top of page

COMO A IGREJA CRESCE?

Atos 9.20-31

 

Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus. 21 Todos os que o ouviam ficavam perplexos e perguntavam: "Não é ele o homem que procurava destruir em Jerusalém aqueles que invocam este nome? E não veio para cá justamente para levá-los presos aos chefes dos sacerdotes? " 22 Todavia, Saulo se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que viviam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.

23 Decorridos muitos dias, os judeus decidiram de comum acordo matá-lo, 24 mas Saulo ficou sabendo do plano deles. Dia e noite eles vigiavam as portas da cidade a fim de matá-lo. 25 Mas os seus discípulos o levaram de noite e o fizeram descer num cesto, através de uma abertura na muralha.

26 Quando chegou a Jerusalém, tentou reunir-se aos discípulos, mas todos estavam com medo dele, não acreditando que fosse realmente um discípulo. 27 Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus.

28 Assim, Saulo ficou com eles, e andava com liberdade em Jerusalém, pregando corajosamente em nome do Senhor. 29 Falava e discutia com os judeus de fala grega, mas estes tentavam matá-lo. 30 Sabendo disso, os irmãos o levaram para Cesaréia e o enviaram para Tarso.

31 A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

 

Introdução

Eu trago, hoje, uma palavra curiosa. Se você ainda não faz parte da igreja ou nunca participou de uma, esta palavra é para você. É também para você que participa, mas que nunca se perguntou: como a igreja cresce? Vamos pensar nisso!

Eu soube de uma criança que amava melancia. Um dia ela pensou: “Como seria legal ter a minha própria plantação de melancia!” Aí, na próxima vez que o pai chegou com uma melancia em casa, a criança logo pensou: “Quando a mamãe partir essa melancia, vou pegar algumas sementes e semear no jardim”. E fez isso. Semeou, começou a regar as sementes de melancia e, depois de alguns dias, brotou! A planta de melancia cresceu com força. As folhas se espalharam pelo jardim, uma ramada de quase 20 metros! ...você sabe que melencia não dá em árvore, é uma planta rasteira.

Lindo! Havia apenas um problema: aquela rama de melancia nunca deu melancias. Tinha folhas, mas não florescia e não dava melancias. Mais tarde, a criança soube que não havia adubado a sua planta de melancia. E na falta de fertilizante, a planta cresceu sem dar frutos. O menino havia se esquecido de uma coisa muito importante: melancias precisam não apenas de água, terra e sol; precisam de fertilizante também.

 

Irmãos, assim como uma planta cresce quando recebe cuidados adequados, a igreja também crescerá.

O apóstolo Paulo escreveu na Carta aos Coríntios (1Co 3.9): “Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus” (NTLH). Uma outra versão diz: “somos colaboradores de Deus” (JKA).

Interessante! Deus comanda tudo, mas Ele decidiu nos usar para o crescimento da Igreja dEle acontecer.

Igreja, entenda isso: é o povo de Deus. Igreja não é o prédio. O prédio que chamamos de igreja, na verdade, é onde a igreja se reúne, porque Igreja são pessoas, pessoas que amam a Deus e têm Jesus, o Filho de Deus, como Senhor e Salvador. Se Jesus é o seu Senhor e Salvador, você é Igreja.

E Deus está interessado em que a igreja cresça, porque mais gente sendo igreja é mais gente pro céu e menos gente pr’o inferno. E somos colaboradores de Deus neste projeto. Aleluia!

Isso significa que há coisas que podemos fazer para colaborar com Deus no que Ele está fazendo no mundo.

Essa declaração do apóstolo Paulo é interessante, porque depois que ele se converteu, que ele se tornou cristão, Paulo começou imediatamente a servir a Deus. Ele começou a colaborar com o crescimento da igreja.

 

Vamos ver quais foram os elementos “fertilizantes” que Deus usou da vida de Paulo para fazer a igreja crescer.

Esta não é apenas uma história do passado. Eu creio que Deus quer que usemos esses mesmos elementos para colaborarmos com o crescimento da igreja hoje, com o crescimento da nossa comunidade aqui! Como a igreja cresce?

Então, aqui no texto de Atos 9 está a história. Vamos descobrir o que Deus quer nos falar hoje.

 

A primeira coisa que Paulo fez depois de se tornar cristão, foi compartilhar com os outros sobre Jesus.

Aqui vemos o primeiro elemento: a igreja cresce por meio do testemunho. Testemunho é um depoimento. É falar sobre algo que aconteceu. Então, aconteceu de Jesus transformar a vida de Paulo, e ele começou a contar sobre o que Jesus fez. Isso é testemunho.

