top of page

SINAIS CRÍTICOS QUE MERECEM ATENÇÃO

Atos 20.7-12

 

Levante bem alto a sua Bíblia. Alguns vão ter que levantar o celular, o tablet... levanta e mantenha a sua Bíblia no alto e, diga assim: “Senhor, nesta noite, eu me exponho diante da Sua Palavra. Mostra para mim as Suas verdades. Fala comigo. Abençoa o meu coração. Abençoa a minha alma. Em nome de Jesus. Amém”.

Nós vamos nos ocupar hoje, com o texto que está no livro de Atos 20.7-12.

7 No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.

8 Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos.

9 Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto.

10 Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: "Não fiquem alarmados! Ele está vivo! "

11 Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora.

12 Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou

 

O tema desta palavra estou intitulando de SINAIS CRÍTICOS QUE MERECEM ATENÇÃO.

Bem, só de chamar alguns sinais de “sinais críticos”, já deveria ser suficiente pra mover qualquer pessoa a prestar atenção neles quando aparecem. Porque sinais são avisos, são alertas, mas quando esses sinais são críticos, isto é, de perigo, de riscos, de alguma coisa grave acontecendo, então, o bom senso diz que, realmente, é pra se prestar atenção neles e verificar o que está se passando.

Alguns exemplos de sinais críticos são os seguintes: um avião sofre pane em pleno vôo e está sujeito a cair, então, no cockpit tem o painel que dá sinais ao piloto. São sinais críticos que indicam perigo. O bom senso diz: “Rápido, considere esses sinais. Faça alguma coisa!”

Na Internet eu localizei um artigo interessante, ótimo para jovens solteiros. O artigo é: Sinais críticos de que você está arrumando um péssimo namorado. 1) Ele é vulgar; 2) O cara é frequentemente arrogante; 3) Ele sempre não tem dinheiro nenhum; 4) Ele gosta de falar mal de tudo. Diante desses sinais, o bom senso diz: “Larga mão, é furada!”

Sinais críticos também aparecem no nosso organismo e graças a Deus por eles! A Febre, por exemplo, é ruim o estado febril, mas a febre é aviso de que alguma inflamação está havendo. E o bom senso diz: “Procure o médico, faça exames, tome os remédios indicados!”

Agora, neste texto da Bíblia, nós podemos perceber um outro tipo de sinais críticos, que tem a ver com a vida espiritual e que nitidamente você percebe na vida de Êutico.

Êutico era um jovem que, bem representa, uma pessoa enferma, doente na sua alma.

O que quero é que você saiba que existem sinais críticos, sinais que indicam perigo para a saúde espiritual. Essa mensagem é de prevenção pra você. Então, vamos ver os sinais críticos que aparecem sobre o estado espiritual de Êutico, esse era o nome do rapaz.

Primeiro sinal crítico de Êutico: Ele não entende o que é igreja.

Perceba no v.7, que no primeiro dia da semana, domingo, os discípulos estavam reunidos para partir o pão. A reunião acontecia no cenáculo, que era um salão construído no andar de cima das casas. Essa aqui tinha três andares e era lá que os discípulos estavam reunidos.

O texto diz que estavam reunidos para partir o pão. Isto fala de um momento de comunhão entre eles. E quando a Bíblia fala sobre comunhão, por exemplo no Salmo 133, fala que é “bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmão” (v.1).

E sabemos pelo livro de Atos, livro que conta a história da igreja, que os primeiros cristãos perseveravam no ensino dos apóstolos, na comunhão, nas orações e no partir do pão. Quer dizer, eles participavam das coisas juntos.

Isso é igreja, é estar junto com os irmãos, associado no pensamento e no mesmo sentimento, participando com os irmãos, envolvido com eles, tomando parte nas mesmas coisas.

Mas, Êutico, aparentemente, ele não se envolve na comunhão. Ele está ali só observando. Você vê o texto no v.9, falando que Êutico escolheu sentar numa janela! E janela serve pra quê? Pra espiar, pra observar o que está acontecendo e acontecendo do lado de fora.

Isso é um sinal crítico, mostrando que o que acontece dentro, na vida da igreja, não interessava muito para o Êutico.

