top of page

SETE PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Diversos

 

Eu quero falar sobre os princípios fundamentais para o crescimento espiritual. É sobre esse assunto tão importante que quero falar hoje.

Sabe, quando entregamos a nossa vida para Deus dirigir e abençoar, quando nós recebemos Jesus, o Filho de Deus, por nosso Senhor e Salvador, algo maravilhoso acontece.

O próprio Senhor Jesus diz Jo 3.3, que nessa hora, nós nascemos de novo, que acontece um novo nascimento nosso. O nosso espírito se torna novinho em folha, zero quilômetro.

Mas a nossa alma, não; ela ainda vai sendo trabalhada ao longo dos anos; ela vai sendo aperfeiçoada. Mas o nosso espírito é recriado, é feito novo. É um milagre isso!

E o apóstolo Pedro fala que, quando nós nascemos de novo, quando começamos nossa nova vida espiritual, nós somos como crianças que precisam do leite materno. Ele diz que nós precisamos de um genuíno leite para que possamos crescer espiritualmente.

Há pessoas que acham que o crescimento espiritual vem quando seguimos uma lista de coisas, do tipo que pode e do que não pode um cristão fazer.

Mas, não é bem assim. O crescimento espiritual é como o crescimento físico. Primeiro você nasce, você entrega a sua vida pra Jesus, e aí você nasce de novo. Nasceu? Então você começa uma nova vida.

É nova mesmo! Quando nascemos de nossos pais, a gente não sabia nada: não sabia falar, não sabia andar, não sabia comer sozinhos.

Nós, até éramos capazes de fazer coisas bem perigosas. Se alguém não ficasse nos olhando, a gente era capaz de colocar prego na tomada... a gente era capaz de comer coisas sujas!

Tudo porque éramos crianças e não entendíamos de nada. Então, quando nós somos crianças, fazemos coisas até absurdas.

Mas, na medida que fomos crescendo, fomos aprendendo os perigos, os riscos – e como foi tão importante esse aprendizado!

Então, com a vida espiritual também é assim, tem coisas a serem aprendidas, tem passos a serem dados para o crescimento.

E se você não dá esses passos, você fica criança o resto da vida e isso não é normal.

A Bíblia fala desse problema em 1Co 13.11. O apostolo Paulo declarou: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”

Paulo fala que quando era menino, fazia coisas de menino, mas agora cresceu e deixou as coisas de menino.

Em 1Co 14.20, Paulo fala para o pessoal da igreja em Corinto: “Irmãos, não sejais meninos no entendimento”. Como quem diz: “Vocês são como crianças, parem de agir dessa maneira”.

Já em Ef 4.14, Paulo fala que o perigo de agir como uma criança é que ela é levada de um lado para o outro, levada por todo vento de doutrina.

Então, é necessário que haja um crescimento, porque crescidos, nos tornamos maduros e aí sim, poderemos ter uma vida espiritual realmente vitoriosa, abençoada.

Então, eu quero falar sobre os princípios fundamentais para esse crescimento espiritual acontecer. Precisamos dar os seguintes passos:

 

Primeiro passo: aprenda a esquecer. Para crescer espiritualmente, você preciso dar esse primeiro passo, precisa fazer algumas coisas que a Palavra de Deus ensina, e esse primeiro passo é tão importante.

Lemos em Gn 41.50 sobre José do Egito. Você já deve ter ouvido falar da história de José, que com 17 anos, provavelmente, foi vendido pelos seus irmãos para ser escravo.

José era um filho muito querido, seu pai era um grande fazendeiro, um homem de muitas poses e que amava José, o filho caçula.

Os irmãos logo deram lugar à inveja e, com crueldade, pegaram José e jogaram ele numa cova, num poço... depois, num aparente arrependimento, tiraram José de lá e venderam como escravo para o Egito, na primeira oportunidade que tiveram.

E, sabe irmão, foram 13 anos que José sofreu como escravo e, depois ainda passou por outro longo tempo preso, trancado numa cela, que era pior do que as cadeias de hoje, muito pior, porque não tinha infraestrutura nenhuma, não tinha a mínima condição de vida lá dentro, e José sofreu muito tempo naquele lugar.

