É MAIS IMPORTANTE SER DO QUE TER
1 Coríntios 11.1
Introdução
O dramaturgo Shakespeare, em uma das suas peças de teatro, tem uma frase que ficou célebre no mundo todo e até hoje é muito citada. A frase é uma das mais famosas da literatura mundial. É a famosíssima pergunta: “Ser ou não ser? Eis a questão”
Mas, para uma reflexão mais profunda, a questão que trago é: Ser ou Ter. É mais importante ter do que ser? Não. É mais importante ser do que ter. Vamos aprender sobre isso?
Se você quer ter uma vida abençoada, então este é um dos conselhos mais importantes, junto com aquele de Domingo.
Qual foi o conselho de Domingo passado? Use a mente de Cristo. Em Cristo você tem uma megamente! Lembra? Então, o conselho é: Tenha o mesmo modo de pensar que Jesus tinha. Você tem a mente de Cristo.
O conselho agora é o seguinte: priorize o ser ao invés do ter, porque é mais importante ser do que ter.
Vou te mostrar algumas partes da Bíblia, da Palavra de Deus, que reforçam o modo como Jesus e os apóstolos deram mais importância ao ser em vez de ao ter.
Em Mt 5.13-14, está: “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte”.
Veja que nas palavras de Jesus, a ênfase está em ser. Ele diz “vocês são”. No v.48, Jesus fala sobre a importância do ser quando no Sermão da Montanha Ele declarou assim: “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”.
O verbo está conjugado no presente do imperativo que tem por objetivo reforçar a necessidade de se valorizar o ser. Jesus estava encorajando a multidão, dizendo a todos: “sejam perfeitos... assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu”.
Ou seja, você como discípulo de Jesus, como um filho de Deus, você dever se perfeito hoje, amanhã e sempre. É uma meta elevada. A ênfase está em ser.
E se você quer um modelo ou um padrão de vida pra imitar, veja o que o apóstolo Paulo escreveu em 1Co 11.1: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo”. Observe como o apóstolo Paulo falou do ser: “sejam meus imitadores como eu sou”.
Outra ênfase sobre ser, está em Ef 5.1: “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados”. Sejam!
Outro texto que sustenta esta ênfase é 1Pe 1.15-16, onde está escrito: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo”.
Aqui, o crente é encorajado a praticar a santidade em toda a maneira de viver - e, novamente, o verbo ser está no presente do imperativo, indicando uma ordem expressa: “sejam santos vocês também em tudo o que fizerem”.
E veja ainda, o que temos na carta de Tiago (1.22-23): “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho”. O apóstolo Paulo está se referindo? ...ao ser.
Veja ainda esse texto da carta aos Colossenses 3.12-14: “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito”. Essa Palavra também enfatiza o ser.
O apóstolo Paulo está falando sobre a importância de se valorizar o ser. É verdade que o verbo ser não aparece, mas está claro que a recomendação é: seja revestido de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Mais uma vez a ênfase está no ser.
Desta maneira, amados, com base na Palavra de Deus, entenda isso: é mais importante ser do que ter.
Então, o conselho é: priorize o ser na sua vida. Tem gente que prioriza o ter. “Eu preciso ter isso, ter aquilo, e aquilo também e aquilo mais também”. E a pessoa vive em função de ter.
SE ORGANIZE
Mas, amado, pra você ter, você primeiro precisa ser: ser resolvido, ser ajustado, ser organizado, ser curado por dentro. Primeiro, você precisará se organizar interiormente. Primeiro, você vai precisar ser organizado por dentro!
Eu estou lidando com isso na minha vida, neste momento. Tem algumas coisas que eu quero ter. Algumas são materiais, valem dinheiro, e outras coisas são recursos que não são materiais, são qualidades, são virtudes. E Deus tá me falando, seja interiormente organizado, primeiro.
Porque o nosso mundo interior precisa estar em ordem.
Nosso mundo interior, pra você entender, consiste de cinco partes.
A primeira diz respeito às nossas motivações de vida, à força que nos leva a agir da maneira como agimos.