Não sei se você já assistiu aquele filme O Náufrago. Já viu aquele filme antigo? O náufrago é a história baseada num fato real, de um homem acostumado em ter um grupo de pessoas à sua volta, com quem trabalhar, brincar, conversar, e que de repente, por conta de um acidente, se vê isolado de tudo e todos... ele fica isolado por muitos anos numa ilha, sozinho, sem ninguém, sem como ter comunhão.

Ele não pode fazer uma ligação, ele não pode fazer um telefonema, ele não pode mandar um whatsapp, porque não tem ninguem com quem ele falar. Então, o náufrago, o filme mostra, ele pega uma bola de voley e fica conversando com aquela bola de voley.

Portanto, o filme mostra a necessidade que o ser humano tem de se comunicar com outros, porque se não, deixado na solidão, ele fica louco. Conversar com a bola de voleibol foi o recurso que o náufrago encontrou, pra não entrar num estado de loucura.

Irmão, você também não dá conta de viver sozinho. Todos nós precisamos uns dos outros.

Eu sou de natureza introvertida. As pessoas perto de mim, ficam querendo saber o que eu estou pensando, mas nunca saberão de tudo, eu sou reservado...

Mas, várias vezes, tô lá na minha sala de estudos e me aperta a necessidade de estar com alguém, falar com alguém... sabe o que eu faço? Ligo pro Carlos, pra ver se ele tá limpando o prédio aqui, fazendo alguma coisa aqui... eu gosto de conversar com o Carlos Edivan, me identifico com ele... Todos temos a necessidade de estar com alguém.

Uma das figuras que a Bíblia usa para igreja é edifício, uma construção. Num edifício você tem o que? Você tem tijolos, tijolos ao lado, tijolos em cima, tijolos abaixo, e entre os tijolos tem? Argamassa. E assim se levanta uma parede.

A Bíblia fala que nós somos como que pedras vivas no edifício, na construção que Deus está fazendo. Jesus falou: “Edificarei a minha igreja”. Nós somos os tijolos. Eu sozinho, você sozinho, não seremos parede, não seremos edifício; juntos, sim.

Portanto, você precisa do seu irmão. Eu preciso de você. Você precisa de mim e nós precisamos uns dos outros. Tem uma canção antiga, que usamos na reunião do TADEL hoje de manhã. A canção diz: “Eu preciso de você, você precisa de mim, nós precisamos de Cristo até o fim. Sem cessar, sem parar, sem vacilar”. Faz cinquenta anos que tem essa canção! Diga pro seu irmão: “Eu preciso de você, você precisa de mim, nós precisamos de Cristo até o fim”. Oh glória!

Precisamos uns dos outros! Mas, o Êutico, ele não tá nem aí para a comunhão com os irmãos. Ele se mantém distante.

Então, o primeiro sinal crítico de que Êutico não está bem na sua alma, é que ele não consegue discernir o corpo de Cristo. Ele não consegue entender que igreja é participar, é envolver com as coisas, é estar junto na obra.

A palavra comunhão vem do grego, que é koinonia, mas essa palavra não tem uma tradução em português, ao pé da letra. Mas o significado dela é parceria, comunicação profunda, íntima, é envolvimento.

No nosso jeito de ser igreja, é purê de batatas, é célula, é salgadinho com suco no final da reunião, é festinha, é celebração.

Mas, Êutico não se importava com a comunhão. O esquema dele era viver distante de tudo e de todos... Mas, você não dá conta de viver sozinho. Precisamos uns dos outros. Por isso que a igreja é o corpo de Cristo.

Talvez, você seja o dedo mindinho desse corpo, mas você é importante. Eu quero que você saiba disso: que na igreja de Jesus, e a Comunidade KARIS é só uma expressão desse corpo, mas você é muito importante pra nós. Amém?

Mas é perigoso você não se envolver, não participar, não viver em comunhão... andar disperso é um sinal crítico.

 

O segundo sinal crítico que eu vejo aqui na vida do Êutico, é que ele não se concentra na voz profética.

Veja no v.7 que Paulo falava ao povo. Paulo estava ministrando a Palavra de Deus, estava pregando a Palavra, ensinando a Palavra, mas Êutico não tá nem aí para a Palavra. Ele não se concentra na voz profética. Ele não se importa com a Palavra de Deus.