Mas um dia, houve uma situação e José foi tirado da prisão. Deus estava agindo em favor dele. E José foi tirado dali e colocado na posição de segundo homem mais importante daquela nação. José se tornou um dos homens mais importantes do Egito, estava numa posição privilegiada agora.

E de repente, José tá lá nessa posição tão grande, e os seus irmãos, que haviam jogado ele numa cova e depois vendido pra ser escravo, vieram ao Egito em busca de comida, e estão ali diante de José, sem saber que era o José, irmão deles.

Imaginavam que José já tinha morrido, que José já era, mas José tá ali, numa posição muito grande agora. Faltou comida na terra e eles vieram ao Egito pra comprar comida da mão de José.

José tem a comida, José tem a autoridade, tem o poder na mão. E José poderia falar como muitas pessoas falam por aí: “Agora eles vão ver comigo, agora eu vou dar o troco, vão ter que comer na minha mão, porque eu sei o que eu passei nesses anos todos, eu sei o que eles fizeram comigo”.

José podia ter aquele espírito vingativo e se vingar dos irmãos. Podia, mas, José não era assim, ele tinha um coração diferente.

Sabe o que ele fez? Tratou tão bem os seus irmãos que venderam ele pra ser escravo. José deu comida para eles irmãos e ainda mandou buscar a família toda e falou: “Sabem, eu estou aqui no Egito, nessa posição tão privilegiada. Sabem por que? Porque Deus me fez esquecer de todo o sofrimento que eu passei”.

Irmão, se queremos crescer espiritualmente, a primeira coisa que é preciso fazer: é preciso esquecer de todo o sofrimento do passado. Você precisa esquecer das pessoas que te magoaram, das pessoas que te feriram, que te agrediram, que um dia te fizeram mal – é preciso esquecer desse passado.

Eu não posso crescer espiritualmente, se eu estou preso ao passado. Se eu me prendo às coisas do passado, seja de ontem, seja de uma semana atrás, um ano atrás, 50 anos atrás, se eu me prendo ao passado, eu não posso crescer.

Então, é preciso esquecer. No Egito, José teve o seu primeiro filho e sabe o nome escolhido pra ele colocar nesse filho? O nome de Manassés, ele diz: “Eu vou colocar nesse menino o nome de Manassés, ou seja, significa Deus me fez esquecer dos meus sofrimentos”. Aleluia! Deus me fez esquecer dos meus sofrimentos.

Então, para crescer é preciso aprender a esquecer do sofrimento. “Ah, mais à vinte anos atrás alguém me magoou, fez algo muito grave e eu não consigo esquecer”.

Amado, o Espírito Santo quer ensinar você a esquecer, a esquecer, seja o que foi que fizeram à sua vida. Deus quer ensinar você a esquecer, porque você só pode caminhar pra frente, se você deixar o passado pra trás.

O apóstolo Paulo teve essa revelação muito parecida com a de José do Egito. Na carta de Filipenses (3.13-14), Paulo escreveu: “...uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Ele diz: “eu não estou ainda na posição de perfeito, mais tem uma coisa muito importante, um detalhe: esquecendo-me das coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo!” Aleluia! Esqueço das coisas que pra trás ficam.

Sabe por que que o dia de hoje se chama presente? É porque hoje é um presente que Deus nos dá, e tem gente que joga fora o presente para ficar com o passado. Diga: eu prefiro o presente.

Cada amanhecer significa que o passado ficou no passado e Deus nos dá um novo tempo, é o presente.

Então, o primeiro passo para se crescer espiritualmente: é preciso aprender a esquecer, porque não dá pra você ir pra frente, carregando jugos do passado, carregando pesos do passado.

 

Segundo passo para crescer espiritualmente: é preciso aprender a perdoar. Diga assim: aprender a esquecer, aprender a perdoar. Eu preciso aprender a perdoar.

Eu não posso crescer, não tem como, não tem jeito, não tem como eu crescer espiritualmente, ter mais de Deus e Deus mais e mim, se eu não aprender a perdoar.

O apóstolo Paulo em Ef 4.32, fala: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”.

Olha, irmão, é preciso aprender a perdoar. As pessoas vão falhar conosco, as pessoas vão cometer erros graves conosco. Somos humanos, cometemos erros.

Já aconteceu com você de causar uma mágoa em alguém, sem querer?

