top of page

COMO SER UM CRISTÃO FRUTÍFERO

Marcos 4.3-9

 

Quero tratar este assunto, porque, sabe, o diabo joga sujo; ele quer convencer você, que não vale a pena se esforçar, porque você não vai conseguir ser frutífero.

Mas isto não é verdade. A verdade é que você consegue, sim! Olha o texto: “Escutem! Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Por isso nada produziram. Mas as sementes que caíram em terra boa brotaram, cresceram e produziram na base de trinta, sessenta e até cem grãos por um. E Jesus terminou, dizendo: —Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam”.

Por que Jesus fala: “Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam”? É porque Ele vai dizer uma coisa que é tão importante, que se Deus te deu ouvidos para ouvir, então, você deve ouvir... é importante para você.

Jesus conta uma história e explica: a semente que o agricultor semeia é a Palavra de Deus.

Algumas pessoas são como a semente que cai na beira do caminho... elas ouvem a Palavra, mas logo o diabo vem e retira a Palavra do coração delas.

Já outras, são como a semente em terreno pedregoso... ouvem a Palavra e a recebem com alegria, mas como o terreno é pedregoso, não cria raízes, então, quando surge uma dificuldade, logo desistem.

Já outras pessoas, são como a semente no meio dos espinhos... quando chegam as preocupações desta vida e a ilusão de ganhar mais, a Palavra é sufocada.

E outras, são como a semente em boa terra, elas ouvem a Palavra, aceitam e dão frutos que superam todas as expectativas... na base de um grãozinho a produção é de trinta, sessenta e até de cem!

Você gostaria de experimentar esse resultado? ...ter uma vida frutífera assim, que produza 30, 60 e 100 vezes mais?

Qual é o segredo? Veja Jo 15.7-8: “Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos”.

Irmão: aqui está o segredo da frutificação...

 

Mas, o que é ser frutífero?

Alguns dizem que dar fruto é você ganhar vidas para Jesus, porque como um pé de manga dá manga, produz manga... então, a coisa mais óbvia é que um cristão produza outro cristão.

Outros já falam que dar fruto é você manifestar certas qualidades interiores no dia a dia... o fruto do Espírito Santo, que é amor, alegria, paz, paciência, fidelidade...

Bom, quando Jesus fala que o Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto, a gente deve entender que esses frutos são resultados benéficos que glorificam a Deus.

Por que uma árvore é frutífera não só quando dá fruto... ela é frutífera quando dá resultados benéficos: na época de folhas, folhas... na época de floração, flores... na época de frutos, frutos.

Deus está falando: assim, uma vida frutífera é essa quando a pessoa produz resultados para a glória de Deus.

Isso inclui ganhar vidas para Jesus... inclui cuidar de outras pessoas... mas inclui outras coisas também: ajudar os pobres, ter um coração cheio de amor, alegria, domínio próprio, fidelidade... tudo isso engloba uma vida frutífera.

Portanto, nossa vida é frutífera quando está cheia de resultados benéficos... o  cristão frutífero é esse que vive dando resultados benéficos para Deus, para a humanidade, para a família, para o próximo.

E no v.7, Jesus fala do segredo de dar muito fruto. Ele diz: “Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês...” - aí, o que vai acontecer? “vocês receberão tudo o que pedirem”. Tudo... a sua vida vai estar cheia de resultados.

Essa frase “vocês receberão tudo o que pedirem” é outra forma de falar que dá muito fruto... Jesus está dizendo: “Meu Pai vai ser glorificado quando vocês tiverem uma vida tão frutífera que quando vocês pedirem uma coisa de bom, tudo vai acontecer”.

Mas, veja o segredo: permanecer em Jesus e a Palavra de Jesus permanecer em você.

É se você amar Jesus... se consagrar sua vida à Jesus... se você permanecer em Jesus e a palavra de Jesus permanecer em você... é aí, que você vai dar muito fruto, e tudo que pedir, vai acontecer.

No v.14, lá de Marcos, lemos: “O semeador semeia a palavra”.

Se tiver um agricultor aqui, ele deve estar pensando: “Esse agricultor da Bíblia é esquisito... ele joga a semente em qualquer lugar... joga aonde tem espinhos... joga aonde tem pedra... joga na beira do caminho... e joga na terra boa também”. Por que isso? ...é porque nós não podemos julgar.