Você sabia, meu irmão, que a Palavra de Deus é tão poderosa? Leia comigo Hb 4.12: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”.

Em Jo 7.46, lemos que Jesus estava ensinando a Palavra de Deus para o povo da Galiléia, e no final, os guardas disseram: “Nunca ninguém falou como ele!” Olha só: há poder nas palavras de Jesus.

Se você olhar a história da igreja e a história da humanidade, você vai ver que muitos homens falaram muitas coisas boas (Olavo Bilac, Rui Barbosa, machado de Assis), mas as palavras deles se perderam, porém, as palavras que Jesus falou, elas permanecem para sempre, porque elas têm vida, elas produzem transformação. Aleluia!

Você já parou pra pensar o quanto a Palavra de Deus é poderosa? Olha para a natureza e veja a grandeza do Criador. Deus criou todas as coisas com o poder da Sua palavra!

Irmão, Deus ia falando e as coisas iam acontecendo. Deus disse “haja luz e houve luz”. Foi assim com a criação dos animais... dos astros, estrelas...

Teve uma vez que a Palavra de Deus para Abraão, foi que ele seria pai de uma numerosa nação. Deus falou e assim aconteceu, e até hoje Abraão é considerado o nosso pai na fé.

A Palavra de Deus foi falada através da boca do profeta Ezequiel e um exército se levantou no cemitério de ossos secos... a Palavra de Deus foi pregada pelos apóstolos e milhões de pessoas foram salvas por ela no primeiro século.

A Palavra de Deus é poderosa pra abrir e fechar portas, levantar reis e abater reis, ressuscitar pessoas e restaurar vidas.

A Palavra de Deus é poderosa para mudar a história da sua vida, por isso que você precisa ouvir a Palavra, ler a Palavra, meditar na Palavra, obedecer a Palavra, guardar a Palavra, decorar a Palavra, estudar a Palavra, valorizar a Palavra de Deus.

Moisés, dando instrução para Josué, disse pra ele: “Josué, o seu desafio é grande. Depois da minha morte, você vai dirigir o povo, então, Josué, não pára de meditar no livro da Lei. Não pára de falar do livro da Lei, antes medita nele uma vez por mês!” Não... medita no livro da Lei quando? ...dia e noite. Amém.

Por isso eu quero encorajar você pra ler mais a Palavra, se aprofundar mais na Palavra, estudar mais a Palavra, porque a Palavra de Deus transforma a vida.

Irmão, quando você vir para o culto e chegar na hora da pregação da Palavra, tenha dentro da sua Bíblia, uma caneta e um bloquinho de anotações. Isso ajuda a aprender.

Alguns de vocês ficam distraídos na pregação, mexendo no celular, mascando chiclete... enquanto deveria prestar atenção na Palavra.

Então, o segundo sinal crítico do Êutico, é que ele não se importa, ele não concentra na voz profética, ele não valoriza a pregação da Palavra de Deus.

Nós percebemos que ali perto do bebedouro, encostado à uma mesa grande, estava um ótimo lugar para alguns ficarem conversando durante o culto, desligados da Palavra... então, removemos a mesa.

O sinal crítico da vida espiritual do Êutico ao sentar numa janela, é que ele se desliga facilmente da mensagem. Isso é perigoso.

Terceiro sinal crítico é a autoconfiança.

A Bíblia diz que Êutico sentou aonde? Na janela. Meu, irmão, quando alguém senta na janela é porque está cheio de autoconfiança.

Janela não é lugar pra sentar. Pensa, é apenas uma abertura na parede. Sentar na janela é sentar numa parede que tem 14 ou 15 centímetros de espessura, uma medida que não traz conforto nem segurança!

Deus não te chamou pra ficar sentado na janela, porque janela é lugar de distrações... lembra Chico Buarque, que cantou: “Estava à toa na vida, O meu amor me chamou, Pra ver a banda passar, Cantando coisas de amor”?

Facilmente, olhando pela janela, a pessoa fica distraída para outras coisas... ela perde o seu objetivo, perde o seu foco.

E é importante manter o foco. No texto, o foco era a reunião da igreja que estava acontecendo naquele lugar. Os discípulos estavam reunidos, o apóstolo Paulo estava pregando... era o foco!

