top of page

MANTENHA-SE SEMPRE ABERTO

Diversos

 

Introdução

Hoje vamos pensar sobre o que deve estar sempre aberto. O que deve estar sempre aberto?

Em termos de serviços, sim, existem estabelecimentos, instituições, que sempre devem estar abertos: serviços de saúde, de segurança, de transporte coletivo...

Mas há também, em nossa vida, coisas que nunca podem estar fechadas.

Ainda está fresquinho, na lembrança da gente, aquela tragédia da Boate Kiss, quando na hora do incêndio, a porta principal estava trancada, fechada, e as pessoas não puderam sair... porque a porta estava fechada.

Há 27 anos atrás, no ano que eu deixei a casa de meus pais em Teresópolis para estudar no Seminário em Campos, 1986, eu tinha 22 anos de idade, eu lembro do terrível incêndio, também de grandes proporções, que aconteceu num edifício chamado Andorinhas, no centro do Rio de Janeiro. O fogo havia começado no nono andar e se alastrou para os andares de cima. Então, quem estava naqueles andares não podia descer... a saída foi subir para o terraço do prédio. Então, a medida que o fogo subia, as pessoas também subiam, imaginando chegar ao terraço a fim de serem resgatadas pelos bombeiros. Mas sabe o que aconteceu? ...quando chegaram na saída de emergência, na porta que dava acesso ao terraço, aquelas pessoas descobriram que a porta estava trancada. O administrador do prédio, com medo de ladrões ou por algum outro motivo, havia colocado um cadeado naquela porta. E aquelas pessoas tentaram abrir a porta, mas não conseguiram. Quando o incêndio foi controlado, os bombeiros chegaram lá e encontraram 90% das vitimas, mortas diante daquela porta que estava fechada.

Os bombeiros disseram: “Esta porta nunca poderia estar trancada! É proibido pela lei! Esta porta nunca poderia estar fechada!”

Quer dizer, ela deveria ser mantida aberta, mas porque não estava, a tragédia aconteceu... quer na Boate Kiss, quer no Edifício Andorinhas, uma porta que precisava estar sempre aberta, estava fechada... e o resultado foi que muitas pessoas perderam a vida.

Pensando nesses fatos, vamos refletir um pouco: na nossa vida também existem coisas que precisam estar sempre abertas. E serão que estão?

Sim, amados, também na nossa vida, há coisas que precisam estar sempre abertas... porque se estiverem fechadas, há o grave risco de se perder muito... perder os sonhos, perder as vitórias, perder a vida e o perigo até de perder a alma.

Sabe, a Bíblia, a Palavra de Deus, revela que existem quatro coisas que precisam estar sempre abertas na vida de cada um de nós.

E que nesta noite, eu e você, possamos fazer uma vistoria pra descobrir se não tem um cadeado trancando alguma dessas portas e colocando em risco a nossa felicidade, a felicidade da nossa família... colocando em risco a felicidade do casamento, a felicidade dos filhos ou até mesmo, o destino eterno da nossa alma.

O que é que deve estar sempre aberto?

 

...primeira coisa que deve ser mantida aberta: os seus ouvidos.

1- DEIXE OS OUVIDOS BEM ABERTOS

Essa é uma recomendação muito comum na Bíblia, que nossos ouvidos estejam abertos para escutar a voz de Deus.

Lemos em Lc 8.8, de Jesus falando: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!"

Deus mesmo quer abrir nossos ouvidos para que possamos ouvi-Lo, como foi com o profeta Isaías, Is 50.5: “O Soberano Senhor abriu os meus ouvidos, e eu não tenho sido rebelde; eu não me afastei”.

Deus abriu os ouvidos... é isto que Deus quer: que nossos ouvidos estejam abertos, e abertos para o quê? ...abertos para ouvir a voz de Deus!

Amados, muitas vezes, nós temos os ouvidos abertos para escutar tanta coisa, tantas vezes... mas para ouvir a voz de Deus, quantas vezes nos fazemos de surdos!

É a historia daquele homem da cidade grande que fez amizade com um índio. O homem foi à floresta e passou alguns dias na mata e lá, ele fez amizade com um índio. O índio resolveu pagar a visita, de modo que mais tarde, lá estava ele passeando no centro de São Paulo com o seu amigo.