E Paulo gostava de ir às sinagogas dos judeus para compartilhar com eles sobre Jesus. As sinagogas existem até hoje. São os lugares de reunião dos judeus. Aí está a foto de uma sinagoga moderna em Israel, é um prédio religioso.

A sinagoga era como que “a praia” de Paulo, porque ele foi treinado como rabino, como professor da religião judaica. Então, a sinagoga era o ambiente dele e foi ali que ele escolheu começar a compartilhar sobre Jesus.

As pessoas que conheceram Paulo do tempo em que ele era Saulo, o perseguidor dos cristãos, ficaram admiradas com a transformação dele. E muitos, muitos mesmos, começaram a seguir a Jesus por causa do testemunho da transformação de Paulo.

E é isso mesmo: Jesus transforma. Ele pode transformar a sua vida! Você só precisa confiar nEle, entregando a sua vida para Jesus dirigir e abençoar.

E se você recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador, faça como Paulo.

Aproveite os lugares que você conhece, lugares aonde você gosta de estar, aonde você se sente a vontade, a sua “praia”, e comece a compartilhar sobre Jesus.

Tem irmão, eu sei, que fica à vontade ao redor de uma churrasqueira. Chame os amigos, sirva os espetos e comece a compartilhar Jesus com eles.

É assim que se começa a fazer discípulos, chamando as pessoas para perto. Isso é relacionamento discipulador. Precisamos ter essa intenção! Você tem?

Anos depois de convertido, Deus chamou Paulo para fazer viagens missionárias, mas, quando ele começou a compartilhar sobre Jesus, foi ali mesmo nas sinagogas de Damasco, na própria cidade dele, no lugar aonde morava.

Comece do lugar aonde você está. Pense nos lugares que você frequenta, nas reuniões de família, de amigos, de colegas do trabalho ou dos estudos.

Como você pode aproveitar essas oportunidades para compartilhar sobre Jesus? Pense numa forma. Deus mesmo vai ajudar você!

 

Outra coisa que vemos no exemplo de Paulo, é que ele dirigiu a atenção das pessoas para Jesus.

Paulo teve uma experiência. Quando ia pela estrada que levava para Damasco, Jesus apareceu para ele. Olha que tremendo!

Paulo até ficou cego por causa do resplendor da glória, da luz de Jesus. Mas, ele foi curado quando um homem chamado Ananias orou por ele. Olha que experiência fantástica que teve o apóstolo Paulo.

Se você tivesse essa experiência no lugar de Paulo, você não acha que contaria para todo mundo, nas conversas com as pessoas, nos grupos de WhatsApp?

“É, mas...”, talvez você diga: “a minha experiência de conversão não é impressionante como a de Paulo. Eu não tive visão de Jesus, eu não perdi a voz, eu não senti nada além do normal”. Tudo bem. Nem todos têm a mesma experiência, mas o fato é que você recebeu Jesus como seu Salvador e Ele está no seu coração agora. Você está salvo do castigo eterno. Deus perdoou seus pecados e você não vai mais para inferno, vai para o céu!

Por isso que Paulo não se prendeu a falar somente da experiência. Ele se concentrou em mostrar, lemos no v.20, que Jesus é o Filho de Deus.

O ensinamento para nós é esse: se Deus fez algo maravilhoso em sua vida, salvado a sua alma, conte aos outros.

Mas não fique preso à história, mostre que Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar.

Alguns de vocês, Jesus ajudou a parar de beber. Então, não fique preso em contar que você parou de beber. Dê honra a Jesus! Mostre que Ele mudou o seu coração, que Ele te libertou da culpa do passado e da vergonha do que fez. Enfatize Jesus.

A igreja cresce quando você dá testemunho, quando você compartilha Jesus com os outros.

No caso da Silvia Ferreira, que foi presidiária por 25 anos, depois moradora de rua e viciada em crack por 14 anos, Jesus usou uma jovem, Fabíola Molulo. Deixa Deus usar você para salvar alguém. É assim que a igreja cresce.

 

O segundo elemento que descobrimos no exemplo de Paulo, é que a igreja cresce quando está unida.

O apóstolo Paulo, não sei se você sabe, mas antes dele ser cristão ele era um perseguidor da igreja, ele perseguia os cristãos e consentia na morte deles. Paulo tinha sido terrível. Se fosse da época dele, ele cantaria Erasmo Carlos: “Eu sou terrível e é bom parar desse jeito me provar”.

