top of page

AME A DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO

Marcos 12.30

 

Esta é uma das afirmações mais intensas e mais fortes da Bíblia: “Ame a Deus de todo o seu coração”.

É uma afirmação que também frustra bastante, porque fala de uma coisa que nós sabemos que precisamos fazer, e ela nos lembra logo, que não fazemos com capricho: amar a Deus de todo o coração.

Quem que gosta de ser lembrado da dieta, quando está comendo justamente um sorvete carregado com pedaços de frutas e calda? Você tá lá diante desse sorvetão, lambendo os beiços, e alguém te lembra: “Você está de dieta, esqueceu?” É frustrante.

É o que acontece quando a gente lê na Bíblia sobre o amor. Nós falamos que amamos a Deus e que amamos o próximo, mas aí, Jesus chega e fala: “Ame a Deus de todo o seu coração; ame o seu próximo como a si mesmo”.

Mas, a boa notícia é esta: a Bíblia também mostra como podemos praticar esta verdade, e onde começar e o que fazer.

Antes de mergulharmos no assunto, deixe-me dizer algo: Eu estou trazendo para a igreja, uma série de mensagens sobre relacionamentos. É uma construção que eu quero fazer domingo após domingo, porque eu creio construir, com a pregação da Palavra de Deus, uma igreja gentil, mais simpática e mais amorosa.

E ora por mim porque eu tenho sido alvo de alfinetadas. É um que não acredita no amor da igreja, é outro que insinua “vai ter que pregar muito tempo pra isso acontecer”. Mas eu não vou me mover da minha fé: eu creio que a Palavra de Deus não volta vazia e não voltará.

 

Mas, vamos ser realistas: falar sobre relacionamentos é fácil. A questão é como podemos transformar conversa em ação?

Como? Irmão, tudo começa com a fé - com a confiança em Deus.

Decida andar com Jesus numa aventura de fé, porque é aí aonde tudo começa - tenha fé em Deus, que tem o poder de transformar todos os relacionamentos. E seu relacionamento mais importante é, primeiro, com Deus.

Jesus fala para amarmos a Deus e usa uma palavra de maneira repetida: Todo. De todo o seu coração. De toda a sua alma. De todo o seu entendimento. De todas as suas forças.

Vamos pensar nisso: Amar a Deus de todo o seu coração?

Olha, o coração é o lugar dos sentimentos. Jesus está falando que precisamos expressar sentimentos de amor por Deus, porque expressar amor só de palavras, só de falar, é pouco, é insuficiente. Não basta dizer que ama, é preciso pôr os sentimentos.

Eu me lembro, adolescente na escola, amando uma garota sem ela saber. No dia que criei coragem pra me revelar, eu falava pra ela e ela percebia o meu nervosismo. Era o amor sendo expresso com sentimento.

Anos mais tarde, quando conheci Tânia e mandei um bilhetinho convidando para um encontro, ela veio! Num final de tarde, fazia sol e bastante calor. Nos sentamos ao pé de uma árvore no pátio do Seminário em Campos, e enquanto eu me revelava segurando as mãos dela, eu tremia todo. Ela notou: “Você tá tremendo?” E eu respondi naquela tarde ensolarada: “Não, tô só com frio”. Declaração de amor acompanhada de sentimento.

É o que Jesus tá orientando: amar a Deus com sentimento, com coração, todo o coração!

 

Em seguida, Jesus diz: “Ame a Deus de toda a sua alma”.

A alma, sabe, é o lugar das decisões. Alguma vez você já decidiu fazer uma coisa, mesmo que suas emoções não ajudassem? Muitas vezes.

Você passa em frente a uma vitrine, o sentimento diz: “Compra! Compra!” Mas você não compra. O que houve? A sua alma decidiu. Sim, a alma é o lugar das decisões, ali está a capacidade de decidir.