A terra nessa historia, significa o coração das pessoas... então, quando pregamos a Palavra de Deus, a gente não pode dizer: “Olha, eu não gostei da sua cara... acho que você não vai render muito fruto... então, nem é bom que você fique ouvindo a Palavra”. Não podemos fazer isso!

 

Também não podemos dizer: “Ah! você não. Você, eu tô sentido, você vai render muito... então você fica aqui pra receber a Palavra”. Não, nós não escolhemos onde lançar a semente.

Nessa hora mesma, eu estou lançando a semente e eu não posso julgar quem vai ser frutífero e quem não vai ser, porque isso vai depender da terra do seu coração...

Não podemos julgar. Sabe, muitas vezes aquela pessoa que você pensa: “Ah! esse aí é orgulhoso demais... nem adianta convidar pra célula, pra igreja... nem adianta falar de Jesus, porque ele não vai aceitar”.

Quem é você pra ser juiz e pensar que esse aqui ou aquele lá não vai aceitar?

Irmão, a sua obrigação é convidar todo mundo... é falar de Jesus pra todo mundo! Você não está vendo o coração das pessoas.

E Jesus fala que há quatro tipos de coração, mas você não pode julgar quem é do tipo beira do caminho, terra pedregosa, terra cheia de espinhos ou terra boa.

Não é você que determina: “Ah! eu só vou semear a Palavra de Deus em terra boa”. Não! Você não sabe qual é a terra boa... então você tem que lançar a semente pra todo mundo... tem que pregar pra todo mundo... tem que falar da Palavra de Deus pra todo mundo... porque você não é juiz pra saber como é o coração do outro.

E pode ter certeza: muitas vezes aquela pessoa que você menos achava que iria frutificar, é a que mais vai frutificar...

Por isso, irmão, você não pode julgar as pessoas, achando quem será frutífero e quem não será.

Segunda coisa, nesse texto: é você que deve tomar a decisão de ser frutífero.

São quatro tipos de terra diferente, as, de qual tipo vai ser o seu coração, é você quem determina. Não são os seus pais, seu marido ou sua esposa... não são os outros, não é o seu discipulador... é você que determina como vai ser o seu coração.

Se você tomar a decisão de ser frutífero, você vai ser frutífero... se não tomar, não vai ser. Está com você!

E a primeira decisão que você precisa tomar é a seguinte: valorizar a Palavra de Deus, porque o tipo de terra que você é, mostra o valor que dá à semente.

Aquela pessoa que não valoriza a Palavra, não é uma terra boa. Então, pra ser frutífero, valorize a Palavra de Deus. Valorize a Palavra. Olha pro vizinho e diz pra ele: “valorize a Palavra”.

Sabe, tem gente que não valoriza a Palavra de Deus: não guarda a Palavra, não lê a Bíblia em casa... se faltar uma pregação, tanto fez tanto faz. Não pode ser assim!

Eu, antes de ser pastor já valorizava muito a Palavra. Era adolescente ainda quando comecei a colecionar pregações... hoje eu tenho mais de 8.000! Eu amo a Palavra porque eu sei que ela faz toda a diferença na vida da gente.

E pode notar: gente que valoriza a Palavra, Deus abençoa.

Quem valoriza a Palavra, prospera... quem valoriza a Palavra, vai pra frente na vida... quem valoriza a Palavra, atrai a benção de Deus. Então, irmão, você tem que valorizar a Palavra!

Em Rm 1.16, Paulo declara: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação”.

Por esse mundo afora, tem gente que não tem vergonha de falar os palavrões mais feitos e indecentes... na televisão, onde a sem-vergonhice é maior, pessoas falam piadas sujas, palavras feias... tem gente que não tem vergonha de expor a nudez... outros não tem vergonha de encher a cara de cachaça na calçada da rua e, isso, quando crianças não tem o que comer e ainda são espancadas quando o pai bêbado chega em casa... se essas pessoas não tem vergonha de ser o que são, muito menos nós que somos de Deus, irmão!

Temos que ser igual a Paulo: “não me envergonho do evangelho”.

 

Amado, é a Palavra de Deus que transforma vidas, que opera milagres, que transforma famílias! O evangelho é o poder de Deus, por isso, não me envergonho do evangelho.

