top of page

COM FERA NÃO SE BRINCA

Gênesis 4.7

 

“...saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo” – NVI.

 

O reino animal com sua grande biodiversidade é possuidor de uma lista de verdadeiras feras: ursos, crocodilos, rinocerontes, felinos, serpentes... é uma lista digna de respeito!

Mas, há uma fera mais feroz que ameaça a segurança da sua vida e da sua família, que não está catalogada no reino animal, mas no reino espiritual.

É uma fera que pode destruir casamentos, destruir empregos, destruir amizades, destruir vidas, ao ponto de mandar suas vítimas para o inferno. Essa fera é mais perigosa que um leão selvagem ou do que aquelas víboras venenosas.

No entanto, nós, seres humanos, costumamos brincar com esta fera.

 

O que eu quero dizer? O que é essa fera que nos fascina e nos destrói? É o pecado.

Hoje em dia, a maioria dos humanos, não levamos o pecado muito a sério. Ele nos parece inofensivo, parece pouca coisa, parece como um erro sem gravidade que todos cometemos e que é natural. Nós não entendemos a gravidade do pecado.

Porém, o pecado é algo tão sério que o Filho de Deus, Jesus Cristo, teve que Se esvaziar da Sua glória e descer do céu e vir a morrer numa cruz para resolver os problemas que o pecado causou.

Se a solução não tivesse sido tão cara, o problema não seria tão grande. Mas custou a vida do Filho de Deus, porque o pecado é o maior problema que você e eu enfrentamos no dia a dia. É uma fera que não dá sossego.

 

Veja o que está escrito na Palavra de Deus, em Colossenses 3.6-10: “5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. 6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, 7 as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. 8 Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. 9 Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas 10 e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.” – NVI.

Nesta parte da Bíblia, Deus está mencionando coisas que são tão sérias, porque diz que elas trazem a ira de Deus sobre os que as praticam.

O texto também diz que pela fé em Jesus, recebemos uma nova natureza, diz que entramos numa nova vida – porque como crentes em Jesus, fomos revestidos de uma nova natureza; antes éramos somente criaturas de Deus, porém com a conversão, nos tornamos filhos de Deus.

A partir disso, portanto, somos chamados a viver nessa nova vida. Não devemos mais seguir os velhos costumes de quando éramos praticantes dessas coisas.

 

Então, a Bíblia diz que a vitória é possível. Podemos experimentar o poder libertador de Jesus em nossas vidas para viver em crescente santidade.

Você quer fazer isso? Você quer aprender a vencer o pecado?

Se você está interessado em começar esta jornada de vitória, volte comigo para o início das Escrituras. No livro de Gênesis, o primeiro da Bíblia, está escrito sobre os nossos antepassados, o primeiro homem e a primeira mulher da história. Vamos ler Gn 4.1-5:

“1 Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Disse ela: "Com o auxílio do Senhor tive um filho homem". 2 Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor.

3 Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, 5 mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou” (NVI).

 

Vamos ver o que acontece nesses versos. Caim e Abel, os dois primeiros irmãos da história da humanidade, estão trabalhando, cada um na sua própria profissão. Caim é agricultor e Abel é pastor de ovelhas.

Aí, chega a hora de dar a oferta ao Senhor, e a oferta de Abel é aceita, enquanto que a de Caim não é. Deus a rejeita.

Por que Deus rejeitou a oferta de Caim? Algumas pessoas acreditam que foi porque não foi um sacrifício de sangue. No entanto, quando lemos com atenção, percebemos que o que eles deram não foi um sacrifício, mas uma oferta.

E no Antigo Testamento, as ofertas não precisavam ser de sangue; ofertas podiam ser o fruto da terra: os cereais, por exemplo!

Isso significa que o problema com a oferta de Caim não está no que ele ofereceu pra Deus, mas em como ele ofereceu.

Deus não gosta de sobras. Caim separou para ofertar um fruto da terra, alguma das coisas que ele cultivou. Abel já foi na melhor parte, ele “trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho”, como que dizendo: “o melhor, para Deus”.

Deus sempre olha para o coração. A oferta de Caim podia ser de encher os olhos, mas Deus viu que o coração dele não estava certo, não estava com a intenção certa.

