top of page

SEU RETATO EM 3D

Tito 3.3-7

 

INTRODUÇÃO

O tema da palavra hoje é este: “Nosso Retrato em 3D”.

Você gosta de retrato? Pergunto isso porque não é todo mundo que gosta de tirar retrato. Não adianta você insistir, que a pessoa não gosta.

Mas, e de ver retrato, você gosta? Humm, de ver retrato, a maioria gosta... e é engraçado: tem gente que não gosta de tirar retrato, mas gosta de ver o retrato dos outros.... lá no computador, clica pra abrir, dá um zoon e fica vendo.

Sabe, os retratos acompanham a humanidade, já faz um bom tempo. A primeira fotografia do mundo foi tirada em 1826, está guardada num seu francês.

Mas no começo não tinha máquina, câmera, então os retratos eram falados, isto é, a pessoa descrevia como era a cena, o lugar, a história, o bicho, a pessoa... e quem ouvia, ia imaginando na mente... (se você imaginava a cena em preto e branco, então o retrato mental era preto e branco... se imaginava colorido, era colorido). (rsrsrs)

Mas o tempo avançou e os retratos passaram a ser desenhados e pintados. A pessoa descrevia o que queria e um artista desenhava e pintava.

Nessa época, inclusive, toda pessoa importante, todo rei e rainha, duque e duquesa, todo barão e baronesa, todo rico, tinha o seu retrato.

Ter o próprio retrato em casa era sinal de status. A pessoa não precisava ter mansão, mas se tivesse o seu próprio retrato, então isso era sinal de que aquela pessoa era alguém muito, muito importante.

Mas o tempo avançou e o retrato passou de desenhado e pintado... passou a ser fotografado... da primeira câmera fotográfica pesando 5 quilos, chegamos aos dias de hoje com a câmera digital.

E vivemos exatamente nesta época... a época do Facebook, do instagran... tiramos um retrato, hoje é mais comum chamar de foto, você aperta um botãozinho e fala pros amigos: “já postei,  já está no Face”.

Eu fico imaginando como será isso daqui pra frente com o avanço da tecnologia! É fantástico!!

Mas sabe, aqui na Bíblia também encontramos muitos retratos. No caso, são retratos escritos, retratos que descrevem pessoas, épocas, costumes, lugares... são retratos de realidades, de fatos, de acontecimentos, de ensinos.

Por exemplo, esse texto da carta do apóstolo Paulo para o seu discípulo de nome Tito 3.3-7.

Olha aí, discipulador e discípulo... Paulo foi o discipulador de Tito... e nesse texto, você vai ver que há um retrato seu em 3D, em três dimensões!

Então, este retrato tem muito a ver com você, com aquilo que você já viveu, com aquilo que, talvez, você esteja vivendo e, com aquilo que Deus quer que você venha a viver.

 

Então, veja comigo... a primeira dimensão deste retrato está no v.3, onde você é visto:

1- DISTANTE DE CRISTO (olha o primeiro “D”)!

A primeira dimensão deste retrato mostra o homem sem Cristo.

Como é o ser humano natural? Como é o homem deixado por conta própria? Como é o ser humano longe de Deus? Aqui a gente vê o retrato.

O apóstolo Paulo até se inclui nesse retrato,  ele diz: “Pois antigamente nós mesmos não tínhamos juízo e éramos rebeldes e maus. Éramos escravos das paixões e dos prazeres de todo tipo e passávamos a nossa vida no meio da malícia e da inveja. Os outros tinham ódio de nós, e nós tínhamos ódio deles”. Nada bom isso. Nada bom mesmo.

E olha que quem está fazendo esse retrato, esse auto-retrato, que também é o retrato de todos nós, foi Paulo, uma pessoa extremamente religiosa, extremamente rigorosa em obedecer a lei.

E ele diz: “antigamente nós mesmos”... ele se inclui neste retrato.