O índio foi levado para conhecer o centro financeiro de São Paulo... aquela grande e famosa Avenida Paulista. E conforme o índio caminhava, ele ia ficando maravilhado, boquiaberto com os carros, os prédios e com todo aquele movimento da cidade grande, que eram coisas que ele nunca tinha visto. Aí, a certa altura, o índio parou, sorriu e disse: “Ouça! Tem um grilo cantando!” O amigo não acreditou: “O quê? Como é que você pode estar ouvindo um grilo cantando no meio desse som da Avenida Paulista?” E disse o índio: “Espera um pouquinho”. E ele foi andando e daí a pouco, chegou num canteiro, mexeu nas plantas e retirou um grilo! Era o grilo que estava cantando...

O amigo da cidade ficou impressionado e disse: “Rapaz, como que você conseguiu ouvir isso?” E o índio falou: “Você tem duas moedas?” “Sim, eu tenho”. “Então, me empresta!” Aí o amigo da cidade tirou duas moedas do bolso, o índio pegou e jogou na calçada... as moedas fizeram aquele barulhinho caindo no chão e várias pessoas olharam. E o índio então falou o seguinte: “Olha, cada um ouve aquilo que está acostumado a ouvir. Cada um ouve aquilo que pra ele é importante... eu joguei duas moedas no chão e as pessoas pararam para ver, apesar do barulho desses carros, desses caminhões serem muito maior. Mas as pessoas escutaram! Porque é isso que elas estão acostumadas a ouvir. É isso que elas têm valorizado na vida delas... eu ouvi o grilo porque é isso que eu estou acostumado a ouvir lá na mata. Na verdade, é isso que eu gosto de ouvir”.

Você sabia que Deus está falando o tempo todo?

Muitos, talvez, achem estranho e digam: “Ah! mas comigo Deus não fala”.

Engano! Deus está falando o tempo todo... Deus fala através da Bíblia, fala pela boca de um pregador, fala por meio de sonhos, fala através da natureza... fala usando pessoas e acontecimentos ao longo do dia. Deus está sempre falando.

Mas o que em geral acontece é que, talvez, você não pára pra ouvir... não está prestando atenção!

Porque para ouvir a voz de Deus você tem que querer ouvir... Jesus sempre apelou para às multidões dizendo “Quem quiser ouvir, que ouça!” (Lc 8.8, NTLH)... seu ouvido precisa estar aberto, ser mantido aberto para ouvir a voz de Deus.

A Bíblia fala do profeta Samuel, ele ainda era uma criança quando ele fez uma oração maravilhosa, ele disse: “Fala Senhor porque o teu servo ouve”. Vamos repetir isso?

Você quer que Deus fale com você esta noite? ...então abra o seu ouvido, então preste atenção.

Porque, se brincar de enviar recadinhos no celular durante a pregação, você não vai conseguir ouvir a voz de Deus... se ficar de conversa com a pessoa do lado, você não vai conseguir ouvir a voz de Deus... se ficar pensando em outras coisas quando sair daqui, você não vai conseguir ouvir a voz de Deus.

E aí acontece uma coisa curiosa: um monte de gente vai sair hoje, dizendo que o culto foi uma benção porque Deus falou com elas, mas você vai dizer: “Mas como? ...eu não ouvi nada”.

Então, não é que Deus não fala... é a gente que não ouve... não é o grilo que não canta, são as pessoas que não prestam atenção.

Mas eu acredito: nesta noite Deus vai falar algo a você. Então, abra os ouvidos para ouvir o que Deus tem pra te dizer. Amém?

 

...segunda coisa que precisa estar sempre aberta... a primeira é o ouvido para escutar a voz de Deus... a segunda coisa que precisa estar sempre aberta são os seus olhos.

2- DEIXE OS OLHOS BEM ABERTOS

Está escrito, Ef 1.18, exatamente isto, que os nossos olhos precisam estar sempre abertos para podermos ver o caminho de Deus.

Veja: “Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos”.

Nossos olhos tem que estar iluminados... eles precisam estar abertos pra você poder enxergar as coisas as coisas de Deus, pra você poder enxergar o caminho de Deus.

E sabe, do mesmo modo como Deus está sempre falando (mas nem todos ouvem), Deus também está sempre apontando o caminho certo, mas  nem todo mundo enxerga.

Deus está sempre mostrando o caminho a seguir, o rumo a tomar... Deus está sempre dizendo por onde andar.