A segunda parte de nosso mundo interior tem a ver com o modo como lidamos com o limitado tempo que temos. A maneira como usamos o tempo, revela o estado da nossa condição interior.
A terceira parte é a nossa mente. Como ela está? Vazia é oficina do diabo. Cheia de pensamentos ruins, pornográficos, pecaminosos, também é oficina do diabo.
A quarta parte da nossa vida interior, é o espírito, a parte espiritual do nosso ser. Ela está em ordem, é saudável?
E, por último, existe em nosso interior uma parte que nos leva a buscar o descanso. Deus instituiu o descanso, mas quando a pessoa adquire o hábito de trabalhar sem descanso, isso produz nela uma personalidade inquieta, agitada, sem sossego.
E vai aqui uma dica para quem não está com o seu ser interior arrumado: leia o livro “Ponha ORDEM no seu Mundo Interior”. Você vai encontrar orientação prática, prática mesmo, de como conseguir mudar a sua vida.
Então, guarde esta verdade: se você não organizar o seu ser (o que você é por dentro, o seu mundo interior), você nunca poderá aprender a lidar adequadamente com o ter. Portanto, primeiro, é preciso organizar o ser.
O coração que muitas vezes fica cheio de amargura, de vingança, ódio, não está preparado pra ter nada. Sabia disso?
Por essa razão, é que tem muitos ricos tirado a própria vida, tem outros fazendo uso de remédios pra dormir, porque a pessoa tem, mas ela não se organizou para ter. Tem dinheiro, mas com o interior do seu ser desorganizado, a pessoa não sabe lidar com o que tem, perde a cabeça e perde a vida.
Eu imagino que você quer ter muito, ou no mínimo, ter o suficiente para algum conforto, segurança e comodidade.
Não é errado você querer ter muito, mas, enquanto o seu ser interior estiver desorganizado, você não saberá aproveitar o ter. Então, antes de ter, comece a se organizar, tirando do coração a amargura, a inveja, a maldade, a malícia.
Organize o seu ser interior, ponha em ordem o que você é por dentro, o seu coração. Abandone os hábitos do velho homem e renove o seu espírito em Deus. Assim você se prepara para ter.
Olha o que a Palavra de deus diz em Ef 4.22-25: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo”.
E Jesus falou em Mt 15.18,19: “Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias”.
Nestes versículos, Jesus defende essa necessidade de organizarmos o ser. Jesus compara o nosso interior a um depósito, onde têm origem os maus pensamentos que contaminam a pessoa.
Olha isso! Ninguém é contaminado pelo ter. Ter casa, roupas, jóias, carro, dinheiro, não é isso que faz mau. O que faz mau é o ser quando está desorganizado.
Você tem uma quantia de dinheiro, não é a quantia que você sonhou, mas é alguma coisa. Mas essa quantia, não é ela que determina como quer ser usada. O dinheiro não fala: "Opa! Vou me encolher no seu bolso e sumir da sua carteira, porque você não tá sabendo me usar!” O dinheiro não fala isso... O dinheiro não fala: “Hei, esse mês eu não tô pra virar dízimo. Esse mês você não me entrega!”
Não é o dinheiro que é mau, porque dinheiro é papel, é matéria, não tem sentimento... e casa, carro, moto, roupa, jóias, é do mesmo jeito. Essas coisas são inanimadas, não sentem, não falam, não enxergam...
Pensa num carro atravessando São Fidélis. Aí, passa num buraco... O carro sente dores? Ele protesta: “Seu motorista de araque, não viu o buraco? Ai meus pneus, hui!!” Que nada, é lataria pura, se quebrar é só mandar pra oficina e se continuar ruim, pode ser trocado, é matéria!
Então, presta atenção: Não é o objeto que você tem que diz o que você deve fazer. É o seu ser.
Você passa por uma vitrine, vê uma coisa legal lá, mas não é o dinheiro que fala: “Me usa pra comprar isso!” Quem determina é o seu ser. E quando ele está desorganizado, não faz contas, não planeja... ele compra sem pensar.
