top of page

MEU PENIEL

Gênesis 32.22-32

 

Introdução

É muito interessante a história de Jacó.

Ele teve uma experiência com Deus e, se ele tivesse escrito um livro, bem que poderia ter chamado o livro de “Mudei de Nome, Por Que Mudei de Vida”.

Deixa eu te apresentar quem foi Jacó. Ele foi um homem que imaginou poder ter a bênção de Deus, sem ter compromisso com Deus. Ele achava isso.

Ele tinha fé, participava dos cultos, mas trazia consigo sérios problemas de comportamento (ele mentia, enganava, tinha fraqueza de caráter, fugia da responsabilidade).

A história de Jacó é cheia de trapaça, de mentira, de humilhação e de fuga.

Jacó já nasceu disputando espaço com o seu irmão gêmeo, Esaú, disputando a primogenitura, isto é, o direito de chefiar a família depois que o pai morresse.

É que na hora do parto de Rebeca, Esaú nasceu primeiro. Mas, em seguida, com a mãozinha agarrada ao calcanhar de Esaú, veio Jacó.

Inclusive, esse foi o nome que lhe deram devido justamente a isto, à esse incidente: o nome Jacó significa “defraudador, suplantador, enganador”.

Mais tarde, querendo a bênção de qualquer jeito (a herança da primogenitura), Jacó colocou a mãe numa situação constrangedora e enganou o seu pai, Isaque, sendo abençoado no lugar de Esaú.

A história é a seguinte: Isaque estava envelhecido, a vista já tinha ficado fraca... e precisando dar a bênção antes de partir, ele disse pra Esaú, o filho mais velho: “Filho, vá ao campo caçar alguma coisa para mim. Prepare-me aquela comida saborosa e venha para que eu o abençoe antes de morrer”.

A dona Rebeca ouviu, contou em segredo pra Jacó, e Jacó, em acordo com a mãe, correu ao campo, caçou alguma coisa, preparou uma comida saborosa, se vestiu com uma roupa de Esaú, que tinha o cheiro de Esaú, e se apresentou ao pai.

Então, Jacó chega, o pai sente o cheiro de Esaú, e dá a bênção, pensando que era para Esaú, mas era Jacó, o enganador.

Quando Esaú soube, ficou zangado e disse: “Não é à toa que o nome dele é Jacó. Esta é a segunda vez que ele me engana!”

E aí, Esaú começou uma perseguição a Jacó, queria acabar com a vida dele! E diante disso, do seu pecado, Jacó fugiu pra longe. Ele achou que o tempo resolveria as coisas para ele.

Mas, a vida de Jacó ficou foi travada. Quem planta, colhe! Jacó começou a trabalhar pra um tio, trabalhou 20 anos, mas foram 20 anos de trabalho em vão.

 

Depois, Jacó até conseguiu algumas coisas na vida, mas o seu pecado estava lá, atormentando. O seu nome continuava Jacó – aquele que engana!

Em sua jornada de vida, Jacó chegou a um lugar, que agora, ele precisava enfrentar: era Peniel (v.30) – lugar de encarar a Deus face a face!

Jacó havia chegado a um momento crítico. Agora, ele precisava definir as coisas: abandonar a Deus ou se comprometer com Deus?

Porque até então em sua vida, Jacó era incoerente, professava a religião dos seus pais, mas era mais aparência do que essência.

Então, Jacó foi levado a uma crise decisiva naquele lugar ao qual havia chegado e que se chamava Peniel.

Em Peniel, Jacó foi confrontado com Deus. Cada trapaça, cada mentira, cada fuga da responsabilidade, cada pecado... tudo, agora, seria encarado diante de Deus!

E Peniel é exatamente isto: um lugar de encontro com Deus (v.30).

Peniel é um lugar de sentir profunda dor pelos pecados. É lugar de chorar. É lugar de confronto consigo mesmo e com Deus.