Talvez, no começo do ano, você estabeleceu um objetivo pra conquistar. Mas aí, de repente, você foi distraído por outras coisas e aquele objetivo nem existe mais.

Quando a pessoa está na janela da vida, sentada e olhando a banda passar, ela acha que não, mas ela é facilmente distraída. Você sabia que existem tantas coisas que, se você não tiver cuidado, elas conseguem tirar você do foco principal?

Tem pessoas que estão distraídas com as coisas dessa vida. Ainda não conseguiram seu objetivo, porque estão distraídas com os games, os sites, as redes sociais da internet...

Não deixe nada distrair você. Mantenha-se focado naquilo que Deus mandou você fazer. Amém?

Deus mandou você ser pai ou mãe de filhos abençoados, concentre-se nisso... Deus mandou você ser um empresário, seja o melhor empresário... mandou ser um profissional liberal, seja o melhor profissional... aquilo que Deus mandou você fazer, faça o seu melhor pra Deus.

Se você está fazendo alguma coisa pra melhorar de vida, arregace as mangas e trabalhe com dedicação... faz o melhor pra você mesmo.

Se o que você faz, agrada a Deus, faça com mais intensidade, faça com vontade, com capricho... é oração? Ore pra valer... é louvar, louve mais. Amém?

Eu admiro muito os irmãos que levantam as mãos na adoração, que liberam tudo diante do Senhor na hora do louvor, que na hora da adoração, adoram a Deus pra valer!

Quantos são intensos naquilo que fazem?

Olha só, eu nunca assisti uma partida de futebol num estádio. Mas eu gosto de ver quando sai um gol. Já assistiu um clássico? Vasco e Fluminense, Vasco e Flamengo? Você tá lá, torcendo pro seu time, é a decisão do campeonato. Quando o time faz um gol, qual é a reação da torcida? Tem pulos, tem gritos, tem euforia, tem aquela festa. É muito intenso.

Meu, irmão, deixa eu te falar uma coisa: Jesus está fazendo muitos gols no inimigo. Então você vem pro culto, você tem que participar, tem que se envolver... você tem que vibrar, tem que louvar, tem que adorar, tem que cantar, tem que aplaudir, porque é assim que tem que ser - com garra, com expressão, com intensidade! Claro, cada um na sua expressão, tem os que pulam e os que soltam fogos de artifício, mas tem que ter intensidade.

Sabe, no mundo espiritual, nós todos estamos no time vencedor, o Espírito Santo é o técnico, Jesus é o capitão e a bola está no domínio da igreja!

Imagina o jogo, irmão: a igreja vai, avança, o líder de célula tá na área, passa em jejum, faz oração, fala de Jesus para as pessoas, cabeceia para o gol e Jesus, põe pra dentro. É goooll!

Mas, tem gente que só fica na janela, se distraindo com as coisas dessa vida.

Pensa numa pessoa: ela tem um objetivo na vida de comprar um apartamento, uma casa própria. Aí, ela aparece num carro do ano, acabou de chegar na concessionária, e fala: “Eu acho que vamos deixar o apartamento pra depois, vamos ficar com esse carro!” Facilmente é distraído com as coisas dessa vida. Não deixa nada distrair você, meu irmão.

Três jovens na Bíblia, Sadraque, Mesaque e Abedenego, eles estavam num país estranho, e o rei Nabucodonozor mandou fazer uma estátua muito alta, e deu uma ordem. A ordem do rei era: todo mundo que ouvir o som dos instrumentos, deve ajoelhar e adorar a imagem do rei.

Mas aqueles três jovens, eles tinham o coração tão apaixonado por Deus, que eles se mantiveram firmes no foco.

Eles não se deixaram distrair com as propostas do mundo. Sabe o que aconteceu? Nabocodonozor mandou acender a fornalha, aumentar o fogo e jogar dentro dela os três rapazes. O fogo foi tão grande, que os guardas do rei morreram na hora.

