top of page

A PARÁBOLA DA RECEPÇÃO

Marcos 4.1-20

 

Mais uma vez, Jesus começou a ensinar à beira-mar. Em pouco tempo, uma grande multidão se juntou ao seu redor. Então ele entrou num barco e sentou-se, enquanto o povo ficou na praia. 2 Ele os ensinou contando várias histórias na forma de parábolas, como esta:
3 “Ouçam! Um lavrador saiu para semear. 4 Enquanto espalhava as sementes pelo campo, algumas caíram à beira do caminho, e as aves vieram e as comeram. 5 Outras sementes caíram em solo rochoso e, não havendo muita terra, germinaram rapidamente, 6 mas as plantas logo murcharam sob o calor do sol e secaram, pois não tinham raízes profundas. 7 Outras sementes caíram entre espinhos, que cresceram e sufocaram os brotos, sem nada produzirem. 8 Ainda outras caíram em solo fértil e germinaram, cresceram e produziram uma colheita trinta, sessenta e até cem vezes maior que a quantidade semeada”. 9 Então ele disse: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça com atenção!”.
10 Mais tarde, quando Jesus estava sozinho com os Doze e os outros que estavam reunidos ao seu redor, perguntaram-lhe qual era o significado das parábolas.
11 Ele respondeu: “A vocês é permitido entender o segredo do reino de Deus, mas uso parábolas para falar aos de fora, 12 de modo que:
‘Mesmo que vejam o que faço, não perceberão, e ainda que ouçam o que digo, não compreenderão.
Do contrário, poderiam voltar-se para mim, e ser perdoados”.
13 Então Jesus disse: “Se vocês não entendem o significado desta parábola, como entenderão as demais? 14 O lavrador lança sementes ao anunciar a mensagem. 15 As sementes que caíram à beira do caminho representam os que ouvem a mensagem, mas Satanás logo vem e a toma deles. 16 As que caíram no solo rochoso representam aqueles que ouvem a mensagem e, sem demora, a recebem com alegria. 17 Contudo, uma vez que não têm raízes profundas, não duram muito. Assim que enfrentam problemas ou são perseguidos por causa da mensagem, cedo desanimam. 18 As que caíram entre os espinhos representam outros que ouvem a mensagem, 19 mas logo ela é sufocada pelas preocupações desta vida, pela sedução da riqueza e pelo desejo por outras coisas, não produzindo fruto. 20 E as que caíram em solo fértil representam os que ouvem e aceitam a mensagem e produzem uma colheita trinta, sessenta ou até cem vezes maior que a quantidade semeada”. Marcos 4:1-20

 

Aqui está uma das Parábolas contadas por Jesus, a Parábola do Semeador.

É uma parábola famosa, bonita, profunda e cativante. Mas, você sabe o que é uma parábola? Te dou uma dica negativa: não tem nada a ver com antena parabólica.  

 

Parábola é tradução do grego “parabolê” que significa “colocar coisas lado a lado”. O prefixo grego é usado na palavra “paralelo”. Lembra do trilho de trem, uma linha ao lado da outra. Pensa também naquela pedra de granito, o paralelo. Na pavimentação das ruas, é uma fileira de pedra colocada ao lado da outra.

 

Esse é o sentido da palavra “parábola”. A parábola é uma história que coloca duas coisas em paralelo, isto é, uma ao lado da outra.

 

E com um objetivo! O propósito da parábola é ajudar no entendimento de uma verdade moral ou espiritual.

 

Jesus fez muito uso de parábolas em Seus ensinamentos. Por que será que Jesus usava essas histórias?

Jesus usava as parábolas por três razões, com certeza. Primeira: para facilitar a compreensão.

 

Muitas vezes, quando uma verdade nos é ensinada, podemos ter alguma dificuldade em aprender; mas, quando esta verdade vem acompanhada de um exemplo, fica mais fácil.

 

A segunda razão porque Jesus gostava de usar parábolas, é que isso facilitava a memorização.

Ninguém consegue lembrar de tudo que ouve. Por exemplo, Jesus pregou o Sermão da Montanha e na conclusão, Ele desejou que todos se lembrassem da Sua Palavra.

 

Aí, Ele contou uma parábola: dois homens construíram suas casas; um construiu sobre a areia e outro construiu sobre a rocha e, cada casa  teve um destino diferente quando veio a tempestade.