Como ter vergonha de carregar a Bíblia, meu irmão? Ela é a solução para humanidade, então, é pra eu ter orgulho de carregar a Bíblia. Valorize a palavra!

Olha o Sl 19.7-10 : “A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. [...]são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro”. A Palavra de Deus é mais desejável que o ouro e mais doce do que o mel.

 

Irmão, nós temos que ter um coração faminto pela Palavra. Temos que valorizar a Palavra.

Deixa eu te falar uma coisa: se você não sente fome da Palavra, se não valoriza a Palavra, você pode se arrepender e tomar a decisão de mudar isso...

Você pode escolher e induzir o seu coração a querer a Palavra de Deus. Você pode provocar o desejo pela Palavra no seu coração, você pode dizer: “A partir de hoje eu vou valorizar a Palavra, eu vou, eu vou, eu vou e eu vou... eu vou ler a Palavra, vou ouvir a Palavra, vou me encher da Palavra... vou desligar mais a TV e me ligar mais na Palavra”.

Eu lembro que quando criança, meus pais levavam eu e meu irmão todos os domingos para ouvir a Palavra de Deus.

Nós morávamos muito distantes do prédio da igreja, então, havia um trecho do caminho que era preciso fazer a pé, não passava ônibus. Eu lembro, minha mãe usava dois calçados: colocava um chinelo nos pés e um par de calçado melhor na bolsa. Caminhava de chinelo até perto de onde havia ônibus, aí ela trocava pelo calçado melhor, tirava os chinelos, escondia numa moita de capim, pra pegar na volta... e assim, era todo domingo pela manhã. Eu, pequeno, chegava no prédio da igreja, na classe de estudo bíblico, as vezes o professor era até... fraquinho, mas era da Bíblia que eu gostava de ouvir as histórias... irmão, aqueles domingos marcaram a minha vida!

Meus pais me ensinaram muito cedo a valorizar a Palavra e eu continuo até hoje... eu sei que este é o segredo. Olha o que diz Pv 27.7: “Quem está com o estômago cheio rejeita até o mel; mas, para quem está com fome, até a comida amarga é doce”.

A Palavra de Deus é mais doce do que o mel... mas pra quem tem fome, até o amargo é doce.

Mas, sabe, se você vem pro prédio da igreja, sem fome da Palavra, dizendo: “Ah! já sei tudo... esse heieheieheiem... já sei”. Eu te falo uma coisa: pode vir o melhor pregador aqui, se você não sabe dar valor à Palavra, você não será abençoado por ela.

Mas, se você vir com o coração faminto, com fome de ouvir a Palavra de Deus, pode até ser um pregadorzinho lá da região de Araque, que fala português errado: “eu vai, nós vão” ...mas, se você vem com fome, você vai ser edificado, porque para quem tem fome, até o amargo é doce. Tá entendendo? Você tem que valorizar a Palavra. Se você valoriza a Palavra de Deus, dê um forte aplauso ao Senhor.

Agora vamos ao v.14-15: “E continuou: “O semeador semeia a mensagem de Deus. Algumas pessoas que a ouvem são como as sementes que caíram na beira do caminho. Logo que ouvem, Satanás vem e tira a mensagem que foi semeada no coração delas”.

 

Olha só, o diabo odeia tanto a Palavra, porque ele sabe que a Palavra vai te abençoar... então, logo quando a Palavra é semeada, a primeira coisa que ele quer fazer é roubar a Palavra, é tirar a semente.

Isso acontece até durante a pregação... você está lendo a Bíblia ou ouvindo a pregação, e o diabo fica te fazendo pensar: “Hummm, quando eu chegar em casa, vou dar uma esticadinha no sofá...” daí a pouco, ele instiga: “Engraçado, porque a Zuleide falou daquele jeito comigo ontem?

Tá entendendo? O diabo é sujo, ele é como os pássaros (pássaros aqui representam demônios), que quando a Palavra é semeada, eles vão lá e bicam a semente, roubando a Palavra do coração da pessoa.

O que é isso? Distração... não aceite nada que distraia sua atenção da Palavra.

Lembra? ...você é quem determina como vai ser a terra do seu coração... é você quem decide se a terra do coração vai ser boa!

Então, o que você tem que fazer? ...não deixar que nada o distraia da Palavra de Deus. Diga pro vizinho: “Não deixe nada distrair você da Palavra”. Amém?