 

Esta noite, você está aqui por um propósito de Deus. Pois, este lugar aonde você está, é Penmiel agora, porque neste lugar, Deus vai mostrar quem você é, quem você tem sido.

Peniel é isso: lugar de luta, de confronto, de choro, de arrependimento! Aqui em Peniel, você irá ouvir claramente a voz de Deus e você jamais se esquecerá desse lugar, o seu Peniel!

Jacó sentiu profunda dor nesse lugar. Não vai ser diferente pra você. Você também experimentará essa dor, porém, sairá daqui completamente vitorioso, em nome de Jesus!

É maravilhoso. Deus usa esse lugar para transformar radicalmente a vida das pessoas!

O encontro de Jacó com Deus, resultou numa transformação radical da vida dele. Ele havia chegado em Peniel como enganador, mas sabe como ele saiu de lá? Ele saiu como príncipe de Deus!

Porque em Peniel, Jacó foi confrontado face a face com Deus, e resultado: Deus mudou o nome de Jacó para Israel. Mudou o nome, porque mudou a vida dele!

 

Agora, para ter esse encontro radicalmente transformador com Deus, Jacó precisou tomar duas atitudes: Primeira, tomar a decisão de enfrentar o seu passado – a inimizade com o seu irmão, Esaú.

 

E segunda atitude, tomar a iniciativa de ficar só.

Em Peniel, Jacó fez passar adiante tudo o que lhe pertencia, lemos no v.22-23:

“Naquela mesma noite Jacó se levantou e atravessou o rio Jaboque, levando consigo as suas duas mulheres, as suas duas concubinas e os seus onze filhos. Depois que as pessoas passaram, Jacó fez que também passasse tudo o que era seu”.

Viu? Jacó fez passar família, bens, relacionamentos, preocupações, dívidas, duplicatas, compromissos. Jacó fez passar tudo adiante.

É que estar em Peniel, num lugar de encontro com Deus, era preciso que Jacó estivesse só – só ele e Deus – pra fazer uma reflexão profunda, em separado de tudo e de todos.

Jacó não estava a passeio por Peniel. Ele estava ali para lutar com Deus, lutar por uma vitória para a sua vida. Ele já estava esgotado da condição em que vivia.

Você está aqui neste lugar e é para isto. Você veio para conquistar vitória para a sua vida, veio pra conseguir uma Vida Vitoriosa. Veio lutar por isso! Amém?

 

Portanto, esse é o seu Peniel, o seu lugar de luta e de choro, o seu lugar de dor, mas que também é o lugar da virada, o lugar da mudança, o lugar da sua vitória! Aleluia!! [quantos dizem “amém?]

Tem alguns detalhes interessantes nessa luta de Jacó com Deus em Peniel:

Primeiro, é uma luta de Deus com o homem. No v.24, a expressão “O Anjo do Senhor” deve ser entendida como o próprio Deus.

Deus é quem estava confrontando a vida de Jacó, os seus padrões, o seu comportamento, as suas atitudes... enfim, o seu passado e o seu pecado.

E o texto diz que Jacó ficou até o dia amanhecer. Você não vai ficar todo esse tempo, fica tranquilo...

Mas, você está aqui, não é pra ouvir mais uma pregação, não é pra ouvir músicas. Você veio para Peniel afim de lutar e sair daqui com a Vida Vitoriosa. Mas, isso exigirá de você uma grande luta!

Outro detalhe é o golpe na coxa de Jacó. Lemos no v.25 diz: “Quando o homem viu que não podia vencer, deu um golpe na junta da coxa de Jacó, de modo que ela ficou fora do lugar”.

Deus desconjuntou Jacó. Deus desarticulou Jacó. Deus quebrantou Jacó. Ele foi nocauteado.

Ser nocauteado é render-se e reconhecer que eu sou enfermo e preciso de cura, eu sou um pecador e preciso de arrependimento.

Jacó, até então, fazia de conta que era um homem de Deus (mas agora, era preciso vencer sua hipocrisia e e ser confrontado com a verdade).

