top of page

JESUS EM CASA

Marcos 2.1-12

 

É bastante conhecido dos que estudam a Bíblia, esse texto que fala da cura do paralítico de Cafarnaum. Baseado nesse texto eu quero falar sobre o seguinte tema: Jesus em casa.

Porque, você percebeu nesse texto, onde Jesus estava? O v.1 diz: “Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa”. Jesus em casa!

 

Cafarnaum foi a cidade de Jesus. Essa cidade hoje ainda existe. É um dos principais pontos turísticos da terra santa e logo na entrada da cidade, tem uma placa escrito: “Cafarnaum, a cidade de Jesus”.

 

Jesus escolheu morar em Cafarnaum. Era nessa cidade que Jesus ficava quando voltava das Suas viagens de pregação, viagens de ensino sobre o reino de Deus. Então, lá ficava a casa de Jesus.

 

Já pensou se você vivesse na época de Jesus e morasse na mesma cidade que Ele? Já pensou você morando na mesma rua, sendo vizinho da casa de Jesus?

Você passaria em frente e ia ver: “Tá tudo fechado, hoje. Jesus não está em casa; deve ter ido para Nazaré, para Betânia”. Aí, dias depois você está indo na padaria no Centro de Cafarnaum, e passa em frente e vê: “Ual!! A casa está com as janelas abertas, Jesus chegou! Jesus está em casa!” Legal demais, né!

 

Mas, sabe, hoje nós somos ainda mais privilegiados do que o povo daquela época, porque hoje, podemos ter a presença de Jesus constantemente, todo dia, toda hora, todo tempo, todo o lugar, se entregarmos o nosso coração para Ele morar. Hoje, Jesus mora no coração do crente.

 

Mas, vamos voltar àquele tempo em que Jesus estava em casa, em Cafarnaum.

O texto diz que depois de alguns dias, Jesus voltou para Cafarnaum. Quer dizer, Ele esteve lá, antes, e agora voltava. E nessa volta, esse paralítico foi curado.

 

É um detalhe interessante! Antes, o paralítico continuava paralítico. Talvez, ele sempre recusasse o convite para estar na casa de Jesus; talvez, ele vivesse dizendo: “Hoje, não; estou muito desanimado. Semana que vem vocês me levam que eu vou”. Devia sempre acontecer alguma coisa para ele perder a oportunidade de estar na casa do Senhor.

 

Mas, dessa vez ele foi e foi curado! Ah! Isso é maravilhoso, porque mostra para nós que mesmo tendo perdido várias oportunidades, sempre existe uma “outra vez”, uma outra oportunidade.

Nesse ponto eu tenho uma palavra de Deus para você: quem sabe, você não aproveitou as outras oportunidades para estar com Jesus, Aquele que pode fazer um milagre e mudar a sua vida. Mas hoje, você tem outra vez, hoje é dia de outra oportunidade, porque Jesus está aqui; Jesus está em casa. Aleluia!

 

Deus tem sempre uma outra vez para a gente. Você pode ter perdido todas as oportunidades na sua vida de se achegar a Deus, mas hoje, nesse culto, nesse lugar, Deus te dá oportunidade outra vez e Dessa outra vez, nessa noite aqui, você pode ter um encontro com Jesus e Ele mudará a sua vida.

 

Você precisa ter a sua vida mudada, transformada, porque do que jeito que está, não está bom? Você precisa de paz, precisa ser amado de verdade, precisa de salvação, de libertação. Hoje é dia de outra vez, outra oportunidade. Jesus está em casa.

 

Um outro detalhe interessante aqui do texto, é que está escrito que a notícia de que Jesus estava em casa, se espalhou pela cidade. Todo mundo ficou sabendo; a notícia de que Jesus estava em casa, correu pela Cafarnaum.

Já pensou as pessoas terem essa oportunidade de encontrar Jesus em casa?

 

Eu tenho pensado nisso. Como que hoje em dia, as pessoas poderão encontrar Jesus em casa?

 

Meu entendimento é o seguinte: se você é crente, é um cristão, Jesus está na sua vida. Então, na casa onde você mora, Jesus mora também. Portanto, o seu endereço é o lugar estratégico para que pessoas possam ter um encontro transformador com Jesus!

 

O que é que você pode fazer?