Por que alguns de vocês não ofertam para a obra de Deus? Por ventura, o seu dinheiro fica falando: “Não, eu não, eu não!”? Dinheiro é papel. O que contamina as boas ações é o ser; é o que sai do coração, Jesus falou.
Portanto, é preciso priorizar o ser, porque se organizando nisso, é que o homem aprende a administrar o ter.
Olha que texto interessante do ivro dos Provérbios (11.24-25): “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá”.
Salomão estava dizendo neste provérbio que, primeiro temos de aprender a ser para depois ter. Ele diz que precisamos aprender a ser generosos, se quisermos receber mais de Deus para a nossa vida
Irmão, ser é mais importante do que ter. Ter sem ser é desastre! Então, por favor, siga este conselho de Jesus pregado no Sermão da Montanha. Jesus falou (Mt 7.12): “...em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”.
Isto significa: seja! Seja um bom pai, uma boa mãe. Seja um bom filho, seja bom discípulo, seja um funcionário exemplar; se você é patrão, seja justo, pagando os direitos dos seus funcionários, porque assim, sendo o que você deve ser conforme a vontade de Deus, você saberá administrar o que tem e o que vier a ter!
Vou concluir mostrando um exemplo bíblico clássico, de um ser organizado. É o José do Egito.
José foi vendido como escravo, foi submetido a muitas humilhações no Egito, mas ele não deixou de amar; ele não deixou de ser conforme Deus queria. E, dessa forma, José conquistou a confiança de Potifar. Chegou a ser preso injustamente. Depois, ganhou fama de um ser bom conselheiro; foi trabalhar no palácio de Faraó.
E o final da história, você sabe: José teve sabedoria pra interpretar o sonho do rei e foi convidado a ocupar a função de governador do Egito.
E, veja, o que o próprio Faraó disse sobre José (Gn 41.38-40): “Por isso o faraó lhes perguntou: "Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino? "Disse, pois, o faraó a José: "Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você. Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você”.
Amado, Deus abençoou a vida de José, que chegou a uma posição de honra no Egito, porque durante os seus anos de humilhação naquela terra, ele manteve o seu ser interior organizado! José não retribuiu o mal com o mal. Ele não deixou de ser o que agradava a Deus.
Conclusão
Todos nós precisamos, cada dia, organizar mais o nosso ser interior.
Eu quero encorajar você a começar. O que você já sabe que está fora do lugar, começa arrumando... depois, Deus vai dando a direção sobre outras coisas.
Por agora, resolva, decida, se comprometa a ser organizado, porque se você não der importância ao ser, você não saberá ter o que virá às suas mãos.
Ministração
Está alguém aqui hoje, que tem falado: "Ah! Como eu sou tão desorganizado! "Não consigo organizar a minha vida! Minha vida pessoal é um fracasso! Eu não estou bem comigo mesmo!"?
Querido, Jesus nunca perdeu a esperança com você. Ele sempre está com os braços abertos esperando você. Ele te ama. Ele morreu pra te salvar.
Está alguém aqui hoje que vem se sentindo um fracasso de pessoa, desanimada consigo mesma? Muita gente hoje em dia se sente assim.
Eu vou fazer um convite. Eu quero dizer, amado, que a vida é muito complexa, muito dura, pra gente consertar sozinho. Talvez você tenha tentado mudar algumas coisas em você, tentado arrumar o seu estado interior. Mas, já basta de tentativas.
Essa noite, você precisa entregar sua vida a Jesus, pra receber a direção dEle e ser ajudado a se organizar por dentro.
Quem de vocês gostaria de entregar todo o controle pra Jesus? Quem de vocês decide: “Eu quero que Jesus me ajude a arrumar a minha vida. Eu quero estar organizado por dentro. Eu não quero ficar pra sempre desse jeito”?
Quem de vocês gostaria de tomar a decisão de arrumar tudo com Jesus a partir de hoje? Não fique sentado. Deixe-se vir aqui à frente pelo Espírito de Deus.
Pr Walter Pacheco da Silveira