top of page

O CASAMENTO É UMA ALIANÇA

 

(Entrada de padrinhos, noivo, noiva)

 

SAUDAÇÃO

Nos reunimos nesta noite, tão sonhada e planejada com riqueza de detalhes, para pedir a bênção de Deus para este precioso casal, o Murilo e a Tatiana.

Vamos fazer uma oração inicial e após ela, todos poderão tomar o seu lugar.

 

Quero dedicar a vocês, Murilo e Tatiana, alguns princípios bíblicos que, sem dúvida,  ajudarão vocês na construção de uma família  feliz, de um casamento feliz.

Quero falar a vocês sobre alguns elementos indispensáveis para que o casamento seja  realmente feliz.

Para isto, leio o seguinte na Bíblia, está na carta aos Hebreus 13.4: “Digno de honra  entre todos seja o matrimônio”.

 

A questão prática desta Palavra de Deus é que o casamento seja valorizado como algo muito precioso, como algo que é de grande valor para  a vida. Deus fala que o casamento, o matrimônio,  é digno de honra.

E, interessante lembrar, é que Deus mesmo celebrou o primeiro casamento de toda a  história, unindo Adão à Eva. O Criado do  universo celebrou o primeiro casamento!

Por certo, não houve marcha nupcial, Eva não teve um lindo vestido de noiva, como vemos  você lindamente vestida, Tatiana. Não houve  também, alianças de ouro naquele primeiro  casamento.

 

Mas, o primeiro casamento da história, foi celebrado num lindo jardim com a presença do próprio Criador!

Depois, vale lembrar ainda, que quando veio o Filho de Deus, Jesus realizou o Seu primeiro milagre em uma festa de casamento.

Aconteceu em Caná da Galiléia, numa sala de festa, em que amigos e parentes, juntos com os noivos, se alegravam. Assim, Deus Pai e Deus Filho, honraram o casamento.

Porque o casamento, conforme Deus planejou, é o ponto de partida para a formação  da família, e foi o ponto de partida para o ministério de milagres do Senhor Jesus!

 

Portanto, amados, o casamento foi estabelecido por Deus, agrada a Deus, e quando bem vivido, trás honra a Deus!

A Bíblia mostra que alguns elementos precisam ser aplicados ao casamento para que ele seja feliz.

 

Quais são esses elementos, esses princípios para um casamento feliz?

Ah! A Bíblia, a Palavra de Deus, aponta o seguinte no evangelho de Mateus (7.24- 27), primeiro: EDIFICAR A CASA NA ROCHA.

Está escrito assim: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que  edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a  chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela  casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas  minhas palavras e não as pratica será  comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua  ruína”.

Vivemos em um tempo onde tudo é  questionável, tudo é facilmente alterado com o passar dos anos... as leis, os costumes, vão variando conforme a época, o lugar e as  pessoas.

Mas, sabe Murillo e Tatiana, vocês precisam  de valores absolutos, precisam de uma base firme sobre a qual possam estar seguros. E  esta base firme, vocês encontram na Pessoa de Deus e na Palavra dEle.

Naquele texto do Evangelho de Mateus, Jesus conta do homem que construiu sua casa sobre a  rocha. Jesus estava dizendo: “É o de que vocês  precisam para um casamento feliz: ter o próprio  Deus e a Sua Palavra como fundamento!”

Nas Escrituras, Deus é chamado de Rocha (com letra maiúscula), 24 vezes. Ele é a Rocha de Israel, a Rocha da nossa salvação.

Sem Deus, o casamento gangorra, oscila, fica instável, por isso, para que seja feliz o casamento de vocês, o primeiro elemento  indispensável é: construir a vida sobre a Rocha que é o próprio Deus e a Sua Palavra.

 

O segundo elemento para o casamento ser  feliz, bem-sucedido, é o seguinte: EXERCITAR A PACIÊNCIA, Tatiana, Murillo!

Ouçam isto que está nas Escrituras, primeiro  na carta de Tiago 1.2-4; depois na carta aos  Hebreus 12.1: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação  da vossa fé, uma vez confirmada, produz  perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e  íntegros, em nada deficientes”. Sede, pois,  irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis  que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes” (Tg 5.7,8 a).

E aos Hebreus, lemos: “…corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hb 12.1c).

Ao longo da jornada de vocês, vão surgir  situações de provação... não é sem razão que no  final do primeiro ano de casamento, as bodas é  de papel, leva 25 anos pra ser prata, 50 pra ser  ouro!

Podem ter certeza, é porque o começo é frágil, e mesmo vencido os primeiros anos, as  lutas, as pressões são constantes. E quantos  que no meio do caminho, rompem com a  aliança?

Vocês precisarão de paciência e  perseverança! Estas são virtudes  fundamentais. Na Bíblia, paciência é  perseverar rumo ao alvo, é aguentar as  dificuldades.

É claro que paciência e perseverança não chegam pra nós da noite para o dia, mas na  vida de quem está edificado sobre a Rocha,  elas vão sendo desenvolvidas.

Que no casamento de vocês, na família de vocês, paciência e perseverança sejam  exercitadas sempre.

 

Um terceiro elemento para o casamento ser bem-sucedido, Murillo e Tatiana, consiste  em: AGIR COM SABEDORIA.

