o pai nu e bêbado e, depois, foi amaldiçoado. Por quê? Por que expôs a nudez do seu pai. Ele falou: “Olha, o nosso pai tá bêbado, tá pelado! Qua-qua-qua-qua!!!” Ele saiu desnudando o próprio pai.

Os outros filhos, a Bíblia conta isso, de costas, pegaram a capa e colocaram sobre o pai, cobriram a nudez do pai e por isso foram abençoados.

Irmão, nós temos que cobrir a nudez dos nossos irmãos. Nós não podemos ficar expondo a fraqueza do irmão, porque um amigo não expõe a fraqueza do outro.

Mas, tem gente que tem curiosidade pra saber do pecado dos outros. Isso não é de Deus, isso é do inferno! Pra que você quer saber do pecado dos outros? Você vai resolver o pecado do seu irmão? É o seu sangue ou é o sangue de Jesus que purifica? Então, quem é você pra expor a fraqueza do irmão?

Esse gesto de Jonatas dar a sua capa para Davi, significava dizer: “Davi, eu jamais vou expor a público as suas fraquezas. Amigo, eu vou te cobrir, eu vou te abençoar”. Que coisa linda, irmão!

Isso não significa que você vai se tornar cúmplice do pecado do irmão, do erro do irmão. Não, isso significa que mesmo confrontando o erro do irmão, eu jamais vou mostrar aos outros a fraqueza dele, porque é o meu irmão. Eu não vou sair falando coisas negativas dele! Ah! Como é precioso isso. Diga pro seu irmão: “Eu também te dou a minha capa”.

Depois disso, Jonatas deu também a sua espada. Pra que serve a espada? A espada serve pra defender.

Então, o seu irmão tá passando por uma luta, você vai entrar na luta com ele. Seu irmão tá doente, você vai lutar pra ele ser curado. Você vai orar com ele, vai ajudar no tratamento dele.

Seu irmão tá passando uma luta na família... você vai se juntar com ele em oração... você dar a espada, vai dizer: “Olha, pode contar comigo, eu tô do seu lado, vou fazer o que eu puder”. Dê a espada. Lute as lutas do seu irmão. Amigo faz assim.

Mas a espada tem dois cortes, isso quer dizer que o verdadeiro amigo não passa a mão na cabeça, mas corrige em amor.

Você sabe corrigir em amor? O grande segredo é nunca confundir a pessoa com o problema. Nunca misturar a pessoa com o problema.

Precisa corrigir um irmão? Eu não posso chegar pra ele e falar: "É rapaz, você tem esse problema mesmo. Você é muito grosso com as pessoas. Você é ignorante demais. Você trata mal todo mundo". Pode ser até isso mesmo, ser verdade, mas eu não posso chegar e falar assim com ele. Sabe porquê? Porque desse jeito eu estou misturando as coisas, misturando o que ele é com o problema... desse jeito eu estou ferindo a identidade dele.

E outra coisa, a Bíblia ensina para não vermos ninguém segundo a carne, mas ver pela ótica do Espírito de Deus. Por isso que eu não posso falar: "É, você tem esse problema mesmo e você é assim e coisa e tal". Não posso. Porque da ótica do Espírito de Deus, ele não é assim. Ele, o nosso irmão, já é lavado no sangue do cordeiro.

Então, eu vou chegar e dizer: "Querido, você não é assim (por exemplo, desobediente aos pais). Você é tão respeitador, tão atencioso com seus pais! Mas, naquele momento você não agiu de acordo com o que você é. Mas eu quero te ajudar: volta lá e pede perdão”. Ao falar dessa maneira, você ganha o seu irmão. É a espada, de um lado defende, do outro corrige em amor.

Jonatas também deu a Davi o arco. Naqueles dias o arco era uma arma de guerra, mas era usado também na caça de alimento, de provisão.

Jonatas estava dizendo: “Davi, eu não vou deixar você na mão. A hora que você precisar de provisão em alguma área da sua vida, conta comigo!”

Pode acontecer de um irmão precisar de provisão na área de alimento, as vezes na área financeira, as vezes na área familiar, de alguém que senta e conversa sobre as possibilidades, ajudando a enxergar uma saída, animando, encorajando...  Pv 15.30 diz: “Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos”.

Diga pro irmão: “Eu vou dar o arco pra você também. Eu quero ser bênção na sua vida”.

E Jonatas deu a Davi o cinto também. Pra que serve o cinto? Por que você usa cinto? Quem tem cinto aí ou cinta? Tem gente que tá usando cinta.

Mas Jonatas deu pra Davi um cinto. E pra que serve um cinto? É pra dar firmeza, pra dar firmeza. Isso significa que o amigo é aquele que dá suporte nas horas difíceis, ela dá firmeza pro outro... Pv 17.17 diz: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”.

Então, querido, é hora de nós despojarmos da capa, da armadura, da espada, do arco e do cinto. São as condições estabelecidas por Deus para uma amizade sincera, verdadeira.

Pegue na mão do seu irmão, e diga pra ele: “Conte com a minha amizade. Aleluia”. Dê uma forte salva de palmas pra Jesus. Você é o amigo que vai fazer diferença!

Agora, o último nível de amizade que quero falar com você: é a amizade com aqueles que não conhecem a Cristo.

Amizades com aqueles que não conhecem Jesus. Quantos aqui tem amigos/conhecidos que não são crentes em Jesus ainda? ...a vontade de Deus é que esses amigos venham sentar do seu lado aí.

Então, use a sua amizade pra isso. Há pessoas que entregam a vida para Jesus e, às vezes, se afastam completamente dos seus amigos. Mas, na realidade, você não tem que se afastar dos seus amigos, você tem que se afastar dos hábitos pecaminosos dos seus amigos, é diferente.

Amado, agora Deus te posicionou, Deus te trouxe para uma nova posição dentro dessa sua amizade, com os amigos que não conhecem a Cristo. Sabe qual é a sua posição, sabe qual é o seu posicionamento agora? Seu posicionamento é de ser uma influência de salvação na vida desse amigo. Seu posicionamento agora é esse, seu papel na amizade agora é esse: levar seu amigo ao conhecimento de Jesus.

Pastor, como que eu começo ser influência na vida deles? Primeiro, comece orando por eles. Por isso que nós temos o Projeto Natanael-3. Que é orar, convidar e levar para a célula. Esse é Projeto Natanael.

Você começa orando. Separa o nome de três amigos e começa orando por eles. Ora por eles e depois, você vai até ele, prepara uma picanha, um prato gostoso, use a sua influência e convida pra sua célula.

Ah! Irmão, o Espírito Santo vai completar a obra e o seu amigo vai entregar a vida pra Jesus... porque você é o instrumento.

Deixa Deus usar o seu poder de amizade.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 12 de julho de 2015

bottom of page