top of page

VIDA CRUCIFICADA

Romanos 6.6

 

Introdução

“Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado” (NVI).

Nada pesa mais o meu coração neste tempo, do que o assunto que trago para esta hora. Se a Palavra de Deus não trouxesse um ensino tão importante, eu poderia tratar de outro tema. Mas, não é o caso.

Na busca por um alinhamento nosso com a vontade de Deus, esse tema da vida crucificada é pertinente e é da mais grandiosa importância para a saúde e o crescimento da igreja.

Porque igreja não é algo abstrato, impessoal, como se fosse uma coisa flutuando no espaço. Igreja são pessoas, pessoas que confiam a sua vida a Jesus; pessoas que receberam Jesus, o Filho de Deus, como Senhor e Salvador.

Então, a saúde da igreja é diretamente proporcional à saúde de cada crente. Para a igreja crescer e ser saudável, os crentes que formam a igreja precisam crescer espiritualmente.

Só uma igreja dinamicamente saudável é que pode ter a esperança de cumprir a sua missão.

Nós temos uma missão como igreja, um encargo, uma incumbência. Tenho falado que, como igreja, nós existimos para cumprir uma missão tríplice: em primeiro lugar, adorar a Deus, depois, treinar os crentes e alcançar os perdidos. A nossa declaração de visão é precisamente essa: Sermos uma igreja em células, que adora a Deus, treina os crentes e alcança os perdidos.

Mas, é preciso entender uma coisa importante. Nem todos os crentes somos iguais, nem todos produzimos na mesma proporção, na mesma medida. Jesus disse em Mt 13.23: “...o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um".

 

Então, entre nós, tem aqueles que estão satisfeitos em serem cristãos do nível mínimo, trinta. Mas, o desejo do Senhor é que haja esforço para todos nos tornarmos crentes do nível cem. A pergunta, portanto, é: Como vamos avançar pra esse nível?

Eu creio, irmãos, que o grande propósito deste ano 2016 – Ano do nosso Alinhamento com Deus e uns com os outros – eu penso, que é despertar em nós, crentes de nível trinta e sessenta, a prosseguirmos até a experiência maior, que é todos sermos crentes de nível cem, isto é, mais frutíferos para a glória de Deus.

E o caminho para isso, é com certeza, viver a vida alinhada com a vontade de Deus, em alinhamento.

Mas, pesquisando a Bíblia, eu não encontrei esta palavra “alinhamento”, alinhar, alinhado... Eu queria tanto um verso bíblico para nos respaldar... mas, eu encontrei um sinônimo pra ela, isto é, uma outra palavra que significa a mesma coisa.

E o que encontrei foi o seguinte: que vida alinhada com Deus é a mesma coisa que vida crucificada. O que queremos dizer com vida alinhada ao coração de Deus, a Bíblia chama de vida crucificada.

É claro que também não ocorre nos textos bíblicos esta expressão “vida crucificada”, mas ela está na boca do apóstolo Paulo quando disse: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20). Ou no texto que lemos em Romanos, onde está escrito: “o nosso velho homem foi crucificado com [Cristo]”.

Frequentemente, nós arrumamos um jeito bonito pra falar de uma coisa que Deus requer de nós.

Claro! Se fôssemos estender uma faixa aqui na frente com os dizeres: “2016, o ano da vida crucificada”, a gente esvaziaria a igreja. A polícia iria nos investigar e o povo de fora, diria: “Cruzes! Eu não entro nessa igreja!”

Tem havido, irmãos, um monte de expressões lindas, que nós evangélicos criamos, pra não ter que falar em “vida crucificada”. Por exemplo, ouvimos falar em "vida mais profunda", "vida superior", "vida totalmente consagrada", “vida cheia do Espírito", "vida vitoriosa", "vida transformada". Até chapação a gente ouve hoje em dia...

Mas, cada expressão dessa, parece, na verdade, uma frase de efeito. E de frase de efeito, amados, a igreja e o mundo estão cheios!

Charles Spurgeon já dizia: "Existe um evangelho de açúcar”. E como existe, é tipo algodão doce, puro açúcar!

Mas, amados, busquemos o Evangelho que rasga o coração, que faz brotar lágrimas nos olhos, que corta e faz sangrar a consciência... busquemos o evangelho que mata o nosso eu, porque esse é o evangelho que nos dá vida!

Então, por favor, toda vez que você ouvir a palavra “alinhamento” no nosso meio, entenda que estamos nos referindo a algo que a Bíblia chama de "vida crucificada".