 

Professores e pregadores, fazem muito uso de histórias assim e pela mesma razão. Talvez você não consiga lembrar do sermão inteiro ou da aula toda, mas quem esquece uma boa historinha?

 

Outro dia eu fiquei impressionado. Faz mais de quatro anos que, pregando, eu contei do agrado esquisito que uma senhora de Ribeirão Preto-SP me fez, quando pastor lá, eu fui em visita à casa dela. E outro dia alguém estava aí, lembrando desse caso. Isso é muito interessante!

 

E Jesus usava as parábolas por uma terceira razão: elas serviam tanto para esclarecer uma verdade quanto para ocultar uma verdade.

Pessoas de boa vontade, compreendiam a vontade de Deus através das histórias que Jesus contava. Mas, aquelas pessoas de má vontade, que se achavam muito inteligentes e conhecedoras, essas ficavam decepcionadas porque ouviam e não entendiam. Até criticavam Jesus, dizendo: “Você não sabe o que fala” e desprezavam os ensinos dEle.

 

Por isso que Jesus costumava falar: “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Agora, por que nos ocupar hoje em dia, em estudar as parábolas que Jesus contou há 2.000 anos atrás? Hoje vivemos na era do computador, dos smartphones, da Nasa. Por que estudar as parábolas de Jesus que são lá do início do primeiro século?

Ouça: apesar delas terem mais de dois mil anos, não são histórias antiquadas, ultrapassadas. As parábolas tratam de assuntos espirituais válidos ainda hoje!

 

Preste atenção: Se daqui a 100 anos Jesus não tiver voltado, daqui a 100 anos é ano 2120, pois o ser humano poderá ser visto, lendo as histórias que Jesus contou e aprendendo com elas.

 

Nesta Parábola do Semeador, uma coisa muito interessante, é que o semeador é o mesmo, a semente lançada também é da mesma espécie. Mas, o resultado é diferente.

Essa parábola fala sobre o tipo de ser humano ou terrenos do coração, que recebe a Palavra de Deus.

 

Nessa história, Jesus é o Semeador e a semente é a Palavra de Deus. No v.14, Jesus deixa isto bastante claro: O Semeador semeia a Palavra.

 

Então, qual é a semente? A Palavra de Deus. E Jesus está interessado em ensinar sobre como a Palavra de Deus deve ser recebida no nosso coração.

 

Podemos dizer que esta é a parábola da recepção. De que modo você recebe a Palavra de Deus no seu coração?

Por exemplo, nessa hora, a Palavra de Deus está sendo pregada. De que modo você recebe a Palavra de Deus no seu coração?

 

Porque, nem todos recebem do mesmo jeito. Nessa história, Jesus fala que existem alguns perigos que nós corremos.

 

O primeiro desses perigos, é ter um coração orgulhoso.

Jesus fala do coração duro e, pra facilitar o entendimento, Ele conta do terreno da beira da estrada.

 

Esse tipo de terreno é endurecido, socado; de tanto as pessoas passarem por ele, o chão ficou batido, duro como o cimento da calçada ou como o asfalto da rua.

 

Então, o semeador lançava a semente e as que caíam sobre esse tipo de terreno endurecido, já era; os passarinhos vinham e comiam a semente.

 

Jesus diz que esta situação é a mesma que acontece com o coração duro.

A semente da Palavra de Deus que cai num coração endurecido, logo é bicada pelo inimigo da nossa alma. O diabo tira fora a Palavra que foi semeada, porque o coração orgulhoso é como chão batido, duro.

 

A substância mais dura da natureza é o diamante. Porém, em 2015, cientistas apresentaram uma estrutura de carbono, que dizem eles, ser ainda mais dura que o diamante: Mas, quem faz essa afirmação, devia conhecer primeiro, o coração de algumas pessoas. Tem gente de coração ainda mais duro do que o diamante ou essa estrutura de carbono.

 

Por exemplo, a Bíblia diz que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Quando essa Palavra cai num coração duro, ela quica e o diabo tira fora.  

 

Nosso coração pode ficar endurecido; pode se endurecer por causa de alguma mágoa, se endurecer por causa de alguma revolta, se endurecer por causa de alguma decepção.

 

E principalmente, se endurecer por causa do orgulho, da soberba.

 

E tem uma coisa muito séria a respeito do orgulho: a capacidade de nos enganar.