Se você veio para este fim de semana a fim de lutar por sua bênção, mas veio cheio de justiça própria, Deus vai nocautear você.

Porque para ser vitorioso em vida, é preciso ser levado a um profundo arrependimento e, para isso, Deus precisará quebrantar você.

 

Outro detalhe interessante é: o propósito de Deus.

Em Peniel, Jacó foi confrontado com a sua real situação, v.27.

No v.27 está escrito: “Aí o homem perguntou: -Como você se chama? -Jacó-respondeu ele”.

É absolutamente necessário tirar as máscaras e confessar quem realmente temos sido. Jacó viveu isso em Peniel.

 

A pergunta que Deus faz hoje é: Qual o seu nome? ...Jacó respondeu: “Meu nome é enganador, é defraudador, é trapaceiro... esse é o meu nome”. E mais que o nome, esta era a identidade do caráter de Jacó.

Moça, Deus está perguntando hoje pra você: Qual é o teu nome? Rapaz, Deus está perguntando hoje pra você: Qual é o teu nome?

Jacó respondeu a Deus: “Meu nome é enganador”. Você agora deve responder a Deus qual é o seu nome, o seu verdadeiro nome (aquele que você realmente tem sido)!

Talvez, você precise admitir e dizer a Deus: “Senhor, meu nome é mentiroso... eu tenho mentiras com a esposa/marido, tenho mentiras aos pais, mentira nos negócios, mentira com os pastores”.

Talvez, seja o caso de você dizer hoje a Deus: Meu nome é Estúpido. Sou uma pessoa estúpida, violenta. Ou sou uma mulher grossa, ignorante. Um homem bruto, arrogante.

Desonesto. Quem sabe, alguém precise admitir que carrega esse nome, porque term desonestidades na vida.

Meu nome é adúltero. Tenho casos de sexo que ninguém sabe.

Meu nome é rebelde. Sou filho respondão, malcriado.

Meu nome é preguiçoso... meu nome é insensível, cínico. Sou egoísta.

Irmão, se você não confessar a sua real identidade para Deus, não haverá vida vitoriosa para você. Sem arrependimento e confissão, não haverá mudança de vida, não haverá vitória!

E por fim, tem esse detalhe: Deus quer fazer de você Israel, “um Príncipe”, esse é o significado do nome Israel (v.28).

 

Se você for determinado a ir até o fim nesta luta com Deus, sua identidade e sua vida serão mudadas neste lugar! Você vai deixar Peniel com uma vida vitoriosa!

Lemos no v.28: “Então o homem disse: -O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu; por isso o seu nome será Israel”.

A vitória está em você se deixar dominar por Deus. Diz o v.31: “O sol nasceu quando Jacó estava saindo de Peniel, e ele ia mancando por causa do golpe que havia levado na coxa”.

Você também vai começar um novo dia como Jacó... o sol nascia e um homem de Deus andava diferente!

Deus espera que ao sair daqui, o ambiente onde você vive seja mudado, a sua família, seus amigos, seu ambiente de trabalho... tudo receberá o impacto do que Deus vai fazer com você!

 

Conclusão

Você está aqui num lugar de encontro com Deus. Você está em Peniel, lugar de decisão!

Você vai continuar sendo Jacó ou você vai lutar com Deus para ser transformado em Israel, em príncipe, em princesa?

 

Amado, para você ter uma vida vitoriosa, tem que haver arrependimento.

O arrependimento é uma dor profunda que nos faz decidir nunca mais voltar ao pecado (porque todas as vezes que chegar a proposta do pecado, nos lembramos da dor do nosso arrependimento, e dizemos NÃO ao pecado).

Deus quer te dar uma vida vitoriosa sobre o pecado... mas é preciso ter arrependimento hoje... quando o pecado é lembrado com dor, há cura.

Portanto, aqui neste lugar, você terá um encontro face a face com Deus...

Chore em sua presença... hoje é dia de romper com o passado... hoje é dia de romper com o pecado.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 22/06/2018

bottom of page