E depois, o rei olhou para a fornalha acesa, e viu os três jovens livres, leves e soltos, andando no meio do fogo. Só que ele reparou que eles não estavam sozinhos, tinha um quarto homem com os rapazes lá, e o quarto homem, o rei Nabucodonozor disse, era alguém semelhante ao filho dos deuses... só que nós sabemos que não era filho dos deuses coisa nenhuma... era, sim, o filho do Rei dos reis e do Senhor dos senhores e nós sabemos que o nome dEle é Jesus! Aleluia!

Deixa eu te falar: quando você se mantém firme em Deus, não é qualquer janela que te distrai.

Muitas vezes, você vai passar por provas, por lutas, alguém vai te criticar... mas, deixa eu te falar uma coisa: o quarto Homem vai estar junto contigo. Jesus vai estar com você, para te ajudar, para te guardar! Então, não deixe nada distrair você.

Por isso, tem que sair da janela. Filhos de Deus não podem viver desfocados do culto, desligados da pregação, distraídos do louvor... crentes que não cantam, que não erguem as mãos, que não se prostram...

Janela pode até trazer esterilidade. Já ouviu falar de Mical, a esposa do rei Davi?

Davi chegou com a arca da aliança (a arca representava a presença de Deus no meio do povo), então, Davi chegou festejando, dançando ao som das músicas, e a Mical, olhou pela janela e disse: “Que bobagem”.

Sabe o que aconteceu com ela? Mical ficou estéril. Saia da janela, porque Deus quer é abrir portas pra você.

Agora, janela é lugar para os críticos. As pessoas que só ficam observando o que está acontecendo na igreja e não participam, se tornam críticas.

Deixa eu ler uma história pra você: Um certo casal que já estava 35 anos casados, no começo era tudo uma maravilha. Mas, nós seres humanos, somos como o vinho. Com o passar do tempo, algumas melhoram (quantos estão melhorando aqui?), mas outras viram vinagre.

A mulher dessa história, ao invés de melhorar, foi piorando e se tornando uma pessoa amarga, crítica e murmuradora. O marido, por amá-la muito, suportava com paciência todo aquele mal humor. Eles moravam numa casa que tinha uma grande janela. E para a casa ao lado, mudou uma nova família. E a mulher comentou: "Maridão, espero que essa mulher, que essa família aí, não seja barulhenta. Espero que não tenha cachorro e nem criança".

O marido, com paciência, disse: “Humm”. E a mulher começou a reparar a casa da vizinha. No sábado a tarde ela olhou pela janela e viu a vizinha estendendo roupas no varal, pendurando o lençol, as toalhas, e ela comentou: “Maridão, olha só, essa nova vizinha não sabe nem lavar roupa direito. Olha a cor das toalhas dela, o lençol! O marido olhou, reparou a janela e disse: “Hummm”.

Todo Sábado era assim: a mulher olhava pela janela e dizia: “Que lençóis sujos! Se eu tivesse amizade com essa vizinha, iria ensinar como se lava lençol. Olha, marido, que lençol sujo!” E o marido olhou pela janela e disse: “Humm”. Ela ficava murmurando todo Sábado a mesma coisa.

Depois de algumas semanas, teve um Sábado que ela olhou pela janela e comentou com o marido: “Maridão, a vizinha aprendeu a lavar roupa! Olha os lençóis dela! Estão branquinhos”.

O marido olhou para a esposa e disse: “Querida, sabe o que aconteceu? Hoje eu levantei mais cedo e lavei a nossa janela, eram os nossos vidros que estavam respingados de sujeira e manchados”. A mulher não sabia onde enfiar a cara, porque o problema não era a vizinha, era o modo como ela via as coisas.

Talvez, você esteja olhando para os irmãos através de uma vidraça toda suja, e julgando os outros a partir daquilo que você vê do lado de dentro de si mesmo.

Talvez, você esteja reparando os outros por meio de uma janela embaçada... É hora de você levantar um pouquinho mais cedo e lavar a sua janela.

Tem gente que só sabe criticar. Mas na hora de ajudar, não quer ajudar. Gosta de dar opinião, mas na hora de colocar a mão no trabalho, não quer!

Por que eu digo isso? Por que nós temos, por exemplo, um grupo de louvor que precisa crescer, precisa de mais pessoas nos vocais, nos instrumentos, e na técnica.