Ora, Deus é digno do melhor. Deus sempre deve ser honrado com o primeiro lugar. A gente não paga as contas primeiro e, se sobrar, entregamos o dízimo. A gente não vem aos cultos da Igreja só quando tem um programa diferente. A gente não adora só quando estamos a fim, porque se não temos esta disposição no coração, Deus rejeita.

É por isso que Deus rejeitou Caim e rejeitou a oferta dele porque a motivação do coração dele estava errada.

E como Caim reagiu? Ele ficou bravo. Vamos continuar lendo os versículos 6-7:

“O Senhor disse a Caim: "Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? 7 Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo".

 

Olha essa recomendação do Senhor:9 “o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo” (NVI).

Deus sabia que Caim, com sua desobediência e raiva, havia aberto a porta para o pecado. Ele estava em uma situação perigosa.

Caim atenderia a orientação do Senhor? Ele se arrependeria do pecado? Vamos continuar lendo os versículos 8-16:

“8 Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: "Vamos para o campo". Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.

9 Então o Senhor perguntou a Caim: "Onde está seu irmão Abel? " Respondeu ele: "Não sei; sou eu o responsável por meu irmão? "

10 Disse o Senhor: "O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando. 11 Agora amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão. 12 Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo".

13 Disse Caim ao Senhor: "Meu castigo é maior do que posso suportar. 14 Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará".

15 Mas o Senhor lhe respondeu: "Não será assim; se alguém matar Caim, sofrerá sete vezes a vingança". E o Senhor colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse.

16 Então Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node, a leste do Éden.” (NVI).

A raiva de Caim levou-o a tomar uma atitude precipitada que causaria danos irreversíveis à sua família e à sua própria vida.

Por causa da sua raiva, ele acabou com a vida do seu irmão, Caim matou Abel. Como resultado, ele foi expulso por Deus do contato com a sociedade e foi morar no lado leste do Éden.

 

Vamos refletir sobre essa história por um momento. Primeiro, observe onde esse problema de raiva nasceu. Nasceu do legalismo de Caim.

De fato, Caim, o primeiro assassino da história, é também o primeiro legalista da Bíblia.

O que é legalismo? Consiste em fazer a coisa certa, mas de coração ruim. Consiste em pensar que, fazendo certas coisas por fazer, agradamos a Deus, porque o negócio é fazer.

Tanto Caim quanto Abel deram ofertas ao Senhor, mas Abel fez direito, fez com a motivação certa e agradou a Deus.

Caim deu apenas para cumprir uma obrigação da lei, enquanto Abel deu movido pelo amor e fé obediente. Isto é confirmado por Hebreus 11.4: “Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala”. Foi pela fé – por confiança e por amor a Deus é que Abel deu um sacrifício, uma oferta, melhor do que Caim.

Você tem tido a atitude de Caim? Essa atitude legalista de apenas cumprir uma obrigação, um dever, sem ter o coração nisso?

Amados, Deus tenha misericórdia: que nenhum dos nossos entregue o dízimo por entregar, adore por adorar, venha aos cultos por vir.

Há pessoas que acreditam que, por participar da igreja e fazer algumas coisas próprias de cristão, deixa tudo está bem entre elas e Deus.

Mas, quando Deus não responde as orações que fazem e não manifesta nelas o Seu poder, ficam se perguntando: “Por que, por qual motivo, qual razão”. E a resposta é: fazem por fazer, não fazem por amor.

Por fora, parecem obedecer, mas não tem fé nem amor por trás de suas ações. Isso é legalismo.

Tenha cuidado, porque o legalismo abre a porta para o pecado, como aconteceu na vida de Caim, e o pecado sempre traz consequências ruins. Portanto, primeira lição: tenha cuidado com o legalismo.

 

A segunda coisa que notamos é a orientação de Deus. Deus aconselha Caim a vencer o pecado.

Ele estava com raiva, mas não era tarde demais. Ele ainda podia evitar o desastre, o assassinato, homicídio.

Deus também te chama para vencer o pecado. Pode haver situações em sua vida que, com ou sem razão, te causam raiva, amargura e revolta. Mas ainda não é tarde e você pode ter vitória. Jesus te oferece condição pra isso.

