top of page

SUPERANDO ENGANOS

Lucas 4.1-13

 

INTRODUÇÃO

Você já foi enganado alguma vez? Alguém já lhe “passou uma conversa”?

O sentimento de ter sido enganado é muito difícil de superar.

Eu tenho sequelas de uma vez, quando eu trabalhava num escritório contábil lá em Ribeirão Preto-SP. Eu havia acabado de receber o pagamento do mês, fui para o terminal de ônibus da cidade (uma praça cercada em que você passa na catraca e já paga o bilhete) e, um distinto senhor veio na minha direção, me cumprimentou calorosamente e explicou que estava com a família no carro, a gasolina acabou e precisava de R$ 10,00 (numa época que R$ 10,00 dava pra uns bons quilos de carne). E ele disse: “Você não mora perto da igreja. Eu te devolvo lá!” E eu morava perto da igreja... aliás, quem que não mora perto de um prédio de igreja? E eu emprestei os R$ 10,00 para aquele distinto senhor que me tinha por muito conhecido.

Emprestei... ele saiu e eu fiquei imaginando: “acho que caí numa conversa”. E dez minutos depois, o ônibus não chegava, mas a certeza chegou: eu vi do outro lado da cerca da estação, aquele distinto senhor procurando outra pessoa pra passar conversa.

Uns quatro anos atrás eu estava como pastor auxiliar na Igreja Central. Numa segunda-feira pela manhã, um distinto senhor, veio na minha direção dizendo logo: “Graça e paz, pastor!” Eu respondi “graça e paz”, tentando lembrar dele, quando ele explicou: “Pastor, eu tenho frequentado a Igreja Central, tenho que pagar a escola da minha filha e eu tenho que fazer isso até às 11 horas. O senhor pode me emprestar R$ 20,00 que eu levo logo mais na casa do senhor”. Vinte eu não tinha, emprestei dez. E aquele distinto senhor nunca mais eu vi.

Sabe a sequela que isso me deixou? ...coração duro; eu não empresto nem um real mais! Se eu tenho eu dou, mas emprestar, não empresto.

Satanás tentou enganar Jesus, mas ele não conseguiu, porque Jesus estava bem preparado com jejum, vida santificada, cheio do conhecimento da Palavra!

É terrível ser enganado... é horrível!! ...mas, muitas vezes sofremos enganos sutis que mal percebemos que é engano.

 

Vejamos alguns dos enganos mais comuns:

1- PENSAR QUE SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM

O v. 3 e 4 fala: “Então o Diabo lhe disse: - Se você é o Filho de Deus, mande que esta pedra vire pão. Jesus respondeu: - As Escrituras Sagradas afirmam que o ser humano não vive só de pão”.

O homem tem colocado o pão em primeiro lugar e por ele luta desesperadamente, pagando qualquer preço para conseguir o que tanto quer.

Às vezes o preço é a vida familiar... a pessoa quer tanto o pão, que perde os filhos, perde o(a) esposo(a)... perde o bom relacionamento com o pai, a mãe.

É fácil descobrir quem caiu nesse engano... porque esses nunca tem tempo pra Deus, pra família, pra igreja, pra célula... o negócio deles é o pão.

Se você está nesse engano, preste atenção: Jesus falou que não é só de pão que vive o homem... você precisa de algo mais básico que o pão: você precisa de Jesus em sua vida, que aliás, é o Pão da vida.

 

...outro engano bastante comum em que se cai:

2- NÃO DAR À DEUS A ADORAÇÃO QUE SÓ A ELE É DEVIDA

Lemos nos v.5 a 8 que o diabo tem na adoração o seu maior desejo. A maior vontade do diabo é que Ele queria ser igual a Deus, pra ser adorado, ser servido.

Olha o que está escrito em Is 14.11-15: “Aonde foi parar a sua vaidade? Onde está agora a música das suas harpas? Elas estão aqui no mundo dos mortos, onde você vai se deitar em cima de vermes e vai se cobrir com bichos.” Rei da Babilônia, brilhante estrela da manhã, você caiu lá do céu! Você, que dominava as nações, foi derrubado no chão! Antigamente você pensava assim: “Subirei até o céu e me sentarei no meu trono, acima das estrelas de Deus. Reinarei lá longe, no Norte, no monte onde os deuses se reúnem. Subirei acima das nuvens mais altas e serei como o Deus Altíssimo.” Mas você foi jogado no mundo dos mortos, no abismo mais profundo”.

O diabo tentou enganar Jesus, tentou arrancar dEle a adoração, até ofereceu autoridade e glória terrenas.

Sabe, ainda hoje o diabo faz essa proposta... ele se esconde atrás dos ídolos para ser adorado e servido!

O Apóstolo Paulo disse que quem oferece sacrifícios a ídolos está sendo enganado, pois na verdade está sacrificando a demônios (I Co 10.19-20).

Você tem adorado a Deus? Tem buscado servir a Deus? ...decida servir, decida adorar!

 

…e, terceiro engano muito comum:

3- ACHAR QUE DEUS TEM OBRIGAÇÃO DE NOS GUARDAR

Deus não é obrigado a fazer nada, porque Ele é Deus soberano e está acima de qualquer coisa.

O diabo tentou Jesus insinuando pra Ele se jogar de um lugar alto, porque Deus O protegeria.

Isso é loucura... uma das leis estabelecidas de Deus é a chamada “lei da gravidade”. Se você não considerar, se não levar a serio, vai sofrer.

Tem gente errando, pecando e pedindo sem nenhum arrependimento: “Deus me abençoa”, e Deus não abençoa porque Ele não está aí para atender nossos caprichos.

Deus é soberano, mas Ele estabeleceu o seguinte... o salmista compreendeu e declarou: “tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido” (Sl 51.20).  No Sl 34.18 fala: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado”. Aleluia.

 

...e outro engano comum:

4- PENSAR QUE O DIABO DESISTE

Lemos no v.1 que Jesus venceu o Diabo em todas as suas ciladas, enganos e tentações, mas o diabo nunca perdeu a esperança de enganar Jesus e O perseguiu até na cruz, até o último suspiro.

Se o diabo fez isso com Jesus, ele faz com os servos e discípulos de Jesus. A obra do diabo é enganar, “matar, roubar e destruir” (João 10:10).

Se você precisa ter certeza de que é assim, basta ver aí os rastros de destruição na vida das pessoas... veja quantas vidas destruídas você saberá que o diabo passou por ali.

Amado, a única forma de você superar esses enganos, é convidar Jesus para entrar no seu coração.

Você já fez isso? Se não, faça agora mesmo!

 

CONCLUSÃO

Não se engane com o enganador.  

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page