Eu até quero orientar você que, a partir de hoje, você não fique bebendo água ou indo ao banheiro durante a pregação, porque quando faz isso, você se distrai e distrai os outros!

Quando criança, eu chegava com meus pais para o culto da igreja... a primeira coisa que minha mãe fazia era o seguinte: antes do culto, pegava minha mão, levava ao banheiro e falava: “Faz xixi , agora”. E depois levava pra beber água, porque falava: “durante o culto não pode”.

 

Irmão, toda vez que você levanta e anda durante a pregação, você está sendo instrumento pra distrair as pessoas de receber a Palavra... está sendo como esses pássaros que roubam a semente.

Então, nunca é tarde pra gente se corrigir... por isso, a partir de hoje, durante a pregação, evite andar, não fique saindo do lugar...

Sabe, o ser humano é atraído para movimentos... quando alguém se move, há distração.

Tem pessoas que não sabem usar o celular...  irmão, existe um botão lá, que fala: “On/Off”,  isso em português significa, liga/desliga... se não tiver escrito, tem um desenho assim, que é o símbolo universal para liga/desliga...

Nós temos que ter uma reverencia maior com a Palavra de Deus... então, esse é um grande segredo.

Veja agora o v.16-17: “Outras pessoas são como as sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras. Quando ouvem a mensagem, elas a aceitam logo com alegria; mas depois de pouco tempo essas pessoas abandonam a mensagem porque ela não criou raízes nelas. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé”.

Aqui, a terra do coração é cheia de pedras e por isso a semente não consegue criar raízes.

A pessoa até recebe a Palavra com alegria, mas por pouco tempo, porque quando surge sofrimento ou perseguição, por causa da Palavra, ela não persevera...

Veja que o segredo é a terra do coração, porque se a terra for boa, a Palavra vai criar raízes.

É assim que deve ser: ter a Palavra de Deus enraizada no coração... porque na falta de raízes, você não tem decisão firme.

Ouve a mensagem e até diz: “Meu Deus, a partir de hoje eu vou começar a ser fiel... a partir de hoje eu vou ler mais a Bíblia” ...mas, depois não consegue manter a decisão. Você diz: “eu vou ser mais santo... vou orar mais... vou entregar o dízimo direitinho” ...mas a decisão é fraca. Por que? ...a Palavra não tem raiz no coração.

Como ter raízes da Palavra de Deus no coração?

Algumas dicas: não tome decisões baseadas na maioria, tipo: “Ah! Tá todo mundo resolvendo, eu também vou... deu certo pra fulano, pra beltrano, vai dar certo pra mim”.

Pessoas que vão pela maioria, quando chega a perseguição, desistem.

Por exemplo, a pessoa decide entregar a vida pra Deus dirigir, aí chega em casa e começa a perseguição: “O quê!? Você vai deixar a religião dos seus pais, dos seus avós!”. E ela começa a concordar: “É, pensando bem, não faz sentido mesmo...”.

Mas, você quer ter raízes da Palavra de Deus no seu coração? Então você tem que ter a terra do seu coração sem pedras, isso é, não siga a maioria, siga a Palavra!

Tem gente que desiste da igreja, desiste de caminhar com Deus, por que fica contando com os outros: “Ah! meu discipulador não me apoiou... o líder da célula não ligou pra mim... a mulher não me ajuda”. Irmão, pára de dar desculpa esfarrapada... se você quer ser terra boa, você tem o Espírito Santo que te apoia... e se você quer, você dá um jeito!

Outra dica pra ter raízes da Palavra de Deus no coração: não tome decisões baseadas nas emoções, nos sentimentos.

Essa época de Natal é um perigo... passear no shopping, olhar vitrine... se você resolve as coisas na base dos sentimentos, cuidado.. “Ah! pastor, toda vez que eu fico assim e sinto aquele arrepio, eu sei que é de Deus”.

Irmão, se você quiser sentir arrepio, nós vamos riscar prato com garfo bem perto dos seus ouvidos... deixa de criancice: as suas decisões precisam ser tomadas baseadas na Palavra de Deus. Amém?

Outra dica: aprenda a se arrepender e levantar e decidir de novo e de novo e de novo...

