top of page

APRENDENDO A LINGUAGEM DE DEUS

Marcos 11.22-23

 

Um título de um livro muito famoso, que vale a pena ser lido, é: “Eu e a Minha Boca Grande”!

Você tem problemas? ...pois a causa da maioria deles está bem debaixo do seu nariz: na língua!

Nós falamos muitas coisas que não fazem bem... falamos para os outros, e falamos para nós mesmos!

Há pessoas que conseguem conversar com outras durante horas... já outras, como eu, não são assim, são mais quietas, porém, mesmo as pessoas mais quietas também falam muito. É! Os extrovertidos falam muito com todos e os introvertidos falam muito consigo mesmos.

Então, seja conforme for, se você quer andar em vitória, você tem que estar bem informado sobre o poder das palavras.

Normalmente, quando temos montanhas em nossa vida (e montanhas aqui são no sentido de dificuldades, no sentido de problemas), falamos sobre elas...

Mas, você reparou que a Palavra de Deus nos instrui a falar para as montanhas ao invés de falar das montanhas?

Veja o que Jesus falou no v.23: “Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte...”.

Agora, falar à uma montanha, em fé, ordenando que ela se erga e se lance no mar? ...essa é uma declaração que merece estudo.

 

Então, vamos lá: Em primeiro lugar, o que você fala para as montanhas, para as montanhas de dificuldades, para as montanhas de problemas, em sua vida?

No Evangelho de Lucas 4, lemos que Jesus estava sendo tentado por Satanás no deserto. Naquela hora, a tentação era uma montanha para Jesus... era um problema, uma dificuldade que Jesus tinha pra superar.

O que Jesus fez? Ele respondeu cada tentação com a Palavra de Deus. Jesus disse repetidas vezes "Está escrito", e as palavras dos versículos citados por Ele, foram de encontro às mentiras do diabo, que não permaneceram de pé.

Nós temos a tendência de falar sobre os problemas, falamos: “Ah! Meus problemas (até tomamos posse deles e os chamamos de meus”)... ah! Meus problemas são muito grandes... eles são assim e assim!”

Experimente falar a Palavra de Deus para os problemas em vez de ficar falando sobre eles.

A primeira coisa que você pode fazer é não chamar os problemas de “meus”, porque se Jesus está na sua vida, então o correto é dizer “nossos”... então, diga: “Senhor, temos um problema!”.

E aí, a segunda coisa, que você pode fazer, é liberar a Palavra de Deus sobre o problema... você pode dizer: “Sei que não estou Sozinho nessa guerra, Ele luta por mim. Não recuarei. Nada temerei”.

Você pode dizer mais: “Minha esperança está Nas mãos do grande Eu Sou. Meus olhos vão ver o impossível Acontecer...”.

Ora, um pedreiro pode martelar uma pedra noventa e nove vezes sem haver qualquer sinal de que alguma coisa está

acontecendo. Mas, na centésima vez, a pedra pode partir-se em duas, porque cada martelada (pedreiro usa marreta, né?), cada golpe, não parecia, mas estava enfraquecendo a pedra.

A Palavra de Deus faz isso... libera a Palavra, libera... libera com persistência, porque a persistência é fundamental para se conseguir a vitória.

Então, compreenda: falar a Palavra de Deus para à montanha é algo poderoso, funciona!

Mas essa não é a única providência que você precisa tomar para vencer. A obediência é igualmente importante.

Veja o que está escrito no Evangelho de Marcos 9.24-26: “Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas”.

A obediência é importante. Se uma pessoa pensa que pode viver em desobediência e ao mesmo tempo falar a Palavra de Deus para as montanhas da sua vida serem dissolvidas a fim de ter uma vida vitoriosa, ela ficará desapontada. Jesus está falando sobre isso!

 

No v.22, Jesus diz para termos fé em Deus. No v.23, Ele ensina que essa fé deve ser liberada, deve ser verbalizada, falando para as montanhas. No v.24, Jesus já fala da oração, que é importante orar com fé. No v.25, Jesus manda perdoar. E no v.26, Ele ensina: se não perdoarmos, também nosso Pai celestial não perdoará as nossas ofensas.

Agora, observe que isso tudo está junto, num pacote só. Ou seja: Não há nenhum poder em falar a uma montanha se o coração estiver negando perdão.

E esse é um problema que acompanha muito os filhos de Deus. Muitas pessoas recebem Jesus como seu Salvador, passam a ter todas as condições para viver bem, prosperar, crescer, vencer... mas logo parecem não sair do lugar, porque fazem a vontade de Deus numa parte e em outra parte não.

Para muitos, a vida está um caos, é um monte de problemas a serem resolvidos, e é por causa da desobediência. Sabe, a única maneira de você sair do caos, é com arrependimento e retorno à obediência.