Essa palavra "crucificada" se refere à cruz. Ela nos leva de volta ao que Jesus fez na cruz.

 

Do ponto de vista natural, é uma contradição falar de vida crucificada, por que, que vida existe na cruz? Cruz é lugar de morte! Se uma vida estiver realmente crucificada, ela estará morta, não viva. E como que uma pessoa pode estar morta e viva ao mesmo tempo?

Estar morto, mas ainda estar vivo, é uma das verdades espirituais que no seu natural, ninguém entende, ninquém pode entender. É uma contradição, estranha, mas que a morte de Jesus na cruz, estabeleceu como possibilidade pra nós.

Então, diz a Palavra do Senhor em Rm 6.6 “que o nosso velho homem foi crucificado com” Cristo.

Esse “velho homem” é uma referência que o apóstolo Paulo está fazendo à nossa natureza pecaminosa, natureza inclinada para o pecado e que nos acompanha desde o nosso nascimento.

Amado, nós seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, nos corrompemos aceitando a oferta do pecado, nos tornamos pecadores em Adão e Eva. E desde então, homens e mulheres, não passam de uma massa de pecado. Como filhos de Adão, somos tão completamente escravos do pecado, que nada mais podemos fazer senão pecar. É a nossa natureza!

Ninguém precisa ensinar as crianças a desobediência, o pecado. Já nasce com a criança. Você diz pra ela: “Não ponha o dedo na tomada, porque vai levar choque”. Ela vai e põe, porque a natureza pecaminosa está nela. Enquanto ela não atinge a idade da razão, não é responsabilizada pelos seus atos; mas logo que alcança a compreensão das coisas, ela é responsável.

Tem havido nos nossos dias uma apresentação do homem como uma criatura tão maravilhosa, tão cheia de valor, tão criativa, tão inteligente, tão virtuosa, que faz Deus ficar apaixonado por ela.

Porém, na verdade, o que se passa é diferente. A Bíblia fala do homem caído, cheio de intenções perversas, egoístas, que o homem é rebelde, incapaz de ter gestos de bondade sem querer algo em troca. A Bíblia fala do homem com motivações impuras e atitudes arrogantes.

O homem que Deus vê é um pecador perdido, é alguém que se tornou escravo do pecado e sem condição de mudar a sua própria sorte.

E o que resta para homens e mulheres assim, pecadores? Resta somente o castigo eterno. Resta a perdição eterna. Resta a condenação ao inferno, ao lugar de tormentos.

Ora, quando Adão e Eva pecaram contra Deus, eles não puderam mais permanecer na presença de Deus. Foram responsabilizados, porque Deus é luz e eles amaram as trevas, e não tem como ter luz e ter trevas no mesmo ambiente.

Entra numa sala escura e acenda a lâmpada. A escuridão sairá porque a luz chegou. Na mesma sala não tem como a luz e a escuridão permanecerem juntas.

Foi assim com Adão e Eva, ao pecar contra Deus. Eles se envolveram em trevas e o que aconteceu? Foram banidos, foram expulsos da presença gloriosa de Deus.

E por conta disso, todos os nascidos depois de Adão, nascemos com essa herança: somos pecadores e estamos separados de Deus e caminhando para a perdição eterna.

Aí, diz a Bíblia, em Rm 5.8: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.

O que acontece com a morte de Cristo na cruz? O texto de Rm 6.6 revela: “o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado”.

Nosso “velho homem”, que carrega aquela natureza pecaminosa, ele foi pregado na cruz com Cristo, para que o corpo do pecado fosse destruído e a gente não ser mais escravos ao pecado.

Aí, você pode dizer: “Hum, então eu estou livre. Cristo morreu na cruz, junto com Ele o meu velho homem foi crucificado, foi morto também. Então, eu estou na boa de novo!”

Bem, esta é a notícia do que Cristo fez e da consequência que a morte dEle teve. Esta é precisamente a mensagem do evangelho, resumida em Jo 3.16: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

 

Mas, saber a notícia não muda a sua história. O mundo todo praticamente, sabe que Cristo morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia, porque a própria história da humanidade está dividida em duas partes por causa da de Cristo, antes e depois de Cristo.

A questão, porém, é quem vai crer em Cristo, porque isto não depende da vontade do homem. Sabe o que Jesus declarou? Lemos em Jo 6.44: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer”.