Porque o diabo vai te tentar pra fazer exatamente o contrário, que é o seguinte: se você não conseguiu manter a decisão, o diabo te faz pensar assim: “ah! nem adianta... eu não vou ficar decidindo, porque eu já decidi e não dei conta...”.

No Ano Novo é um tal de tomar decisões: dieta, abrir poupança, estudar... depois não dá conta e pára! Irmão, se no dia 1 de Janeiro você decidiu por uma boa coisa e no dia 2, falhou, decide de novo no dia 3... falhou de novo, decide de novo no dia 4, no dia 5... fica decidindo, fica se levantando, porque quem levanta, quem persevera, quem se dedica, meu irmão, esse é que, mais cedo ou mais tarde, sempre vence!

Eu faço isso: me arrependo e digo: “Senhor, meu Deus, me perdoe” e renovo a minha consagração.

Mas, o diabo quer que você faça assim: “Ah! eu não dou conta... então nem vou decidir de novo”.

Meu irmão, não caia nessa... você tem que ficar renovando a sua decisão diariamente. A Bíblia fala que a misericórdia de Deus se renova a cada manhã, então, cada manhã, você também pode decidir de novo, e falar: “Agora eu vou, agora eu vou!”

Quer que a Palavra crie raízes no seu coração? ...outra dica: não transfira a responsabilidade das suas decisões para os outros.

 

Tem gente que não produz resultados benéficos, não é frutífero, e fala assim: “Ah! ...é porque Deus não quis”. Não, a verdade é você que não cooperou com Deus... tem coisas que Deus faz, mas tem coisas que é pra você fazer.

Lazaro morreu e quando Jesus chegou ao túmulo, disse: “Lazaro, venha para fora”. Mas antes, mandou: “tirem a pedra”. Jesus podia ter tirado, mas Ele estava ensinando essa verdade: há coisas que Deus faz e há coisas que Ele manda fazer e aí, pra nós só resta obedecer.

Lázaro estava todo enfaixado com panos... mas quando Jesus disse, Ele abriu os olhos, ressuscitou e obedeceu, vindo para fora. Mas pode ter certeza, se Lazaro tivesse falado: “Não... eu não dou conta... estou todo amarrado aqui”. Pode ter certeza, ele teria ficado vivo, mas lá dentro do tumulo.

Mas quando ele decidiu obedecer, mesmo todo amarrado... quando ele obedeceu, o poder de Deus veio e ele ficou livre daquela situação... porque, é assim que acontece, meu irmão, quando você faz a sua parte, que é decidir obedecer a Deus, Deus faz a parte dEle de operar o milagre.

Portanto, não transfira suas responsabilidades para os outros!

Tem gente que é mestre em fazer isso... a pessoa não ora, mas fica pedindo oração pros outros... não lê a Bíblia para conhecer a vontade de Deus... mas fica perguntando pra um, pra outro: “Que você acha se eu casar com Fulano? ...irmão, é pecado eu comprar tele-sena?”

 

Irmão, antes de pedir conselho, é sua responsabilidade orar e perguntar pra Deus, abrir a Bíblia e pesquisar nela...

Agora, v.18-19: “Ainda outras são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas, quando aparecem as preocupações deste mundo, a ilusão das riquezas e outras ambições, estas coisas sufocam a mensagem, e ela não produz frutos”.

Aqui fala do engano das riquezas... eu creio que Deus quer dar coisas boas para os Seus filhos e se você aplicar fé, você pode receber essas coisas, porém, se as coisas materiais forem o foco principal da sua vida, você está em pecado.

Porque você não pode amar mais as coisas do que a Deus... se você amar o dinheiro, olha o que a Bíblia diz (1Tm 6.10): “o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos”.

Irmão, se você fica encantado com as coisas materiais, você precisa se converter de verdade, porque quando se converte de verdade, você entende que esse mundo não é o seu lar, você só está de passagem.

“Ah! Mas eu não amo o dinheiro, não!” Vamos comprovar isso?

Qual é sua reação quando alguém te pede ajuda para os pobres? ...se o seu coração se fecha, isso é sinal de amor ao dinheiro.

Você se alegra quando um vizinho tem algo melhor do que o seu? ...porque quando você não é apegado as coisas materiais, você fica feliz e até vibra quando os outros tem coisas melhores!

