top of page

IGREJA: O MEU LUGAR

Diversos

 

Introdução

Irmãos, as emoções dessa hora são muito fortes.

Estarmos aqui numa nova igreja, é resultado de sonhos, não somente meus, porque vários sonhos foram gerados, somados e combinados por um mover de Deus.

Eu devo ter tido uns 10 anos na Igreja Central e os últimos anos foram de oração e sonho por isso aqui.

E quando Deus decretou: “vai ser agora no final de 2010”, eu soube que haviam outros que também sonhavam, e aí, chegamos ao dia de hoje.

Como diz aquela canção, que cantamos propositalmente: “Estamos todos congregados, há um clima, uma esfera de amor, uma força que se move entre nós, algo novo Deus está por fazer, com que este povo a quem muito quer bem, seu Espírito Ele vai derramar, uma igreja forte edificar”. Aleluia!

E uma igreja, irmãos, não se limita às reuniões de células. Ela pode ser maior do que isso.

Além das células, e nós já temos dez (sendo três, provavelmente, só de crianças)...

Mas, há outros componentes que nos fazem ser Igreja: o culto de celebração aos domingos a noite, os eventos do meio de semana (porque vamos ter Caminhada de Oração, Sábado-Jovem, Vigílias, o TLC (que é o curso de Treinamento de Líderes de Célula) e os ministérios, que são oportunidades tanto para você receber quanto para dar de si mesmo: Como o ministério de Louvor, de Crianças, de recepção e outros mais.

Todos esses elementos é que nos fazem ser Igreja e visam fazer com que cumpramos com duas coisas, uma visão e uma missão, que é a seguinte: “Viver em comunidade a graça superabundante de Deus; anunciando o Evangelho do Reino para transformar vidas”. Amém?

Pois bem, na Palavra desta noite, eu estou interessado em lhe falar sobre os benefícios de você participar da igreja em sua totalidade.  

Quais são os benefícios de se participar da igreja? Vamos ver algumas respostas:

 

...primeira:

1- A IGREJA É O MEU LUGAR DE AMOR

A base da Igreja é o amor. Sem o amor, a Igreja perde a sua essência. Olhe em Rm 12.10 o que o apóstolo Paulo escreveu: “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal”.

Aqui, nós queremos viver comunidade, sermos purê de batatas, então, nós iremos nos abraçar muito, nos tocar muito um no outro... vamos procurar fazer tudo com muito amor e carinho.

O amor se manifesta de três maneiras principais: aceitação, cuidado e comunhão. Então, se a Igreja é um lugar de amor, as pessoas são aceitas, são bem cuidadas e todas têm a oportunidade de se juntar às outras, para não ficar sozinha.

Por isso, aqui é o seu lugar de amor, é onde você vai ser amado e onde vai também poder amar.

...segundo, que benefício eu tenho aqui?

2- A IGREJA É O MEU LUGAR DE ADORAÇÃO

A Bíblia, como um todo, convoca os filhos de Deus e toda a terra para louvar e adorar ao Senhor. O livro dos Salmos ensina isto: “Tudo o que tem vida louve o Senhor!” (Sl 150.6).

O ser humano tem necessidade de adorar... se não adorar ao Deus vivo, irá adorar a lua,  sol, o filho, o carro, a casa...

A Igreja é um lugar onde esse louvor e essa adoração podem ser praticados e manifestados.

Então, aproveite o encontro da célula, os cultos aqui, porque neles você têm a oportunidade de louvar e adorar a Deus com liberdade e intensidade.

O salmista diz, você tem fôlego, tem vida, então louve o Senhor, cante para Ele! A igreja é o seu lugar de adoração.

 

...terceiro:

3- A IGREJA É O MEU LUGAR DE ENSINO

A Bíblia nos dá duas grandes palavras de advertência. A primeira está em Oséias 4.6, que diz: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento”. A segunda em Mateus 22.29, onde está escrito: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus”.

O povo de Deus, quando não conhece a Palavra do Senhor, pode ser destruído, pode ser enganado! Mas, a Igreja é um lugar de ensino.