Mas quantas vezes resolvemos andar por caminhos diferentes? ...por isso que, os olhos precisam estar abertos: abertos para ver aonde estamos indo... e abertos para ver aonde Deus gostaria que fôssemos, porque nem sempre vamos na direção que Deus dá.

E quando acontece de irmos em direção diferente a que Deus mostrou, o final nunca é bom.

Preste atenção: a Bíblia diz que há caminhos que parecem ser bons, mas o fim deles é a morte. Lemos em Pv 14.12: “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte”. Abra os olhos. Você tem que manter os seus olhos abertos.

Porque você não sabe que te aguarda lá na frente... quantos rapazes e moças que têm perdido a vida... quantos adultos tem perdido a vida... porque estão indo por um caminho que à vista deles parece certo, mas eles não sabem que reserva dor e sofrimento.

Então, você precisa abrir os olhos pra enxergar pra onde está indo... e mais: precisa abrir os olhos pra enxergar pra onde Deus quer que você vá.

Todo dia pela manhã, você deve ter um momento sozinho com Deus (pode ser dentro do carro, no quarto, na varanda, no banheiro...), mas você deve perguntar: “Senhor, qual a direção pra hoje? Qual o rumo?”

Quanto ao destino da sua alma, Jesus já disse (Jo 14.6): “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”.

Será que seus pés já estão neste caminho? Será que você já tem Jesus como Dono da sua vida e o seu Salvador? Posso ouvir um amem? Glória a Deus!

Porque se você já tem Jesus, o Filho de Deus, por Dono da sua vida, por Salvador da sua alma, então você está no caminho certo.

Mas quantos estão no caminho errado! ...quantos que estão pensando entrar no céu, porque foram bons, não fizeram mal a ninguém, ou porque tiveram uma religião, cumpriram promessas...

Jesus falou que esse não é o caminho... o caminho é Ele, é você confiar nEle a sua vida.

Mas quantos estão errando o caminho... ignorando Jesus, e vão vivendo sem acertar nada na vida.

É como a historia daquele homem que resumiu toda a sua vida da seguinte maneira, ele disse: “Passei a vida inteira querendo chegar no degrau mais alto da escada... porque tinha um sonho, queria me dar bem na vida, me dar bem na profissão, ganhar dinheiro, ser reconhecido... e aí, quando subi todos os degraus e estava no degrau mais alto da escada, eu descobri que tinha encostado a escada na parede errada”.

É assim que é o resumo da vida de muitas pessoas... elas passam a vida inteira querendo chegar no degrau mais alto, e quando chegam lá, descobrem que colocaram a escada na parede errada.

Pensa um pouquinho: será que não é isso que você está fazendo?

A parede, para alguns, se chama prazer... para outros, essa parede tem o nome de trabalho... para outros, a parede se chama dinheiro...  e vão encostando a escada nestas paredes, pensando, é aqui que está a minha felicidade.

E começam a subir, passam a vida fazendo sacrifício, fazendo esforço... e quando chegam lá em cima (apesar de ter adquirido uma boa profissão, um bom casamento, uma boa condição financeira), descobrem que não estão felizes, porque tomaram o caminho errado, a direção errada.

Sabe, os seus olhos precisam estar abertos pra você ver para onde está indo... seus olhos precisam estar abertos pra você enxergar onde Deus quer que você ande.

Amado, o caminho de Deus é maravilhoso! No caminho de Deus você encontra só coisa boa!

Não é como num videogame... eu já brinquei muito com o Sonic, que pra passar de fase, você vai encontrando pelo caminho: inimigos, obstáculos, abismos... de vez em quanto tem umas moedinhas, mas na maioria das vezes são obstáculos.

Ah! Mas o caminho de Deus é diferente... no caminho de Deus na medida que você vai caminhando, você vai encontrando bênçãos, bênçãos que o próprio Deus vai colocando no caminho, só coisa boa.

Na história de Joãozinho e Maria, o Joãozinho vai jogando pedrinhas pelo caminho, ou pedacinhos de pão... parecido com Deus... Deus escolhe um caminho pra você e nesse caminho, Ele vai espalhando bênçãos pra que você vá ajuntando, recolhendo.

