top of page

A IMPORTÂNCIA DOS RELACIONAMENTOS

1 João 1.1

 

"O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida" (1 Jo 1.1).

Amado, ser cristão é ser a reprodução de Jesus, em Seu caráter e em Sua missão.

O Cristianismo não é uma mera religião. É outro "erre". É relacionamento.

Ao receber Jesus como seu Salvador, você entrou em um relacionamento com Ele! E a partir daí, é muito importante aprender a se relacionar de maneira profunda com Jesus.

Se não aprendermos isso, vamos nos tornar como muitas pessoas que, tem tido apenas um relacionamento casual ou superficial com Jesus. O que é muito pouco, porque estamos falando de uma Pessoa maravilhosa, estamos falando de um Salvador, estamos falando de Alguém que é o Filho de Deus!

Então, vamos conversar hoje sobre esse relacionamento profundo.

Porque, a partir do momento que entregamos nossa vida para Jesus e O recebemos no nosso coração, existem relacionamentos a serem construídos e outros a serem destruídos.

Uma vez que você recebeu a Jesus como Senhor e Salvador, o primeiro relacionamento a construir é, certamente, com Deus. Esse é o primeiro nível de relacionamento a ser construído.

Porque Deus nos criou para vivermos com Ele em comunhão. E, sabe, Deus fará tudo para relacionar-se conosco. No que depender de Deus, Ele fará. Porque é o que Ele mais quer: ter comunhão conosco.

Deus não brinca de pique-esconde, uma brincadeira que consiste em descobrir onde Ele está, como Se estivesse escondido e longe de nós.

Ao contrário, a Bíblia fala que Deus está perto, Sl 34.18: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado”. Em Jr 29.13-14, lemos do próprio Deus declarando: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor”.

Portanto, temos tudo para construir um profundo relacionamento com Deus!

Agora, depois desse, o segundo nível de relacionamento a ser construído é com aqueles que, como você, decidiram fazer as pazes com Deus e andar com Ele. O segundo nível de relacionamento a ser construído é com os irmãos espirituais! Esse nível de relacionamento não pode ser desprezado.

Porque, nós, seres humanos, fomos criados para viver em comunidade, fomos criados para viver em relacionamento com os que têm coisas em comum conosco.

Portanto, temos dois níveis de relacionamentos a serem construídos: com Deus e com aqueles que, como nós, tornaram-se filhos de Deus.

Agora, assim como temos esses relacionamentos a construir, existem relacionamentos a destruir.

É que ao longo da vida, certos relacionamentos, que são contrários a Deus, vão sendo criados e solidificados.

E, por serem relacionamentos contrários a vontade de Deus, não tem como a gente desfrutar de uma profunda amizade com Deus, conservando estes relacionamentos de amizade coisas contrárias à vontade dEle.

Portanto, se queremos nos relacionar bem e de maneira profunda com Deus, teremos que romper de vez, com alguns relacionamentos.

Você terá que romper com o mundo.

Não o mundo geográfico, mas o sistema do mundo, isto é, a forma do mundo pensar, a maneira do mundo ver a vida... Os valores do mundo são opostos aos valores de Deus.

Por exemplo, competição, individualismo, exclusão, sensualismo... são valores do mundo. E na carta de Tiago 4.4, está escrito: “...vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus”.

Para sermos amigos de Deus, temos que romper com o mundo.

Você terá que romper com a carne.

Romper com a carne. Fique tranquilo, não é carne do açougue... não é romper com o bife, a picanha, o filé... fica tranquilo.

Você deverá romper é com a carnalidade, isto é, com os desejos pecaminosos da sua natureza carnal.

Desde o nosso nascimento, aliás, desde o ventre materno, essa natureza carnal, maldosa, está presente. Mas, agora que você se tornou cristão, tem que cortar toda relação com as coisas da carne: a sensualidade, a indecência, a imoralidade... Romper com isso.

Romper também com o diabo.