Você conhece alguma pessoa orgulhosa que sabe que é orgulhosa? Difícil. Pessoas orgulhosas acham que são normais. Elas dizem: “Orgulhoso, eu? Imaginação sua!”

 

Se alguém falar que você é orgulhoso, considera, porque você pode ser sem saber.

 

Quando a Palavra de Deus chega para um coração orgulhoso, a pessoa diz: “Não, isso aí não é para mim; Palavra de Deus? Eu não preciso disso, não”. Por que a pessoa fala assim? Por causa do orgulho; o terreno do coração ficou endurecido.

Aí, a Palavra de Deus não pode criar raízes; e é por essa razão que muitos saiem do culto do mesmo jeito que entraram.

 

Você precisa vigiar o coração contra o orgulho. Não deixe que a amargura, a decepção, os problemas da vida, endureça a sua alma, porque se isso acontecer, a Palavra de Deus, que abençoa tanta gente, será tirada pelo diabo, do mesmo modo como os passarinhos tiraram a semente aqui da história contada por Jesus.

 

Então, esse é o primeiro perigo que a gente corre; o perigo de ter um coração duro. A pessoa ouve a Palavra de Deus, ouve, ouve, ouve e nada acontece na sua vida, porque a Palavra não fincou raízes, não permaneceu.

 

O segundo perigo que Jesus diz que a gente corre, é o perigo da fé rasa, superficial, fé só pro gasto.

Jesus disse, lemos no v.16, que tem pessoas que ouvindo a Palavra, logo a recebem e recebem com alegria.

 

Mas, são de pouca duração. Quando vem uma luta, uma perseguição por causa da Palavra, o que acontece? Essas pessoas se escandalizam e páram. Elas são tipo fogo de palha. Palha pega fogo facinho, facinho, mas dura pouco tempo. Há pessoas assim, cheias de entusiasmo no começo da sua fé, mas não vão adiante.

 

Essas pessoas, Jesus disse, ouvindo a Palavra de Deus (o Evangelho), recebem com alegria: abraçam a obra de Deus, chegam junto nas atividades da igreja... mas é fogo de palha. A fé é rasa, quando vem os problemas, as perseguições, as dificuldades, quem tem um coração desse tipo se escandaliza por qualquer coisa e desiste.

 

Quantas pessoas que um dia já participaram da igreja e não participam mais! Quantos que um dia estavam animados com Jesus, e hoje estão frios na fé e afastados!

Vieram as dificuldades e porque o terreno do coração é raso, a Palavra de Deus não criou raízes; o vendaval de problemas (que acontecem) veio, e a pessoa não conseguiu se manter firme na fé.

 

É comum encontrar pessoas que falam: “Eu não vou mais pra igreja, cansei de problema. Comecei indo na igreja e aí, em vez da minha vida melhorar, piorou; me apareceu um monte de pobrema”.

 

Ora, sabe quem é que coloca problemas na vida da gente? É o diabo. O propósito dele é nos roubar, matar e destruir. E você vai deixar? É melhor fazer resistência agora, do que estar na residência do diabo depois na eternidade.

 

E Jesus está falando aqui sobre isso, sobre a fé que na hora da dificuldade, se mostra superficial. Não aguenta o tranco.

 

“Ah! Eu vou largar mão da igreja. Você num viu? Flordeliz, não é flor que se cheire, tá incriminada, acusada de mandar matar o marido. O pastor Everaldo é preso por esquema de corrupção no Estado do Rio de Janeiro. Não dá pra mim, não; vou parar com a igreja”. Fé rasa.

 

O terceiro perigo que a gente corre é o perigo de estabelecer prioridades erradas.

Aqui na parábola que Jesus contou, esse perigo é ilustrado pela semente que caiu entre os espinhos.

 

No v.19 lemos de pessoas que ouvem a Palavra, recebem a Palavra, mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça de outras coisas, presentes no coração da pessoa, sufocam a Palavra e ela fica infrutífera.

 

Então, três perigos: o primeiro é: “Não vou nem entrar pra igreja”, porque o coração está endurecido de orgulhoso, não chega a crer na Palavra.

 

O segundo perigo é o seguinte: já participou da igreja, mas vieram as pressões e não aguentou, fé rasa, saiu da igreja.