Você pode se organizar e fazer assim: “Eu sou servo de Deus, que me ama e me salvou e me guarda para a vida eterna no céu. Eu vou fazer o seguinte: vou convidar algumas pessoas que eu conheço (umas duas, três ou quatro, podem ser colegas de serviço, algum vizinho ou até parentes), vou convidar para eles virem à minha casa para um momento de confraternização comigo”.

 

Aí, você compra uns biscoitinhos salgados e um guaraná pet, serve para eles, bate-papo à vontade e no final você faz uma oração de paz, abençoando a vida e a família deles.

 

É difícil fazer isso? Não é não! Primeiro, porque você vai chamar gente conhecida sua; não é gente estranha.

Segundo, não fica caro. E alguém, pode dizer: “É, mas eu sou muito acanhado para receber gente em casa. Fazer oração então, na frente dos outros, eu não levo jeito pra isso!”

 

Chama alguém para te ajudar! Combina com alguém aí, dizendo assim: “Irmão, nós participamos da mesma igreja e eu estou no projeto de levar algumas pessoas para conhecer Jesus e vai ser tal dia e tal hora na minha casa. Eu vou preparar um lanchinho e no final é contigo. Você vai fazer a oração. Tá bom?”

 

Isso é importante, porque igual a esse homem paralítico aqui, há pessoas precisando de oportunidade para encontrar Jesus. E Jesus está na sua vida, Jesus está na sua casa!

Quando eu vou em visita à algumas casas, tem gente que fala: “Pastor, entra, senta, mas repara não”. Eu acho que casa de crente tem que falar o contrário disso. Você recebe uma visita e deve falar assim: “Entra, senta e fique à vontade, repara tudo!”

 

Por que? Porque Jesus está presente naquela casa. Ela pode ser simples, pequena, sem pintura, mas você olha e não encontra cinzeiro no braço do sofá, não tem garrafa de bebida alcóolica num canto, não tem música de palavrão tocando... não tem grosseria do marido com a esposa nem da esposa com o marido... não tem desarmonia.

 

Não precisa nem mandar a visita reparar, porque isso é automático, a gente sente e isso causa um impacto na alma da gente. Por que? É que é muito lindo, Jesus está em casa e Ele abençoa tudo!

 

Agora, eu quero que você se coloque no lugar desse paralítico de Carfanaum.

Esse homem foi levado até Jesus. Você viu a história dele. Era um homem que não podia andar, mas ele contou com quatro amigos que o levaram até a casa de Jesus e ele foi curado.

 

Mas, preste atenção, não foi só pegar, levar e ser curado. Existiu um processo. Teve coisas que precisaram ser feitas.

 

Se coloque no lugar deste homem paralítico de Cafarnaum. Se você quer que Deus toque a sua vida, como esse paralítico foi tocado e transformado, tem algumas ações que você deve fazer.

Jesus está em casa, e agora, temos você, uma pessoa preciosa que precisa de uma bênção, que precisa de um milagre, que precisa de um toque de Deus transformando a vida, mudando as coisas.

 

O que é que você tem que fazer para receber o toque poderoso de Deus? Vou te mostrar uma coisa importante, talvez, a mais simples de todas.

 

A Bíblia diz que esse homem paralítico foi ajudado, ele contou com quatro amigos que o levaram até Jesus.

Mas, qual é a coisa importante? Identificar o seu problema.

 

Esse homem tinha uma deficiência, tinha um problema e precisava de ajuda. A questão é que ele sabia exatamente o problema que tinha e reconhecia que precisava de ajuda.

 

Ele tinha um perrengue, uma situação complicada, e o bom é que ele reconhecia e os amigos mais próximos sabiam.

 

Tem gente que sofre um problema e não admite. Outros até admitem, mas não compartilham com ninguém; mesmo a pessoa mais próxima não sabe do sofrimento dele, porque ele disfarça, esconde.

 

Hoje em dia se usa muito os filtros digitais. O que são esses filtros? São efeitos que se aplicam sobre as fotos: quem é loiro fica moreno, quem é moreno fica loiro. Se não estiver usando batom, dá pra colocar; se tiver espinha no rosto ou aquele pé de galinha, dá pra tirar.

É uma maravilha! Você tira uma foto sua e consegue maquiar do jeito que quiser. Tem filtro que se você gostar de borboleta, coloca uma em cima da sua cabeça, parecendo de verdade, real! Só que é maquiagem. As rugas, as manchas, os cravos, o problema tá todo lá, mas encoberto pela maquiagem. Ninguém vê.

