top of page

OLIVEIRA VERDE - 2

Salmo 52.8

 

A oliveira é um pequeno arbusto que produz, como fruto, a azeitona. E da azeitona é que se extrai o azeite, daí a expressão “azeite de oliva”, que significa extraído exclusivamente de azeitonas. Isto é, não é óleo composto, é produzido exclusivamente a partir de azeitonas.

E esse azeite de oliva é muito apreciado. Faz bem para a saúde: fortalece o sistema imunológico...

Mas, sabe, o seu uso vem desde a antiguidade. A Bíblia, não é um livro de história, mas ela traz fatos históricos interessantíssimos. Por exemplo, ela revela que as grandes riquezas de Israel consistiam, no período bíblico, de trigo, vinho e azeite de oliva - o azeite era a base da dieta e economia judaica.

E muito interessante também, era a forma como os judeus extraíam o azeite.

Eles colocavam as azeitonas num buraco feito na pedra... amarravam uma enorme pedra na ponta de uma corda, levantavam essa pedra e depois, deixavam que ela caísse com força sobre as azeitonas, que dessa forma, eram prensadas, esmagadas, e assim, o azeite era produzido.

Eles faziam isso umas quatro vezes. Na primeira vez que a pedra esmagava as azeitonas, um azeite puro e de boa qualidade era extraído... e, sabe, era esse azeite puro e de boa qualidade, que era usado para a adoração no templo.

Isso ensina, amados, que para Deus o melhor... para Deus o melhor.

Agora, durante esse processo de moedura, os judeus erguiam a pedra e a deixavam cair sobre as azeitonas pela segunda vez, para esmagar mais um pouco as azeitonas e daí, extrair um outro tipo de azeite, um tipo que seria utilizado na alimentação.

Olha que interessante! A primícia da moedura era para o Senhor... era para o serviço da adoração no templo. E o azeite era o mais puro e com alto teor de qualidade.

Amado, você tem separado o seu melhor para Deus? ...a primícias da sua renda, do seu tempo, das suas capacidades?

Agora, o segundo tipo de azeite extraído, servia para a alimentação. Jesus falou várias vezes sobre alimento em Seus ensinos.

Um fato famoso e marcante foi a multiplicação de cinco pães e dois peixes para alimentar uma multidão de mais de cinco mil pessoas. Lemos sobre isso no Evangelho de Mateus, e lá, está escrito que (Mt 14.15) “De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: -Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande essa gente embora, a fim de que vão aos povoados e comprem alguma coisa para comer”. Mas Jesus disse aos discípulos (Mt 14.16): “Eles não precisam ir embora. Dêem vocês mesmos comida a eles”.

 

Irmão, nós como cristãos, nós como crentes, fomos chamados por Deus para dar alimento ao mundo.

E a questão é: Que tipo de alimento estamos oferecendo ao mundo? ...às pessoas necessitadas, famintas de Deus, que alimento estamos oferecendo a elas?

Porque, você sabe, em questão de alimento é preciso sempre observar cuidadosamente a qualidade do alimento.

Por exemplo, o que a mídia oferece todos os dias, é um prato com coisas, com guloseimas, que temos de rejeitar, na maioria das vezes.

Como crentes, alimentados pela Palavra de Deus, devemos rejeitar certas novelas, certos programas, certas postagens... até aquelas propagandas com duplo sentido, devemos rejeitar!

Olha, tem comerciais de refrigerante que é assim: uma garota namorando no quarto, mas, a mãe chega e a menina finge estar estudando... é uma propaganda que amaldiçoa... é uma articulação do inferno para destruir jovens, destruir a família!

Então, como crente, você tem que rejeitar certos pratos oferecidos pela mídia... não fique rindo, achando graça e se entretendo com esta comida que a mídia em geral oferece!...

Se você já é um discipulador, uma discipuladora, alerte seus discípulos sobre a comida estragada que a mídia oferece: é muita novela... postagens que nada acrescentam... E se cuide para não dar mau exemplo a eles.

Porque Jesus disse aos discípulos: “Dêem vocês mesmos comida a eles”.

E será que estamos cumprindo com o nosso dever de oferecer uma boa alimentação aos discípulos e às pessoas espiritualmente famintas à nossa volta? ...que alimento estamos oferecendo a quem tem fome e sede da Palavra de Deus?

Esse alimento pode ser um texto bíblico, mas pode ser também um bom testemunho, uma boa atitude, uma boa conduta, uma boa conversa, uma boa brincadeira, uma boa música...

Mas, se você é um crente em Jesus e não está dando nenhum alimento espiritual aos seus colegas de trabalho, aos seus colegas de escola, aos vizinhos e aos parentes, então, você está em desobediência a Jesus...  porque Ele diz: “dai-lhes, vós mesmos, de comer”... “Dêem vocês mesmos comida a eles”.

Se você não gosta de ser reconhecido como cristão na sua rua, ou no trabalho, na faculdade ou na escola... avalie se você é realmente cristão, porque não há cristãos ocultos... não há "agentes secretos" no Reino de Deus.

 

Então, Jesus fala: “Vocês é que vão dar comida a eles”.

E, irmão, há muitas, muitas, muitas pessoas que necessitam ser espiritualmente alimentadas... o governo tem o programa "Fome Zero”, já ouviu falar? ...pois, a igreja também: “fome espiritual zero". É o que Jesus quer!

Agora, sejamos responsáveis: que tipo de alimento espiritual estamos oferecendo ao nosso próximo... aos nossos discípulos?