 

Irmão, nossa sala de cultos aqui é para 100 pessoas. Isso significa que para 160 ou 200 pessoas, vai ser preciso abrir um novo horário de culto e isto implica em mais um grupo de louvor, em mais meninas na dança, em mais pessoas na recepção, em mais pessoas para o culto das crianças... e pra crescer, é preciso mais pessoas que convidam pessoas, é preciso mais líderes de células, é preciso mais líderes de jovens, enfim, é preciso mais servos pra fazer a obra... Não fique só observando!

Agora, olha esse terceiro sinal crítico na vida do Êutico: a autoconfiança.

Ele estava sentado na janela. Janela é lugar para quem está desocupado e quem tá sentado na janela, não tem firmeza.

Já sentou numa janela? Os pés ficam suspensos. Quem tá na janela não tem firmeza, porque os pés ficam suspensos no ar. Pessoas que estão sentadas na janela da vida, só vendo, só observando as coisas, não tem firmeza espiritual, porque facilmente, são levadas por ondas, por movimentos. E você tem que estar firme em Jesus.

Jesus falou que bem-aventurado o homem que edifica a casa na rocha. Jesus contou essa história, de dois homens que construíram uma casa. Ele falou que um foi prudente e o outro ele chamou de insensato, porque edificou a casa sobre a areia e quando veio a tempestade, a casa caiu.

Mas teve o outro que edificou sobre a rocha. Você tem que estar assim, firme na rocha, na rocha da Palavra de Deus, na rocha da oração, na rocha que é Jesus. Seus pés espirituais devem tocar chão firme.

O apóstolo Paulo declarou que a luta que estamos lutando é pra gente vencer e, ele disse (Ef 6.13): “havendo feito tudo, ficar firmes”, inabaláveis.

Mas, se os pés estiverem suspensos, não tem como ficar firme. O segredo é sair da janela, o segredo é focar na reunião, é participar, é se envolver!

Um quarto sinal crítico de que a vida espiritual do Êutico corre perigo, é a apatia.

Deixa eu ler algo pra você. De acordo com o dicionário, apatia é a falta de emoção, a falta de motivação ou de entusiasmo. Apatia é um termo psicológico para um estado de indiferença no qual, a pessoa não responde aos estímulos da vida emocional, social ou física.

Vou te falar uma coisa: e a apatia só pode ser vencida pelo entusiasmo. Quando se está desanimado e a pessoa procura estar junto de quem está desanimado com as mesmas coisas que ela, o desânimo só aumenta naquela pessoa.

Eu tenho caso de pessoas desanimadas com a igreja que amam estar com pessoas desanimadas com a igreja. E elas permanecem desanimadas.

A cura para o desânimo é o entusiasmo. Eu gosto da carta de Paulo aos Filipenses, porque nela ele escreve que tinha tudo para estar desanimado, ele estava preso, ele estava correndo risco de morte, mas é nessa carta que ele escreveu: “Tudo posso naquele me fortalece”. É nessa carta que ele escreveu (Fp 4.4): “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!”, porque a alegria, o entusiasmo, é contagiante.

Eu recebi um vídeo interessante nessa semana. Eu trouxe pra você ver. Mostra pessoas na rotina sem muita graça, quando um homem recebe uma mensagem no celular e se empolga com ela, e se diverte com ela, ri, se entusiasma pra valer. Olha o que acontece. (vídeo)

Irmão, você tem todos os motivos pra estar animado, apesar das lutas, apesar das coisas que são como você gostaria que fossem, mas: Jesus está na sua vida, você está cheio do Espírito Santo, você vai morar no céu!

Também é na carta aos Filipenses (3.13-14), que Paulo escreveu: “...uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”.

Todos temos que vencer o desânimo com o entusiasmo. Então, naquilo que você está fazendo, coloque paixão, porque vai gerar resultado. Vença a apatia.

O problema com o Êutico é que ele ficou apático, sentado na janela, caçando pokemon durante o culto, só observando... deixando a vida passar. A Palavra sendo pregada, mas, ele lá, indiferente, não participava, não se importava, não se envolvia.

E teve mais um problema com Êutico, ele foi vencido pelo cansaço. Outro sinal crítico é o cansaço espiritual, o esgotamento.