É por isso que Deus estabeleceu pastores para a Igreja. Lemos em Efésios 4.11-12: “Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado”.

Paulo nos diz que o Senhor escolheu alguns do seio da Igreja para ministrarem a Palavra de Deus aos santos de modo que eles sejam edificados e capacitados para a obra do ministério.

Aqui em nossa igreja, por ora, o ensino se dá principalmente através das pregações nos cultos, mas logo teremos estudos bíblicos, doutrinas, seções de treinamento avançado.  

A igreja é o seu lugar de ensino.

...um quarto benefício de você estar aqui:

4- A IGREJA É O MEU LUGAR DE ACONSELHAMENTO

A Bíblia diz em Pv 11.14: “Sem diretrizes a nação cai; o que salva é ter muitos conselheiros”. E em 15.22, está: “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros”.

Além disso, Paulo assim escreveu para os colossenses (3.16): “Aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria”.

A igreja é um lugar de aconselhamento para quem está precisando de solução para um problema, orientação para uma decisão, resposta para uma dúvida. Para tanto, aqui, além do seu líder de célula, você vai ter um discipulador, tem o pastor e irmãos maduros, seminaristas, que ministrarão aconselhamento.

A gente vai criar um sistema de atendimento e você vai poder vir aqui durante o dia da semana, ou até com hora marcada, para receber, de acordo com a sua necessidade, oração e ajuda em aconselhamento.

 

...um quinto benefício para você participar da igreja:

5- A IGREJA É O MEU LUGAR DE ORAÇÃO

Deus disse, lemos em Mt 21.13: “A minha casa será chamada casa de oração”.

Tiago também escreveu em sua carta (5.16): “Orem uns pelos outros”.

A Igreja é um lugar em que você pode pedir aos irmãos para orarem por você. Temos essa orientação de Deus: “Levem os fardos pesados uns dos outros” (Gl 6.2) e em Cl 6.2, lemos: “Suportem-se uns aos outros”.

Na Igreja, você pode receber ajuda e suporte de oração em suas tribulações e desafios.

Inclusive, quando alguém disser: “Ore por mim”. Ore na hora pela pessoa e com a pessoa. Não carregue pedido de oração pra casa, não! Você vai se esquecer e não vai orar...

...e, por fim, outro benefício de você estar aqui:

6- A IGREJA É O MEU LUGAR DE SERVIÇO

O apóstolo Pedro assim escreveu (1 Pe 4.1): “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”.

Igreja é lugar de serviço. Nesse sentido, é um lugar em que, além de ser servido, você também pode servir, exercitando o dom que recebeu, as habilidades que possui.

Antigamente era comum anúncios no jornal onde se lia: “Precisa-se de... que durma no emprego”. Nós não buscamos pessoas assim. Queremos aqueles que estão dispostos.

Existem diversas oportunidades de serviço aqui para você, seja na célula, seja nos ministérios.  Nós vamos ter muitos lemas de trabalho, um deles é: “Ganhar pessoas e cuidar bem delas”. Outro: “Nunca, nunca mesmo, desistir de ninguém”.

 

Conclusão

Irmãos, queremos ser uma comunidade tipo purê de batatas, uma igreja que abençoe as pessoas.

Espero que, através desta Palavra, você tenha percebido isso e seja um dentre muitos, muitos mesmo, que vão dizer:

Esta igreja é o meu lugar de amor;

Esta igreja é o meu lugar de adoração;

Esta igreja é o meu lugar de ensino;

Esta igreja é o meu lugar de aconselhamento;

Esta igreja é o meu lugar de oração;

Esta igreja é o meu lugar de serviço.

Amém?

O que tem impedido você de participar da totalidade igreja?

Você está disposto a tirar esses impedimentos e participar dos cultos, e ministérios, para ser ministrado e também ministrar?

Pr Walter Pacheco da Silveira, primeiro sermão ministrado à Comunidade Batista Karis, 19/12/2010.

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page