Irmão, se a sua "despensa" está cheia, se seu coração está cheio da presença e da Palavra de Deus, então, distribua alimentos espirituais para o povo... distribua para os amigos, para os colegas, para os vizinhos, para os parentes...

Não seja omisso... porque se você é, como declarou o salmista, “oliveira verde na casa de Deus”, então, em primeiro lugar, extraia o melhor para Deus, mas em segundo lugar, deixe que da sua vida seja extraído o alimento para o mundo.

Então, por exemplo, se alguém em seu ambiente de trabalho diz que está enfrentando algum problema sério com um filho, ou com o marido, a esposa, irmão ou pai... não fique sem dar uma palavra de fé ou de encorajamento pra esse coração que sofre... mas alimenta esse coração, alimenta essa alma.

É triste quando um cristão está com a sua despensa espiritual cheia (está animado em Deus, fortalecido com a Palavra do culto, bombando de alegria)... mas que não se dispõe a dar do seu alimento com quem está espiritualmente frio, necessitado e morrendo de fome.

Quem faz isso não pode ser identificado como oliveira verde na Casa de Deus...

E quantos se dizem crentes em Jesus, mas que não são de verdade... são falsos... falsos mestres, falsos profetas, falsos pastores... e porque são falsos, o que distribuem é alimento envenenado.

E sabe qual é o resultado? O alimento envenenado contamina o sangue, intoxica o organismo, causa doenças graves, podendo levar à morte.

O pior é que, dependendo da quantidade de veneno utilizado, o paladar não percebe... por isso, uma recomendação preciosa: não coma nada sem saber a procedência.

Cuidado com pessoas que aparecem do nada entregando palavras como se fosse a Palavra de Deus... porque pode ser comida falsificada, comida estragada!

Esse é o grande perigo, lemos em 2 Pedro 2.1: “No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição”.

Na célula, a edificação da Palavra só pode ser feita por quem o líder conhece... no dia que alguém cair de paraquedas na reunião e querer pregar, pode pastor, tá lá visitando a célula, mas com amor e carinho, diga pra ele: “Irmão, querido, você é muito bem-vindo entre nós, mas já temos uma pessoa designada para ministrar a Palavra, que vai abençoar a todos nós!” ...não queremos correr o risco de ingerir alimento estragado.

Agora, talvez você pergunte: "E como saber se a comida está falsificada?"

Irmão, é lendo a Palavra de Deus e pedindo que o Espírito Santo lhe esclareça os ensinamentos dela.

Inclusive, é isso mesmo que a Bíblia ensina que deve ser feito. Lemos em 1 João 4.1: “Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte”.

 

Sendo assim, vamos ver alguns exemplos de alimentos estragados.

Suponha que uma pessoa resolva se aprumar diante de Deus, se consertar com Deus... e essa pessoa está, então, disposta a terminar um relacionamento extraconjugal que ela mantém há muitos anos com quatro amantes.

Aí, ao pedir orientação pra alguém na igreja, o essa pessoa ouve o seguinte: "Ah! Não se preocupe com isso, não! Termine o relacionamento só com dois dos amantes e vai tocando a vida... afinal, pois o que Deus quer é o nosso coração!"

Oh! Isto é comida estragada, falsificada... porque a  Palavra de Deus condena a prostituição, a imoralidade, o adultério...

Outro exemplo: há "crentes" que aconselham os outros assim: "Olha, não se preocupe em largar os seus pecados de uma vez. Continue pecando menos, porque Deus perdoa". Quem pensa assim precisa ler as Romanos 11.22: “Vejam como Deus é bom e também é duro. Ele é duro para os que caíram e bom para vocês, se continuarem sempre confiando na bondade dele. Se não, vocês também serão cortados”.

E Romanos 6.1-2: “Portanto, o que vamos dizer? Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente ainda mais? É claro que não! Nós já morremos para o pecado; então como podemos continuar vivendo nele?”.

Em Gálatas 6.7 está escrito: “Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá”.

Portanto, veja bem, se não levarmos a sério o compromisso de sermos crentes fiéis, iremos colher graves consequências por nossos erros.

Se você engolir uma palavra mentirosa, que não é de Deus, sabe qual é o efeito espiritual que esse alimento falsificado, estragado, pode causar ao organismo de uma pessoa?

Pode fazer com que ela não reconheça que precisa do perdão de Deus para os seus pecados.

As pessoas contaminadas por alimentos falsificados, costumam entregar a vida pra Jesus, mas não é porque reconhecem que são pecadoras e que precisam do perdão de Deus para serem salvas e libertas do inferno... Mas, porque querem um bom emprego, uma boa condição financeira, casa na serra e na praia...

Isso acontece com quem se alimenta com comida estragada, que é muitas vezes oferecida aí pelo rádio, televisão...

 

Irmão, se você aceitou o evangelho esperando tornar-se um empresário bem-sucedido, ou ficar rico e coisa e tal... então você pode estar contaminado por algum alimento falsificado.  Fique esperto!

Agora, qual é a comida que temos de oferecer ao mundo?

Amado, irmão, é o alimento que transforma e nutre a alma, que dá força ao cansado... esta comida é a Palavra de Deus, o evangelho genuíno de nosso Senhor Jesus Cristo.

O alimento oferecido pelo Senhor é sólido, edifica a alma e aumenta cada dia a nossa,  fé.

Amado, para ser como oliveira verde na Casa de Deus, encha-se da Palavra de Deus e obedeça a ela.

Assim, você será abençoado e sua vida será como um alimento para o mundo!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 12/08/2013

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page