 

O terceiro perigo é: a pessoa está dentro da igreja, se tornou membro, participante dos cultos, mas está dividida, com prioridades erradas, porque tem espinhos crescendo no coração e eles sufocam a fé da pessoa.

 

Uma boa pergunta nesta altura, é: Que espinhos são esses que sufocam a fé? Jesus mostra no v.19: são os cuidados desse mundo, a sedução das riquezas e a cobiça de outras coisas.

A pessoa fica dividida com o coração assim. A Palavra de Deus começou a crescer dentro dela, mas junto com o Evangelho, tá crescendo o namorado, a carreira profissional, os estudos, o trabalho, o dinheiro...

 

Nenhuma dessas coisas são ruins ou proibidas. Mas, quando elas concorrem com a fé, ficam competindo com a fé, elas se transformam em espinhos.

 

O segredo é não permitir que as atrações deste mundo, as delícias da riqueza, a busca do êxito, a sedução das coisas boas. sufoquem a fé.

 

No bairro onde eu moro, tem igrejas bem próximas. Eu ficava maravilhado de ouvir os ensaios do grupo de louvor nos Sábados à tarde, que vinha de uma dessas igrejas. Havia uma moça que cantava com uma voz linda, abençoada e apreciada por todos. Todo Sábado e todo Domingo, ela cantava e participava daquela igreja. Passado um tempo, percebi que não se ouvia mais o canto daquela moça. Havia deixado a igreja.

 

O que teria causado isso? O namoro, as amizades, a sedução das coisas boas? Não sei, mas quantos que sofrem aquilo que Jesus fala no livro do Apocalipse, Se referindo a uma igreja: “abandonou o amor que tinha no princípio” (Ap 2.4 NVT).

 

Você pode dizer com sinceridade, que ama a Jesus com a mesma força amor que tinha no começo?

Talvez você tenha deixado que espinhos crescessem no seu coração e eles acabaram sufocando a sua alma e a sua fé mingou, não produziu frutos.

 

Lemos no v.7 que a semente caída entre os espinhos, é sufocada e acaba não dando fruto.

 

O primeiro coração estava duro, o segundo coração estava superficial, e o terceiro coração estava dividido, sufocado.

 

Mas, tem um outro tipo de coração, diferente, e que a gente pode ter! É o coração solo bom, fértil, que recebe a Palavra de Deus e que dá resultados, porque a fé frutifica!

No v.20 Jesus fala sobre esse coração: “os que ouvem e aceitam a mensagem e produzem uma colheita trinta, sessenta ou até cem vezes maior que a quantidade semeada”. Recebeu a Palavra de Deus da forma correta, o resultado é que a fé dessa pessoa produz fruto com fartura.

 

Que fruto é esse? Se dermos uma boa recepção à Palavra de Deus em nosso coração, vão acontecer três coisas.

Primeira, nós vamos alcançar a salvação da nossa alma, o perdão dos nossos pecados; nosso nome vai ser escrito no livro da vida.

 

Segunda coisa que vai acontecer se você receber bem a Palavra de Deus: você vai passar a ter um relacionamento mais íntimo, mais de perto, com Jesus.

 

Enquanto tem gente que conhece Jesus só pelos filmes, só pelas páginas da Bíblia, só pelas histórias que são contadas, você vai conhecer Jesus mais profundamente. Como Jó, que disse assim: “Antes, eu só te conhecia de ouvir falar; agora, eu te vi com meus próprios olhos” (Jó 42.5). É isso que Jesus quer ter comigo e com você: uma relação pessoal.

 

A terceira coisa que vai acontecer é que passaremos a ter uma vida abençoada e produtiva.

Jesus contou que quando a semente caiu em terra fértil, coração feito terra boa, uma colheita maravilhosa foi produzida.

 

Deus pode fazer grandes e tremendas na nossa vida e através da nossa vida, quando nos entregamos a Ele de todo o coração.

 

Conclusão

Esta Parábola do Semeador é uma história sobre a recepção da Palavra de Deus no coração humano.

Que você receba a Palavra de Deus como solo bom, terra fértil que recebe a semente e ali ela cresce.

 

Talvez, essa não seja a primeira vez que você ouve uma pregação da Palavra de Deus. Mas, que essa, seja a primeira vez em que você receba a Palavra de Deus de um jeito diferente, com o seu coração aberto, desejoso de fazer a vontade de Deus.

 

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 6.09.2020

Fonte: Marcelo Aguiar

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page