Você nunca pode ignorar os "Se" e os "Mas" de Deus

Veja Dt 28.1-2: “E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus”.

Por favor, observe o "se" nesta passagem. No v.13, lemos: “E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus”.

Agora, no v.15, lemos isto: “Será, porém... [quer dizer “mas”] se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus... virão sobre ti... maldições”.

Com muita freqüência, ignoramos os "se" e o "mas" que estão na Bíblia.

Deus é fiel, e você pode se beneficiar dessa fidelidade ao honrar a Deus com a sua obediência.

Se você for desobediente a Deus, Ele não deixará de ser fiel. Mas sendo obediente, você abre a porta para a bênção, que já foi liberada pela bondade de Deus.

Agora, "falar para suas montanhas" não é um passe de mágica, não é um encantamento pra ser usado quando está com um problema, resolver o problema, e aí continuar numa vida de desobediência.

Não... para falar às montanhas, você precisa aprender a Falar a Linguagem de Deus

Você deve expressar a vontade de Deus... como Jesus, que sempre disse ao diabo, durante a tentação no deserto: “Está escrito”.

Aprender isso, leva tempo, mas a partir do momento que você se deixa guiar pelo Espírito de Deus, você aprende.

Por exemplo, expresse a vontade de Deus no que diz respeito a salvação das pessoas.

Em 1 Timóteo 2.3-4, a Bíblia declara que é da vontade de Deus que todos sejam salvos e cheguem ao seu pleno conhecimento.

Isso é algo que eu estou dizendo para a montanha de não-crentes que vejo à minha frente. Eu tenho caminhado por aqui, vejo as crianças, homens e mulheres, jovens e velhos, e eu vou declarando pra esse monte de gente: “é da vontade de Deus salvar vocês”. Então, oro por elas no meu espírito e digo: “sejam salvos no nome de Jesus”.

Porém, alguém sem nenhum conhecimento da vontade de Deus, oraria, "Pai Celestial, eu te peço no nome de Jesus, que o Fulano da Silva seja salvo, se isto for da tua vontade". Ora, eu já sei que é. Então eu digo a Palavra de Deus para essa montanha.

Mas, quando eu peço a Deus por uma coisa que eu não tenho a certeza de ser da vontade dEle, então, é sábio orar “se for da tua vontade”.

 

Tiago 4.2 diz que nós não temos mais porque não pedimos. O v. 3 diz que, às vezes, até pedimos e não recebemos porque pedimos mal e por motivos egoístas.

Veja, o ensinamento: Quando o que pedimos (quando o que falamos) não temos certeza da vontade de Deus, então devemos orar "se for da tua vontade".

Tem crentes determinando a bênção a todo custo e nada acontece, porque não é humilde pra dizer “Senhor, seja feito conforme a tua vontade”.

Semana passada eu estava em São Paulo no Congresso Anual de Igrejas em Células, foram dias de refrigério, de reflexão... e teve um dia lá no hotel que eu comecei a "declarar" (a fazer uma confissão verbal): "Ano que vem, a Tânia vai estar aqui comigo e sairemos abençoados deste lugar". Cheguei em casa animadíssimo, compartilhei com Tânia, mas ela não se animou muito não... de repente, o Espírito Santo falou em Tiago 4.15: “Em vez disso, devíeis dizer: se o Senhor quiser, não só viveremos como também faremos isto ou aquilo”.

Sabe, sempre que você não estiver seguro da vontade de Deus, seja humilde... "Senhor eu quero isto... se for da tua vontade, se isso se encaixa no teu plano, se for o teu melhor para mim e se for no teu tempo".

Não é fraqueza orar assim, não! ...ao contrário, é sabedoria, é bom senso.

Mas há pessoas que dizem: “O que? Falar às montanhas com fé e vai acontecer o que eu falar?! Eu vou ter o que eu digo? Então, deixa comigo... eu vou arrebentar, porque o que não falta na minha vida é montanha!”

Olha tem muita gente imatura, desobediente a Deus, insubmissa à vontade de Deus... essas podem falar às montanhas com fé, mas não vai funcionar!

Porque tão importante quanto a fé, é você ter obediência à Deus.

Você tem problemas? Tem montanhas a serem removidas na sua vida? Certamente, todos temos!

Pois a sua vitória está bem debaixo do seu nariz: Fale com fé à sua montanha:

Hoje o meu milagre vai chegar...

É uma pequena nuvem, do tamanho da mão de um homem mas a chuva vai descer...

O Deus do impossível não desistiu de mim...

Agora, se você é um desses que ainda não resolveu andar no caminho da obediência a Deus, se arrependa e volte à obedecer.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 6/3/2011

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page