Você desconfia de qualquer pessoa rica? ...aparece um rico lá na sua rua e você logo diz: “Deve ser traficante... ou tá mexendo com alguma coisa errada!”

Você fica desconfortável quando é ensinado sobre dízimo e ofertas... porque esse desconforto é sinal de amor ao dinheiro.

Você sempre tem planos de ajudar na obra de Deus? “Um dia eu vou ajudar muito, pastor, o senhor vai ver!” Só que esse dia nunca chega, porque a pessoa ama dinheiro.

Jesus fala: cuidado com “...a ilusão das riquezas e outras ambições”... porque são espinhos que sufocam a Palavra e deixam você infrutífero.

Outra coisa que Ele diz, é você ter a terra do seu coração livre das preocupações desta vida.

Deus quer você livre das preocupações...  como? ...em 1Pe 5.7, lemos: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês”.

Quando vem uma preocupação, você deve entregar para Deus, ficar entregando... você vai dizer: “Senhor, o diabo quer sufocar a sua Palavra me enchendo de preocupações, mas eu não vou aceitar... eu entrego todas elas pro Senhor e a partir de agora, eu vou me alegrar, vou descansar, porque está na tua mão”.

Conta-se de um homem que estava com uma mochila muito pesada nas costas... ele ia pela rua e a mochila pesada nas costas. Passou um caminhão, ele pediu carona e subiu lá pra carroceria, tinha até onde sentar. O motorista foi dirigindo, daí a pouco olhou pelo retrovisor e viu que o homem ainda estava com a mochila pesada nas costas e não entendeu... quando parou num posto, perguntou: “Por que o amigo ainda está com a mochila nas costas? Descansa, a viagem é longa, coloca esse peso aí!” E o homem respondeu assim: “Não, jamais eu iria aproveitar da sua bondade... o senhor já está sendo tão bom em me dar a carona, deixa que a mochila eu carrego!”

Ah! como somos ridículos: Jesus fala: “lança sobre mim os seus problemas” e a gente responde: “Não Jesus, que isso! O Senhor já está me levando pro céu, deixa que os problemas eu mesmo resolvo”.

Irmão, entrega suas preocupações pra Jesus... não carrega peso a toa! Amém? Dê um aplauso forte ao Senhor.

 

Conclusão

Eu declaro, em nome de Jesus, por causa das decisões que você vai fazer... eu declaro: você é terra boa... a partir de hoje, você vai valorizar a Palavra, vai ouvir, vai obedecer à Palavra e eu declaro: você vai crescer muito, vai dar muito fruto... hoje é trinta, amanhã é 60, depois de amanhã, vai ser 100, em nome de Jesus!

Vou terminar te contando o seguinte: um fazendeiro tinha um cavalo bem velho e ele falou assim: “Eu vou ter que matar esse cavalo, porque está muito velho, não está servindo mais... só está dando despesa, vou ter que matar o cavalo”. Isso tá errado... um animal só pode ser sacrificado quando começa um processo vegetativo sem cura e de terrível sofrimento... mas até que isso ocorresse, o dono tinha que ficar dando comida pro cavalo, até porque, o cavalo serviu a ele por muitos anos, mas ele não entendia isso... então, foi lá e pensou: “Eu não tenho coragem de matar o cavalo. Eu vou fazer o seguinte: vou enterrar o cavalo”. E cavou um buraco bem grande, desceu o cavalo e falou: “vou enterrar o cavalo”. Aí, sem coragem de ver o fim do cavalo, ele ficou de costas e foi jogando terra em cima do cavalo... foi jogando, jogando... e quando deu a última pazada, ele pensou:  “Agora posso ver, porque com certeza, ele já morreu”. E quando virou, pra espanto dele, o cavalo tava em cima! E o homem foi ver o que tinha acontecido e descobriu o seguinte: quando a primeira pazada bateu na costa do cavalo, o cavalo sentia aquele tranco, sacudia a terra e pisava em cima, e foi fazendo isso, com perseverança, até a última pazada...

Então, meu irmão, toda vez que o diabo jogar uma preocupação no seu coração, faz isso: sacode e pisa em cima... , porque o lugar do diabo é debaixo dos seus pés e, maior é Aquele que está em você do que aquele que está no mundo!

Diga: “eu vou ser um cristão frutífero”. Então, vamos que vamos, meu irmão!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em Abe Huber

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page