Já viu aquela pessoa que pra certas coisas da vida, ela sempre está disposta. “Vamos pra piscina?” Domingo, 9 horas da manhã, “vamos”. “Vamos jogar bola?”, 11 horas da noite, “vamos”.

Aí, quando você diz assim: “Hei, tem três reuniões no prédio da igreja hoje, vamos? ...Tô cansado”. Vamos sair com a célula? Tô cansado”. Já viu isso?

Muitas vezes, até por costume, é comum as pessoas falarem que estão muito cansadas: “Tô cansado de esperar. Tô cansado de não ter dinheiro. Tô cansado de andar no mesmo carro...”.

 

Sabe o que a Bíbia fala? Tem uma promessa pra você em Is 40.29. A Bíblia diz que Deus dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Aleluia!

Eu estou crendo: esta noite, haverá um renovamento das suas forças. Você vai ser fortalecido no Senhor. Aleluia!

Agora, os sinais que vemos em Êutico, são críticos, por que são graves, são de perigo. E o primeiro perigo é a queda.

V.9 diz que ele foi vencido pelo sono e caiu do terceiro andar onde a reunião acontecia. Caiu.

Deixa eu te falar: o diabo vai investir muitas vezes, pesado, pra provocar a sua queda, pra você ceder as tentações.

Tentação não é pecado, mas se você não tomar atitude, vai acabar pecando, vai cair... Deus não quer que você caia, e se caiu ou vier a cair, levanta, não fica caído...

Mas, sabe qual o segredo pra não ficar caído? É segurar nas mãos de Deus, é ficar firme nEle... Lembra daquele hino da mesma época dos dinossauros, que diz assim: “Se as águas do mar da vida quiserem te afogar, Segura na mão de Deus e vai; Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar, Segura na mão de Deus e vai. Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus, Pois ela, ela te sustentará”. Quantos querem segurar nas mãos de Deus. Aleluia!

Ele segurou nas minhas mãos. Eu podia ser um fracasso como pessoa. Sim, eu sei que tudo podia ter dado errado pra mim. Eu podia estar fracassado, mas teve um dia, Deus estendeu a mão pra mim e eu segurei nas mãos dEle e continuo segurando até hoje.

Irmão, eu estou animado. Há coisas que não estão como eu gostaria que estivessem, mas segurando na mão de Deus, eu sei, nós vamos que vamos!

Outro perigo que esses sinais críticos de Êutico mostram, é a morte. A Bíblia diz que quando Êutico caiu, ele morreu. Esse é o perigo...

Talvez um sonho seu morreu... um projeto seu, morreu... talvez um alvo da sua vida pessoal, morreu... quem sabe, o casamento pra você não morreu ainda, mas tá nos aparelhos, tá respirando por aparelho... deixa eu te dizer: se você crer em Jesus, Ele restaura à vida. O Eutico ressuscitou. Os teus sonhos também ressuscitarão.

Ministração

Os evangelhos contam que Jesus era amigo do Lazaro, da Marta e da Maria. Só que Lazaro morreu e Jesus não estava por perto. A Martinha logo disse (Jo 11.3): “Avisem pra Jesus que o amigo dele está doente”. E Jesus demorou quatro dias pra chegar lá em Betânia. Quando Ele chegou, Lazaro já estava morto e sepultado.

Jesus consolou as irmãs. Declarou até que haveria de ministrar um milagre, ressuscitar Lazaro, trazendo ele de volta à vida. Mas, a Marta disse: “Eu sei que ele vai ressuscitar no último dia!”

Tem gente que tem a mentalidade do último dia. Elas dizem: “Eu sei que pode melhorar, mas é lá na frente, agora, parece difícil de acontecer um milagre”.

Jesus disse pra Marta, v.25: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”. Você crê em Jesus?

Então, ajuste o foco novamente... entenda que igreja é para participar, é onde se envolver, é ter um grupo (a célula)!

Ajuste o foco... concentre-se na palavra profética; a Palavra de Deus transformada a vida.

Ajuste o foco... dê um basta na apatia; quando chegar para o culto, chegue para cultuar...

Ajuste o foco... se está cansado, esgotado, toma posse da promessa. Deus disse que dá novas forças ao cansado!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page