Então veja: por melhor que nós nos achemos, por melhor que você e eu nos consideremos, a Bíblia pinta um retrato muito triste, muito feio de nós.

Aliás, se alguém se acha alguma coisa, se se acha bom demais, certinho demais, é porque ainda não percebeu como é ignorante.

Porque uma pessoa que se envaidece, que se orgulha, que bate no peito e diz “Eu sou bom”, essa pessoa está dando um atestado da sua própria ignorância, porque esta não é a verdade a respeito de ninguém.

Muitas vezes até falamos que estamos com a consciência limpa, mas falamos isso por ignorância, porque o que a Bíblia diz é que, deixados por nossa conta, sem a intervenção salvadora de Jesus, sem Deus na nossa vida, nós somos sem juízo, rebeldes, maus, escravos das paixões e dos prazeres, invejosos e odiosos... Distante de Cristo, esse é o retrato do homem.

Até a física comprova esse fato... existe na física uma lei que é chamada “lei da entropia”... essa lei estabelece o seguinte: que a tendência das coisas deixadas por conta própria é se deteriorar, é se estragar.

E se você não acredita na lei da entropia, deixa de fazer faxina na sua casa por uma semana... você vai ver que as coisas deixadas por conta própria, tendem a se desarrumar, a se estragar.

Pois a tendência do ser humano quando largado, deixado como se fosse dono do seu próprio nariz, dono da sua própria vida, a tendência é ele se transformar nesse triste retrato que a Bíblia apresenta aqui.

É a lei da entropia... eu nem sei porque tem esse nome, se as coisas ficam estropiadas... é, deixadas por conta própria, as coisas vão se acabando, vão se estropiando.

E, sabe, este é o retrato que a Bíblia pinta de você e de mim longe de Deus: somos sem juízo, rebeldes, maus, escravos das paixões e dos prazeres, invejosos e odiosos.

Quem poderia amar um ser assim? Quem poderia amar uma criatura dessa? ...irmão, Deus amou. Amém?

Deus amou e enviou Jesus. A Bíblia diz que “o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados” (1Jo 4.10).

Isto nos leva à segunda dimensão do retrato que nós encontramos aqui neste texto.

...essa segunda dimensão do retrato está nos versos 4-6, e trata do nosso segundo “D”:

2- DIANTE DE CRISTO

Olha só a descrição daquilo que Jesus veio para fazer neste mundo e de fato Ele fez... Jesus veio a este mundo para realizar algo e de fato Ele realizou.

Lemos no v.4 que “quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. Deus derramou com generosidade o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador”.

Percebe a substituição de palavras? ...desapareceram palavras como sem juízo, rebeldes, maus, escravos das paixões e dos prazeres, invejosos e odiosos... e aparecem palavras como: bondade, amor, justiça, compaixão, nascer de novo, generosidade, salvador.

Então esta dimensão do retrato da obra de Jesus, descreve o que Ele veio fazer e fez: Jesus veio ao mundo para morrer na cruz em nosso lugar, para lavar os nossos pecados, para salvar a nossa alma, e para nos transformar em pessoas diferentes, em herdeiros de Deus!

Certo homem estava visitando um cemitério. Ele entrou no cemitério e uma coisa logo chamou a sua atenção. É que tinha um rapaz muito emocionado, chorando diante de uma sepultura. O homem, curioso, chegou para perto do rapaz e ficou ainda mais curioso quando leu o que estava escrito na lápide daquele tumulo. Lá estava escrito assim: “Ele morreu por mim”. O homem curioso, perguntou ao rapaz: “Ei, o que significa isso... o seu choro e essas palavras na lápide?” E o rapaz explicou, o rapaz disse: “Ah! na época da guerra eu fui convocado. Eu sou filho único. Quando os meus pais souberam que eu havia sido convocado para a guerra eles ficaram muito tristes. Mas eu tinha um primo e esse primo era órfão, ele não tinha nem pai nem mãe. Quando esse meu primo soube que eu havia sido convocado e que meus pais estavam tão tristes, ele se ofereceu pra me se substituir... então ele foi para a guerra no meu lugar. Na primeira batalha ele foi morto. E é por isso que eu venho aqui para homenageá-lo... porque eu sei que ele morreu no meu lugar. Eu sei que ele morreu por mim”.

