top of page

O QUE É QUE VOCÊ QUER QUE EU FAÇA?

Lucas 18.35-43

 

35 Jesus já estava chegando perto da cidade de Jericó. Acontece que um cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. 36 Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que era aquilo. 37 —É Jesus de Nazaré que está passando! —responderam. 38 Aí o cego começou a gritar: —Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim! 39 As pessoas que iam na frente o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca. Mas ele gritava ainda mais: —Filho de Davi, tenha pena de mim!

40 Jesus parou e mandou que trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: 41 —O que é que você quer que eu faça? —Senhor, eu quero ver de novo! —respondeu ele.

42 Então Jesus disse: —Veja! Você está curado porque teve fé. 43 No mesmo instante o homem começou a ver e, dando glória a Deus, foi seguindo Jesus. E todos os que viram isso começaram a louvar a Deus.

Quero que você imagine por um momento que está diante de Jesus. Você olha para o rosto dEle e pode sentir o olhar dEle e aí Ele pergunta: "O que você gostaria que eu fizesse por você?" O que você responderia para Jesus?

Talvez você dissesse: "Ah! Eu quero que o Senhor mude as coisas para mim, porque eu não tenho andado muito legal ultimamente”. Ou talvez você responderia: “Senhor, eu quero um emprego melhor, uma saúde melhor ou uma condição financeira melhor”. O que você responderia para Jesus?

 

O texto que lemos nos conta de um dia em que um certo homem esteve diante de Jesus e o Senhor perguntou para ele: "O que você quer que eu faça por você?" Vamos ver como esse homem respondeu?

 

A primeira informação é que ele era cego, não enxergava. Nesta noite aqui eu constato que essa não é a condição de nenhum de nós. Todos enxergamos.

Mas, pode ser que no campo da vida espiritual, há verdades que você não enxerga porque não consegue enxergar. Na verdade, essa é a condição espiritual de todos da raça humana desde que pecou.

 

Portanto, espiritualmente falando, somos como um cego. Então, temos algo em comum com o personagem cego aqui do texto.

 

O encontro dele com Jesus se deu no meio do caminho. Hoje você pode ter um encontro com Jesus no meio da sua dor, da sua lágrima... Jesus estava indo e parou, ordenou que o cego fosse trazido até para perto dEle.

 

Isto representa um ponto importante, mostra que Jesus Se importa com a condição das pessoas. Então Jesus perguntou: "O que você quer que eu faça por você?"

Pense nisso por um momento. O que uma pessoa cega mais poderia desejar? Poder ver, é claro! 

 

E foi o que esse homem disse: "Senhor, eu quero ver". Jesus respondeu: " Veja! Você está curado porque teve fé”. Instantaneamente ele recuperou a visão e começou a seguir Jesus.

 

Ah! Se você tiver fé em Jesus esta noite, coisas tão extraordinárias você irá experimentar!

 

Nossa resposta a essa pergunta de Jesus pode ser muito reveladora.

Uma brincadeira típica das crianças é mais ou menos assim: se existisse um gênio tipo o da lâmpada de Aladim, que três desejos você pediria para ele satisfazer? Sendo muito esperto, você diria: “Meu desejo é que você me conceda todos os meus desejos!” Na infância, acreditamos que a felicidade consiste em ter tudo o que desejamos.

 

Mas, vamos crescendo e descobrimos que não é assim. Será que estamos vendo Deus como o gênio da lâmpada? Alguém que nos dê tudo o que queremos? 

 

Uma coisa é certa: Podemos ter mais alegria fazendo a vontade de Deus do que em ter Deus fazendo a nossa vontade.

 

Mas, Jesus perguntou ao homem cego: “O que você quer que Eu faça por você?”

Vemos na atitude dele algumas coisas importantes. A primeira coisa é que ele grita. O que isso ensina? Vontade de ser atendido. 

 

Às vezes oramos sem paixão, sem desejo, só por orar. Ah! Nós devíamos orar com força, com garra, com vontade de ser atendido.

 

Sabe, Deus escuta e responde às orações! Isso não tem a ver com o volume da nossa voz, mas com a nossa vontade de ser atendido.

Você faz esse tipo de oração, intensa, clamorosa? Seu coração está envolvido?

 

A segunda coisa que vemos nesta história é que quando Jesus pergunta o que o cego quer, ele responde com um pedido: "Eu quero ver". Resposta simples e clara. E nós, pedimos com clareza?

O apóstolo Tiago escreveu: "pedem e não recebem, porque pedem mal" (Tg 4.2).

 

Às vezes pedimos, mas fazemos de uma maneira tão vaga... Por exemplo, pedimos a Deus que nos abençoe. É muito vago porque as bênçãos são inumeráveis! A forma como o cego orou foi concreta e específica, ele disse: "Eu quero ver".

 

A terceira coisa que observamos na atitude do cego é que ele confiou.

O título que ele usou para se referir a Jesus - filho de Davi - mostra que ele entendia quem era Jesus, o Messias, e reconheceu que estava diante dEle, Jesus, o Salvador.

 

E o cego entregou-se. Quando foram buscá-lo para chegar até Jesus, ele não fez resistência.

 

Alguns fazem. “Vamos ouvir a Palavra de Deus? - Não. Vamos seguir a lei de Deus? – Não”.

 

O cego não fez corpo duro e Jesus disse para ele: “A tua fé te salvou”. A fé que o cego demonstrou ter em Jesus, moveu a mão de Deus e trouxe cura para a vida dele.

 

Você realmente confia em Deus quando ora? Confia ao ponto de entregar sua vida para Deus dirigir?

 

Vemos mais uma coisa aqui: o que o cego fez depois que recebeu o que havia pedido? Ele começou a glorificar, a honrar a Deus.

É bom perguntar quando oramos: O que estou pedindo honra a Deus ou atende somente aos meus desejos egoístas?

 

E quando recebemos de Deus, devemos comemorar, celebrar, agradecer.

 

CONCLUSÃO

“O que você quer que Eu faça por você?” Jesus pergunta.

Jesus está aqui. O que você precisa que Jesus faça por você?

 

Você somente deve reconhecer que Ele é o Filho de Deus, o Salvador, e entregar sua vida para Ele dirigir, governar.

 

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 25.07.2021

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page