Comigo já aconteceu tantas vezes. Sem querer, às vezes até achando que estava ajudando, mas ofendi outra pessoa. E ela ficou magoada, ferida.

Me lembro de uma pessoa que estava tão magoada comigo e eu nem percebia. A Marlucia, uma colega de seminário minha, hoje missionária no Estado do Sergipe, estava muito chateada comigo num certo período do curso. Eu havia respondido à ela de uma forma que a magoou, mas para mim foi algo normal, sem intenção de magoar, mas magoei. Aí, passado bastante tempo, minha turma fez um passeio à praia de Guaxintiba e a primeira orientação que recebemos foi que de dois a dois, caminhássemos em oração pela orla. Aí, a Marlucia, reuniu forças e veio para caminhar em oração comigo. E ela abriu o coração, falou da sua mágoa. Eu ouvi e ficava pensando: “Puxa, eu nem pra notar que ela estava chateada comigo”. Pedi perdão a ela, e tivemos um passeio maravilhoso com a turma. Depois até fui convidado para um almoço de Domingo em casa de Marlucia! Porque aprendi a perdoar.

No casamento, quantas vezes acontece de falar algo, até bem intencionado, mas daí a pouco a esposa fica muda, semblante fechado... eu já sei logo: “Querida, foi alguma coisa que eu fiz? Me perdoe”. Depois do “eu te amo”, “me perdoe” tem que ser a expressão mais usada no casamento.

Temos que liberar muito perdão, muito perdão, porque, se eu não fizer isso, eu não vou crescer espiritualmente.

Jesus disse em Mt 6 que se eu não perdoar os que me ofenderam, eu não serei perdoado. Eu preciso liberar perdão para as pessoas que me fizeram mal.

Quando eu trabalhava na secretaria de um Clube sócio-recreativo em Teresópolis, a minha colega de trabalho e chefe era uma mulher que amava me colocar em situação difícil. Não perdia uma oportunidade. Quantas vezes eu jogava a comida da marmita fora, porque ela me fazia mal de tirar a fome.

Mas sabe, no final do dia eu liberava perdão pra ela e no dia seguinte eu voltava para o meu posto. E Deus me honrou. Essa funcionária precisou ser demitida e eu fui colocado no lugar dela. Aleluia!

Irmão, quando a gente cresce nisso, a gente deixa as coisas de menino, paramos de fazer beicinho por pouca coisa, nós amadurecemos. Aleluia!

 

O terceiro passo para ter muito crescimento espiritual: aprender a orar. Diga: aprender a orar.

É preciso aprender a orar. Parece óbvio isso, mas, mais da metade das pessoas que servem a Deus, elas não oram. Precisamos aprender a orar.

Lemos em Tg 4.3: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal”. Isto revela que nós muitas vezes, não recebemos as coisas, porque pedimos mal, não sabemos orar.

Então, precisamos aprender como orar. E como é que devemos orar? Primeiro, entenda que orar é uma conversa – orar é conversar com Deus, é dialogar com o Espírito Santo.

Eu li um livro muito precioso de Benny Him, onde ele conta as orações que ele fazia. Ele entrava no quarto, gostava de se sentar no chão e ele falava: “Espírito Santo, bom dia, senta aqui do meu lado, que eu preciso passar um tempo com o Senhor”. E ali começava um diálogo com o Espírito Santo, uma conversa.

Orar é isso: conversar com Deus! O que você acha de alguém que senta do seu lado e fala, fala, fala, e não pára de falar, mas daí um tempo, levanta e vai embora? Você vai dizer: “Essa pessoa não bate bem. Sentou aqui, falou, falou, falou e levantou e foi embora”.

Mas é assim que muitas pessoas pensam que é fazer oração. Tá errado, sabe por que? Oração é um relacionamento, é uma via de mão dupla: você fala e Deus ouve, e Deus também fala e você também ouve.

No evangelho de João (15.7), lemos estas palavras de Jesus: “se vocês permanecerem em Mim e obedecerem às minhas ordens, podem fazer o pedido que quiserem, e isto será concedido!”. Jesus fala de relacionamento: se você permanecer nEle e as palavras dEle permanecerem em você.

Permanecer. Não é um relacionamento só de Domingo, não é um relacionamento apenas no culto, é uma permanência.

