top of page

UM CONCEITO BÍBLICO DE ÉTICA
Gênesis 17.1

 

Na língua hebraica não há uma palavra específica que corresponda ao conceito de ética entre os ocidentais. O mais próximo seria hallakah, do verbo halaq, que significa "andar". Para os hebreus, a vida era uma caminhada, o que se pode ver no Salmo 1, e viver bem demandava saber andar corretamente. Isto também se entende da ordem de Deus a Abraão: "Anda em minha presença; e sê perfeito" (Gênesis 17.1).

 

Mas não se anda nu. Anda-se vestido. Pelo menos no tempo bíblico. Por isso que o Apocalipse diz que o linho (um dos tecidos mais elegantes da época) são as boas ações do povo de Deus (Apocalipse 19.8). Em contra-partida, o pecado se associa com a nudez (Gênesis 3.7 e Apocalipse 3.18). Andava-se vestido, e bem vestido. Tanto física quanto moralmente.

 

Para os cristãos, o homem sem Cristo estava vestido com uma roupa suja. Em Cristo ele passava a ter uma roupa limpa. Seguir a Cristo implica numa troca de roupa, tirando-se a suja e vestindo-se a limpa. Em Efésios 4.22 somos exortados a despojar-nos do homem velho, a natureza antiga. O verbo grego para "despojar" tem o sentido de troca de uma peça de roupa suja. Em Efésios 4.24 somos exortados a nos vestirmos com a nova natureza. A conversão é trocar de roupa suja (o velho homem) por uma roupa limpa (o novo homem). Lembremos que, conforme 1 Coríntios 6.11, fomos lavados no sangue de Cristo. No sangue dele fomos purificados. Não podemos vestir a roupa suja após o banho regenerador. Estávamos sujos, fomos banhados e purificados no seu sangue, e devemos vestir uma roupa nova.

 

Ética cristã não é um bicho de sete cabeças nem um monte de regras por cumprir. É apenas lembrar que, regenerados e lavados, passamos a viver um novo estilo de vida. Paulo foi bem claro: "Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor" (Efésios 4.17). Um convertido deve viver como um convertido, tendo a mente de Cristo (1 Coríntios 2.16) e não a mente do mundo, disseminada pela 3. mídia.

Você é um seguidor de Cristo? Segui-lo é mais que cantar corinhos e fazer coreografia num culto. É comprometer-se com ele. É assumir os padrões do Evangelho. É pautar-se por ele, e não pela agenda dos sem Cristo. Há quem queira Cristo e o mundo, fazendo do Evangelho um almoço por quilo, em que se escolhe o que se quer. O Evangelho é fechado: uma vida transformada por Cristo, com direito às suas promessas, comprometida com ele e vivendo os padrões dele.

Se você é de Cristo, não apenas mude de roupa. Jogue a antiga fora e não pense que a nova é para os outros. É para você. Vista-a. Isto é, assuma os valores do Reino de Cristo.

 

 

Isaltino Gomes Coelho Filho

bottom of page