Jesus está dizendo: “Ame a Deus com decisão, não ame com base nas suas emoções”. Porque tem dias, você estará triste, desanimado, abatido... então, não ame a Deus baseado nas suas emoções, ou seja, mesmo quando estiver abatido ou desanimado ou triste, ame a Deus por decisão e não por vontade ou emoções.

Tem crentes, você pergunta na rua: “Vamos ao culto, celebrar a Deus?” E muitas vezes a resposta é: “Não sei, tô tão desanimado hoje”.

Não é assim que Deus espera ser amado. Jesus falou que é preciso amar a Deus de toda a alma, ou seja, apesar do desânimo, apesar do cansaço, apesar de estar abatido, você decide: “Eu vou amar a Deus hoje, indo ao culto da igreja”.

Depois, Jesus diz: “Ame a Deus de todo o seu entendimento”. Deus quer que O amemos com entendimento.

Amar a Deus com entendimento significa conhecer Deus, saber o que é da vontade dEle, saber o que agrada a Ele e o que não agrada.

Experimenta perguntar pra uma pessoa: “Você pode pode me explicar porque você ama a Deus?” E se a pessoa não estiver amando a Deus com entendimento, a resposta dela denunciará, porque vai ser uma resposta genérica: “Ah! Eu amo a Deus porque é bom, é o certo, né?” E você percebe que é sem entendimento, que a pessoa não tem nada pra falar sobre Deus porque não conhece nada sobre Ele.

Então, se você faz assim, você não está amando a Deus de verdade. Você só se sente bem com Deus.

Para amar a Deus com entendimento, a pessoa precisa conhecer Deus, saber verdades sobre Ele, coisa que se consegue lendo a Palavra e praticando TSD - Tempo Sozinho com Deus, diariamente.

E Jesus também fala: “Ame a Deus de todas as suas forças”.

Ter força é necessário pra podermos interagir com o mundo à nossa volta. É preciso energia, empenho, porque você vai ter que estudar, vai trabalhar, vai ter que se especializar em alguma coisa.

E tem que ter força pra isso, porque vai ter estrada, vai ter que dormir tarde, vai ter que acordar cedo, vai ser difícil...

Jesus está falando: “Não meça esforços quando se trata de amar a Deus”. Amar a Deus com todas as suas forças, significa amar, mesmo quando for difícil, mesmo quando você estiver na luta, na maior prova, sendo até corrigido ou disciplinado por Deus, você deve amá-Lo! Isso requer força, requer energia.

 

Então, veja: Deus pede não somente um amor de coração, alma, entendimento e forças, mas também pede um amor de todo coração, de toda alma, de todo entendimento e de todas as forças!

Deus não quer uma manifestação de amor parcial. Ele não merece e, realmente, nada satisfaz a Deus, a não ser o amor total, completo, de cada parte do nosso ser... é preciso amar a Deus de todo o nosso ser!

Então, esse mandamento revela não somente o que temos que fazer (amar a Deus), mas principalmente, a intensidade com que devemos fazer: é amar a Deus de todo o nosso ser: coração, alma, entendimento e forças.

Amado, se você quer mudar a maneira como você tem se relacionado com Deus, o seu plano precisa incluir esses quatro elementos: todo o seu coração, toda a sua alma, todo o seu entendimento e todas as suas forças.

Enquanto você ficar falando que ama a Deus (principalmente quando canta), mas o seu ser não está completamente mergulhado nisso, você ama a Deus só de conversa.

E se você não está sentindo nada quanto ao modo de se relacionar com Deus, de forma a tomar uma decisão hoje com respeito a isso, você também não verá mudança nenhuma na sua vida, porque esse é o seu relacionamento mais importante, primeiro com Deus, depois com os outros.

 

Então, como você pode começar a amar a Deus com seu coração, alma, entendimento e forças? Você precisa dar passos práticos de ação, porque se não, amar a Deus continuará sendo apenas conversa.

Eu quero te propor uma ação prática, que você pode executar, a partir de hoje, para cada elemento do seu ser.