Amado, Alguém morreu por você. Alguém morreu no seu lugar, Jesus, o filho de Deus... aquela cruz não era para Ele, era pra você. Aquela dor não era pra Ele, era pra você. Mas Ele veio e tomou o seu lugar. Ele veio e morreu por você.

Aí, podemos nos perguntar: quem não amaria um Deus assim? Quem não amaria um Salvador assim? E a resposta é infelizmente é: a maioria das pessoas.

Muita gente, apesar de tudo que Jesus fez, este amor divino, este amor sacrificial... muitas vezes não é correspondido, porque as pessoas insistem em viver a revelia... preferem continuar vivendo daquele jeito que o apóstolo Paulo disse: uma dimensão de vida sem cristo, de vida que não foi lavada pelo sangue de Jesus, onde a salvação não habita.

Será que este é o seu caso? Será que esta é a sua situação?

 

...amado, o texto nos dá uma terceira e última dimensão desse retrato aqui, e a dimensão é de uma nova vida com Cristo. (e aí entra o terceiro “D”):

3- DIFERENTE COM CRISTO

Essa dimensão está no v.7, onde lemos que Jesus fez o que fez, passou pelo que passou, “fez isso para que, pela sua graça, nós sejamos aceitos por Deus e recebamos a vida eterna que esperamos”.

Que coisa maravilhosa. Você prestou atenção no que está escrito aqui? A Bíblia fala que quando nós recebemos Jesus como o nosso Salvador pessoal, nós somos aceitos por Deus pela Sua graça.

Isto é algo espantoso porque, pra nós, as pessoas são aceitas pelas suas boas ações, pelos seus merecimentos, pela sua bondade, pela sua retidão... mas não é assim diante de Deus, porque somos pecadores.

Então, a Bíblia diz que somos aceitos por Deus pela graça, pela maravilhosa troca que foi feita na cruz, quando Deus pegou os nossos pecados e os colocou sobre Jesus... quando o nosso castigo, Deus fez cair sobre Jesus, ali nós fomos perdoados.

E Deus pegou a justiça de Jesus e colocou sobre nós... E é por isso que o salvo é chamado de justo, ele é justificado pela graça, pela compaixão, pelo favor de Deus.

Outra coisa que a Bíblia diz é que nós fomos aceitos por Deus e que agora, esperamos a vida eterna.

Então acontece duas coisas quando a pessoa recebe Jesus no seu coração: a primeira é que ela e aceita por Deus... ela é declarada justa pela justiça de Jesus diante de Deus.

A segunda coisa que acontece é que a pessoa se torna herdeira da vida eterna.

Preste atenção, isto é muito, muito importante: a vida eterna com Deus no céu, não é um prêmio, não é uma recompensa... a vida eterna, diz a Bíblia, é uma herança.

O que é herança? É algo que se dá aos filhos... quando uma pessoa se torna filho de Deus, ela entra na família de Deus e se torna herdeira de Deus.