Aí, quando ele começou a contar que Jesus era o Filho de Deus, os judeus não gostaram e alguns até decidirem desaparecer com Paulo. Mas ele soube do plano dos judeus e os amigos ajudaram que ele saísse da cidade.

Então, Paulo foi para Jerusalém. Mas, os crentes em Jerusalém, não confiaram em Paulo, acharam que ele era um lobo disfarçado de ovelha, porque até pouco tempo atrás, ele perseguia os crentes.

Então, Barnabé, um irmão de confiança dentro da igreja, acolheu Paulo, defendeu e por fim, a igreja se uniu e ele foi aceito pelos crentes em Jerusalém.

Mas, como a história do cristianismo teria sido diferente se isso não tivesse acontecido!

Pense em tudo o que Paulo fez: nas igrejas que ele iniciou, nas cartas do Novo Testamento que ele escreveu. Se os irmãos que se uniram, não tivessem acolhido Paulo, a história teria sido diferente.

Ah! Irmãos, quantas oportunidades são perdidas por causa da falta de união. Quando nos distanciamos uns dos outros por causa de mal-entendidos, por causa de erros cometidos – a igreja perde os pés, não pode avançar, porque precisamos uns dos outros.

Os irmãos de Jerusalém, até tinham razões pra duvidar de Paulo, porque a fama dele era de sanguinário, de perseguidor da igreja.

Mas, Barnabé reconheceu que Deus queria que eles se unissem para colaborar com o crescimento da igreja.

Deus também está chamando você para encorajar a união dos irmãos. Então, sentiu a falta de alguém? Liga, manda uma mensagem, procura aquela pessoa!

A igreja só cresce quando está unida. Precisamos de mais “Bernabés” e de “Banabelas” no nosso meio.

 

O terceiro elemento de crescimento que vemos no exemplo de Paulo, é encontrado no último verso: a igreja cresce quando vive no temor do Senhor, fortalecida e dirigida pelo Espírito Santo.

Hoje em dia não se fala muito sobre o temor do Senhor. O mais comum é pensar no Senhor como amigo, nosso amigo.

Ele é, mas, é preciso ter um temor pelo Senhor. Ele é a Autoridade máxima que pode nos remover desse mundo que Ele criou.

Precisamos respeitar o Senhor. E ter temor a Deus significa precisamente isso; não é ter medo dEle, é ter respeito a Ele.

E quando tememos o Senhor, fugimos do pecado. Quando tememos o Senhor, obedecemos a Sua Palavra. Quando tememos o Senhor, vivemos em humildade.

E, sabe, quando tememos o Senhor,  olha o que está escrito (Is 64.4): “Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam” (NVI).

Quando tememos o Senhor, Ele trabalha para aqueles que nEle esperam. Esta é a melhor notícia de todas.

Se você teme ao Senhor, Ele trabalha a seu favor. E o trabalho de Deus é contínuo. Ele não pára porque também não se cansa. Ele é o Deus todo poderoso!

O trabalho de Deus também é de qualidade. Quando toda a criação foi feita e inclusive o ser humano, Deus viu que era muito bom. Quando transformou água em vinho, se diz que o vinho foi o melhor, de primeira qualidade. E também está escrito “que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”. O trabalho de Deus é perfeito.

E mais, o trabalho de Deus é eficiente. Tudo que Deus faz dá certo. Não precisa de remendos, de consertos... Confie! Tema ao Senhor! Você não precisa de Deus e mais alguma coisa. O trabalho de Deus é suficiente.

 

Conclusão

Quando você dá seu testemunho, quando você vive na união dos irmãos, no temor do Senhor, o Espírito Santo está em ação. Deus está trabalhando.

Quando você compartilha Jesus com alguém, o Espírito Santo trabalha para trazer aquela pessoa para perto dEle.

Da mesma forma, quando você tem que apaziguar a relação de um irmão com outro, o Espírito Santo trabalha para criar um acordo. Você não é deixado sozinho. Aleluia!

Quantos de vocês querem ver a igreja crescer?

Se queremos que a igreja cresça, temos que aplicar os elementos necessários, porque a igreja cresce pelo testemunho, cresce quando se une e cresce quando há temor no Senhor.

Portanto, se vivermos testificando, em união e no temor do Senhor, o crescimento da igreja vai acontecer.

Você se compromete em viver assim? Com intencionalidade?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

 

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page