top of page

PECADOS DE AUTOCONTROLE

Romanos 6.6

 

De todas as categorias de pecados, esta é a que pode exigir mais compreensão, porque na nossa vida como crentes, pode haver há áreas onde nosso "eu" ainda não foi crucificado, o que impede que Jesus flua em nossa vida.

Pra começar, a palavra carne na Bíblia tem, em geral, o sentido que Paulo usa em Gl 5.17-20: nossas ações e pensamentos sem o controle direto de Jesus.

E quando a gente fala e, “morrer para si mesmo”, isso tem a ver com morrer para os nossos desejos e nos entregar completamente a Jesus.

À medida que Deus nos santifica, Ele vai nos levando a passar por um processo progressivo de morte para o eu.

Vamos ler Mt 16.24-25: “E Jesus disse aos discípulos: Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. "Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira”.

Em Rm 6.6 está escrito: “Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado”.

Todos nós crentes enfrentamos situações em que precisamos escolher fazer a vontade de Deus ou a nossa (Isaías 55:8). Nossa carne e desejos naturais clamam para que façamos a nossa vontade, porém, nós sabemos que Deus tem outra.

Aí,somente quando você escolhe negar a si mesmo e obedecer a Deus, é que você irá conhecer mesmo como é grande o poder de Deus. E o Espírito Santo nos ajuda!

Então, como você "morre para si mesmo" em sua vida diária? Em termos simples, é você dizendo não aos pensamentos e atitudes que você sabe que são coisas da carne.

Você precisa escolher morrer para si e deixar que Jesus reine em sua vida (Romanos 6:12-14). Embora Jesus dá a força que precisamos, só você é que pode fazer a escolha de andar na presença de deus a cada momento.

Isto não será algo fácil de fazer. Haverá momentos dolorosos, mas a cruz é isso, é onde você "morre".

Mas não se desespere! Jesus, que habita em você, lhe dará total capacidade de morrer para si mesmo e aí, haverá uma nova e gloriosa liberação da presença de Deus!

Mas o que acontece se você se recusar a tomar sua cruz completamente? O que acontece se você se recusar negar a si mesmo e obedecer a Jesus, sempre, custe o que custar?

Resumindo, você perde sua energia e zelo espiritual. Tudo o que é espiritual se torna muito pesado e fica difícil resistir à tentação.

Esta é a razão de muitos crentes estarem cansados espiritualmente e faltar neles o poder do Espírito Santo! Eles cederam à aos desejos da carne e agora o poder de Deus não chega até eles.

Mas, graças a Deus, há cura para isto! A cura é simplesmente arrepender-se e ter fé em Jesus que habita em você. Pela fé você pode morrer para si mesmo e deixar que Jesus viva em você e através de você.

 

Perguntas para Reflexão:

Deus já disse para você fazer uma coisa e você ignorou? Deus disse pra você fazer algo e você ainda não fez? Deus disse pra você parar de fazer uma coisa e você continua fazendo?

Hb 12.1 fala que além dos pecados propriamente ditos, devemos deixar de lado tudo que nos atrapalha, cada peso.

Porque não haverá vitória completa nem poder de Deus na sua vida, até que você negue a si mesmo e obedeça a Jesus.

Jo 12.24 diz: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo”.

Pv 17.3 fala: “O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR Deus quem mostra o que as pessoas realmente são”.

Estes versos do valor, da importância do quebrantamento. Quando a casca da semente é quebrada, a vida dentro dela pode produzir mais sementes. Pensa no caroço de feijão, quando a casca se quebra, dentro dele está uma planta que vai gerar muitos caroços de feijão. Porém, se a casca nunca for quebrada, a vida dentro dela não vai sair, não vai brotar.

É isto que pode ser verificado na morte e ressurreição de Jesus Cristo: Jesus não pecou, mas Ele estava pronto para ser quebrado, para que a vida eterna de Deus pudesse fluir para todos.

Mas, muitos crentes resistem firmemente ao método divino de quebrantamento da sua velha casca.

A casca na vida dos crentes é representada pelas coisas que pertencem à velha natureza e ao "eu". Ou seja, os sutis pensamentos e atitudes que procedem de nossa natureza pecaminosa e da força humana.

Então, como é que Deus quebra padrões velhos para liberar Sua vida em nós? O método principal de Deus é a convicção e a revelação do Espírito Santo através das Escrituras.

Pela Palavra e pelo Espírito Santo, Deus abre nossos olhos para as maneiras sutis em que o "eu" ainda se agarra ao nosso ser.

Quando Deus abre seus olhos para as áreas não crucificadas de pecado e do "eu", Ele o chama a imediatamente confessar seu pecado e a confiar totalmente nEle.

Um segundo método de quebrantamento é através das circunstâncias da vida. Deus às vezes permite provações significativas para esgotar toda sua força humana natural.

Você pode também ser atacado com grandes tentações que parecem muito mais fortes do que a sua capacidade humana de resistir. Quando sua força humana natural é destruída, você é forçado a uma dependência mais profunda em Jesus que está dentro de você.  

Então, o quebrantamento leva a uma total dependência de Jesus e do Seu poder... mas, tragicamente, muitos crentes resistem a este quebrantamento.

Pv 17.3 nos dá um esclarecimento importante no sobre os métodos de quebrantamento e purificação de Deus.

O refinador de metais preciosos esquenta o objeto até que comece a partir-se. Sob o fogo do refinador, as impurezas não percebidas previamente começam a aflorar na superfície. O calor faz com que as impurezas fiquem evidentes. Somente ao aflorar na superfície, elas podem ser detectadas e totalmente removidas. Sem o calor intenso, as impurezas não teriam sido descobertas e removidas.

Da mesma forma, Deus limpa e transforma nossos corações! Deus permite tribulações e tentações para esquentar (ou quebrantar) nossas vidas.

Áreas de pecado e onde o "eu" ainda dominava, que passavam despercebidas (mas, que estavam lá o tempo todo), de repente vêm à tona sob pressão intensa.

 

Perguntas para Reflexão:

Você foge do quebrantamento de Deus? Muitas pessoas evitam tempos de exame profundo e de purificação diante de Deus...

Você está acomodado numa vida espiritual medíocre? Não quer crescer ?

Embora Deus alivie muito de nossas tribulações em resposta a orações, há algumas que Ele permite que permaneçam. Mas descanse com esta certeza: Ele permite tribulações porque elas têm um glorioso propósito em sua vida! O próprio Paulo orou pedindo que fosse removida uma tribulação de sua vida (2 Coríntios 12:9), mas como entendeu que a tribulação o trouxe para mais perto de Jesus, ele regozijou-se no sofrimento e nas fraquezas ordenados por Deus.

Você se alegra em seus sofrimentos e fraquezas? Você se alegra em suas provações como é ordenado em Tiago 1:2?

Imediatamente, confesse qualquer tendência para reclamar e resistir ao quebrantamento que Deus permite em sua vida. Não fuja do quebrantamento de Deus.

Em Gl 2.20 lemos: “Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim”.

 

Perguntas para Reflexão:

Você tem realmente dado mais importância às suas habilidades naturais e ao seu treinamento do que à sua purificação diária e plenitude do Espírito Santo?

De que maneiras você está disposto a tomar a cruz e seguir a Jesus?

Há áreas nas quais você tem resistido aos métodos de Deus para levá- lo ao quebrantamento e à humildade?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page