Há uma história real, verdadeira, que aconteceu com um pregador de nome Moody, lá nos Estados Unidos, séculos passados. Um dia, Moody estava despedindo as pessoas após o culto da igreja, e ele apertou a mão de um homem... e perguntou para aquele homem: “O amigo já recebeu a salvação?” E o homem respondeu: “Ah! pastor, eu estou me esforçando pra receber!” E Moody disse: “Olha, não fique ofendido, mas vou te perguntar uma coisa: você é um homem ou um rato?” Isso é coisa que se pergunte? Bem, o homem ficou assustado. “Você é um homem ou um rato?” e perturbado com aquela pergunta do pastor, ele disse” “um homem, é claro”. O pastor perguntou: “Como foi que você se tornou um homem?” E ele respondeu: “eu já nasci assim”. E Moody prosseguiu: “Pois é, a mesma coisa é com a salvação. Você diz que está se esforçando pra receber a salvação, mas a salvação é um novo nascimento, a salvação é algo que a gente ganha quando a gente recebe Jesus como nosso salvador pessoal. Pare de esforçar”, disse Moody “e receba Jesus, porque todo o esforço Ele já fez. E agora, tudo o que você precisa fazer é receber Jesus”.

É isso, quando a gente recebe Jesus, nosso retrato ganha outra dimensão, tão diferente daquela primeira, onde a Bíblia diz que nós éramos sem juízo, rebeldes, maus, escravos das paixões e dos prazeres, invejosos e odiosos.

Agora a Bíblia diz que nós somos aceitos por Deus pela graça e que nós somos herdeiros da vida eterna.

 

Conclusão

Amado, assim é que temos aqui o nosso retrato em 3D... o homem distante de Cristo, o diante de Cristo e o homem diferente com uma nova vida em Cristo.

Esse retrato é a sua vida... a primeira dimensão aponta para a condição natural de toda pessoa: distante de Cristo, longe de Deus.

A segunda dimensão fala do que Cristo fez pela sua vida, Ele morreu na cruz para que você pudesse ser aceito por Deus.

E a terceira dimensão do retrato, mostra como pode ser a sua vida: diferente com Cristo.

Este é o convite de Deus. Abra o seu coração. Receba Jesus. Receba a salvação!

Não é a gente que muda a nossa vida, é Jesus. não é a gente que salva a nossa vida, é Jesus. Jesus pode mudar o seu viver porque Ele só Ele pode mudar você. Jesus pode mudar o seu viver porque Ele pode mudar a sua vida. Ele quer fazer isso hoje. Agora.

Vamos fazer desse momento um momento de oração. Um certo dia eles entenderam que precisavam de Jesus na sua vida. E abriram o seu coração para Jesus, Jesus entrou e fez a diferença. Jesus pinta um novo retrato da gente. Jesus pinta um novo retrato da nossa situação. Jesus pinta um novo retrato do nosso futuro. Jesus pinta um novo retrato da nossa vida. Ele quer fazer isso à você. Por conta própria, você só piora. Por conta própria o ser humano só se degrada. Por mais que se esforça, por mais religiosa que seja, não pode melhorar a si mesmo e muito menos agradar a Deus. Mas Deus enviou Jesus para morrer por nós para lavar a nossa alma, perdoar os nossos pecados, para nos dar uma vida que é abundante e eterna. O que Jesus quer fazer hoje é entrar no seu coração, na sua vida. Você quer entregar o seu coração, a sua vida para Jesus? Quer receber Jesus esta noite como o seu Senhor e salvador? eu quero lhe fazer um convite. Se nesta noite tocado pelo Espírito de Deus, você deseja entregar a sua vida e seu coração a Jesus, eu quero que você levante uma de suas mãos e eu vou dizer “Deus te abençoe” e você poderá abaixar a sua mão logo em seguida. Alguém quer entregar a sua vida, entregar o seu coração a Jesus? Levante a sua mão onde você está. Pode levantar... onde você estiver.

Esta noite, há alguém que está afastado e que quer fazer uma decisão de voltar para igreja. Levante sua mão também. Há alguém que quer voltar pro caminho de Deus?

Tem alguém que quer tomar a decisão para o batismo? Você já entregou sua vida pra Jesus e agora quer ser batizado?

Vamos fazer assim, quero terminar orando por vocês. Venham à frente todo mundo que quer oração da igreja pela enfermidade, pela cura... você que também levantou a sua mão aceitando Jesus, se decidindo para o batismo...

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, Fonte: Marcelo Aguiar

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page