Eu tenho certeza que te agrada muito ouvir essa palavra: “podem fazer o pedido que quiserem, e isto será concedido!” Ah! Essa parte é maravilhosa. Mas pra isso acontecer, Jesus fala que deve existir um relacionamento.

Por isso, amado é tão importante o TSD (Tempo Sozinho com Deus). Esse é um tempo especial para você se relacionar com Deus. E é tão gostoso esse tempo, tão gostoso, que quando termina, você sai dali fortalecido, sai animado, revigorado. É bom demais!

Eu prefiro ter esse tempo toda manhã. Aí entro no quarto, eu com Deus. E eu falo: “Espírito Santo, vamos conversar? Que dia lindo o Senhor está me dando...” e vamos batendo papo; tem hora que eu falo e tem hora que eu escuto Ele falar!

Outro dia, eu ouvi aqui dentro, no meu espírito, Deus pedindo: “Eu quero que você se prostre três vezes diante de mim”. E eu disse: “O Senhor quer? Então tá, eu também quero me prostrar perante o Senhor”. E fui uma, duas, três vezes. Depois Ele pediu pra eu me levantar com as mãos erguidas e eu ofereci isto a Ele. Ah! Como foi maravilhoso aquele encontro!

Mas, olha, nem sempre foi assim na minha vida. Eu também achava que orar era falar com Deus na hora de deitar, na hora do café e da refeição e, amém.

Aí fui aprendendo que orar é um relacionamento, e como tem sido bom! E relacionamento de amigos, ou melhor, de Pai e filho... tem pessoas que vão orar e mudam até o tom de voz: “Senhor nosso Deus e Pai celestial”. Orar é relacionamento com alguém tão próximo!

Mas, ouvi contar de uma pessoa, eu acho até que isso não é verdade isso, mas ouvi contar de uma pessoa que era tão preguiçosa pra orar, ela tinha tanta preguiça de orar, que ela escreveu a oração num papel e colou na cabeceira da cama. Aí, na hora de deitar, ela falava assim: “Senhor Jesus, já tudo escrito aqui. É só o Senhor ler, viu!”. Misericórdia, é muita preguiça!

Irmão, aprenda a orar; não se conforme só em falar, queira ouvir também. Nós precisamos aprender a orar.

 

O quarto passo para ter crescimento espiritual é: aprender a crer. Aprenda a crer.

Não tem como eu crescer espiritualmente se eu não aprender a crer.

Em Mc 9.23, Jesus diz “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. É muito forte isso! “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”.

Se você pesquisar essa palavra tudo no dicionário da língua portuguesa e depois pesquisar o significado dela em várias línguas, em vários idiomas, você vai descobrir uma coisa que eu descobri: que essa palavra tudo significa tudo. Jesus diz que tudo é possível ao que crê.

É possível voar? É, os aviões estão aí. Mas, sabe, sem avião, a Bíblia conta que Filipe tava num lugar e foi transportado para outro. Oh! se eu e você alcançamos esse nível, vai ser uma economia!  Não tem impossíveis para Deus.

Mas, por que eu tenho tanta dificuldade em ver acontecer coisas poderosas e maravilhosas na minha vida? É por causa do crer; eu preciso aprender a crer.

O que é crer? Crer é ficar firme no que Deus falou. Deus falou que vai fazer algo, então Deus falou, vai cumprir. Finque os pés no chão, não se mova. Fique firme em Deus.

Um antigo filme, contava a história de um homem, um pai, bombeiro, que levou os filhos (um menino e uma menina) para um jogo no estádio. Os três foram para a arquibancada. Num momento, uma gangue veio e sequestrou a filha daquele homem. Quando ele deu falta da menina, ele disse: “Filho, você não saia daqui por nada. Eu vou buscar sua irmã”. Mas nisso, o filme mostrava, que a gangue havia jogado uma bomba no estádio, explodindo tudo. Foi uma tragédia. E quando o homem conseguiu salvar a filha lá fora do estádio, ele lembra do menino lá dentro. Vai correndo, encontra o garoto assustado e fala: “Meu filho, o que você está fazendo aqui?” O filho fala: “Pai, o senhor falou pra eu não sair daqui por nada”.

É um filme, mas dá um choque na gente, porque se obedecêssemos a Deus assim, hummm!