A Palavra de Deus diz isto: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente” (Tg 1.5).

Diz também: “Feliz o homem que acha  sabedoria, e o homem que adquire  conhecimento; porque melhor é o lucro que  ela dá do que o da prata, e melhor a sua  renda do que o ouro mais fino” (Pv 3.13,14).

Numa outra parte também está escrito: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua”  (Pv 14.1).

Sabedoria é uma das palavras mais importantes da Bíblia Sagrada. Quando se fala em comportamento e relações humanas, ela ainda é mais importante.

Mas, esta sabedoria de que a Bíblia fala, não tem a ver com instrução acadêmica, com estudo na escola... porque há bacharéis, mestres e doutores cheios de conhecimentos, cheios de cultura, mas sem sabedoria e, por  essa razão, vivem de forma desastrada.

Então, este é um tipo de sabedoria que é dada por Deus. É a verdadeira sabedoria, sabedoria que leva a pessoa a saber viver bem, em paz com Deus, consigo mesma e com os outros.

Com a sabedoria que Deus dá, Murillo e Tatiana, é que será possível vocês viverem, realmente, uma vida feliz!

Então, este é mais um elemento indispensável para o casamento. Que na relação de vocês, na casa de vocês, vocês procedam sempre com sabedoria.

 

Agora, o elemento seguinte e tão necessário quanto os outros, para o casamento ser feliz,  consiste nisto: PRIORIZAR O AMOR.

A Bíblia diz: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não  se orgulha. Não maltrata, não procura seus  interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as  profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará” (1 Co 13.4-8).

Agora, se existe um assunto mais distorcido, mais desfigurado, pela cultura popular dos nossos dias, é o amor. Na mídia, o amor é propagado como um monstro perverso e corrupto, amor que mata ou que é só sensual e traiçoeiro.   

Porém, o amor a ser priorizado por vocês, é o amor próprio de Deus, que não é egoísta, antes, é um amor doador, um amor que  sacrifica, que não explora...

Priorizem o amor de Deus na vida de vocês.

 

Por fim, outro elemento que torna o  casamento feliz, bem-sucedido, é: PRATICAR  A HUMILDADE.  

A Palavra de Deus diz: “Deus se opõe aos  orgulhosos, mas concede graça aos  humildes” (1 Pe 5.5).

A humildade é uma virtude que não aceita meio termo: ela não pode ser fingida, ou ela existe ou não existe. E é uma virtude para  Deus ver e não para os outros verem.

Há pessoas que não toleram nenhuma falha, dos outros; nenhum erro, nenhum vacilo. São arrogantes, porque todos cometemos erros e precisamos de perdão e de liberar perdão.

No casamento, haverá muitas oportunidades para você perdoar Tatiana, viu Murillo? E você, Tatiana, vai encontrar no casamento, muitas oportunidades para perdoar o Murillo.

E será com a virtude da humildade, que vocês garantirão a paz, a harmonia, a bênção de Deus no casamento de vocês.

 

É isso! Todo casamento será feliz, será feliz, quando os cônjuges:

Constroem a vida sobre a Rocha;

Exercitam a paciência;

Se movem com sabedoria;

Priorizam o amor; e

Praticam a humildade.

Sejam vocês, assim. Amém.

 

...me deixem receber as alianças de vocês.

 

Os Votos – noivos de mãos dadas, olhando um  para o outro

 

NOIVO

Eu, Murilo, recebo a você, Tatiana, por minha  esposa, para tê-la e conservá-la de hoje em dia, em  toda e qualquer circunstância, para amá-la e querê-la, até que a morte nos separe, de acordo com a  vontade de Deus. Para isso empenho minha honra,  e peço a Deus que me ajude, a cumprir fielmente,  todos os compromissos implícitos no nosso amor.

 

NOIVA

Eu, Tatiana, recebo a você, Murilo, por marido, para  tê-lo e conservá-lo de hoje em dia, em toda e  qualquer circunstância, para amá-lo e querê-lo e ser-lhe submissa, até que a morte nos separe, de  acordo com a vontade de Deus. Para isso empenho minha honra, e peço a Deus que me ajude, a  cumprir fielmente, todos os compromissos  implícitos no nosso amor.

 

Alianças

Para selar estes votos, vocês trazem aqui a aliança.

A aliança é feita de um metal muito nobre, e isto fala do sentimento que une vocês: o amor  é nobre.

E se repararem nesta aliança, não encontrarão nela qualquer sinal do seu começo ou do seu fim, e isto fala do casamento conforme Deus planejou: um compromisso que não tem fim,  que não se acaba.

A aliança tem sido usada já de muito tempo para simbolizar um compromisso, ela é um selo para a união matrimonial.

Assim, por onde Tatiana for ou Murillo for, portando a aliança, a sociedade inteira saberá  que ali está alguém comprometido, que não está mais liberado, mas unido num compromisso com outro.

Que seja esta aliança o símbolo e selo do amor e compromisso de vocês.

 

Oração de Bênção – casal de joelhos

 

Beijo/cumprimentos

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 16/03/2019

Casamento de Tatiana e Murillo - Ribeirão Preto-SP

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page