Mas preste atenção: você precisa escolher fazer coisas diferentes do que tem feito. Se você fizer, eu te garanto, você começará a perceber uma mudança para melhor na sua vida, nos seus relacionamentos.

Aqui está um passo prático para começar a aventura de amar a Deus de todo o seu coração: Converse com Deus em voz alta e com sentimento.

A maioria das nossas orações particulares, quando a gente tá sozinho, é silenciosa; nós falamos as palavras só na mente.

Não é errado orar dessa forma, mas, se você quer realmente pôr o seu coração, você precisa orar em voz alta. Não tô falando pra você suspender a voz e orar aos gritos: “Meu Deus, meu Pai!”

Não, tente falar com Deus no mesmo volume de voz que você usa para falar com uma pessoa, quando tem uma conversa com ela na sala da sua casa, no quarto ou dentro do carro.

E ao falar com Deus em oração, conta pra Ele os seus sentimentos. Nos Salmos de Davi, vemos muito isso!

Davi está diante de um problema e começa a derramar o coração diante de Deus. E ele fala a Deus com a emoção da hora. E antes de chegar ao fim do Salmo, podemos ver como o coração de Davi se encheu de paz. Os problemas ainda estão lá, mas o coração recebeu paz.

 

Irmão, alguns de nós vivem com o coração aflito sobre uma questão por 20 ou 30 anos, e Davi, com 20 ou 30 minutos em oração, tem o coração cheio de paz!

Siga o exemplo de Davi: 

1) Ore com sentimento.

Como podemos orar com mais sentimento? Aqui estão sete coisas que você pode fazer:

Fale com Deus sobre os seus sentimentos.    

No Sl 6.6, Davi falava para Deus: “Estou exausto de tanto gemer; à noite inundo a cama de tanto chorar, e de lágrimas a encharco” (NVT).    

 

2) Fale com Deus sobre as suas fraquezas.    

No Sl 25.16, vemos Davi fazendo isso: “Volta-te para mim e tem misericórdia, pois estou sozinho e aflito” (NVT).  

 

3) Fale com Deus sobre os atributos dEle.    

Ao orar, é encorajador falar com Deus sobre os atributos que, reconhecidamente, só Ele tem. Olha o exemplo de Davi no Sl 24.8: “Quem é o Rei da glória? O SENHOR, forte e poderoso. O SENHOR, invencível nas batalhas” (NVT).

Meu irmão, qual o coração que não se aquieta, que não se enche de paz ao mencionar que Deus é o Rei, o Soberano, forte e poderoso, invencível?

 

4) Conte a Deus os seus medos.    

Olha o Sl 55.5, o que Davi falou: “Sou tomado de medo e pânico, e não consigo parar de tremer” (NVT). Meu Deus! Davi estava sendo mesmo muito sincero.

 

5) Derrame diante de Deus os desejos do seu coração.

É legítimo fazer isso. O que você deseja muito receber de Deus? Conte o desejo do seu coração para Ele!

No Sl 38.9, lemos de Davi orando: “Tu conheces meus desejos, Senhor, e ouves cada um de meus suspiros” (NVT).

 

6) Admita os seus pecados diante de Deus francamente e expresse isso com emoção.

O salmista Davi, lemos dele no Sl 38.17-18: “Estou à beira de um colapso; enfrento dor constante. Confesso, porém, minha culpa; sinto profundo lamento do que fiz”.

 

7. Diga em voz alta o que você crê ser verdade.

No Sl 18.1-2, lemos de Davi fazendo estas declarações: “Eu te amo, SENHOR; tu és minha força. O SENHOR é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus é meu rochedo, em quem encontro proteção. Ele é meu escudo, o poder que me salva e meu lugar seguro” (NVT).

Amado, com base nisso, comece nesta semana mesma!

 

Entra no quarto, fecha a porta, desliga o celular, e fala com a Deus: "Senhor, o que tá doendo dentro de mim neste momento, é o seguinte...” e vai falando, vai conversando com Deus em oração.

Ame a Deus de todo o seu coração.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 27/11/2016.

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page