Tá explodindo tudo em volta, mas eu não saio porque Deus falou “fica aqui”. Tá tudo dando errado, mas aquilo que Deus falou vai acontecer na sua vida. Ainda que pareça que não, mas vai dar certo, sim. Fica firme! Fica firme! É preciso aprender a crer.

Muitas vezes o problema vem, e o que a gente faz? A gente sai do lugar, a gente se move, se esconde, hoje. Não é de admirar que experimentamos tão pouco do poder de Deus.

Em Mc 11.24, Jesus falou: “quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado”.

Credes que recebestes; o verbo tá no passado. Jesus fala pra você orar crendo que já recebeu.

Então, quando você orar, não fica pensando que vai acontecer. Mas comece a declarar em fé: eu já recebi, já é meu, é minha, eu já tenho a vitória de Deus. Aleluia

Tem um texto em Rm 4.18, que fala de um homem que teve uma experiência assim: “Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações”.

Talvez você esteja com alguma causa e lutando contra a esperança de ver a causa ganha. Olha, vou te falar como profeta: você está contra a esperança, ou seja, não há esperança terrena para a sua causa ser ganha, mas ouça: Deus é poderoso para fazer aquilo que você não imagina e Ele vai  fazer.

Irmão, nós precisamos aprender a crer. Diga à pessoa ao seu lado: Não sei o que está acontecendo com você, mas creia em Deus.

Ah mas o médico... creia em Deus. Ah! mas a pessoa já falou que... creia em Deus. Ah! Mas o meu casamento... creia em Deus. Creia em Deus e você vai ver a vitória. Aleluia!

 

Quinto passo para o crescimento espiritual: é preciso aprender a adorar.

Sabe, o erro de muitas pessoas é que acham que adorar é vir no culto da igreja, levantar as mãos e cantar. Faz parte, mas adorar é um estilo de vida.

Você está andando na rua, e adora a Deus; está dirigindo o carro, e adorando a Deus... está tomando banho, e adorando a Deus. Adorar é um estilo de vida.

E a gente adora com palavras, com ações, com música. Sabe, adorar é reconhecer quem Deus é: amável, poderoso, forte, justo...

E deve ser um estilo de vida. Não adianta eu adorar aqui dentro se lá fora eu estou mentindo, estou falando mal da vida alheia, estou tendo um comportamento errado lá no trabalho, lá na escola.  Se lá fora, faço gestos obscenos, xingo palavrões, isso não é ser adorador. Isso tem a ver com hipocrisia, vida falsa.

Agora, adorar é ter a vida diante de Deus, no altar sempre. E é preciso aprender a adorar se queremos crescer espiritualmente.

Jesus diz em Jo 4.2: “a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade”.

Jesus respondeu à mulher samaritana. Ela tinha falado: “Senhor, nossos pais dizem que é neste monte que adoramos. Os judeus falam que é no templo de Jerusalém. Mas, o Senhor, aonde diz que eu devo adorar?”

E Jesus respondeu: “Olha, chegou a hora que não é nem nesse monte, nem no templo de Jerusalém, nem no prédio da Karis... chegou a hora em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade”.

Quer dizer: Não é em culto de domingo, não é em momento especial, mas é em espirito e em verdade, em casa, na rua, no trabalho, no passeio, é 24 horas por dia, em todo tempo e em todo lugar. Temos que aprender adorar se queremos crescer espiritualmente.

 

O sexto passo é: aprenda a dar. Repita: aprenda a dar.

Voce sabia que nós não precisamos de unção para receber? Não precisamos, porque se é pra receber, ah! estamos prontos, estamos abertos.

Quando alguém fala em dar um presente pra gente, os olhos chegam a brilhar. É que receber elogio, abraços, honra... receber dinheiro, seja lá o que for, se é pra receber, estamos prontos.

Agora, para dar, aí nós precisamos de uma força maior. É quase preciso Deus enviar anjo para nos tocar a dar, e eu não tô falando de entregar oferta ou dízimo aqui na frente, falo de dar no sentido geral.

Nós precisamos aprender a dar. Meu Deus, como é difícil dar! Gostoso é receber presente, abraço, sorriso, apoio, mas por que é tão difícil dar. É porque não aprendemos.

