top of page

OS VALORES DO REINO E NÓS

Introdução

 

Estamos interessados em pensar com vocês nos valores do reino de Deus, ao qual, temos o privilégio de pertencer, como filhos de Deus que somos, uma vez que recebemos a Jesus Cristo, como o nosso Senhor e Salvador.

Não tenha dúvida disso: Se você é um crente, porque nasceu de novo, porque declarou que Jesus é o Senhor da sua vida ou, o Rei da sua vida, então, você faz parte do Reino de Deus.

O reino de Deus consiste de todas as pessoas que declaram Jesus como Senhor e Salvador.

Portanto, o reinado de Deus está em você... você é uma pessoa que permite que Jesus reine em sua vida... então, o reino de Deus está em você... o reino de Deus está em nós. Aleluia!

Agora, ocorre algo ao reino de Deus que você precisa saber.

O reino de Deus é invisível... Não é como o Reino Unido, o reino da rainha Elizabete, o Príncipe Charles e da falecida Princesa Daiana...

Qualquer pessoa pode perguntar: Onde fica o reino daquela rainha e seus príncipes? Em que lugar está o reinado deles? ...e a resposta é: “Está lá na Inglaterra. Você pode ir à Londres... é lá que está o reino!

Mas o reino de Deus, onde está?

Está em nós quando permitimos que Jesus reine em nós!

Isto torna o reino de Deus invisível, a menos que você o manifeste por meio de suas ações e atitudes.

E isto é fundamental que compreendamos: O reino dos céus somente pode ser visto, somente pode ser percebido nesse mundo, por meio de nós crentes e filhos de Deus – sem nós o reino de Deus não pode ser visto.

Você já considerou que ao entregar a sua vida a Jesus, você estava se tornando tão importante?

Pois é fato: Deus quer que o poder dos céus, Deus quer que as coisas do céus, fluam por intermédio de você para a sua família, para os seus amigos e para outros ao seu redor.

Amado, você é o responsável por tornar o reino de Deus visível – o reino de Deus está em você e somente por meio de suas ações e suas atitudes é que ele poderá ser visto!

Você é mesmo muito importante... o mundo espera por você!

Havendo dito estas coisas, passo a lembrar isto: Quando nos tornamos cristãos, nós assumimos a cultura do reino de Deus.

Na Bíblia lemos isto, em Gl 3.27: “...vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo”. Quando nos tornamos cristãos, nós nos “revestimos de Cristo”.

Jesus se tornou o nosso modelo, o nosso exemplo, o nosso herói.

Então, ao nos tornarmos crentes, a nossa cultura passada deve ser renunciada para dar espaço a essa nova cultura: a cultura do reino de Deus.

Portanto, agora, nessa nova vida, “revestidos de Cristo”, é muito importante que nos livremos de toda bagagem cultural do passado que não se encaixa com a cultura do nosso novo reino, que é o reino de Deus.

Por exemplo: Você pode ter sido criado numa cultura em que era permitido viver com uma pessoa sem se casar com ela, ou ter mais de uma esposa... quem sabe, você criado numa cultura em que era aceitável falar uma mentira se isso fosse livrar você de uma enrascada...

Mas, quando você recebeu Jesus e se tornou parte do reino dos céus, você trocou toda essa bagagem cultural por uma nova cultura.

Em 2Tm 3.2, o apóstolo Paulo apresenta uma lista de alguns costumes que não fazem parte da cultura do reino de Deus:

“...muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. 3  Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 4  Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus; 5  parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela”.

Portanto, o que você precisa fazer agora?

Você precisa fazer algo para despojar-se da velha cultura e revestir-se da nova cultura.

Lemos em Cl 3.8: “...livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. 9  Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes 10  e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente”.

Quando nos tornamos cristãos nós assumimos a cultura do reino de Deus... nós adotamos um novo sistema de valores.

 

A NECESSIDADE DE MUDANÇA DE VALORES

Se você não mudar os valores, não mudar de cultura, você não estará sendo leal ao reino de Deus.

Nós precisamos ser leais à nação da qual somos cidadãos!

Ao completar 18 anos, todos os rapazes comparem ao alistamento militar... nas épocas de eleições, todos comparecemos às urnas e votamos... isso é ser leal!

Pois o reino de Deus requer que vivamos de acordo com os princípios do reino de Deus... de acordo com os valores do reino de Deus... nós precisamos ser leais ao reino de Deus!

Portanto, é preciso que hoje, tomemos mais do que uma decisão em proclamar os valores do reino de Deus... hoje, você precisa colocar em prática, na sua vida, no dia a dia, cada valor do reino de Deus.

É necessário fazermos uma mudança radical!

Não é suficiente ficarmos a dizer: “O evangelismo é muito importante” ou dizer, “Valorizamos muito a oração” ou ainda, “Zelamos pela santidade”... isto não basta!

Não basta ficarmos achando os valores do reino de Deus importantes... é preciso vive-los, é preciso praticá-los no dia a dia!

Porém, isto só vai acontecer, se ocorrer uma mudança dentro de nós!

Você está preparado para ser leal a Jesus? ...está preparado para viver de acordo com os princípios do reino de Deus, dando o máximo de si mesmo, custe o que custar?

 

MUDE SEUS VALORES

Hoje, Deus está chamando você pessoalmente a mudar seus valores.

No decorrer da vida até aqui, temos sido influenciados a deixar que muitos valores errados, valores da antiga cultura, dominem nosso pensamento!

Não podemos prosseguir assim... agora somos cidadãos do reino dos céus, somos filhos de Deus, nos revestimos de Cristo!

Portanto, lealdade ao reino de Deus, é o que está sendo requerido de nós...

Então, tem havido lealdade da sua parte em viver de acordo com os valores do reino de Deus?

Arrependa-se!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em material do Ministério Igreja em Células

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page