top of page

PESSOAS NÃO SE DESCARTAM

Salmo 139.1, 5, 6

 

Texto: "Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces... Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder. Eu não consigo entender como tu me conheces tão bem, o teu conhecimento é profundo demais para mim" (NTLH).

 

Introdução

Esse Salmo revela o quanto somos importantes para Deus!

E esse é o meu tema nesta manhã: as pessoas, e não as coisas, são importantes para Deus.

 

O Salmo revela que Deus, que é o Criador de todas as coisas, e que está ocupadíssimo em sustentar todo o mundo, esse Deus poderoso, conhece a cada pessoa, está em volta de cada pessoa, e com o Seu próprio poder, protege cada pessoa.

Vale a pena considerarmos a mensagem deste Salmo, principalmente, quando estamos interessados em resgatar o valor do amor na igreja.

 

Porque esta é uma das quatro coisas que Deus começou a nos falar de maneira sistemática nos últimos dias.

Estas quatro coisas são: orar mais, amar mais, evangelizar mais e investir na liderança mais.

São quatro palavras de Deus que estão vindo e que visam o crescimento da igreja em quatro direções, porque:

Orando mais, crescemos pra cima;

Amando mais, crescemos pra dentro;

Evangelizando mais, crescemos pra fora; e

Investindo mais na liderança, crescemos pra frente!

 

Amado, e é isso que Deus quer! ...porque Ele está interessado em pessoas - Deus ama pessoas!

 

Agora, nós vivemos numa geração das coisas descartáveis...

Você já reparou os aparelhos eletrônicos? ...os eletrodomésticos como ferro elétrico, liquidificador, ventilador, quase ninguém mais manda consertar... se quebrou ou estragou, é descartável (joga-se fora e compra-se outro novo).

 

Eu lembro do meu primeiro celular, um Motorola, de capinha preta, que pendurado na cintura, a 100 metros de distância todo mundo via e sabia: era um celular! Mas pouco tempo depois que eu o havia adquirido, uma empresa em São Paulo fez uma promoção: "Troque seu celular velho por um novo". E o novo era pequenino, leve, moderno! Aproveitei a promoção, deixei o meu celular velho em troca de um novo. Sabe o que a mocinha fez com o aparelho que lhe entreguei? ...ela retirou a bateria, pôs pra um lado, em separado, e o celular ela jogou numa caixa de sucatas! Foi de partir o coração... mas aquela coisa merecia ser descartada.

 

Os computadores depois de alguns anos de uso, tornam-se obsoletos, descartáveis... fique sem atualizar o seu e você vai ver!

 

A Revista VEJA, publicou que o lixo doméstico que o povo do chamado "primeiro mundo" joga fora, daria para muita gente, do "terceiro mundo", construir uma casa! Tal o volume das coisas descartáveis!

 

Mas o problema maior é que esse conceito de "coisas descartáveis" tem também afetado o relacionamento com as pessoas.

Muitos jovens, vivem um momento na vida, em que seus relacionamentos se tornam descartáveis.

 

Eles "ficam"! O tal do "ficar" funciona assim: você passa com uma pessoa por um tempo e, depois, sem nenhum compromisso, a despreza, tornando-a algo descartável, sem importância ou valor para você.

 

Mas, irmãos e irmãs, à luz do Salmo 139, isso não pode acontecer!

A Bíblia diz que o Senhor Deus se dedica em examinar e em conhecer pessoas... a Bíblia diz que Deus está em volta de pessoas, por todos os lados, amando pessoas e protegendo as pessoas com o Seu poder.

 

Portanto, o valor das coisas não se compara ao valor de pessoas para Deus.

 

Por qual motivo Jesus, o Filho de Deus, morreu na cruz? Qual era o alvo do amor de Cristo: as coisas? ...não! as pessoas.

 

Então, compreenda isto: pessoas são importantes para Deus e amadas por Deus.

Neste Salmo, ficamos sabendo que Deus faz a questão de nos examinar a fundo, faz a questão de conhecer todas as coisas a nosso respeito, faz a questão de estar em nossa volta, por todos os lados, nos protegendo com o Seu poder!

...por quê? ...porque somos pessoas, e pessoas são amadas por Deus.

