top of page

É TEMPO DE COLHER
Gênesis 26.12-14

 

“E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam”. (Gn.26.12-14)

 

A Primeira Igreja Batista em Pavuna tem como slogan para 2010 “ANO DA COLHEITA”. Teria Deus designado isto para a nossa igreja e não para as outras? Estaria isto escrito em algum lugar na Bíblia somente para os membros da PIB em Pavuna? Não. Ocorre que nós estamos semeando há tempo. Acontece que lavranos a terra, adubamos-la com orações e até lágrimas ao longo de meses em marcha. Se cremos que marchamos por fé, também cremos que pela fé havemos de colher. Outrossim, todo crente que buscar ao Senhor de todo coração, sempre terá o que colher. Ademais, estamos firmados em leis inexoráveis como: só colhe quem planta. Só colhe o que se planta. Só colhe onde se planta e se colhe mais do que se planta. As nossas orações e as nossas ofertas na proporção da sinceridade dos corações cremos chegaram até o Senhor de Quem somos e a Quem servimos.

 

 

1. É TEMPO DE COLHER PORQUE DEUS ASSIM O DIZ

Não importa se estamos em crise, as vésperas de uma grande crise, se o mundo está em crise, se a fome está batendo a porta. Quando Deus age ninguém pode impedir (Is. 43.13). Quando Deus entra em ação, os faraós do Egito não têm como deter a marcha do povo de Deus. Quando Deus entra em cena nada e ninguém pode frustrar os planos do Senhor. Isaque estava enfrentando uma crise nacional de fome em Gerar, como todos os habitantes daquela região. O país vivia um drama. O calor escaldante, o sol secante, a terra improdutiva, o gado morrendo, uma inquietação pairava no ar, a seca assassinava os sonhos do povo de Gerar. O que fazer? Isaque toma uma decisão, descer ao Egito, como fizera seu pai, algum tempo antes. Deus lhe diz: “Não desça ao Egito”. Egito foi palco de perigo para Abraão. Egito oferecia uma solução imediata ou uma riqueza fácil. Muitas pessoas estão hoje buscando este tipo de vida, riqueza fácil, a lei do menor esforço, ganhar muito sem trabalhar, colher sem plantar. Crentes estão negociando os seus valores, e até pastores transigindo com o pecado, trocando as bênçãos eternas por valores terrenos. Isaque, não desceu ao Egito, ficou em Gerar, suportou o calor das provas, venceu as intempéries da vida, ouviu a voz do Senhor e SEMEOU NAQUELA TERRA, colhendo com fartura para alegria sua, glória de Deus e desespero dos estranhos. É possível que você esteja passando por alguma situação semelhante a de Isaque. Quem sabe com desejo de descer ao Egito do mundo. Seja o que for, ouça a voz de Deus “Não desça ao Egito”.

 

2. É TEMPO DE COLHER COM A BÊNÇÃO DE DEUS 

Diz a Bíblia “Deus o abençoava”. O deserto é um problema para nós mas não para Deus. A crise pode desestabilizar a família, casamento, negócios, sociedades mas não o trono de Deus. Quando Deus chega a crise vai embora. A crise só permanece até a chegada do Senhor. O deserto pode ser o palco onde Deus vai operar um grande milagre. O seu deserto pode ser o lugar que Deus tem preparado para você conhecê-Lo em profundidade. Quem sabe Deus está permitindo você experimentar um deserto para que Ele encha a sua terra seca em mananciais e seu ermo de rios. O contexto dá conta de que Isaque vivia um deserto por fora e por dentro. Do lado de fora, era a terra seca, do lado de dentro era o ventre estéril de sua esposa Rebeca. Isaque casou-se aos quarenta anos de idade. Sua mulher passou vinte anos sem poder ter filhos. Isaque orou e Rebeca ao tempo determinado teve dois filhos. Esaú pai dos edomitas e Jacó o pai dos israelitas. De Jacó surgiram doze tribos. Da tribo de Judá veio o Messias, Salvador do mundo.

 

Andar com Deus e ouvir-Lhe a voz é o maior investimento que alguém pode fazer. Se você não começou a colher, plante agora pela fé e colherá não muito tempo depois.

 

• “Esperai grandes coisas de Deus e tentai grandes coisas para Deus”. (Guilherme W. Carey)

 

• “Oportunidades raramente vêm identificadas”. (Jhon A. Shedd)

 

• “Tenhas sempre o anzol preparado, no rio onde navegas, pode haver peixe”.

 

• “Nós somos matéria de que os sonhos são feitos”. (Shakespeare)

 

Pibpavuna.com.br

bottom of page