No entanto, Caim não ouviu a voz de Deus. Em vez disso, ele se deixou levar por seus sentimentos de raiva e inveja. Como resultado, ele foi castigado. O pecado produziu frutos ruins. Está escrito que Caim saiu da presença do Senhor e foi para o leste do Éden.

O que havia ao leste do Éden? Ir para o leste, naquela época das Escrituras, indicava rebeldia e castigo.

Quando Adão e Eva foram expulsos do Éden, eles partiram para o leste. Foi daquele lado que Deus colocou anjos querubins guardando o caminho para a árvore da vida (Gn 3.24).

Já ouviu falar da torre de Babel? Quando a humanidade construiu a torre de Babel em desobediência ao Senhor, foi no leste (Gn 11.2 – BV). Ir para o leste na Bíblia, significa partir para a desobediência. O leste era a direção da rebelião e da punição.

Em que direção você está indo? Caim foi levado por sua ira. Para onde a raiva levou Caim? Para o leste. A raiva não produz um bom resultado.

Olha o que está escrito em Tg 1.19-20: “Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. 20 Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova” (BV).

Quando você dá lugar à raiva em sua vida, isso afasta você da bênção e da comunhão com Deus e com os outros. Assim como Caim foi levado para o leste, a ira te tira do mais precioso.

É por isso que é tão importante aprender a resolver a ira em nossas vidas. A raiva ou ira, traz consequências duríssimas se não for resolvida.

 

A primeira coisa que é importante, quando enfrentamos a raiva, é resolvê-la logo. Vamos ler o que diz Ef 4.26-27: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, 27 e não dêem lugar ao diabo” (NVI).

 

O que a Bíblia nos diz sobre a raiva? Que o sol não pode se pôr enquanto estamos com raiva. Se deixarmos a raiva passar a noite, damos espaço ao diabo.

Em um casamento, quando surge um problema, você precisa encontrar a solução antes do final do dia. Um casal não deve se deitar com raiva. Às vezes deita, um vai pro sofá, outro pra cama. Eu já vi uma esposa ir para o capô do carro. É errado. Os problemas precisam ser resolvidos antes que o sol se ponha. Se naquele dia não fizer sol, então, é antes que o dia termine.

Eu quero que você imagine uma cena com você. Digamos que você saia de casa por alguns momentos pra ir à padaria, e você deixa a porta entreaberta, porque a padaria fica perto. Aí, quando você volta para casa, vê que uma cascavel está entrando pela porta da sala.  

O que você vai fazer agora? Alguém vai dizer: “Amanhã, amanhã cedo eu tiro essa cascavel pra fora?” Eu penso que você não faria isso. Claro que não! Você não iria deixar uma cascavel dentro de casa.

É assim que devemos fazer com a raiva! Assim que ela aparecer no coração, você precisa dar um fim nela. Você não pode dizer: “Amanhã cedo eu tiro pra fora”. Você não pode deixar pra outra hora, porque se você não resolver logo, é porta aberta para o inimigo te destruir e te matar.

Quando ficar com raiva, você tem que resolver acabar logo com ela. Não pode deixar para depois.

 

A segunda coisa essencial para combater a raiva é a graça de Deus.

Descobrimos na história de Caim que o legalismo abre a porta para a raiva, mas experimentar em nossas vidas, a graça de Deus, esse é o melhor antídoto para o legalismo que existe.

Pense no amor que Jesus mostrou por você na cruz. Considere o perdão que Deus te deu. Pense no que Deus livrou você de pagar.

Se Deus te perdoou tanto, se Deus deu tanto valor à sua vida e aceitou você como você é, como você pode fazer menos do que mostrar a mesma graça para os outros? A graça para com os outros nasce da graça que recebemos de Deus.

Quero convidar você nesta noite para responder à voz de Deus que o chama para vencer o pecado no poder de Jesus.

Decida hoje que você não deixará a raiva permanecer em seu coração. Decida hoje que você escolherá a graça.

Onde quer que você esteja, fale com o Senhor.

Se você quer oração, siga em frente.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 9/12/2018

 

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page