Se você tem criança em casa, sabe disso. Todo dia quer presente, doce, bala. É um tal de “pai, me dá, me dá, me dá”.

Mas é preciso aprender a dar. Uma boa dica pra começar, é o bazar da igreja que esta sendo preparado. Ensine os filhos a dar as coisas: alguns brinquedos, algumas roupas. E você também, aprenda a dar junto, porque somos treinados para receber, mas para crescer espiritualmente temos que dar.

Casamentos fracassam porque marido e mulher só se prepararam para receber. Por que você vai casar? “Ah! vou casar porque eu já estou cansada de viver na casa dos meus pais!” “Vou casar porque quero ter a minha casa, roupa lavada e comida”. Tá errado casar por esses motivos.

O Pr Claudio Duarte fala que uma pessoa deve casar quando está tão feliz, tão feliz, transbordando de felicidade, então, casa pra dar um pouco de felicidade para a pessoa com quem escolheu casar.

Olha o que diz a Bíblia em At 20.35: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”. Vamos repetir isso: mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.

Jesus ensinou isso. Sabe o que quer dizer mais bem-aventurado? Mais feliz. Mais feliz é dar do que receber. Você é muito mais feliz dando do que recebendo.

Agora, seja muito sincero mesmo, pra nós aqui dentro: a gente fica mais feliz dando ou recebendo? Recebendo.

Eu quero aprender a dar. Não é fácil, mas eu quero. Ontem a noite a célula do Davi reuniu lá em casa, são duas células que funcionam lá em casa, a minha e de Tânia, e a do Davi.

Então, ontem, tínhamos encomendado uma pizza pra comer entre família. Tânia veio e me falou pra pedir mais uma, tamanho família, pra comer com os garotos. Eu tô aprendendo a dar, e falei assim: “Amor, eles demoram entregar a pizza, e depois, daqui a pouco os meninos vão embora”. Aí, o Espírito Santo me cutucou e eu disse: “Tá bem, já entendi” e pedi a segunda pizza pro’s garotos.

Em Lc 6.38, Jesus diz assim: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”.

Do jeito que você dá, você recebe. Tem maridos dizendo: “Minha mulher não liga pra mim, não é carinhosa comigo, não quer saber de nada”. Aí, vamos perguntar: E você, marido, você dá carinho à ela, dá atenção? Guarde isso: melhor é dar do que receber.

Hoje de manhã eu acordei, fui até a minha esposa, olhei assim pra ela e disse: “Me belisca, parece que eu tô vendo anjo!” Ela estranhou e disse: “Não dormiu direito, não?” Mas no fundo eu sei como faz bem receber, mas eu sei que melhor ainda, diz a Palavra de Des, é dar do que receber, e e quero isso pra minha vida.

 

Sétimo e último passo: aprenda a testemunhar. Se eu quero crescer espiritualmente, eu preciso aprender a testemunhar.

Sabe, irmão, tem gente que estava com a destruída, mas que hoje, a vida é de Jesus. Jesus abençoou, consertou o caminho, agora a vida é uma benção, mas a pessoa não conta pra ninguém que foi Jesus quem ajudou. Não conta que foi Jesus quem mudou a vida dela.

No trabalho ou na escola ninguém sabe dessa história – a pessoa parece um agente secreto, ninguém sabe que ela é Jesus.

Irmão, para crescermos espiritualmente, nós precisamos aprender a testemunhar, aprender a contar o que Jesus fez por nós.

Em At 1.8 está escrito: “...ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. Ou seja, na minha casa, no meu bairro, na minha cidade e em qualquer lugar que eu for. Aleluia!

Eu preciso ser testemunha de Jesus. As pessoas precisam olhar pra mim e dizer: “tem alguma coisa diferente em você”.

Irmão, não percamos tempo: aonde for que eu e você estivermos, sejamos testemunhas de Jesus. Amém?

Vamos revisar os sete passos pra crescer espiritualmente:

Aprenda a esquecer;

Aprenda a perdoar;

Aprenda a orar;

Aprenda a crer;

Aprenda adorar;

Aprenda a dar;

Aprenda a testemunhar.

Isso vai te fazer crescer muito, muito muito, e eu sei que você já está crescendo e vai crescer muito mais, em nome de Jesus.

Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 14/10/2014

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page