 

Mas, tem uma coisa: quando a gente chega na presença de Jesus, se a gente quer ser tratado, abençoado, vamos ter que falar para Ele: “Senhor, é nessa área aqui oh!, o meu problema”.

 

Nós estamos na era das redes sociais. Só que as redes sociais (Instagram, Facebook e outras mais), são lugares de muitas mentiras publicadas. Fake News corre solto nas redes sociais.

Por exemplo, o marido que briga com a mulher em casa, não posta uma dele brigando com a esposa, nem esposa nenhuma publica foto dela brigando com o marido, com a legenda assim: “Quem manda em casa sou eu”. Rede social só tem foto maneira.

 

É a maquiagem. O verdadeiro problema não aparece. Muitas vezes alguém observa e fala: “Tá tudo bem com você? Tô te achando cabisbaixo”. E a pessoa responde, como?: “Não, é impressão sua; tá tudo bem sim”. Isso é tão comum.

 

Tem pessoas que pedem oração e só falam assim: “Ora por mim” e dão o nome escrito num papel. E aí você vai orar, não sabe se o problema daquela pessoa é familiar, se é problema financeiro, se é problema de saúde. Ela só diz: “Ora por mim”.

A gente devia ser mais espontâneo. É claro que não vamos publicar o nosso problema em redes sociais (tem quem faz isso), mas não adianta.

 

O nosso problema é para ser repartido especialmente com Deus, e depois, tem pessoas bem próximas e bem de confiança da gente, que podem nos ajudar a chegar mais para perto de Jesus, que é quem realmente pode fazer por nós aquilo que precisamos.

 

Olha os quatro amigos que ajudaram o paralítico! Há pessoas que não precisam saber de tudo o que se passa conosco, mas se pelo menos elas souberem que estamos com um problema identificado, talvez seja no casamento, ou um problema financeiro, um problema de saúde, elas poderão ajudar nos levando para mais perto de Jesus.

 

Essa noite estou convidando você a se coloca no lugar do paralítico dessa história. Jesus está em casa e dessa vez, você vai aproveitar a oportunidade e vai ser tocado pelo poder de Deus!

O que você tem que fazer? Identificar a área que você precisa que Deus trabalhe na sua vida. Você fala: “Senhor, é nisso aqui assim e assim, que que eu preciso de uma ação do poder do Senhor na minha vida. O meu problema é esse assim e assim”.

 

A Bíblia conta que o homem desse texto, tinha um problema e o problema é que ele era paralítico, não podia andar. Era um problema identificado, tanto por ele mesmo quanto por quatro amigos.

 

Então, aqui está esta coisa importante: Jesus está em casa, mas se você quer receber um toque abençoador de Deus mudando a sua vida, mudando a sua história, identifique na sua vida aquilo que você quer que seja tratado ou tocado por Deus.

Você tem que pensar assim: “Hoje, se Jesus me perguntar: “o que você quer?” Eu tenho a resposta”. O que você não deveria dizer, é: “Senhor, volta amanhã. Ou melhor, deixa para o próximo culto, próximo Domingo, até lá eu penso no que eu preciso”.

 

Ah! Tem que ser hoje, porque hoje Jesus está em casa. Amanhã pode ser o fim de todas as oportunidades.

 

Então, qual é o seu problema? O desse homem é que ele não podia andar.

Essa é a primeira coisa importante: Jesus está em casa, Jesus está aqui, mas se você quer ser abençoado por Ele, identifique o seu problema, se é familiar, se é problema com filhos, se é problema de ordem amorosa, se é problema financeiro, se é de saúde.

 

Hoje eu quero deixar essa palavra com você: Não existe coisa que Jesus não possa fazer. Ele pode todas as coisas e a boa notícia é que Ele está na casa!

 

Se você identificar uma área da sua vida que você precisa de um toque de Jesus, Ele pode fazer um milagre na sua vida. Você só precisa identificar o problema.

 

Esse homem da história, não andava. Ele sabia: “É aqui que eu preciso que Deus trabalhe na minha vida”.

É o primeiro passo importante: identificar o problema.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 6.03.2022

Baseado em material de Cristian de Oliveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page