 

Agora, qual a implicação que isto tem para nós? ...é a seguinte:

Obedecermos ao mandamento que diz: "...amem uns aos outros como eu amo vocês" (Jo 15.12).

 

Irmãos, descartar objetos talvez até seja interessante e econômico... Mas com pessoas é diferente: elas não são descartáveis!

 

Sarai, mulher de Abraão, ...ela tinha uma secretária em casa, uma serva egípcia, chamada Agar. Por dez anos Agar serviu Sarai, mas depois desse tempo ela foi desprezada e humilhada pela patroa. Agar se encheu de amargura, de desgosto... E Deus precisou mandar um anjo para confortar o coração de Agar.

 

É que a nossa máquina funciona diferente dos objetos.

Pessoas são estimuladas pelo reconhecimento, pelo amor, pelo carinho e pelo cuidado que recebem.

 

É o que o Senhor faz neste Salmo 139... através dele, temos o reconhecimento de Deus, o amor de Deus, o carinho de Deus e o cuidado de Deus.

 

Você conhece a história do cego de Jericó? ...quando ninguém lhe dava a mínima importância, quando todos até o repreendiam por clamar "Jesus, tem compaixão de mim!", Jesus parou para atendê-lo, conversou com ele e lhe abençoou.

 

Agora, como é difícil para uma pessoa ser tratada como um descartável!

 

No NT Jesus falou de Lázaro, um mendigo que tinha o corpo coberto de feridas e que era colocado perto da casa de um homem rico.

Os tradutores da Bíblia usam dizer que "Lázaro jazia à porta do rico", mas isto é suavizar o que era feito. Quando Jesus contou sobre Lázaro, ele usou uma palavra grega que tem o sentido de "foi jogado". Lázaro era jogado, era descartado todos os dias em frente à casa do rico.

Outro personagem bíblico jogado, foi José do Egito.

Na idade de 17 anos, saindo da adolescência, José teve um sonho. Sonhou que a lua e as estrelas se inclinavam perante ele. Aí, os irmãos de José, começaram a ter ciúmes dele, a tal ponto, que apanharam José de emboscada e o jogaram numa cova, num poço. Ali José foi descartado e foram os seus próprios irmãos que fizeram isso.

 

Eu estou dando exemplos bíblicos, mas que dizer, por exemplo, dos idosos em nossos dias?

 

Os idosos costumam sentir isso mais de perto. Às vezes, dedicou-se a vida inteira na construção de uma família, e quando as forças já diminuíram, a família os trata como descartáveis, colocando-os num lar dos velhos, uma casa geriátrica, e sequer vão visitá-los; ou, são mantidos em casa, sem ser tratados com o devido respeito.

 

Conclusão

Ah! "Pessoas não são descartáveis".

E Deus diz: "O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês".

 

Por isso, irmãos, por este Salmo 139, sejamos estimulados a olhar para o outro com os olhos de Deus.

 

Porque Deus ama as pessoas - cada pessoa é uma jóia preciosa do tesouro de Deus! Precisamos amá-las!

 

Ministração:

Uma das palavras mais doces que Deus fala é que Ele veio para curar os quebrantados de coração.

 

Talvez você esteja se sentindo como descartável, usado, usada, desprezado e jogado fora, e por isso... vive amargurada, parou de sorrir, porque há feridas de desprezo, de rejeição, que estão abertas em seu coração. Você não foi amado...

Eu quero que você saiba, que o Senhor Deus, o Deus que te fez, hoje me manda dizer: "Filho, filha, você é a minha jóia preciosa que eu tenho examinado, que eu tenho conhecido, que eu tenho guardado e protegido com o meu poder. Não te chames por descartável; não te vejas por inútil, porque, filho, filha, você é minha jóia de grande valor".

 

Aleluia! O nosso Deus é o poderoso Deus que cura os quebrantados do coração. O salmista Davi escreveu sobre isto. Ele disse: "O Senhor cura os quebrantados de coração e liga-lhes as feridas - curando as suas dores e as suas angústias... Grande é o nosso Senhor e grande é o seu poder. O seu entendimento é infinito. Ele eleva os humildes - os que foram rebaixados, desprezados, jogados numa cova...".

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page