Tem umas pregações que massageiam o ego das pessoas, dizendo: “Aceitem Jesus. Recebam Jesus. Creiam em Jesus”. Este tipo de pregação dá uma honra para a carne, porque anuncia que a qualquer hora que a pessoa quiser, ela pode se chegar para Jesus e receber Jesus.

Mas, pessoa alguma pode vir a Cristo até que o Pai a traga, porque toda pessoa, no seu natural, é escrava do pecado, é prisioneira do diabo. Então, antes que ela possa vir a Cristo, Deus tem que ir até ela, quebrar as suas prisões e despertar a sua vontade para Cristo.

O apóstolo Paulo teve esta experiência. A Bíblia fala de como ele era cheio de ódio e de preconceitos contra Cristo, era inimigo de Cristo, perseguia os cristãos. Paulo era mais animal selvagem do que ser humano.

Mas aconteceu que Paulo se tornou servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo.

O que foi que aconteceu? Ele estava perseguindo a igreja, perseguindo os cristãos, perseguindo o Senhor! Só existe uma resposta possível: não foi Saulo que se decidiu por Jesus, foi Jesus que Se decidiu por ele e interveio no caminho.

Então, Paulo foi transformado. A vida dele mudou radicalmente. E, a partir dessa experiência, irmão, o maior desejo de Paulo passou a ser honrar a Deus, amar a Deus, servir a Deus. Em outras palavras, o maior anseio de Paulo se tornou viver alinhado com Deus.

Por isso, se quisermos saber o que significa alinhamento, ou o que é ter a vida alinhada com Deus, então devemos considerar o que Paulo declarou em Gl 2.20, aonde ele diz: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2.20).

Irmão, alinhamento com Deus significa você estar tão agradecido por Ele ter vindo ao seu encontro e despertado a sua vontade para Ele, matando o seu velho homem, te libertando da escravidão do pecado, que, daí em diante, o que você mais quer é honrar a Deus.

 

E a maneira de se manter neste propósito é permanecer na cruz. É conservar o velho homem crucificado lá... é estar, dia a dia, buscando alinhar o coração ao coração de Deus, procurando ser mais parecido com Jesus, em pensar como Jesus, em agir como Jesus, em amar como Jesus. Essa é a vida crucificada. É sacrifício. Cruz fala de sacrifício!

Deus não espera que fiquemos iguais uns aos outros; Ele espera que pareçamos com Jesus. Esse é o alvo do alinhamento! A jornada que fazemos este ano é por uma vida, é por um caráter igual a de Jesus. Você está nessa jornada?

Um velho provérbio chinês diz que a jornada de mil milhas começa com o primeiro passo. Se esse primeiro passo não é dado, realmente nada mais importa.

Se você não está na jornada de alinhar a sua vida com a vontade de Deus, não faz sentido falar sobre ela.

Então, eu preciso que você inicie essa jornada, e entenda bem, jornada por uma vida crucificada.

Entre os crentes de nível trinta, há tanta alegria por terem sido salvos, que é comum não encontrar nenhuma expectativa de continuarem na jornada por um alinhamento. Parece que ficam tão felizes por não serem como eram, que não conseguem ver o que Deus deseja que sejam.

Amado, se você está salvo, porque Deus veio ao seu encontro e trouxe você para a salvação em Cristo, a sua postura deve ser, primeiro, de gratidão. O seu cântico será: “Ô, ele me amou. Ô, ele me ama. Ele me amou”.

E depois, ser levado a dizer: “Tudo que eu quero é agradar ao meu Deus, é honrá-Lo. Vou buscar alinhar minha vontade com a dEle... eu quero crescer do nível 30 ou 60 para o 100, eu quero viver a vida do meu Senhor, a vida crucificada”.

 

Conclusão

Uma das frase que Jesus mais ouviu quando estava na cruz foi: “Salva-te a ti mesmo, desça da cruz!”

Esse é um apelo diário que todo crente ouve também: "Desça da cruz". O diabo e o mundo dão várias razões pra você descer da cruz: Você não merece passar por isso! A cruz era de Jesus, você não tem que carrega-la!  Pense em você, em sua família... procure algo mais gratificante!

“Desça da cruz!” é um apelo que massageia nossos ouvidos tampados, nosso coração enganoso, nossa alma corrompida e nossa carne sedenta em descer!

Todavia, ai de nós se dermos ouvidos ao apelo "Desça da cruz", ai de nós se descermos! Não deixa o diabo te passar a perna.

Então, fique firme, irmão, não falta muito! Suporte a cruz!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page