É, porque antes de receber Jesus como Salvador, quem ditava seu comportamento, suas atitudes, era o diabo. Toda prática do mal, todo egoísmo, toda inveja, toda sensualidade, tem ligação com ele.

Então, logo que trocamos de senhor, temos que romper completamente com o outro.  A Bíblia diz que não podemos servir a dois senhores. É ensino de Jesus, Ele disse: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro”.

Então, quem recebe o Senhor Jesus, precisa romper com o senhor satanás.

Precisa romper também com o pecado.

O pecado não pode mais ser curtido, não pode mais ficar sendo desejado.

Irmão, que luta que é! O pecado se apresenta prazeroso, bom demais... parece a melhor coisa a ser feita, parece que desperdício é não aproveitar, mas é preciso romper com ele. O pecado não pode mais nos dominar, não pode mais nos encher os olhos, nos seduzir... temos que romper com o pecado!

Se você perguntar: Mas, por que? A resposta é bem simples... é porque é um só Senhor.

Aquele texto que mencionei é Mt 6.24, Jesus declarou:

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro... ".

Quando você veio a Jesus, você tomou uma decisão: decidiu romper com o pecado, a carne, o mundo e o diabo. Decidiu cortar sua relação de amizade com eles.

Portanto, você precisa fazer valer a sua decisão. Você deve declarar: “Hoje, eu tomo posição. Jesus é meu único Senhor. A Ele obedecerei”.

Assim sendo, você precisa desenvolver o seu relacionamento com Deus.

E falar de relacionamento com Deus, não basta.

Porque tem vários tipos de relacionamentos: tem os relacionamentos tumultuados, os relacionamentos que são frios, que são distantes, superficiais, formais, ocasionais...

Como você acha que Deus espera que seja o seu relacionamento com Ele? De nenhum desse tipo, com certeza!

Nessa carta de João, podemos aprender muito sobre relacionamentos. É uma carta cheia de amor.

É nesta carta, inclusive, que está a mais bela descrição de Deus, 1Jo 4.8, onde se lê: "Deus é amor!"

O apóstolo João começa sua carta dizendo, 1Jo 1.1-3: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada. Nos lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo".

Nós podemos ter um relacionamento profundo com Jesus. O apóstolo João teve! Confere!

João ouviu falar de Jesus.

Ele está contando de uma experiência pessoal que ele teve.

Ter uma experiência pessoal com Jesus é tremendo.

João Batista, por exemplo, falou assim: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Jo 1.29).

Ouvir falar de Jesus é uma experiência que toda pessoa precisa ter. E João diz que ouviu.

João viu a Jesus.

Depois de ouvir que Jesus era o Cordeiro de Deus, João conta que viu a Jesus – não foi uma visão apenas no exterior, mas no interior, porque João recebeu uma revelação de Jesus. El conta: "No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito" (Jo 1.1-3).

João contemplou a Jesus.

O Apóstolo João não apenas ouviu a Jesus, ele viu, mas também ficou contemplando, admirando Jesus.

João contemplou tanto Jesus, que se tornou o mis parecido com Ele. João foi o discípulo mais íntimo de Jesus.

Quando a Bíblia fala de João, diz dele assim: "O discípulo a quem Jesus amava."

O livro do Apocalipse é uma revelação de Jesus ao apóstolo João na ilha de Patmos!

João se relacionou com Jesus de modo profundo e significativo. É por isso que terminou parecido com Jesus.

A experiência de João pode ser a sua também!

Ele ouviu Jesus, você ouvir também, ouvir através da Bíblia! Quando você lê a Bíblia, Jesus fala com você.

Por trás das palavras escritas em tinta e papel, está a própria voz de Jesus em Pessoa!

Quanto mais você ler a Bíblia, mais ouvirá a voz de Jesus, falando ao seu coração.

João viu a Jesus e você também pode ver a Jesus com os olhos do seu coração.

Seus olhos espirituais se abrirão!

João contemplou Jesus, Você será levado ao plano da contemplação de Jesus também.

Para isto, pratique o TSD diariamente.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page