Mas se você não andar no caminho de Deus, as bênçãos ficam ali, as alegrias, as riquezas... e um dia a vida acaba, você olha pra trás e diz: “eu não fui feliz, eu não encontrei alegria, não encontrei paz, não encontrei sentido pra vida... e a culpa não é de Deus... a culpa é minha, que não segui o caminho que Deus apontou”.

Amado, só tem coisa boa no caminho de Deus, mas pra gente poder colher estas coisas, que Deus colocou no caminho, a gente tem que andar no caminho de Deus!

Então, além de ter os seus ouvidos abertos, para escutar a voz de Deus, você precisa ter os olhos abertos pra enxergar o caminho de Deus. Amém?

A sua vida pode ter uma virada espetacular nesta noite. Aleluia!

 

...terceira coisa que deve ser mantida aberta: o seu coração.

3- DEIXE SEU CORAÇÃO BEM ABERTO

Nosso coração precisa estar aberto para receber Jesus. Veja Ap 3.20, é Jesus quem está falando. E o que Ele fala? Vamos ler juntos? “Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos”.

Quem disse isto? Jesus... é Jesus que está à porta e bate. Que porta? A sua porta. A minha porta. A nossa porta.

Isto é impressionante, porque Jesus poderia estar em qualquer lugar, mas Ele desejou estar à porta do nosso coração... Porque nos ama.

Sabe, você não pode duvidar do amor de Jesus por você. Você não pode duvidar.

A Bíblia diz que Jesus morreu por nós... Jesus veio ao mundo pra morrer na cruz no seu lugar... Ele enfrentou a morte de cruz, ressuscitou no terceiro dia, recebeu todo o poder no céu e na terra, mas Ele diz: “Estou à porta e bato”. Jesus está batendo na porta do seu coração!

Mas o coração da gente, veja só que coisa interessante: o coração só tem maçaneta do lado de dentro... coração não se abre pelo lado de fora.

Se você namora, se está casado, lembra de quando você quis o coração dele ou o coração dela? Lembra? Você conseguiu abrir? ...a gente pode bater, mas quem tem que abrir é a pessoa.

As vezes isso até resulta em dor de cotovelo, não é? ...porque você quer o coração da pessoa amada, mas a pessoa não abre. Então, você bate de novo... e se não abre de jeito nenhum, bata em outra porta... e aí você vai descobrir que o amor da sua vida, não era a dona ou o dono daquele coração, mas o desse outro aqui...

Irmão, o coração só tem maçaneta por dentro.

Ninguém pode tomar o seu coração, mas você pode dá-lo a alguém. A quem você deu o seu coração?

Nem sempre a gente dá o nosso coração para a pessoa certa, mas Jesus é o Salvador... Jesus está batendo na porta do coração, e se você ouvir e abrir a porta... se você tirar esse cadeado, girar a maçaneta, escancarar a alma para Jesus, Ele vai entrar.

O texto mostra que Jesus vai entrar e vai cear com você e você com Ele.

Essa ideia de cear significa comunhão, significa festa... olha, a vida vai ser diferente. Se Jesus entrar, a sua vida vai ser abundante e eterna.

Aqui em nossa igreja, quando uma pessoa vai ser batizada, primeiro ela faz o Curso das Águas e depois preenche um questionário. Nesse questionário, ela responde algumas perguntas e a pergunta que eu mais gosto de ler a resposta é a seguinte: O que mudou na sua vida depois que você encontrou Jesus?

As respostas sempre são tão lindas... um conta que brigava muito, que estava sempre emburrado, sempre nervoso, e que agora é diferente.

Outra pessoa responde: eu era de beber, de fumar, eu era problemático... eu não pensava na minha família, mas o meu coração mudou!

Mudou, ficou diferente, porque foi isso que Jesus prometeu fazer... Jesus disse: “se você abrir a porta, eu vou entrar e vai haver uma ceia... Eu vou mudar o estado do seu coração, Eu vou transformar a sua vida!”

Por isso eu lhe digo: se você ainda não fez isso, faça logo! O salvador está batendo na porta do seu coração e só você pode tirar o cadeado da alma... só você pode girar a maçaneta do seu coração. Pois faça isso e receba a Jesus, o Salvador.

 

...a quarta coisa que a Bíblia diz pra ser mantida aberta, é a boca.

4- DEIXE SUA BOCA BEM ABERTA

É claro que existe a necessidade de um cuidado especial aqui... como se diz, “em boca fechada não entra mosquito”, (não entra mesmo), mas também não entra a bênção.

Pensa num copo, num jarro com a boca fechada, tampada. O que vai dar pra encher por ali? ...nada!

A primeira coisa que deve ser mantida aberta é o ouvido, aberto para ouvir a voz de Deus... a segunda coisa são os olhos, pra você enxergar os caminhos de Deus... terceira coisa é o coração pra receber Jesus.

E agora, a quarta coisa que precisa estar aberta é a nossa boca para podermos ser enchidos das bênçãos de Deus.

Veja o que Deus diz em Sl 81.10: “abre bem a tua boca, e eu a encherei”.

O coração aberto, a gente já sabia, mas agora aparece um novo elemento, uma nova informação e diz que não é apenas o coração que tem que estar aberto para receber, mas também a boca.

Outro texto precioso é Rm 10.9, vamos ler juntos: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.”.

Amado, a boca tem que estar aberta para confessar que Jesus é Senhor... a boca tem que estar aberta para você expressar o seu compromisso com Jesus.

Ninguém pode ser crente secreto... ser discípulo de Jesus e ficar na moita, escondidinho, sem ninguém saber, não tem isso.

Então, a Bíblia diz que pra você ser salvo, você precisa confessar com a sua boca que está assumindo um compromisso com Jesus.

Porque se você não assumir, publicamente, um compromisso com Jesus, Jesus também não vai assumir um compromisso com você.

Tem pessoas que já abriram o ouvido, já abriram o olho, já abriram o coração, mas ainda não abriram a boca... ainda não deram esse passo de fé decisivo.

Tem um texto onde Jesus diz assim (Lc 9.26): “se alguém tiver vergonha de mim e do meu ensinamento, então o Filho do Homem também terá vergonha dessa pessoa, quando ele vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos”.

O que você acha de um rapaz que chega pra uma moça e diz: “A gente pode namorar, sim, mas vamos namorar em segredo, ninguém pode saber”. Isso não é bom... fala sério! Se o sujeito tem vergonha da namorada, não quer compromisso, chuta que é laço.

Se você diz: “Pastor, por que a minha vida está agarrada? ...por que a minha vida não muda? ...eu tô igual a um carro atolado: venho pro culto, leio a Bíblia, oro... que está faltando?”

Está faltando você assumir um compromisso, confessar... está faltando você tomar posição.

Enquanto você não fazer isto, você não vai desatolar...

C.S. Lewis foi um dos maiores escritores do século passado, ele escreveu As Crônicas de Narnia que até virou filme. C.S.Lewis era ateu, um dos ateus mais influentes da Inglaterra, muito culto, foi professor de universidades, mas passou toda sua vida defendendo o ateísmo, não acreditando na existência de Deus, por pura comodidade.

Mas teve um dia, que ele disse: “Eu não posso continuar mentindo pra mim mesmo. Deus existe e se Deus existe, então eu preciso obedecer a Ele”. E aquele homem que havia passado toda a sua vida pregando o ateísmo, caiu de joelhos, pediu perdão a Deus e entregou Sua vida a Jesus. Ele resolveu tomar posição.

É isso que Deus está dizendo na Palavra dEle: é preciso confessar, é preciso assumir, é preciso se posicionar.

 

Conclusão

O que você está precisando abrir esta noite?

Há quatro coisas que precisam ser mantidas abertas. Se você, esta noite, precisa abrir os seus ouvidos, os seus olhos, o seu coração, ou a sua boca, faça isso. Porque Jesus quer estar com você.

Abaixe sua cabeça, feche seus olhos.

Você sentiu o tocar de Jesus essa noite? Entendeu que Deus tem falado com você? Jesus quer fazer morada na sua vida, não é visita, é morada, é entrar pra ficar, é entrar pra fazer mudança, transformação. “Eis que estou a porta e bato”, Jesus diz. “Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, eu entrarei e cearei com ele e ele comigo”. Porque se com os teus lábios confessares a Jesus como o Senhor e se em teu coração crer que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.

Quero fazer uma pergunta: você quer abrir a porta do seu coração para Jesus? Você quer entregar a Ele a sua vida? Você quer receber Jesus como o seu Senhor e o seu Salvador?

Destranca a porta, tira o cadeado, entrega seu coração pra quem pode cuidar dele, pra quem morreu por você e quer te salvar.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira - Baseado em Marcelo Aguiar

bottom of page